Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Cortina de Vidro (1989)


        Continuando com as comemorações dos 35 anos do SBT vou falar hoje sobre uma das tramas mais polêmicas, audaciosas  e controvérsias apresentadas pelo Canal. Cortina de Vidro, mesmo sem ter sido um grande sucesso de audiência, é uma das mais lembradas novelas da emissora quando falamos da teledramaturgia do SBT.
        Cortina de Vidro foi a primeira novela escrita pelo autor Walcyr Carrrasco, que nesta  época o autor ainda nem sonhava em escrever Xica da Silva (1996) e se tornar um dos grandes nomes da teledramaturgia nacional dentro da Globo.  A novela  era uma produção independente  da produtora Mikson de propriedade do Guga de Oliveira, irmão do Boni, que na época era diretor artístico da Rede Globo.

        A trama conta a história de Frederico Stuart (Herson Capri), um milionário, se faz de pobretão para se aproximar de uma jovem bailarina, Branca (Betty Gofmann). O disfarce, no entanto, serve para aproximá-lo da operária Ângela (Sandra Annemberg), que passa a cuidar dele quando este perde a memória após ter seu edifício incendiado.

        Cortina de Vidro teve umas curiosidades um tanto inacreditáveis para os dias de hoje. A Mocinha principal da trama era interpretada pela atriz Betty Gofmann  e a hoje jornalista e apresentadora do Jornal Hoje da Globo, Sandra Annemberg era uma das estrelas da trama. Outros futuros jornalistas também participaram da novela : Jorge Kajura e Vanessa Balbi.

        Com os dramas da novela todos centralizados no Edifício Dacon, a “Cortina de Vidro” do título, o autor teve um problema nas mãos quando  o andar 22 onde se passava a trama,  fora vendido para um banco. Walcyr recorreu a uma mesma ideia usada por Janete Clair, quando criou o terremoto que matou praticamente todo o elenco de Anastácia, A Mulher sem Destino (1967), novela apresentada na Globo. O Autor criou um incêndio no prédio que acabou matando boa parte dos personagens  e dando um novo foco à novela. Recurso igual seria usado por Silvio de Abreu em 1998, na trama de Torre de Babel (1998) com a explosão do shopping.

        Alguns atores foram contratados tão rapidamente pela produtora para as gravações da novela que ainda puderam ser visto na reta final das novelas onde  estavam  participando  como O Salvador da Pátria (1989) e Que Rei Sou Eu? (1989). Assim atores como Antônio Abujamra, John Herbert, Claudio Curi e Aldine Mullher e George Otto puderam ser visto em Cortina de Vidro e na produção da Globo que tinham finalizado.
        Odilon Wagner também apareceu na Globo e no SBT em duas produções inéditas simultaneamente. O Ator já havia gravado para a Globo a minissérie República (1989), quando foi contratado para Cortina de Vidro.
        Nivea Maria foi também uma das grandes contratações da produtora Mikson para dar credibilidade a trama de Cortina de Vidro. Porém depois de gravar algumas cenas a atriz desistiu do projeto e foi substituída por Esther Góes.

        Walcyr Carrasco escreveu uma cena de beijo homossexual para a trama entre os personagens Romeu (José Américo Magno) e Nicolau (George Otto). O Ator José Américo Magno alegou devido contratos publicitários ,  não poder gravar a cena. Com a negativa a cena acabou não sendo gravada.

        Outros fatos polêmicos aconteceram no decorrer de Cortina de Vidro. A Abertura da trama apresentava, mesmo que de relance, uma cena de masturbação feminina.  A inserção da cena na abertura condizia com  a temática da liberdade feminina que a trama também pregava.
        Outro momento de Cortina de Vidro que chocou o telespectador foi a cena do estupro protagonizada  pelos saudosos Antônio Abujamra e Carola de Oliveira. Na  trama,  Arnon, o personagem do Abujamra estupra Michele , a personagem da Carola, sua filha na novela.

