Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

No Tema e Na Trilha do Moraes Moreira



        No último dia 13.04 perdemos um dos nomes mais importantes do cenário musical brasileiro – Moraes Moreira, um dos mais completos artistas brasileiros.
        O e10blog  ficou ainda mais triste por não ter tido tempo de homenageá-lo nesta seção, através de suas trilhas em novelas,  ainda em vida, imperdoável mesmo! Mas como um artista não morre, apenas muda de plano, e sua obra fica ainda mais viva e importante, o post de hoje vai corrigir esse erro e homenagear à altura esse mito chamado Moraes Moreira.
        Moraes Moreira se projetou para o cenário musical nacional no grupo Novos Baianos, em parceria com nomes como BabyConsuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão. Com o grupo foi responsável pela criação de mais de 40 álbuns, entre eles o  Acabou Chorare,  de 1972, considerada pela Rolling Stones Brasileira,  o maior álbum de todos os tempos.
        Em carreira solo, se transformou em um dos cantores e compositores mais versáteis do Brasil, sintetizou gêneros como rock, samba, choro, frevo, baião e música erudita.
        A Carreira  solo iniciada em 1975 como vocalista do trio elétrico de Dodô e Osmar gravou várias música populares associadas ao carnaval, clássicos como “Pombo Correio”, “Vassourinha Elétrica” e “Bloco do Prazer”.  Moraes Moreira  foi um dos pioneiros do carnaval e um dos primeiros  a se distanciar da festa quando esta começou a se transformar em um comércio sem freios, como ele mesmo declarava em entrevistas.
        Em março de 2020, durante a pandemia de COVID-19, o cantor postou um poema em sua conta oficial no Facebook sobre a quarentena aderida no Brasil e em outros países. O Músico planejava um concerto no qual iria incluir mais de 20 canções não-publicadas.
        No último dia 13 de Abril, Moraes Moreira nos deixou. Morreu dormindo, após sofrer um infarto agudo do miocárdio.
        Fá declarado das novelas,  compôs várias canções para produções de teledramaturgia e gravou 17 que encantaram os telespectadores, imortalizaram tramas e personagens e  enriqueceram  muitas trilhas. São essas músicas que vamos relembrar no post in memoriam  de hoje.

Guitarra Baiana (Gabriela / 1975)


        Moraes Moreira estreou em trilhas com a instrumental “Guitarra Baiana”  que integrou a trilha de Gabriela, a primeira versão do clássico romance do Jorge Amado,  adaptado por Walther George Durst. A Música serviu de trilha  para as locações  de Ilhéus.

Sempre Cantando” (Bravo! / 1975) 


        Em Bravo, da Janete Clair, Moraes Moreira entrou na trilha com “Sempre Cantando”. A Música embalou o interessantíssimo personagem Malaquias, o motorista vivido pelo  enorme Grande Otelo, que na trama sempre ajudava financeiramente,  com suas economias,  o patrão que estava à beira  da falência.

Se Você Pensa” (Pecado Capital/1975)


        Ainda no mesmo ano de 1975, a terceira música do disco de estreia do cantor pela Som Livre entrava na trilha de mais uma novela. “Se Você Pensa”, clássico  do Erasmos e Roberto Carlos,  foi regravado pelo Moraes Moreira e virou o tema da Vilma,  a personagem da Débora Duarte  na primeira versão de Pecado Capital, da autora Janete Clair.

Pombo Correio” (Sem Lenço, Sem Documento/1977)


        Direto do álbum  Cara e Coração  saiu  um dos clássicos eterno do Carnaval. Quem nunca finalizou uma noite de carnaval ao som de “Pombo Correio” da trinca Dodô, Osmar e Moraes Moreira. A Música integrou a trilha da novela Sem Lenço, Sem Documento, do Mário Prata, como tema do personagem Patrício, vivido pelo ator Tião D´avilla.

Yougue do Ouvido(O Pulo do Gato/1978)


        Em 1978, o cantor entrou com “Yougue do Ouvido  na trilha de O Pulo do Gato, do autor Bráulio Pedroso. A música embalou  o personagem Olegário,  o poeta maldito vivido pelo ator Ruy Resende, uma espécie de precursor do Professor Astromar de Roque Santeiro (1985).

Espírito Esportivo” (Pai Herói/1979)


        Espírito Esportivo” lançado no álbum “Alto Falante” de 1978, integrou a trilha da novela Pai Herói, da autor Janete Clair.

Meninas do Brasil” (As Três Marias/1980)

        Em As Três Marias, do Wilson Rocha,  Moraes Moreira abriu a trilha com  Meninas do Brasil”, música integrante do álbum “Bazar Brasileiro”.  Na trama, a música foi usada como tema geral. 

Mulher e Cidade” (Elas por Elas/1982)


        Mulher e Cidade”, do álbum do cantor lançado em 1981, integrou a trilha da novela Elas por Elas, do autor Cassiano Gabus Mendes. A Música foi tema do personagem Renê, um dos protagonistas vivido pelo Reginaldo Faria.

Coisa Acesa(Final Feliz/1982)



        Em 1982, a trilha de Final Feliz, da autora Ivani Ribeiro, abria com “Coisa Acesa”  do Moraes Moreira, o tema da Dona Sinhá, vivida pela Elza Gomes. A princípio ela parece uma velhinha simpática e inofensiva, mas é tranbiqueira e muito esperta. Fornece carne de coelho para um restaurante que faz sucesso com pratos do animal. Mas na verdade a espertinha vende carne  de gatos e diz que é coelho. Quando é descoberta causa a maior confusão no bairro.

Dia a Dia” (Vereda Tropical/1984)

        A Batalhadora Silvana, a protagonista vivida pela Lucélia Santos em Vereda Tropical (1984), do Carlos Lombardi, ganhou como tema essa música que embalou sua dura vida do dia a dia na trama.

Santa Fé” (Roque Santeiro/1985)


        Dessa todo mundo lembra! Direto da abertura de RoqueSanteiro, o clássico  do Dias Gomes, veio “Santa Fé” do  álbum do cantor “Tocando a Vida” lançado naquele ano de 1985.

Sintonia” (Hipertensão/1986)


        Do disco duplo “Mestiço é Você”, lançado em 1986, “Sintonia” um dos clássicos do cantor, hit até hoje em todas as rádios, entrou com um dos carros-chefes da trilha da novela Hipertensão, da Ivani Ribeiro. A música foi o tema do personagem Túlio, vivido pelo então ator César Filho, hoje apresentador do programa Hoje em Dia da RecordTv.

“Vem me Perdoar” (Sassaricando/1987)


        Tavinho e Diana, os personagens do saudoso Alexandre Lipiani e  da Marcela Muniz, viveram uma relação conturbada na trama de Sassaricando, do autor Silvio de Abreu. Ele, um rico embora falido, pertencente à família Abdala ,  e ela uma suburbana. Os dois ganharam como tema “Vem me Perdoar” do cantor.

A Lua e o Mar” com PepeuGomes  (Tieta/1989)


        Em 1989, Moraes Moreira em parceria como Pepeu Gomes  e Fausto Nilo, compuseram “A Lua e o Mar” para a trilha volume 2 da novela Tieta, do autor Aguinaldo Silva, baseado no romance homônimo de Jorge Amado. A música embalava as belas locações  de Santana do Agreste. Os cantores participaram de alguns capítulos da novela como eles mesmos. Pepeu e Moraes chegam a Santana do Agreste para gravar um clipe da música e escolheram Elisa, a espevitada personagem da Tássia Camargo como musa deles. É claro que foi um confusão daquelas com Timóteo, o personagem  do Paulo Betti,  o ciumento marido de Elisa.

Lavrador” (Renascer/1993)


        Lavrador” , composição do cantor em parceria com Luiz Paiva, entrou na trilha volume 2 de Renascer, do autor Benedito Ruy Barbosa, embalando o peão Damião, vivido pelo Jackson Antunes.

Meu Namoro(Irmãos Coragem/1995)


        No remake de Irmãos Coragem, clássico da Janete Clair, reescrito por Marcílio Moraes, Moraes Moreira entrou na trilha volume 2  com “Meu Namoro”, tema romântico do Duda, vivido pelo Marcos Winter.

“Chame Gente  com Armadinho e Trio Elétrico, Dodô e Osmar e Caetano Veloso (Segundo Sol/2018)


        O Clássico do carnaval baiano  Chame Gente”  foi revitalizado na trilha volume 3 de Segundo Sol, novela do autor João Emanuel Carneiro, que tinha como pano de fundo os clássicos anos 90.

Veja Também:
Novelas Inesquecíveis - Pecado Capital (1975) 
Novelas Inesqueciveis - Elas por Elas (1982) 
No Tema e Na Trilha do TIZIANO FERRO
e10blog
No Tema e Na Trilha 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Vídeos: You Tube



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

"Alma Gêmea" está de volta a partir desta segunda no VPVN

                          Um dos     maiores sucessos do autor   Walcyr Carrasco   ,   Alma Gêmea   está de volta a partir desta segunda (29.04) , no   Vale a Pena Ver de Nov . A trama protagonizada por   Priscila Fantin ,  Eduardo Moscovis   e   Flávia Alessandra   substituirá     a reprise de   Paraíso Tropical   (2007).          Relembre a trama: Década de 1920. Quando Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina, se conhecem, é amor à primeira vista. Em poucos dias, eles se casam e logo têm um filho. No meio de tanta felicidade, há um espinho: Cristina(Flávia Alessandra), a governanta da casa, prima de Luna. Invejosa, Cristina sente-se injustiçada, já que Luna é rica, casada com Rafael, a quem ela sempre desejou, e herdou da avó as joias da família, cobiçadas por ela e sua ambiciosa mãe, Débora (Ana Lucia Torre). Rafael presenteia a mulher com uma rosa branca preparada exclusivamente para ela – a rosa Luna – no dia em que ela f

Série “A Justiceira”, do Antônio Calmon, com Malu Mader como protagonista, entra nesta segunda-feira na plataforma da Globoplay

                  Seriado A Justiceira , do autor Antônio Calmon , entra nesta segunda-feira (29.04) com seus 12 episódios para plataforma da Globoplay .         Protagonizado por Malu Mader , e nomes como Nívea Maria , Leonardo Brício, Anselmo Vasconcellos, Lui Mendes e Danielle Winits , o seriado marcou o ano de 1997, e só não teve   uma segunda temporada por causa de uma gravidez da Malu.         Relembre a trama: Durante uma ação, a policial Diana Maciel   ( Malu Mader ) mata acidentalmente seu parceiro. Sentindo-se culpada, ela entrega seu distintivo. Cinco anos depois, Diana resolve abandonar o marido por ele ser toxicomaníaco. Em dívida com uma quadrilha de traficantes, seu marido entrega o filho do casal, Pedro, como pagamento. Desesperada, Diana aceita trabalhar com um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo é formado por Augusta ( Nívea Maria ), Beto (Leonardo Brício), Paco   (Anselmo Vasconcellos), Diego (Lui Mendes) e Marle

Meus Personagens Favoritos da Cláudia Raia

           Atriz, bailarina , cantora   e um furacão em forma de mulher ! Tudo isso é Cláudia Raia , a Lívia de Salve Jorge   novela da autora Glória Perez. Cláudia que estreou no programa “ Viva o Gordo ”    usando de toda a sua sensualidade,     logo foi mostrando talento e mesmo continuando dando vida a mulheres   sensualíssimas, a atriz conquistou o posto de um das grandes atrizes brasileiras.         Seu atual papel, a anunciada grande vilã de Salve Jorge Lívia Marini, acabou não agradando ao grande público, que não gostou do tom engessado dado à personagem, mas a Cláudia Raia já nos brindou com tantos outros personagens , que nós a perdoamos pela Lívia.         Vamos lembrar o Top 10 dessa atriz completa : 10º. Tancinha de Sassaricando (1987) Foto : mariaclaudiaraia.blogspot.com            Não é segredo para ninguém que o autor Silvio de Abreu é um dos fãs mais árduos   e declarados de Cláudia Raia . Os melhores papéis da atriz foram em novelas suas, só o

Quinta e última temporada de “Sob Pressão” estreia na Globo escondida no final das noites de terças-feiras

        A Globo estreou na última  terça-feira (23.04), a quinta e última temporada de Sob Pressão , criação    do  Luiz Noronha,  Cláudio Torres e Renato Fagundes , a partir da ideia original de  Mini Kerti , inspirada no livro “ Sob Pressão – A Rotina de guerra de um médico brasileiro ”  , do  Márcio Maranhão , e direção geral do  Andrucha Waddington .         Já disponível na Globoplay desde 2022, essa última   temporada parece não ter agradado muito aos diretores da emissora, afinal demorou vir para a tv aberta e ainda chegou praticamente sem divulgação e escondida ás terças-feiras depois de Encantado ´s ,   ou seja um horário cruel.         É fato que a fórmula, apesar de ainda ter muito o que contar sobre a saúde pública, cansou, mas o elenco é tão primoroso e entregue a produção, que a gente foca   mais aos seus dramas do que   o pano de fundo do seriado nesta temporada.         Nesta quinta temporada a equipe do Hospital Edith de Magalhães passa a manifestar as seque