Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder a reprise em edição especial de "O Cravo e a Rosa"

                 A partir  desta segunda (06.12) , O Cravo e a Rosa, primeiro grande sucesso do autor WalcyrCarrasco na Globo está de volta em uma edição especial.

        A comédia romântica leve e divertida alavancou a audiência do horário das seis como nunca se tinha visto até então e gabaritou Walcyr para o seleto time de grandes autores da casa.
        A novela que já foi reprisada por duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo (2003 e 2013), e uma no Canal Viva em 2019,  todas  marcadas pelo sucesso, se passa nos anos 20 e sempre será uma história atemporal.
        Com mais de  20 anos entre  a próxima reprise e a exibição original , O Cravo e a Rosa foi uma  ótima escolha  para dar uma alavancada no horário em que a Globo sofre para se manter líder. 
       Para os que não lembram, segue abaixo 10 motivos entre os muitos,  para não perder um capítulo sequer.

1 – A Trama principal inspirada em A Megera Domada

        A trama é inspirada no clássico “A Megera Domada”, de Shakespeare, com referências nas novelas A Indomável (Tv Excelcior/1965), da Ivani Ribeiro e O Machão (Tv Tupi/1974), do Sérgio Jockyman, que também foi baseada na obra do Shakespeare
        Muitos personagens vieram de O Machão mesmo, principalmente os protagonistas, dada as devidas proporções claro. Para facilitar a narrativa e empatia do público, e levando em consideração que a trama era  uma comédia romântica, Catarina  teve seu perfil contestador atenuado para tornar a personagem mais simpática.
        O Clássico de “Cyrano de Bérgerac”, de Edmon Rostand foi outra referência para a trama através dos personagens Bianca, Heitor e Edmundo, vividos  por Leandra Leal, Rodrigo Faro e Ângelo Antônio. Bianca amava o físico de um e a alma de outro. O sentimento e as dúvidas de Bianca entre um e outro  proporcionou cenas emocionantes e hilárias para O Cravo e a Rosa.


2 – Primeira novela do Walcyr Carrasco na Globo

        Walcyr Carrasco estreou na Globo em O Cravo e a Rosa – que estreia, hein!  O Autor foi trazido pela emissora por Wálter Avancini, depois do grande sucesso de Xica da Silva, que Walcyr escreveu e Walter dirigiu na Rede Manchete em 1996. Na verdade,  Walcyr ainda era contratado do SBT quando “escondido” escreveu Xica da Silva. Reza a lenda que depois que Silvio Santos descobriu, “obrigou” Walcyr escrever Fascinação (1998), antes de terminar seu contrato e ele finalmente começar O Cravo e a Rosa.
        O Fato é que O Cravo e a Rosa consagrou Walcyr logo em seu primeiro trabalho,  e depois foi responsável por outros grandes sucessos da emissora como Chocolate com Pimenta (2003), Alma Gêmea (2005), Caras e Bocas (2009), Verdades Secretas (2015) , Êta Mundo Bom (2016) entre outras.  


3 – A Química entre Eduardo Moscovis e Adriana Esteves

        A Química entre Eduardo Moscovis e Adriana Esteves foi  fator determinante para o sucesso da trama. Petruchio e Catarina  impecavelmente  bem construídos  por seus interpretes ,  sem a química entre eles teria  muito  prejudicada a  empatia junto ao  público que se entregou ao casal mais improvável da história da teledramaturgia. Ambos os atores vinham de personagens totalmente diferentes dos perfis do Petrucchio e Catarina. Eduardo vinha do Carlão de Pecado Capital (1998), o remake da Glória Perez e a Adriana tinha acabado de nos brindar com a Sandrinha de Torre de Babel (1998), do Silvio de Abreu, e se entregaram de tal forma aos protagonistas de O Cravo e a Rosa que deram um novo status aos seus trabalhos, mostrando que sabiam fazer um humor inteligente e brincar com um bom texto em mãos.


4 – Bianca (Leandra Leal), Edmundo (Ângelo Antônio) e Heitor (Rodrigo Faro)

        Outra trama que chamou atenção em O  Cravo e a Rosa é a história da doce Bianca, a irmã de Catarina, vivida pela atriz Leandra Leal. Com Catarina casada, Bianca que ao contrário da irmã sonhava em se casar, Dinorá (Maria Padilha) dá o prosseguimento ao seu plano de casar o irmão Heitor  com a mais nova herdeira do banqueiro Batista (Luis Mello). O pilantra conquista o coração de Bianca através de poemas românticos  escritos na verdade pelo professor Edmundo, um intelectual, o inverso do fortão Heitor. Ao longo da história Bianca descobre que ele é o seu verdadeiro amor, e que Heitor apenas  se interessava por seu dinheiro. Porém enquanto isso Bianca vive um grande dilema – gosta da inteligência de Edmundo e do corpo de Heitor.