        Carola Oliveira, na época conhecida apenas como a sobrinha do Boni, ganhou notoriedade ao  casar-se com o playboy Chiquinho Scarpa, ganhando o título de Princesa Carola. Em 2002, foi estrela de uma das edições do reality  Casa dos  Artistas  e em 2011 veio a falecer com um quadro de parada cardíaca.
        Cortina de Vidro foi lançada com  apresentação as 19:40h numa estratégia do SBT para driblar e ganhar os telespectadores dos horários da sete e das nove da Globo. Porém logo nos primeiros dias a disputa com o Jornal Nacional fez a audiência da trama cair  e os patrocinadores fugir. O SBT que ainda tinha um outro projeto engatilhado com a produtora Mikson, o remake de Beto Rockfeller (1968), cancelou o contrato tão logo terminaram as gravações de Cortina de Vidro.
        A novela terminou como uma trama  ousada em vários aspectos  e que mesmo sem ter sido um sucesso ,  sem dúvidas  foi um momento importante para a teledramaturgia do canal.
Ficha Técnica:
Novela do autor Walcyr Carrasco
Direção Geral: Guga de Oliveira
Elenco:
HERSON CAPRI – Frederico Stuart
BETTY GOFMAN – Branca
SANDRA ANNEMBERG – Ângela
ANTÔNIO ABUJAMRA – Arnon Balakian
CAROLA DE OLIVEIRA – Michele
ESTER GÓES – Glória
DÉBORA DUARTE – Giovana
GIANFRANCESCO GUARNIERI – Artur
JOHN HERBERT – Felipe
JAYME PERIARD – Marcelo
ADRIANO REYS – William
NORMA BLUM – Clarisse
CLÁUDIO CURI – Dico
ALDINE MÜLLER – Judith
NICOLE PUZZI – Leda
MATILDE MASTRANGI – Emanuelle
SÉRGIO MAMBERTI – Cristóvão
GEORGE OTTO – Nicolau
ODILON WAGNER – Ulisses Filho
RAYMUNDO DE SOUZA – Dantas
KATE HANSEN – Cíntia
ÂNGELA FIGUEIREDO – Paloma
JOSÉ AMÉRICO MAGNO – Romeu
LUIZ CARLOS DE MORAES – Victor
RENATO BORGHI – Ricardo
TUNA DWEK – Rosário
MARISE VIEIRA (MARISE NÓBREGA) – Eurídice
MÍRIAM MEHLER – Silvia
LUCIANO QUIRINO – Eduardo
NECO VILLA LOBOS – Beto
VALÉRIA BALBI – Elaine
JACQUES LAGOA – Inspetor Waldemar
DOMINGOS MATTEI NETO – Delegado
LIZA VIEIRA – Cláudia
GÉSIO AMADEU – Pastor Ezequiel
GERALDO DEL REY – Seu Romão
ARICLÊ PEREZ
SIMONE PIRES – Margarida
JOSÉ CARLOS ANDRADE – Gaspar (barman da Dacon apaixonado por Rosário)
FLÁVIO PORTO – Cosme
CRISTINA RIBEIRO
VÍVIAN CHEDIAK
BARRINHOS FREIRE – empregado de Emanuelle
CARLA FABIANNI
FÁBIO TOMAZINI
MARIA DUDA
ALESSANDRA SILVA – filha de Artur
AMANDA SILVA – filha de Artur
Olívia (amiga de Manuela)
Lídia (colega de teatro de Branca)
Helen (colega de teatro de Branca)
Rebeca (empregada de William)
Romano (chefe de departamento na empresa)
e
GIANNI RATTO como ele mesmo
IVALDO BERTAZZO como ele mesmo
bailarinos do grupo de teatro de Artur
ANA LÚCIA SEELAENDER
CARLOS ALBERTO SIDRA JÚNIOR
CECÍLIA TEIVELIS MEIRELLES
FERNANDO LEE
GERALDO SI LOUREIRO
GREICE KRERCHE
JOSÉ CARLOS RIBEIRO FILHO
MARIA DUDA
MARIA JOSÉ MONTEIRO
MARISA BUCOFF
WILSON AGUIAR
       
Exibição: 23 de Outubro de 1989 à 05 de Maio de 1990
Capítulos: 168
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. PORQUE NAO CITOU A SABRINA SATO ELA PARTICIPOU QUANDO CRIANÇA, ELA FEZ MEG.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

No Tema e na Trilha do Yahoo

        Este   mês aqui em Fortaleza, a Banda Yahoo reapareceu para participar   de um show com temática nostálgica, e claro que eu logo lembrei dos inesquecíveis hits que a banda imortalizou em nossas novelas entre o final da década de 80 e   início de 90.         Yahoo fundada em 1988, bem antes do portal Yahoo de internet,   tinha como principal fundador o guitarrista Robertinho do Recife , além dos músicos Zé Henrique (Baixo e Vocal) ,   Marcelo Azevedo (Teclado, Guitarra e Vocal)   e Marcelão (Bateria e Vocal) e ficou conhecida nacionalmente por fazer versões de hard rock internacional com letras em português. O Disco de estreia intitulado apenas de “ Yahoo ”, ganhou destaque nacional com a canção “ Mordida de Amor ” (Versão de “ Love Bites ” , do Def Leppard ) imortalizado na trilha nacional de Bebê a Bordo (1988). No disco,   destaque ainda para as músicas “ Pra ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 4)

          Quarto   post   em homenagem aos 60 anos de   Globo através da sua teledramaturgia.         Antes   leia   o –   Post   1                                   Post   2                                 Post   3   Mulheres de Areia (1993)           Mulheres de Areia , o Remake da Ivani Ribeiro   feito em colaboração com  Solange Castro Neves  foi um dos maiores sucesso do horário das seis da década de 90, chegando até superar a audiência da novela das sete  exibida na época ...