Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Homenagem da Semana - Drica Moraes


A Dona Nieta de “Guerra dos Sexos”

Adriana Moraes Rego Reis (Rio de Janeiro29 de julho de 1969)

               
        Drica Moraes  atualmente no ar em Guerra dos Sexos , novela das sete do Silvio de Abreu , tem sua personagem como uma das melhores da trama. Desde o início a Dona Nieta conquistou o público, foi a unica personagem que não precisou de “ajustes” dentro da trama. O Tipo fofoqueira e encrenqueira da personagem é o seu principal ponto, sempre envolvida em grande confusões,  e com um sotaque fortíssimo que dá um tom certo  a interpretação.
        Sempre fui fã da Drica desde os seus primeiros passos na Tv, como esquecer a Cida de Top Model (1989) , a empregada dos Kundera. Aliás, o primeiro post do e10blog em meados de abril de 2010 , falava exatamente da atriz, sobre a leucemia que ela via enfrentando e eu torcendo para que ela voltasse logo.

Foto : celebspe.com.br
        Em Fevereiro de 2010, após fazer muitos exames e ao longo de 1 ano se sentindo muito mal, tendo dores pelo corpo e desmaios, foi internada no Hospital Samaritano para verificar o que tinha, até que houve o diagnóstico de leucemia mieloide aguda. Drica começou então a iniciar sessões de quimioterapia. Seus amigos e parentes mobilizaram uma grande campanha para doação de sangue. Em julho de 2010, submeteu-se a um transplante de medula. Depois de recuperada, Drica concedeu uma entrevista ao programa Fantástico. Durante a entrevista, ela disse, "A vida melhora muito se você não morre". Ela faria  tratamento intensivo por mais um ano e será acompanhada a vida toda, para evitar que a doença retorne.
        Drica Moraes , é filha Clarissa Gaspar de Oliveira, dona de um restaurante no Leblon, e do arquiteto Gustavo Moraes Rego Reis. É a única artista numa família de sete irmãos. Começou a fazer teatro no Colégio Andrews, Zona Sul do Rio de Janeiro, com Miguel Falabella. Também estudou no Tablado, onde, aos 13 anos, iníciou às primeiras experiências como atriz no teatro infantil, com montagens de Os Doze Trabalhos de Hércules, adaptação do livro de Monteiro Lobato, em 1983, Nossa Cidade, de 1984, e em Chapeuzinho Vermelho, com texto e direção de Maria Clara Machado, em 1985. Estreou profissionalmente com o espetáculo O Segredo de Cocachim, de Denise Crispum, em 1989, que lhe valeu o Prêmio Coca-Cola.
        Na tv antes da estreia em Top Model , a atriz tinha feito um tímida participação em um dos episódios do programa Tele-Tema
        A atriz participou ainda das tramas de Lua Cheia de Amor em 1990 novela dos autores Ricardo Linhares , Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbosa  , onde viveu a personagem Isabela , uma  mulher rica mais que sofria de cleptomanía e em 1994  foi a Denise de Quatro por Quatro novela do autor Carlos Lombardi, que ao lado de Marcelo Serrado seu marido na trama protagonizavam  cenas quentíssimas , o casal  era enlouquecido por sexo.
        Mas o reconhecimento de Drica só viria em 1995 , quando protagonizou a campanha publicitária do UNIBANCO ao lado do ator João Camargo. Foram mais de 30 campanhas em cinco anos.


Xica da Silva
Foto : fotos.noticias.bol.uol.com.br

        Em 1996 a atriz fechou contrato com a Rede Machete para integrar o elenco da novela Xica da Silva  do autor Walcyr Carrasco. Na trama a atriz viveu a perversa Violante , a grande vilã da novela. Inesquecível as cenas de bruxaria protagonizadas pela atriz. 
        O Sucesso em Xica da Silva a fez ser contratada novamente pela Globo , e depois de alguns trabalhos em seriados e especiais, a atriz ganhou do autor Walther Negrão a protagonista de Era Uma Vez ... (1998).

O cravo e a rosa
Foto : fotos.noticias.bol.uol.com.br
            Mais o que marcaria seu talento de vez na Globo seriam  os personagens criados por Walcyr Carrasco. Assim em 2000 o autor precisava de uma vilã para O Cravo e a Rosa  escrevendo especialmente para Drica a personagem Marcela , que entra no meio da trama , mas acaba sendo  muito importante para o desenrolar da história.  Depois de escrever duas grandes vilãs para Drica  , além da Marcela , a Violante de Xica da Silva, Walcyr resolveu investir no lado cômico da atriz, escrevendo em suas duas próximas novelas  personagens  inesquecíveis.  Foi assim que nasceu a Márcia  de Chocolate com Pimenta  (2003), a solteirona  matuta que queria ser chique a toda força com seu inesquecível bordão “Eu sô chique , bem!” , e a falida Olívia de Alma Gêmea (2005)  outro grande momento da atriz em tramas do autor.
            Em 2006 a atriz voltou a uma trama do autor Carlos Lombardi dando vida a pesonagem Pietra na novela Pé na Jaca, e voltou a experimentar uma personagem dramática na minissérie Queridos Amigos da autora Maria Adelaide Amaral.
            A Atriz participou ainda das novelas Desejos de Mulher do Euclydes Marinho em 2001 e da minissérie O Bem Amado (2009) vivendo a Judicéia Cajazeira , inesquecível personagem criada por Dias Gomes. Dos seriados : Os Aspones (2004)  e Decamerão – A Comédia do Sexo (2009).
            Em 2011 , depois de totalmente recuperada da leucemia, Drica fez uma participação especial nos capítulos finais do remake de Ti Ti Ti  e da minissérie Dercy de Verdade ambas da autora Maria Adelaide Amaral.

    Guerra dos sexos (2012)
    Foto : extra.globo.com
            Guerra dos Sexos é também sua primeira novela inteira desde sua recuperação, e a atriz resolveu “recomeçar” com chave de ouro dando vida a personagem mais crível do remake.

            A Atriz antes mesmo de se tornar esse talento reconhecido na Tv já tinha uma carreira alicerçada no teatro e cinema, tendo ganhado vários prêmios importantes:

    Cinema
    Ano
    Título
    Papel
    Notas
    Vaidade
    Manôushe
    Lia
    Esposa
    Nadine
    Carol
    Paloma
    Silvinha
    Judicéia Cajazeira
    A Senhora da Imagens
    Nise da Silveira
    Larissa
     
    Teatro
    Ano
    Título
    Notas
    Os Doze Trabalhos de Hércules
    Atriz
    Nossa Cidade
    Atriz
    Chapeuzinho Vermelho
    Atriz
    O Segredo de Cocachim
    Atriz
    A Bao A Qu
    Direção de Arte
    A Morta
    Direção de Arte e Atriz
    Só Eles o Sabem
    Atriz
    Pianíssimo
    Atriz
    Pixinguinha
    Atriz
    O Crime de Dr. Alvarenga
    Atriz
    Melodrama
    Atriz
    O Rei da Vela
    Atriz
    Vítor ou Vitória
    Atriz
    Mamãe Não Pode Saber
    Atriz
    Noticias Cariocas
    Atriz
    A Ordem do Mundo
    Atriz
    À Primeira Vista
    Atriz





    Premiações
    Ano
    Categoria
    Premiação
    Notas
    Melhor Atriz por O Segredo de Cochachim
    Prêmio Coca Cola
    Venceu
    Melhor Atriz por O Segredo de Cochachim
    Prêmio Mambembe
    Venceu
    Melhor Atriz por Pianíssimo
    Prêmio Mambembe
    Venceu
    Melhor Atriz por Xica da Silva
    Prêmio APCA
    Venceu
    Melhor Atriz por Xica da Silva
    Prêmio Sharp
    Venceu
    Melhor Atriz de Série por Os Aspones
    Prêmio Qualidade Brasil
    Venceu
    Melhor Atriz por A Ordem do Mundo
    Prêmio Shell
    Indicada
    Melhor Atriz Coadjuvante por Os Normais 2
    Grande Prêmio de Cinema Brasileiro
    Indicada
    Melhor Atriz Coadjuvante por Bruna Surfistinha
    XI Grande Prêmio do Cinema Braileiro
    Venceu

                    
    Foto : contamais.com.br
                     Drica Moraes , uma atriz excepcional tanto no drama como na comédia, fazendo com maestria os dos polos. Acho que posso dizer que Drica é uma fênix , renascida das cinzas sacudindo a poeira e recomeçando.

            Essa homenagem da semana , foi mais do que especial para mim.  É uma resposta  aquele primeiro post , onde já previa e torcia pelo retorno dessa grande profissional.


    Foto : alfredojunior.wordpress.com

    Fonte  :
    Texto : Evaldiano de Sousa
    Pesquisa : wikipédia.com , memóriaglobo.com e teledramaturgia.com

    Comentários

    1. Drica você é muito LINDA a mulher mais LINDA DO MUNDO pode crer vc é PERFEITA, MAGNIFICA, MARAVILHODA E LINDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

      ResponderExcluir

    Postar um comentário

    Postagens mais visitadas deste blog

    Tributo “Manoel Carlos”

              O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

    “Tributo Lima Duarte”

               Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

    Rapidinhas - 13.02.2024

    Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

    Tributo Laura Cardoso

                      Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

    “Renascer” – Remake

            O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

    Rapidinhas – 16.03.2024

    Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

    No Tema e Na Trilha da Madonna

                Madonna , cantora, dançarina, compositora, atriz, produtora musical e cinematográfica  e um misto de mito com musa do cenário musical mundial.         A Cantora é considerada o maior nome da música de todos os tempos  tal qual Michael Jackson .         Com 300 milhões de disco vendidos  Madonna  é um fenômeno  nesses seus mais de 30 anos de carreira.         Nas novelas a cantora  só teve três músicas liberadas para trilhas de novelas. Foram  poucas,  mas que   marcaram as trilhas para sempre.                  Vambora nessa viagem inesquecível com a deusa Madonna . Everybody ( Final Feliz – 1983)         “ Everydody ” foi o primeiro grande sucesso da Madonna logo em seu primeiro disco. A Globo não perdeu tempo e incluiu a música na trilha internacional da novela Final Feliz, da autora Ivani Ribeiro , e claro a trilha vendeu feito água e com certeza a inclusão da música ajudou muito nessa vendagem. Papa, Don´t Preach ( Hiperte

    Meus Personagens Favoritos da Juliana Paiva

    A Electra Mancini de “ Família é Tudo ”         Não sabemos se ela é vilã ou mocinha ainda de Família é Tudo, a novela das sete   do Daniel Ortiz , mas o certo   é que Juliana Paiva   está a frente de   mais uma protagonista em sua carreira mostrando que    é uma dos nomes fortes da sua geração, e não a toa já merecia uma homenagem aqui há tempos.         Nascida no Rio de Janeiro, Juliana Paiva começou sua carreira nas artes,   no teatro   amador   em Fortaleza – CE , quando seu pai foi transferido de trabalho.         Seu   primeiro trabalho televisivo   já foi na Rede Globo , numa participação na novela   Viver a Vida , em   2009, do Manoel Carlos , e ainda no mesmo ano viveu a personagem Beth em Cama de Gato , da Dupla ThelmaGuedes e Duca Rachid .           Sua beleza, carisma e muito   talento logo foram   percebidos e,   a cada novo personagem ganhava   a empatia do público e boas críticas da imprensa. Em 2010, quando interpretou a Val no remake de Ti Ti Ti , da Maria

    Atores Consagrados que são os grandes destaques de “No Rancho Fundo”

            Com cada vez mais aumentando a desvalorização de grandes profissionais que fizeram a história da nossa teledramaturgia, quase sempre   sendo preteridos a atores   com mais seguidores na internet, a trama das seis da Globo , No Rancho Fundo , do Mário Teixeira , correu por fora e mostrou que   a mistura de nomes   consagrados com rostos novos ainda é sem   dúvidas uma grande fórmula para o gênero.         Na trama,   como não se emocionar com as cenas protagonizadas por atores que nem precisaram provar mais nada, mas se entregam de uma forma magistral ao texto – Andrea Beltrão (Zefa Leonel), Alexandre Nero (Tico Leonel) , Deborah Bloch (Deodora) e Eduardo Moscovis (Ariosto). Eles provam que o talento somado à experiencia sempre será bem vinda   na teledramaturgia, fazendo com que a história flua com coerência e contexto.         Os protagonistas oficiais de No Rancho Fundo , os quase estreantes   Quinota e Artur, vividos pela Larissa Bottino e Túlio Starling, não estã

    Uma Saudade - Elias Gleiser (1934 / 2015)

    O Sr. Manel de “ Direito de Amar ”   e o   Frei José   de “ Sinha Moça ” ambas em reprise no Viva         Que saudades do nosso eterno   Bonachão! Elias Gleiser nos deixou há quase 10 anos, e cada nova trama   com a participação   dele que volta em reprise não tem como não se emocionar com   sua interpretação e quase incorporação do personagem.         Atualmente ele pode ser visto em 2 reprises   do Canal Viva - O Sr. Manel em Direito de Amar (1986)   e o   Frei José   de Sinhá Moça (2006).             O Ator tem um currículo recheado por mais de 50 personagens  em novelas minisséries e especiais, e os tipos bonachões sempre foram a característica principal de muito deles, assim com os    avôs de sangue ou postiços em várias novelas.               Tenho ótimas    lembranças do ator  em personagens que marcaram minha infância como  o Pedrão de Livre para Voar (1984),   o Donato Orsini de  Fera Radical  (1988) ambas     do  Walther Negrão ; O Jairo de  Tieta   (1989) do  Agu