Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Roda de Fogo (1986)


        O Crime do colarinho branco e capitalismo selvagem com tema e uma bela e inesquecível historia de amor   fizeram de Roda de Fogo, um dos maiores sucesso do horário nobre global da década de 80.
        A trama de Roda de Fogo foi assinada por Lauro César Muniz, porém foi desenvolvida pela Casa de Criação Janete Clair, criado por Dias Gomes (seu viúvo) em 1985. 

Renato Villar e Lúcia Brandão

        A novela tem seu ponto de partida através da história de Renato Villar (Tarcísio Meira), um rico empresário, ambicioso e sem escrúpulos, que faz qualquer coisa pelo poder. Após haver remetido dólares para o exterior e participado do assassinato do seu amigo Celso Rezende (Paulo César) que punha em risco sua reputação, Renato descobre um dossiê de irregularidades numa de suas firmas. Renato tenta resolver o problema junto com o advogado Mário Liberato (Cécil Thiré), e se aproxima de Lúcia Brandão (Bruna Lombardi), uma juíza incorruptível designada para julgar seu caso, com a intenção de suborná-la. Mas, os dois acabam se apaixonando, e Lúcia, que sempre fora íntegra e honesta, passa a viver um grande conflito: "como julgar o homem que ama?"
Quando Renato descobre que tem um tumor no cérebro, há uma reviravolta em sua vida. Modifica radicalmente o seu comportamento e abandona sua esposa, Carolina (Renata Sorrah), para viver um grande amor com Lúcia. Renato também começa a destinar parte dos lucros de suas empresas para uma instituição do terceiro setor e, impulsionar maquiavelicamente a eliminação de todos os "cabeças" que compunham o alto escalão do seu grupo financeiro, que o traíram. A partir daí, tem inicio uma história intensa de assassinatos e interesses particulares, e uma permanente luta pelo poder, envolvendo pessoas até mesmo do antigo regime militar.
Outro objetivo na vida de Renato é reconquistar o amor do filho Pedro (Felipe Camargo), que nasceu de uma relação do empresário com a ex-guerrilheira Maura Garcez (Eva Wilma), uma mulher que, na juventude, sofreu com a repressão da ditadura militar nos anos de chumbo.
        Roda de Fogo se destaca pelo leque de assuntos em voga na época  misturados ao seu subtexto, como as falcatruas, negociatas, empresários levando vantagens, políticos corruptos, além dos personagens recém saídos de uma ditadura e jogados em meio ao “mortais” , como um general aposentado e um ex-torturador.  
Tarcísio Meira e Bruna Lombardi em Roda de Fogo, 1986. TV Globo

        O Casal Renato Villar e Lúcia Brandão, os protagonistas vividos pelo Tarcísio Meira e a Bruna Lombardi eram hipnotizantes. Não me lembro de outro casal com tanta química em cena.  Como não  Lembrar das cenas deles juntos ao som de “Transas” na voz do Ritchie.
        Tarcísio Meira viu seu Renato Villar ser transformado em mocinho depois que o personagem começou a se arrepender dos  crimes que cometeu.   Assim o público passou a torcer por um final feliz para Renato , e torcia contra  o Juiz Labanca, personagem vivido por Paulo Goulart, que mesmo representando a lei  passou a ser visto como o vilão da trama.
        A Empatia com Renato Villar foi tão grande que a Globo passou a receber cartas de telespectadores pedindo para que  o personagem não morresse no final, e sim fosse feliz ao lado de Lúcia. Foi inútil, na última cena da novela Renato morre de  derrame nos braços de Lúcia  grávida dele .
        Em 1994, outro vilão vivido por Tarcísio Meira também ganhou a empatia do público, o Raul Pelegrini de Pátria Minha. Isso obrigou o autor Gilberto Braga a humanizar o personagem e transformá-lo em uma pessoa melhor.
        Bruna Lombardi, ganhou o papel da Juíza depois do seu destaque nas minissérie Grandes Sertão-Veredas (1985) e Memórias de Um Gigolô (1986).

Carolina D´Avila

        Renata Sorrah , que viveu a elegantíssima Carolina D´avilla, foi outro grande destaque da novela. A sofisticação  e estilo da personagem era seu ponto forte mesclada a uma interpretação impecável da atriz.
        Vale destacar também  do elenco o belo trabalho de Eva Wilma na pele da Maura Garcez, uma ex-militante da época da ditadura,  que devido as torturas sofridas  no regime militar trouxe marcas do passado e se tornou uma mulher desiquilibrada emocionalmente.

Mário Liberato

        Cécil Thiré foi consagrado como o grande vilão Mário Liberato. O personagem era gay, mas a censura não permitia que isso fosse explicito, tendo até vetado uma cena em que Carolina o chama de homossexual. O Autor então usou de artifícios para  deixar o público ciente da condição do personagem através da sua relação com seu fiel escudeiro Jacinto (Cláudio Curi).

