Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Roda de Fogo (1986)


        O Crime do colarinho branco e capitalismo selvagem com tema e uma bela e inesquecível historia de amor   fizeram de Roda de Fogo, um dos maiores sucesso do horário nobre global da década de 80.
        A trama de Roda de Fogo foi assinada por Lauro César Muniz, porém foi desenvolvida pela Casa de Criação Janete Clair, criado por Dias Gomes (seu viúvo) em 1985. 

Renato Villar e Lúcia Brandão

        A novela tem seu ponto de partida através da história de Renato Villar (Tarcísio Meira), um rico empresário, ambicioso e sem escrúpulos, que faz qualquer coisa pelo poder. Após haver remetido dólares para o exterior e participado do assassinato do seu amigo Celso Rezende (Paulo César) que punha em risco sua reputação, Renato descobre um dossiê de irregularidades numa de suas firmas. Renato tenta resolver o problema junto com o advogado Mário Liberato (Cécil Thiré), e se aproxima de Lúcia Brandão (Bruna Lombardi), uma juíza incorruptível designada para julgar seu caso, com a intenção de suborná-la. Mas, os dois acabam se apaixonando, e Lúcia, que sempre fora íntegra e honesta, passa a viver um grande conflito: "como julgar o homem que ama?"
Quando Renato descobre que tem um tumor no cérebro, há uma reviravolta em sua vida. Modifica radicalmente o seu comportamento e abandona sua esposa, Carolina (Renata Sorrah), para viver um grande amor com Lúcia. Renato também começa a destinar parte dos lucros de suas empresas para uma instituição do terceiro setor e, impulsionar maquiavelicamente a eliminação de todos os "cabeças" que compunham o alto escalão do seu grupo financeiro, que o traíram. A partir daí, tem inicio uma história intensa de assassinatos e interesses particulares, e uma permanente luta pelo poder, envolvendo pessoas até mesmo do antigo regime militar.
Outro objetivo na vida de Renato é reconquistar o amor do filho Pedro (Felipe Camargo), que nasceu de uma relação do empresário com a ex-guerrilheira Maura Garcez (Eva Wilma), uma mulher que, na juventude, sofreu com a repressão da ditadura militar nos anos de chumbo.
        Roda de Fogo se destaca pelo leque de assuntos em voga na época  misturados ao seu subtexto, como as falcatruas, negociatas, empresários levando vantagens, políticos corruptos, além dos personagens recém saídos de uma ditadura e jogados em meio ao “mortais” , como um general aposentado e um ex-torturador.  
Tarcísio Meira e Bruna Lombardi em Roda de Fogo, 1986. TV Globo

        O Casal Renato Villar e Lúcia Brandão, os protagonistas vividos pelo Tarcísio Meira e a Bruna Lombardi eram hipnotizantes. Não me lembro de outro casal com tanta química em cena.  Como não  Lembrar das cenas deles juntos ao som de “Transas” na voz do Ritchie.
        Tarcísio Meira viu seu Renato Villar ser transformado em mocinho depois que o personagem começou a se arrepender dos  crimes que cometeu.   Assim o público passou a torcer por um final feliz para Renato , e torcia contra  o Juiz Labanca, personagem vivido por Paulo Goulart, que mesmo representando a lei  passou a ser visto como o vilão da trama.
        A Empatia com Renato Villar foi tão grande que a Globo passou a receber cartas de telespectadores pedindo para que  o personagem não morresse no final, e sim fosse feliz ao lado de Lúcia. Foi inútil, na última cena da novela Renato morre de  derrame nos braços de Lúcia  grávida dele .
        Em 1994, outro vilão vivido por Tarcísio Meira também ganhou a empatia do público, o Raul Pelegrini de Pátria Minha. Isso obrigou o autor Gilberto Braga a humanizar o personagem e transformá-lo em uma pessoa melhor.
        Bruna Lombardi, ganhou o papel da Juíza depois do seu destaque nas minissérie Grandes Sertão-Veredas (1985) e Memórias de Um Gigolô (1986).

Carolina D´Avila

        Renata Sorrah , que viveu a elegantíssima Carolina D´avilla, foi outro grande destaque da novela. A sofisticação  e estilo da personagem era seu ponto forte mesclada a uma interpretação impecável da atriz.
        Vale destacar também  do elenco o belo trabalho de Eva Wilma na pele da Maura Garcez, uma ex-militante da época da ditadura,  que devido as torturas sofridas  no regime militar trouxe marcas do passado e se tornou uma mulher desiquilibrada emocionalmente.

Mário Liberato

        Cécil Thiré foi consagrado como o grande vilão Mário Liberato. O personagem era gay, mas a censura não permitia que isso fosse explicito, tendo até vetado uma cena em que Carolina o chama de homossexual. O Autor então usou de artifícios para  deixar o público ciente da condição do personagem através da sua relação com seu fiel escudeiro Jacinto (Cláudio Curi).

Tabaco com Marlene, Patativa e Bel

        Osmar Prado se destacou vivendo o personagem Tabaco, no núcleo de humor da trama. Tabaco namorava três mulheres ao mesmo tempo e a cada capítulo o telespectador era brindado com uma nova faceta sua para continuar vivendo esse romance a quatro. Inesquecível a cena do casamento em que as três noivas aparecem juntas na porta da igreja. As “esposas” do Tabaco eram Patativa (Cláudia Alencar), Marlene (Carla Daniel) e Bel (Inês Galvão).

