Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis -Ribeirão do Tempo (2010)

        Que tal fazer uma viagem no tempo de 5 anos  e darmos uma voltinha por Ribeirão do Tempo, uma cidade onde tudo, tudo mesmo pode acontecer ?
        Ribeirão do Tempo, novela do autor Marcílio Moraes no ar pela Record em 2010, foi uma daquelas novelas que me pegou pelo coração. Era muito gostoso acompanhar a trama e a  vida “nada pacata” dos pacatos moradores da cidade interiorana. A trama por muitas vezes me lembrou a clássica Roque Santeiro (1985), que inclusive  o Marcilio Moraes colaborou junto com os autores Dias Gomes e Aguinaldo Silva.


        Essa semelhança se acentua principalmente  nas críticas politicas sociais que a novela mostrava, usando Ribeirão do Tempo como uma espécie de microcosmo do Brasil, tal qual Asa Branca, cidade fictícia de Roque Santeiro também foi usada.
        Ribeirão do Tempo foi  a novela mais longa da emissora até então. Ficou quase um ano no ar de 18 de Maio de 2010 a 02 de Maio de 2011 totalizando 250 capítulos no ar. Segurar esses 250 capítulos sem “barriga” foi uma tarefa difícil tanto que a novela teve várias reviravoltas e participações especiais, além de oito assassinatos, três casamentos, um avião sabotado, bomba na prefeitura  e um atentado a tiro contra um dos  protagonistas, o  Joca (Caio Junqueira).


        A trama começa com um crime  que  choca a até então pacata Ribeirão. Dirce (Françoise Forton), uma moradora, é assassinada dentro de sua casa, colocando em polvorosa a única delegacia do local. A investigadora Marta (Flávia Monteiro) vai pegar o caso com unhas e dentes. Mas ela não contava com a "ajuda" de Joca (Caio Junqueira), um guia turístico metido a detetive particular que fez seu curso por correspondência e é muito atrapalhado.
O grande segredo desta história está com Madame Eleonora Durrell (Jaqueline Lawrence) e sua protegida Arminda (Bianca Rinaldi). A elegante senhora chega em Ribeirão para construir um resort, que vai gerar vários investimentos na cidade e mudar sua rotina. Mas na verdade, ela está atrás do filho que abandonou há 50 anos, antes de ir para a Europa acumular fortuna. Qual dos moradores de Ribeirão será seu filho desaparecido?
Lendas também povoam o imaginário do povo de Ribeirão do Tempo. Os moradores acreditam que na praça central da cidade - a Praça do Enforcado - existe um tesouro escondido há 250 anos. O local tem esse nome porque no passado um representante da coroa portuguesa veio cobrar impostos por causa do suposto ouro e os moradores o enforcaram. A cidade se vangloria de ter matado o opressor.
Uma dos pontos mais fortes de Ribeirão do Tempo sem dúvidas foi seu elenco. Acho que a melhor seleção feita pela Record desde que reativou seu núcleo de teledramaturgia em 2004.

        Bianca Rinaldi, Heitor Martinez, Taumaturgo Ferreira, Juliana Baroni e Caio Junqueira se destacaram muito com personagens cruciais para o desenvolvimento da trama.


        Bianca , que deu vida a protagonista Arminda,  usou uma média de 4.400 figurinos durante a novela. Foram 140 looks completos  que a personagem desfilou na cidade, mostrando o perfil de luxo que a personagem pedia. Já a Karina, a vilã vivida pela Juliana Boroni, outra bem vestida da novela desfilou 114 looks.


        Heitor Martinez, na pele do vilão senador Nicolau também foi impecável na trama. Seu final trágico, enforcado na praça da cidade, foi a coroação do bom  trabalho do ator.


        O Romance entre Joca e Arminda foi o que eu mais torci durante toda a trama. Ao som de “Seu Fã” da dupla Crhstian e Cristiano, tema dos personagens,  chorei junto com ela e o Joca a cada novo embate que os separava. Tendo como principal característica suas trapalhadas, Joca conheceu Arminda depois de despencar do telhado do seu banheiro no meio do banho da sua musa, onde ele teve a imagem de Arminda completamente nua e se apaixonou imediatamente.
        Marcílio Moraes fez questão de enfatizar o crítica política em Ribeirão do Tempo, e em muitos momentos ficou impossível não associar situações da trama com a atual realidade do país. O Beberrão Querêncio (Taumaturgo Ferreira) é eleito prefeito da cidade e depois de dar vexame na frente de um assessor da Presidência da República por está completamente “mamado” de tão bêbado, ele resolve instituir a “Lei úmida” em Ribeiro do Tempo, uma alusão a Lei Seca brasileira.  Da mesma forma o fictício Presidente do Brasil na trama, morto logo no início,  era considerado um piadista e gostava de  tomar cachaça. Qualquer semelhança com o Presidente Lula, não foi mera coincidência.
        A Novela tocou em temas polêmicos como corrupção e pedofilia através do personagem Senador Nicolau (Heitor Martinez) o que acabou reclassificando Ribeirão do Tempo para maiores de 14 anos.
        A Record investiu pesado em Ribeirão do Tempo, e a divulgação da novela também foi feroz. A Emissora usou caixas de pizza para divulgar a trama  com fotos dos atores principais e com o slogan : “De um jeito ou de outro, essa novela vai te deixar de boca aberta”. 