       
5  - Núcleo Caipira

        Um núcleo que  chamou muita atenção em O Cravo e a Rosa e proporcionou momento hilários e memoráveis sem dúvidas foi  o dos Caipiras, a família de Petrucchio.
        Calixto (Pedro Paulo Rangel) se casa com dona Mimosa (Suely Franco), a empregada que criou Catarina (Adriana Esteves) e Bianca (Leandra Leal) desde a morte da mãe delas, e que continua trabalhando para Catarina depois do casamento dela com Petruchio (Eduardo Moscovis).
Januário (Taumaturgo Ferreira), por sua vez, continua fazendo a corte a Lindinha (Vanessa Gerbelli) e sendo esnobado por ela, mesmo depois de a jovem ser escorraçada de casa por Calixto, após descobrirem suas maldades para separar Petruchio e Catarina. Mas a sorte do rapaz muda quando o rico Joaquim (Carlos Vereza) descobre que ele é seu filho, fruto de uma aventura no passado. Pouco depois, o fazendeiro morre e deixa todas as suas posses para o porquinho de estimação de Januário. Marcela (Drica Moraes), que não reconhece o caipira como irmão, astutamente compra o porco dele antes que ele possa reivindicar o dinheiro.
       Desmascarada no final da trama, Marcela está certa de que ainda pode contar com o dinheiro da herança de Joaquim, já que é dona do porquinho, mas é surpreendida por um golpe dado pelo próprio pai: o animal não herdou nada, tudo não passou de uma farsa armada por Joaquim que, quando convencido do verdadeiro caráter da filha, instruíra os advogados para que a história do porquinho fosse usada como artifício até que a situação legal de Januário fosse regularizada e ele pudesse receber sua fortuna sozinho. Januário consegue finalmente conquistar Lindinha que, depois de pagar por tudo o que fez, arrepende-se e pede perdão por seus erros.

6 – Nem o  esticamento prejudicou O Cravo e a Rosa

        Inicialmente, O Cravo e a Rosa havia sido pensada para ser uma trama curta, com poucos capítulos, assim como fora a antecessora Esplendor (2000). Porém quando  Walcyr já estava no segundo terço da trama, e com certeza depois que a Globo viu o sucesso com a trama no ar,  o autor foi avisado que ao invés de 90 seria uma trama normal com até 200 capítulos.  Com isso Walcyr teve que se desdobrar  para continuar o fôlego da trama mesmo depois do esticamento. Para isso   providenciou uma vilã a altura do texto para infernizar a vida dos  protagonistas e outros personagens da novela. A Lindinha , da Vanessa Gerbelli, até então fazia as vezes de vilã e principal empecilho para felicidade de Petrucchio e Catarina, mas era uma personagem muito infantil. Drica Moraes, que havia se destacado como a vilã Violante de Xica da Silva (1996), entrou em O Cravo e a Rosa como a  perigosa Marcela, uma mulher interesseira e ex-namorada de Petrucchio. O Cravo e a Rosa acabou fechando sua exibição com um total de 221 capítulos.

       
7 – O Inesquecível destaques dos atores mostrando seu lado cômico

        Além de Eduardo Moscovis e Adriana Esteves, que brilharam  fazendo humor na pele dos protagonistas da novela, outros atores fizeram da trama um palco  e se destacaram também no  humor : Ney Latorraca (Cornélio) e  Maria Padilha (Dinorá),  LuisMello (Batista) e Drica Moraes (Marcela); Pedro Paulo Rangel (Calixto) e Suely Franco (Dona Mimosa); Eva Todor (Josefa) e Carlos Vereza (Joaquim); Taumaturgo Ferreira (Januário) e  Vanessa Gerbelli (Lindinha) entre outros.


8 - Trilha Sonora




        O Grande destaque da trilha sonora da trama era  canção de abertura “Jura”, samba de Sinhô,  imortalizado em 1929 por Mário Reis,  gravado para a novela por Zeca Pagodinho, que deu o charme brejeiro que a trama pedia.  A trilha  tem 14 faixas musicais mesclada  com temas  comerciais e típicos sertanejos  bucólicos.


9 - Abertura

        Outro ponto marcante de  O Cravo e a Rosa foi sua abertura. Inspirada em fotos e filmes do início do século. No filme um camafeu girava no ar  abrindo e fechando mostrando imagens em preto e branco com aparência de película antiga, tipo cinema mudo, de vários personagens da novela. Em 2001, a abertura foi escolhida a melhor do ano pelo júri do II Festival Latino-Americano de Cine Vídeo, em Mato Grosso do Sul.


10 - Figurino e Caracterização

        Para uma trama de época a perfeita caracterização e seus figurinos sempre são fatores importantíssimos para fazer com que o telespectador viaje para época e a  narrativa flua com coerência. O Cravo e a Rosa não pecou em nenhum momento nesse quesito.
        Cerca de mil peças compuseram o figurino confeccionado especialmente para novela. A figurinista Beth Felipecki se baseou em filmes e personagens da literatura para criar os figurinos que marcavam o perfil dos personagens. Os de Catarina (Adriana Esteves), por exemplo, teve como uma de suas inspirações a boneca Emília, do Sítiodo Pica pau Amarelo, de Monteiro Lobato. A personalidade forte da personagem era retratada em seus figurinos  coloridos, com cores vibrantes e alguns acessórios masculinos, como gravatas.
        Foi  Beth quem deu dicas para o visual do Petrucchio (Eduardo Moscovis). Foi por ideia dela que o ator deixou a barba crescer e clareou os cabelos, dando os aspecto desleixado e maltratado  pelo sol ao protagonista.
        O andar pesado de Petrucchio, muito importante na caracterização do mesmo, também surgiu depois que Beth Felipecki apresentou ao ator um par de coturnos com os quais Eduardo conseguia pisar forte e pesado.

Veja Também: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...