Tabaco com Marlene, Patativa e Bel

        Osmar Prado se destacou vivendo o personagem Tabaco, no núcleo de humor da trama. Tabaco namorava três mulheres ao mesmo tempo e a cada capítulo o telespectador era brindado com uma nova faceta sua para continuar vivendo esse romance a quatro. Inesquecível a cena do casamento em que as três noivas aparecem juntas na porta da igreja. As “esposas” do Tabaco eram Patativa (Cláudia Alencar), Marlene (Carla Daniel) e Bel (Inês Galvão).

Paulo Costa

        No elenco vale destacar também interpretações impecáveis do Hugo Carvana, que viveu Paulo Costa; Paulo Goulart como o Juíz Labanca e Cláudio Curi com o mordomo Jacinto.
        Mesmo com o sucesso de audiência da sua primeira exibição Roda de Fogo foi uma das novelas mais “picotadas” quando reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo. Os seus 179 capítulos foram reduzidos para 34.

Filipe, Benson e Mário

        Em meio a mensalões, operação Lava Jato e escândalos na Petrobrás, Roda de Fogo soaria como atual. Apesar de ser uma expressão antiga , o  “Crime do Colarinho Branco”  nunca este tão evidência.
        Sou fã incondicional das tramas do Lauro César Muniz, e Roda de Fogo junto com  O Salvador da Pátria (1989), em minha singela opinião,  são suas melhores entre todas. O Canal Viva já poderia  ter providenciado uma reprise de Roda de Fogo para  o horário nobre à meia-noite. Enquanto isso não acontece, valeu a pena relembrar esse novelão-folhetim no sentido mais amplo dessas palavras.

Ficha Técnica
Roda de fogo
Novela do Autor Lauro César Muniz
Direção Geral : Denis Carvalho
Elenco
Tarcísio Meira , Bruna Lombardi, Cécil Thiré, Eva Wilma, Renata Sorrah, Isabela Garcia, Felipe Camargo, Osmar Prado, Paulo Gourlart, Joana Fomm, Hugo Carvana, Paulo Castelli, Carlos Kroeber, Cássio Gabus Mendes, Cláudio Curi, Lúcia Veríssimo, Ivan Candido, Jayme Periard, Mayara Magri, Rodolfo Bottino , Yara Cortes, Percy Aires, Gilberto Martinho, Mário Lago, Silvia Bandeira, Claudia Alencar, Ines Galvão, Carla Daniel, Paulo José , Martha Overberck e José de Abreu entre outros.
Exibição : 25 de Agosto de 1986 à 21 de Março de 1987
Capítulos: 179

Tarcísio Meira e Bruna Lombardi em Roda de Fogo, 1986. TV GloboCecil Thiré e Cláudio Curi em Roda de Fogo, 1986. Nelson Di Rago/TV GloboRenata Sorrah e Cecil Thiré em Roda de Fogo, 1986. Cedoc/TV Globo

Fonte :
Texto  : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : wikipédi.com , memóriaglobo.com  

Comentários

  1. OLA GOSTARIA DE ADQUIRIR FOTOS DA NOVELA RODA DE FOGO ALGUEM PODERIA ME AJUDAR NESSAS PESQUISAS FICO GRATO POR ME AJUDAR

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...

Novelas Inesquecíveis – Gina (1978)

A Novela das seis mais esquecida que “ O Amor é Nosso ”   e que marcou a estreia da Christiane Torloni como protagonista         Já disse aqui que o e10blog , além de falar dos sucessos da nossa teledramaturgia, também é apaixonado    por aquelas tramas que não fizeram tanto sucesso assim e,   que ficaram esquecidas , até mesmo pela própria emissora que a transmitiu.         A estrela   da seção “ Novelas Inesquecíveis ” este mês é exatamente uma novela das seis que ficou lá “esquecível’   no longínquo ano de 1978 – Gina , a trama   escrita por Rubens Edwal Filho, baseado no romance homônimo de Maria José Dupré (Mesma autora de Éramos Seis ), e que trouxe Crhistiane Torloni com sua primeira protagonista oficial.         Gina foi tão complexa, que ela é até menos lembrada que O Amor é Nosso ! (1981), trama do Roberto Freire e Wilson Agui...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

           Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...

Aguardada cena do dilúvio em “Gênesis” marca um dos primeiros grandes momentos da trama da RecordTv

        A RecordTv exibiu no capítulo de quarta-feira (27.01) de Gênesis , a aguardada cena do dilúvio , uma das primeiras aguardadas   passagens da bíblia que a trama vai   retratar.         Com Oscar Magrini como o Noé, o capítulo mostrou   o dilúvio e Arca sendo   levada pelas águas salvando a família e vários animais do seu criador.         A cena repleta de efeitos especiais e computação gráfica, bem melhores e mais preparados do que as mostradas na primeira semana que retrataram os Jardins do Éden,   foi muito bem recebida pelo público e   deu picos de audiência para a trama dos autores Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro .         Na próxima fase da trama a passagem bíblica retratada será a construção e destruição da torre de babel, outro momento épico que a novela nos reserva. Veja...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...