Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Cavalo de Aço (1973)


        Nesta semana a única novela do autor Walther Negrão apresentada em horário nobre fez 43 anos. Estou falando da trama de Cavalo de Aço, novela protagonizada por Tarcisio Meira e que 15 anos depois foi usada como ponto de partida para a trama de Fera Radical, em que o autor trocou o sexo do protagonista e fez sucesso no horário das seis com essa nova versão.

        Cavalo de Aço conta a história de Rodrigo (Tarcisio Meira) que   chega à cidade de Vila da Prata, interior do Paraná, para vingar o extermínio de sua família ocorrido em sua infância. O responsável pelo massacre é o Sr. Max (Ziembinski). Para realizar seus intentos, Rodrigo torna-se líder de uma revolta social contra o velho fazendeiro, que domina a venda de madeira dos pinheirais e de todo o mercado de trabalho da região.  Do lado de Rodrigo estão seus amigos Brucutu (Stênio Garcia), Sabá (Dary Reis) ,  Santo (Carlos Vereza) e o Professor (José Lewgoy), que o apoiam em sua luta. Em meio à disputa, o rapaz se vê dividido entre o amor de Miranda (Glória Menezes), uma fazendeira rude, e a jovem Joana (Betty Faria), a filha mimada de Max.
        Walther Negrão havia ganho a chance de subir para o horário nobre depois do sucesso arrebatador de O Primeiro Amor, no ano anterior. Infelizmente a experiência não foi muito boa para o autor. A trama que tinha no seu subtexto  o tema sobre reforma agrária , acabou sendo muito perseguida pela censura federal que impediu que o assunto fosse abordado. Negrão tomou outra linha  de raciocínio transformando  a novela em uma trama mais romântica, e depois com autorização da censura tocou no tema do antitóxico Porém essa mesma censura que autorizou,  proibiu novamente o assunto embora passasse uma mensagem positiva contra o uso de drogas. O autor  então  ficou sem alternativas e  para não perder o rumo da trama  matou o grande vilão Max , vivido pelo Ziembinski, transformando Cavalo de Aço numa trama policial impulsionada por um “Quem Matou?”.
        Como se não bastasse toda a perseguição da censura, Walther Negrão ainda foi avisado por Daniel Filho que a novela teria que terminar no capítulo 100. Assim ele resolveu todas as tramas paralelas e já se preparava para encerrá-la  quando,  o diretor voltou a procura-lo e avisou que a trama teria que ficar pelo menos mais uns 50 capítulos no ar. Cavalo de Aço acabou finalizando com 180 capítulos, e só viu o público começar a se interessar pela trama exatamente a partir do capítulo 100.

        Walther Negrão contou em entrevistas que a ideia da novela surgiu de uma conversa como Gilberto Martinho, que é de Santa Catarina, região madeireira. A esposa do autor  sendo Paraná, tem muitos madeireiros na família,  e assim ele viu um bom entrecho para o pano de fundo da trama.

        A Motocicleta, o Cavalo de Aço do título, foi escolhida como um símbolo para a força do personagem, assim como o autor havia escolhido a bicicleta em O primeiro Amor (1972) e depois   a camicleta em SHazan , Xerife e Companhia  (1974). Na trama de Fera Radical (1988), a personagem da Malu Mader, que correspondia ao do Tarcísio em Cavalo de Aço, também tinha como   transporte uma moto.

        Carlos Vereza que vivia o personagem Santo na trama, foi preso pelo DOPS durante as gravações da trama. No interrogatório Carlos Vereza foi indagado pelos militares para responder duas perguntas: A Localização de um guerrilheiro  procurado no Rio de Janeiro e a identidade do assassino do  Velho Max  em Cavalo de Aço. O ator contou ao site Memória Globo que corajosamente não respondeu a nenhuma das perguntas. Foi solto 8 dias depois e voltou gravar a novela em  um  mês.

        Cavalo de Aço marcou a estreia de José Lewgoy na Tv,  depois de muito famoso nos cinemas. Também marcou a estreia na Globo dos atores Stênio Garcia, Sônia Oiticica e Fúlvio Stefanni (numa pequena participação).

        Em um incêndio que os estúdio da Globo no Rio de Janeiro sofreram em 1976, foram perdidas todas as fitas de Cavalo de Aço, restando apenas algumas chamadas de estreia e fotos. Uma pena!

