Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

“Passaporte para Liberdade” uma superprodução apresentada em horário e época nada propícios

 


        A Globo passou quase 3 anos  na produção da superprodução de  O Anjo de Hamburgo” , digo  Passaporte para  Liberdade (preferia o título anterior), e simplesmente resolveu apresenta-la em uma época e horários que certamente não farão jus o que a história e trabalho dos envolvidos merecia.

        Apresentada quase  na virada de um dia para o outro e nas  últimas semanas do ano, não parece ser uma boa estratégia para uma produto que se pretendia ter sucesso. A impressão que ficou é que a Globo quer “esconder” a história, depois de todo o trabalho que deu.

        A superprodução, que é uma parceria da Tv Globo , Floresta e Sony Pictures Televison,  escrita por Mário Teixeira e direção geral do Jayme Monjardim, começou a ser gravada em 2018, antes da Pandemia, e devido a problemas burocráticos teve suas gravações várias vezes adiadas.  Com colaboração de Rachel Anthony ,  direção de Seani Soares ,  a minissérie conta a história  da  pouco conhecida em seu país, a brasileira  Aracy de Carvalho  (Sophie Charlotte)  que entrou para a história mundial ao arriscar a própria vida para salvar judeus que precisavam escapar do nazismo na Alemanha durante a 2ª Guerra Mundial.

         O título   Passaporte para Liberdade, foi oficializado em setembro de 2021,  após a publicação do estudo dos historiadores Fábio Koifman e Rui Afonso em Judeus no Brasil: História e Historiografia, que questiona o gesto de heroísmo por parte dos funcionários do consulado do Brasil em Hamburgo.  A partir dos arquivos do Ministério das Relações Exteriores, os historiadores concluíram "que nenhum visto irregular ou qualquer ilegalidade foi praticada pelo serviço consular da representação brasileira em Hamburgo no período em que a ajuda humanitária a perseguidos judeus é atribuída". Os vistos foram emitidos de acordo com as determinações do Itamaraty e apenas era cumprido o que previa a legislação brasileira. Aracy de Carvalho não tinha poder de emitir vistos nem condições de adulterá-los por não ser diplomata e sim funcionária contratada.  A tese era defendida pelos historiadores desde o anúncio da produção da minissérie, em 2018.

        Acho que  exatamente devido essa tese,  que vai totalmente contra a essência da série ,  a Globo  resolveu além de mudar o título, tirando a ênfase da Aracy do título ,  resolveu dar essa “escondida” na superprodução nas duas últimas semanas do ano, época que  a maioria do público não fica em casa para ver a tv.

        Mas independente desses injustos dias e horários  de apresentação ,   Passaporte para a Liberdade enche os  olhos com a riqueza de detalhes da produção e direção cirúrgica do Jayme Monjardim, o que faz jus  aos alardeados altos custos  da série.




        Mas sem dúvidas  o grande destaque mesmo da série é seu elenco – Sophie Charlotte, depois do meme com a sua personagem em Ti Ti Ti (2010),  fecha o ano   comprovando com a Aracy a grande atriz que é.  Assim  como em O Rebu (2014) ou  Todas as Mulheres do Mundo (2020), que credenciam seu talento, Passaporte para a Liberdade é seu grande salto. A Atriz está perfeita na  interpretação  discreta e pertinente  de uma personagem tão  representante   da nossa    história.  A Sophie contou em entrevista que assim que soube da produção, correu atrás e pediu diretamente ao diretor para viver a Aracy, talvez o fato dela ter nascido em Hamburgo , na Alemanha tenha pesado na decisão, mas vendo a série no ar, é impossível imaginar outra atriz vivendo Aracy de Carvalho.



        Rodrigo Lombardi também se destaca na pele de João  Guimarães Rosa. A química com Sophie Charlotte  é  perfeita e o ator que sempre se transforma no que interpreta, já está em  minha memória eternizado como  o poeta, diplomata , romancista  e médico brasileiro que marcou sua passagem por Hamburgo.



        A  minissérie que também   será apresentada no mercado internacional mesclou o seu elenco com vários nomes estrangeiros  e eu não posso deixar de citar alguns nomes que já marcaram a série nessa primeira semana de exibição : Os alemães Peter Ketnath e Stefan Winert , que dão vida ao capitão das tropas SS Thomas Zumble  e ao amigo de Aracy, Milton Hardner, respectivamente;  o britânico Thomas Sinclair Spencer, que interpreta o facínora soldado nazista Karl Schaffler; a atriz israelense Sivan Mast que vive Helena Krik, jovem de resistência contra Hitler que se apaixona pelo judeu Rudi  Katz, vivido pelo italiano Jacopo Garfagnolli, além da polonesa Izabela Gwizdak, que na trama é Margarethe levy, esposa de Hugo   (Bruce Gomleysky).

        Passaporte para  Liberdade é uma luxuosa minissérie em todos os sentidos,  e com certeza  o sucesso no mercado internacional  é garantido. Nesta primeira semana vale destacar o traumático momento da chamada “Noite dos Cristais”  - em que novembro de 1938, quando o regime nazista impôs a destruição de templos, lojas e sinagogas judaicas – A Sequencia impressionou pelo nível de realismo.

 

Veja Também :

Meus Personagens Favoritos do Rodrigo Lombardi 


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...