        Para prender o telespectador, nos primeiros capítulos não foi apresentada a abertura da trama. Os créditos com o nome dos atores foram apresentados com o capítulo de fundo. Tal qual acontecera com o primeiro capítulo de Verdades Secretas, novela do Walcyr Carrasco, que estreou na semana passada na Globo. A abertura foi inserida depois.
        Sem um protagonista oficial, afinal de contas a protagonista da novela era a cidade, Marcilio Moraes mostrou uma trama bem amarrada  com humor, sátira e um cinismo peculiar falando sobre política, ecologia, esportes radicais  e mistérios interioranos.

Ficha Técnica:
Novela do Autor Marcílio Moraes
Direção Geral : Edgar Miranda
Elenco :
BIANCA RINALDI – Arminda
CAIO JUNQUEIRA - Joca
TAUMATURGO FERREIRA - Querêncio
ÂNGELO PAES LEME - Tito
LILIANA CASTRO - Filomena
HEITOR MARTINEZ - Nicolau
ANTÔNIO GRASSI - Dr. Flores
JULIANA BARONI - Karina
LETÍCIA MEDINA - Diana / Tião
ANA PAULA TABALIPA - Iara
ANDRÉ DI BIASE - Ari Jumento
CÁSSIO SCAPIN - Sereno
EDUARDO LAGO - Lincoln
UMBERTO MAGNANI - Sr. Ajuricaba
STELA DE FREITAS - Virginia
VICTOR FASANO - Dr. Teixeira / Edward Briggs
FLÁVIA MONTEIRO - Marta
GIUSEPPE ORISTÂNIO - Bruno
DANIELA GALLI - Marisa
ANGELINA MUNIZ - Léa
ÍRIS BRUZZI - Beatriz
JOSÉ DUMONT - Romeu
MÔNICA TORRES - Célia
THELMO FERNANDES - Nasinho
PATRÍCYA TRAVASSOS - Clóris
RAYMUNDO DE SOUZA - Virgilio
REJANE GOULART - Larissa
SILVIA SALGADO - Patrícia
SOLANGE COUTO - Sancha
LOUISE D'TUANI - Sonia
VITOR FACCHINETTI- André
JORGE PONTUAL - Mateus
MARIANA HEIN - Zuleide
RAFAEL CALOMENI - Newton
BRUNA DI TÚLIO - Lílian
GILSON MOURA - Bill
ALINE BORGES - Helen
CAIO VYDAL - Guilherme
ISABELA DIONÍSIO - Dália
CAROLINA BEZERRA - Carmem
KALEO MACIEL - Carlos
TIÃO D'ÁVILA - Alfredo Lorota
HENRIQUE RAMIRO - Sérgio
ARI GUIMAS - Esculápio
JOSSANA VAZ - Elza
JAQUELINE MACOEH - Fátima
PÂMELA COTO - Rosa
SHEILA MELLO - Vera
e

ADRIANA PRADO - Heleninha
CRISTINA PEREIRA - Matilde (mãe de Dália)
FELIPE CARDOSO - Jairo (investigador da Polícia Federal)
FRANÇOISE FORTON - Dirce
GRACINDO JR. - General (mentor do Professor Flores em seus atos criminosos)
GUSTAVO OTONI - Quincas (assessor do presidente)
HENRIQUE MARTINS - Senador Érico
JACQUELINE LAURENCE - Eleonora Durrell
JÚLIO BRAGA - presidente do partido de Nicolau
MARCELO ESCOREL - Zé Mário
MARINA RIGUEIRA - Adriana (prostituta que dá guarita a Joca quando ele foge da Polícia Federal)
PAULO GORGULHO - Presidente da República
PERFEITO FORTUNA - Dr. Ventania (advogado de Bill e Joca)
RODRIGO FARO como ele mesmo (amigo de Tito que visita a pousada)
RODRIGO PHAVANELLO – Silvio

Exibição : 18 de Maio de 2010 à 02 de Maio de 2011
Capítulos : 250

Adicionar legenda

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com , Wikipédia.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...