Paulo Costa

        No elenco vale destacar também interpretações impecáveis do Hugo Carvana, que viveu Paulo Costa; Paulo Goulart como o Juíz Labanca e Cláudio Curi com o mordomo Jacinto.
        Mesmo com o sucesso de audiência da sua primeira exibição Roda de Fogo foi uma das novelas mais “picotadas” quando reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo. Os seus 179 capítulos foram reduzidos para 34.

Filipe, Benson e Mário

        Em meio a mensalões, operação Lava Jato e escândalos na Petrobrás, Roda de Fogo soaria como atual. Apesar de ser uma expressão antiga , o  “Crime do Colarinho Branco”  nunca este tão evidência.
        Sou fã incondicional das tramas do Lauro César Muniz, e Roda de Fogo junto com  O Salvador da Pátria (1989), em minha singela opinião,  são suas melhores entre todas. O Canal Viva já poderia  ter providenciado uma reprise de Roda de Fogo para  o horário nobre à meia-noite. Enquanto isso não acontece, valeu a pena relembrar esse novelão-folhetim no sentido mais amplo dessas palavras.

Ficha Técnica
Roda de fogo
Novela do Autor Lauro César Muniz
Direção Geral : Denis Carvalho
Elenco
Tarcísio Meira , Bruna Lombardi, Cécil Thiré, Eva Wilma, Renata Sorrah, Isabela Garcia, Felipe Camargo, Osmar Prado, Paulo Gourlart, Joana Fomm, Hugo Carvana, Paulo Castelli, Carlos Kroeber, Cássio Gabus Mendes, Cláudio Curi, Lúcia Veríssimo, Ivan Candido, Jayme Periard, Mayara Magri, Rodolfo Bottino , Yara Cortes, Percy Aires, Gilberto Martinho, Mário Lago, Silvia Bandeira, Claudia Alencar, Ines Galvão, Carla Daniel, Paulo José , Martha Overberck e José de Abreu entre outros.
Exibição : 25 de Agosto de 1986 à 21 de Março de 1987
Capítulos: 179

Tarcísio Meira e Bruna Lombardi em Roda de Fogo, 1986. TV GloboCecil Thiré e Cláudio Curi em Roda de Fogo, 1986. Nelson Di Rago/TV GloboRenata Sorrah e Cecil Thiré em Roda de Fogo, 1986. Cedoc/TV Globo

Fonte :
Texto  : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : wikipédi.com , memóriaglobo.com  

Comentários

  1. OLA GOSTARIA DE ADQUIRIR FOTOS DA NOVELA RODA DE FOGO ALGUEM PODERIA ME AJUDAR NESSAS PESQUISAS FICO GRATO POR ME AJUDAR

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

"Alma Gêmea" está de volta a partir desta segunda no VPVN

                          Um dos     maiores sucessos do autor   Walcyr Carrasco   ,   Alma Gêmea   está de volta a partir desta segunda (29.04) , no   Vale a Pena Ver de Nov . A trama protagonizada por   Priscila Fantin ,  Eduardo Moscovis   e   Flávia Alessandra   substituirá     a reprise de   Paraíso Tropical   (2007).          Relembre a trama: Década de 1920. Quando Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina, se conhecem, é amor à primeira vista. Em poucos dias, eles se casam e logo têm um filho. No meio de tanta felicidade, há um espinho: Cristina(Flávia Alessandra), a governanta da casa, prima de Luna. Invejosa, Cristina sente-se injustiçada, já que Luna é rica, casada com Rafael, a quem ela sempre desejou, e herdou da avó as joias da família, cobiçadas por ela e sua ambiciosa mãe, Débora (Ana Lucia Torre). Rafael presenteia a mulher com uma rosa branca preparada exclusivamente para ela – a rosa Luna – no dia em que ela f

Série “A Justiceira”, do Antônio Calmon, com Malu Mader como protagonista, entra nesta segunda-feira na plataforma da Globoplay

                  Seriado A Justiceira , do autor Antônio Calmon , entra nesta segunda-feira (29.04) com seus 12 episódios para plataforma da Globoplay .         Protagonizado por Malu Mader , e nomes como Nívea Maria , Leonardo Brício, Anselmo Vasconcellos, Lui Mendes e Danielle Winits , o seriado marcou o ano de 1997, e só não teve   uma segunda temporada por causa de uma gravidez da Malu.         Relembre a trama: Durante uma ação, a policial Diana Maciel   ( Malu Mader ) mata acidentalmente seu parceiro. Sentindo-se culpada, ela entrega seu distintivo. Cinco anos depois, Diana resolve abandonar o marido por ele ser toxicomaníaco. Em dívida com uma quadrilha de traficantes, seu marido entrega o filho do casal, Pedro, como pagamento. Desesperada, Diana aceita trabalhar com um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo é formado por Augusta ( Nívea Maria ), Beto (Leonardo Brício), Paco   (Anselmo Vasconcellos), Diego (Lui Mendes) e Marle

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo