Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Essas Mulheres (2005)


15 anos de um dos melhores projetos de teledramaturgia da RecordTv


        Este mês de maio a trama de Essas Mulheres, um dos clássicos do gênero apresentados pela Rede RecordTv completou 15 anos de estreia. A Novela dos autores  MarcílioMoraes  e Rosane Lima, baseada nos romances Senhora, Lucíola e Diva, do escritor José de Alencar é a segunda novela produzida pela emissora  pós-sucesso A Escrava Isaura (2004), que revitalizou o setor.
        Exibida originalmente em 2005, Essas Mulheres não chegou a ter os mesmos índices de audiência que A Escrava Isaura (2004),  chamou atenção mesmo pela belíssima reconstituição de época ,  direção segura do Flávio Colatrello e um nível técnico comparado as melhores produções globais. Não à toa que ela e Cidadão Brasileiro (2006), estão entre as minha preferidas do canal.


         Essas Mulheres  uniu   três obras de José de Alencar, e o autor soube como nunca misturar três história distintas em uma mesma adaptação  dando ênfase às três protagonistas  - Aurélia Camargo (Christine Fernandes), Maria da Glória (Carla Regina ) e Mila Duarte (Miriam Freeland) que  tiveram brilho uniforme cada uma em sua trama e quando as tramas se entrelaçaram.  A novela se distanciou um pouco das obras literárias, criando novos entrechos e unindo as personagens através de um passado comum: as aulas de música e francês. As tramas paralelas das obras literárias se movimentavam entre si tornando a novela cada vez mais interessante.


        A Novela marcou a estreia de Marcílio Moraes  na RecordTv, após  anos dedicados a Rede Globo. Depois de Essas Mulheres,  Marcílio  escreveu para a  emissora as novelas Vidas Opostas (2006) e Ribeirão do Tempo (2010), e os seriados A Lei e o Crime (2009), Fora de Controle (2012) e Plano Alto (2014).
        A Novela consagrou seu trio de protagonistas -  Gabriel Braga Nunes (Fernando Seixas), Christine Fernandes (Aurélia Camargo) e Miriam Freeland (Mila Duarte), que estavam na Globo antes da trama. O sucesso da novela deu um novo status as suas carreira, que literalmente deslancharam com personagens de destaque e protagonistas na RecordTv e em seus retornos à Globo.


        Paulo Gorgulho na pele do inesquecível vilão Lemos foi outro grande destaque de Essas Mulheres, assim como  interpretações  impecáveis do Roberto Bomtempo  e Adriana Garambone.


        A Trilha Sonora, com grandes nomes da MPB,  foi outro ponto forte da novela. Era uma trilha  comercial, mas que ao mesmo tempo casava muito bem com a trama e seus personagens.
        Com texto pontual da época, direção segura,  figurino caprichado,  a novela teve gravações  em Tiradentes e São João Del Rey, em Minas Gerais.


         Apesar de todo o capricho de produção e os elogios da crítica,  Essas Mulheres não foi bem recebida  em sua primeira  reprise. Começou a ser reprisada  em 09/10/2017, às 17 horas, porém devido aos baixos índices de audiência, foi retirada  da programação da em 31.10, com apenas 17 capítulos exibidos, sem aviso ou desfechos. A RecordTv declarou oficialmente que a reapresentação  da novela  “estava atrapalhando o crescimento da emissora”. Um balde d´agua nos fãs  e adoradores da trama.

        A novela foi apresentada ainda em duas outras ocasiões  por Tv´s a cabo. Primeiro no Canal Fox Life, entre 21/10/2007 e 14/03/2008,  e depois pela Rede Família, canal pertencente a Igreja Universal do Reino de Deus (dona da RecordTv), a partir de 24/06/2013.
        A última reprise entre julho de 2018 e março de 2019, também foi considerada insatisfatória. Será que o público da RecordTv nunca dará o devido valor à Essas Mulheres.

        Essas Mulheres é uma excelente trama,  mostrou que a Rede RecordTv estava no caminho certo ao fazer uma trama de qualidade em todos os sentidos, mesmo que a audiência não fosse significativa. Mas o primor da obra vai  muito, muito além dos números.
Ficha Técnica:

Novela do Autor Marcílio Moraes e Rosane Lima
Direção Geral : Flávio Colatrello 
Elenco:
CHRISTINE FERNANDES – Aurélia Camargo
GABRIEL BRAGA NUNES – Fernando Seixas
CARLA REGINA – Maria da Glória (Lúcia)
MYRIAN FREELAND – Mila Duarte (Paulo Almeida)
PAULO GORGULHO – Manoel Lemos
ADRIANA GARAMBONE – Adelaide
ROBERTO BOMTEMPO – Cunha
MARCOS WINTER – Eduardo Abreu
MARCOS BREDA – Alfredo Moreira
DANIEL BOAVENTURA – Ferreira Pinto
PETRÔNIO GONTIJO – Torquato Ribeiro
JOÃO VITTI – Paulo Silva de Macedo
ALEXANDRE MORENNO – Dr. Augusto
EWERTON DE CASTRO – Duarte
ANA BEATRIZ NOGUEIRA – Leocádia
CARLO BRIANI – Rodrigo
ANA ROSA – Camila
TÂNIA ALVES – Firmina Mascarenhas
LUIZ CARLOS DE MORAES – Artur Tavares do Amaral
LUCIENE ADAMI – Profª Ordália
INGRA LIBERATO – Marli
TALITA CASTRO – Bela
MARIA ESTELA TOBAR – Mariquinha
NATHALIA RODRIGUES – Nicota
CÁSSIO REIS – Tadeu
LEONARDO MIGGIORIN – Pedrinho
CAMILA DOS ANJOS – Ana
THEODORO COCHRANE – Geraldo
RAQUEL NUNES – Júlia
LUCIANO QUIRINO – Simão
VALQUÍRIA RIBEIRO – Jesuína
GÉSIO AMADEU – Sebastião
FERNANDO OLIVEIRA – Martim
LENA ROQUE – Raimunda
PAIXÃO DE JESUS – Damiana
MILHEN CORTÁZ – Lobato
RÔMULO ESTRELA – Romualdo
MARISTANE DRESCH – Laura
MARIANA CLARA – Nina
REJANE ARRUDA – Lúcia
RODOLFO VALENTE – Mateus
LÍVIA GRACIANO – Germana
PABLO RODRIGUES – Nicolino
LUCIANO FARIA – Teodoro
TÉRCIO GENNARI – Hermes
e
ALEXANDRE BAMBA – capataz
ANTÔNIO PETRIN – Inácio Silva de Macedo (pai de Paulo Silva)
ARIEL MOSHE – Dr. Braz
BRUNO GIORDANO – Delegado
CELSO FRATESCHI – Pedro Camargo (pai de Aurélia)
CIDA MENDES – Eudóxia
CLEMENTE VISCAÍNO – juiz
JOSMAR MARTINS – Cirurgião Feijó
PADÚ NAIROBI – criado de Adelaide
PASCOAL DA CONCEIÇÃO – Dr. Peçanha
SELMA EGREI – Irmã Carolina
SÉRGIO MAMBERTI – Coronel Lourenço Camargo (avô de Aurélia, pai de Pedro)
SILVIA SALGADO – Emilia (mãe de Aurélia)
STELLA FREITAS – Eunice
TÁCITO ROCHA – Barão de Alcobaça
VERUSKA SOUZA – Leonor (criada de Adelaide)
Exibição: 02 de Maio à 22 de Outubro de 2005
Capítulos: 167
Veja Também: 
10 Motivos para não perder a reprise de ESSAS MULHERES 
A LUA ME DISSE (2005) 
e10blog
Novela Inesquecíveis 
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa:  www.wikipédia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha dos Paralamas do Sucesso

      “Alagados, Trenchtown, Favela da Maré”         Escutar essa frase   me faz voltar uns 20 anos no tempo  e relembrar quando conheci   a banda Os Paralamas do Sucesso , cantando um dos seus maiores sucessos populares.      A Banda formada por Herbert Vianna (Vocal e Guitarra), Bi Ribeiro (Baixo) e João Baron e (Backing Vocal e Bateria) sempre misturou vários ritmos  em sua canções. De rock a reguee, e  nos  últimos anos uma pegada mais lounge.        Muitos pensam que os Paralamas fazem parte da turma de Brasília, por causa da naturalidade de Herbert Vinna e Bi , mas a banda em si  foi formada apenas quando os dois se encontraram no Rio de Janeiro  em 1977,  ainda sem a denominação atual.        O Sucesso  só veio em 1984  quando lançaram o álbum “ O Passo do Lui ” com  músicas que marcam até hoje os shows da banda : “Óculos”, “Me Liga”, “Meu Erro” entre outros.       A História da banda com as novelas começou em 1985 quando a música “ Me Liga ” entrou

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Sérgio Mamberti!

Ícone   representativo da arte e política   brasileira         Esse   ano está complicado para   a arte brasileira, nesta sexta-feira (03.09), perdemos mais um ícone   - O Ator Sérgio Mamberti.   Ele estava internado com uma infecção nos pulmões e faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.         Sérgio Mamberti imortalizou personagens que marcaram várias gerações – as crianças com o Dr. Victor do programa educativo Castelo Rá Tim Bum e os noveleiros com o cinéfilo mordomo Eugênio de ValeTudo (1988).         Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo ,   além de ator, foi dramaturgo, diretor, produtor, autor, artista plástico e político.         Na década de 70, juntamente com o irmão Claudio Marberti, participou de inúmeras peças de teatro na capital paulista trabalhando com importantes nomes da dramaturgia nacional como Regina Duarte , Beatriz Segall e Paulo José .         Nos cinemas estreou em 1966, no filme Nudista a Força e já tem mais de

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Feliz Natal!!

    Veja Também: Feliz Natal ! Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa