Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – O Pulo do Gato (1978)


        Uma comédia que satirizava a alta sociedade brasileira a partir de um personagem playboy falido que tentava com muito jogo de cintura e traquejo se manter de pé. Essa era a essência da trama de O Pulo do Gato, que marcava a volta do autor Bráulio Pedroso às novelas, depois de um hiato de três anos. Seu último trabalho havia sido O Rebu (1974), trama que também tinha a sociedade estilizada e satirizada, um tema sempre presente nas tramas do autor.
        A novela conta a história de  Bubby Mariano (Jorge Dória)  que é um playboy decadente e mulherengo que tenta manter seu status social a qualquer preço. Mora na Zona Sul do Rio de Janeiro e já foi muito rico, mas nos últimos anos sobrevive com o dinheiro da venda, em segredo, de quadros de sua pinacoteca, falsificados pelo amigo Caxuxo (Milton Gonçalves). Na iminência da pobreza, o ex-milionário pretende dar um golpe na grã-finagem que o rodeia para escapar da falência. E através de seu traquejo com a alta sociedade, usa três garotões pobres – Procópio (Mário Gomes), Billy (Kadu Moliterno)  e Nando (João Carlos Barroso) – para se aproximarem de ricaças carentes. Mas os planos de Bubby Mariano não dão certo e ele perde a mulher que ama, Noêmia (Sandra Bréa), e a filha Mayra (Marly Aguiar).

        A novela não chegou a ser um grande sucesso de audiência mais as nuances da alta sociedade sempre fascinam o telespectador e isso mesclado a veia cômica de Jorge Dória e Camila Amado e a beleza de Sandra Bréa deram o charme que a trama precisava para encantar.


        O autor inverteu a ordem em um das tramas. Ao invés de escalar três belas mulheres para seduzir homens ricos para tentar manter sua vida  de status, Bubby Mariano escolhe três belos rapazes vividos por Mário Gomes, Kadu Moliterno e João Carlos Barroso para seduzir mulheres ricas e carentes.
        Paulo Silvino,  famoso ator e comediante, narrava os acontecimentos da trama. A cada final de capítulo ou bloco, ele contava o ocorrido e finaliza as observações com um “Confere?”. A Expressão acabou virando uma das marcas registradas da trama.

        Kadu Moliterno fez seu primeiro personagem surfista na trama de O Pulo do Gato. Curiosamente o ator na época ainda não tinha intimidade com a prancha e em uma das primeiras gravações como o surfista Billy, acabou sofrendo um acidente e quase se afogou. A partir de então foi usado um dublê para as cenas na praia.  Anos mais tarde Kadu marcou a teledramaturgia nacional vivendo o surfista Juba do seriado Armação Ilimitada (1985).
        O Pulo do Gato teve participações especiais de grandes nomes da alta sociedade e do cenário artístico nacional como Hidergad Angel, Rodrigo Argolo, Carlinhos de Oliveira, Nelson Cavaquinho, Candeia, Ricardo Amaral, o craque Paulo César e a manequim Marlene, famosa no humorístico Planeta dos Homens.
        A novela marcou o primeiro trabalho na tv da atriz Juciléia Telles; a primeira novela na Globo do ator Ivan Mesquita que vinha da Tupi e a primeira novela na emissora também das atrizes Itala Nandi e Camila Amado.
        O Pulo do Gato foi também a primeira novela da veterana atriz de cinema Mara Rúbia.

        Os quadro que enfeitavam as salas das casas do ricos da tramam eram do artista plástico egípcio Tawfik , radicado no Brasil e que foi convidado especialmente para decorar as mansões da novela.
        Uma novela charmosa que apresentava ao grande público o “podre” da alta sociedade, algo que o autor fazia questão de tocar sempre em suas tramas como vimos em Beto Rockfeller (1968); Super Plá (1969); O Cafona (1971); O Bofe (1972) e O Rebu (1974). 
O Bráulio sabia como ninguém falar  dessa fatia da sociedade e transformá-los em personagens interessantes em para uma novela.  
Ficha Técnica:
Novela do Autor Bráulio Pedroso
Direção Geral: Jardel Mello
Elenco:
JORGE DÓRIA – Bubby Mariano
SANDRA BRÉA – Noêmia
MÁRIO GOMES – Procópio
ÍTALA NANDI – Maristela
MARA RÚBIA – Bilú
KADU MOLITERNO – Billy
JOÃO CARLOS BARROSO – Nando
MILTON GONÇALVES – Caxuxo
FELIPE CARONE – Jorelli
NEUZA AMARAL – Lígia
LADY FRANCISCO – Regina
MÁRCIA RODRIGUES – Priscila
IVAN MESQUITA – Marrão
CARLOS KROEBER – Pacheco
CAMILA AMADO – Sofia
PEDRO PAULO RANGEL – Chiquinho
RUY REZENDE – Olegário
MONAH DELACY – Zilda
HELOÍSA ARRUDA – Patrícia
BEATRIZ RAMOS – Bia
MARLY AGUIAR – Mayra
LAURO GÓES – Ricardo
COSME DOS SANTOS – Dico
JUCILÉIA TELLES – Marly
ÉRICA KUPPER – Ivonete
FRANCISCO DANTAS – Horácio
RICARDO BRAVO – Nick
NELSON CARUSO – Olivares
MARTA ANDERSON – Valentina
ALFREDO MURPHY – Pascoal
ANTÔNIO GANZAROLLI – Fredo
SCHULAMITH YAARI – Francisca
ELIANA DUTRA – Janice
SÔNIA REGINA – Diva
MURILO NERY – Camargo
ARACY CARDOSO – Bernadete
ELIZABETH CARVALHO – Roselinda
REYNALDO GONZAGA – repórter
TONICO PEREIRA
e

PAULO SILVINO – narrador
Exibição : 16 de Janeiro a 28 de Julho de 1978
Capítulos : 140

Neuza Amaral e João Carlos Barroso em O Pulo do Gato, 1978. Nelson Di Rago/TV GloboRui Resende, Cosme dos Santos, Julciléa Telles e Milton Gonçalves em O Pulo do Gato, 1978. Nelson Di Rago/TV GloboCamila Amado e Kadu Moliterno em O Pulo do Gato, 1978. Nelson Di Rago/TV Globo

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com.br, memóriaglobo.com e Wikipédia.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Feliz Natal!!

    Veja Também: Feliz Natal ! Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Minissérie “A E I O Urca” entra nesta segunda na Globoplay

        Curiosa minissérie sem muitas histórias para contar. Na retratação dos shows que fizeram a glória do Cassino da Urca estavam o charme e o encantamento do projeto. Escrita por   Doc Comparato  e  Antônio Calmon  a minissérie tem  Déborah Bloch , Carlos Alberto Ricelli  e  o saudoso   Raul Cortez  como  protagonistas.         A E I   O   Urca entra nesta segunda na plataforma da Globoplay pelo Projeto Resgate de Minisséries .           Relembre a trama   :         O Rio de Janeiro dos anos 1940 é uma cidade fervilhante de excitação. Enquanto no resto do mundo a Segunda Guerra Mundial se desenrola, o Cassino da Urca é uma ilha de animação e elegância. É nesse cenário que Tide, um  croupier  do Cassino, se apaixona pela bailarina Silvia,...