        Sobre o “Quem Matou o Velho Max?” que acabou salvando a trama em sua reta final, foi revelado que a assassina era Lenita,  a personagem da Arlete Salles, num crime por vingança devido a problemas familiares. 
Cavalo de Aço é lembrada  apenas como a trama que serviu de base para Fera Radical, porém a trama tem seus méritos. Muitos personagens ganharam a empatia do público, como o herói Rodrigo, do Tarcísio Meira, a Mocinha Joana vivida pela Betty Faria e o vilão Velho Max, do Ziembinski, que mesmo sendo o grande causador dos males da trama tinha um certo carisma junto ao público. 
        Foi uma novela difícil para o autor, mas ao mesmo tempo desafiadora para o seu talento de escrever. Negrão mudou  a trama por mais de 4 vezes   até se acertar bebendo do quase sempre infalível “Quem Matou?”.  Mesmo assim,   Cavalo de Aço foi  a única trama do autor apresentada no horário nobre global até então. Walther Negrão acabou se especializando em tramas para o horário das seis onde ficou marcado por vários sucessos a partir da década de 80.
Ficha Técnica:
Novela do Autor Walther Negrão
Direção Geral: Walter Avancini e David Grimberg
Elenco:
TARCÍSIO MEIRA – Rodrigo Soares
GLÓRIA MENEZES – Miranda
ZIEMBINSKI – Max
BETTY FARIA – Joana
EDSON FRANÇA – Lucas
CLÁUDIO CAVALCANTI – Aurélio
MILTON MORAES – Carlão
ARLETE SALLES – Lenita
CARLOS VEREZA – Santo
Renata Sorrah – Camila
JOSÉ WILKER – Atílio
STÊNIO GARCIA – Brucutu
JOSÉ LEWGOY – Professor
DARY REIS – Sabá
SUZANA GONÇALVES – Bisteca
ELIZÂNGELA – Teresinha
MÁRIO LAGO – Inácio
MARIA LUIZA CASTELLI – Marta
PAULO GONÇALVES – Tobias
MIRIAN PIRES – Benvinda
SÔNIA OITICICA – Catarina
MILTON VILLAR – Jorge
PAULO PADILHA – Almeida
TONY FERREIRA – Dr. Castro
GERMANO FILHO – Antônio
FRANCISCO MILANI – Moraes
WÁLTER MATTESCO – Dr. Renato
TALITA MIRANDA – Maria Amélia
MARILENE SILVA – Alzira
LUIZA DO CARMO – Maria
MARIO PETRAGLIA – Guigui
SÉRGIO MANSUR – Ciro
REYNALDO GONZAGA – Felipe
URBANO LÓES – Campelo
NAIR PRESTES – Juventina
DARCY DE SOUZA – Socorro
SYLVIA GUIMARÃES – Jucléia
as crianças
ROSANA GARCIA – Ninita
RICARDO GARCIA – Zezinho
JÚLIO CÉSAR 
e
AUGUSTA MOREIRA – mulher da rua
CASTRO GONZAGA – tabelião Cecil
FÁBIO SABAG – Patrocínio Cardoso
FRANCISCO SILVA – Tonho (capanga de Max)
FÚLVIO STEFANINI – agente federal
MOACYR DERIQUÉM – médico
Exibição: 24 de Janeiro a 21 de Agosto de 1973
Capítulos: 180

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

                

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

"A Viagem" comemora 30 anos com retorno ao Canal Viva a partir desta segunda-feira

            O  Canal Viva   reapresenta a partir desta segunda-feira (22.04) mais uma reprise da novela  A Viagem , um dos clássicos do horário das sete da  Globo ,  remake da  autora  Ivani Ribeiro ,  que completa 30 anos este mês, exibida originalmente em 1994 e protagonizada por  Christiane Torloni ,  Antônio Fagundes  e  Guilherme Fontes .          A  novela  que  aborda a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Relembre a trama :   Alexandre  ( Guilherme Fontes ) é um  playboy  inconsequente que matou um homem em um assalto. Ao tentar fugir da polícia, é delatado pelo irmão Raul  (Miguel Falabella)  e pelo cunhado Téo ( Mauricio Mattar) . O famoso criminalista Otávio Jordão  (Antônio Fagundes) não aceita defendê-lo nos tribunais, pois a vítima era um amigo pessoal. Para ajudá-lo, Alexandre conta apenas com a irmã mais velha, Diná ( Christiane Torloni ), mulher de Téo, qu