Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Novelas Inesquecíveis – Caminho das Índias (2009)


        Nesta segunda-feira (27.07) , a novela Caminho das Índias, volta no Vale a Pena Ver de Novo, e o post de hoje vai relembrar a trama seis anos depois da sua estreia em 19 de janeiro de 2009. 


        A novela da autora Glória Perez que mostrava  o contraste entre  a cultura indiana  e a brasileira virou um marco na história da teledramaturgia e é a primeira novela global a ganhar o Emmy Internacional de melhor novela.

        A Trama consagrou Juliana Paes e Rodrigo Lombardi ,  que estreavam como protagonistas vivendo  Maya e Raj. A química entre o casal foi tão grande, que Bahuan, vivido pelo Márcio Garcia, que era o par romântico de Maya e seu grande amor, acabou sendo suprimido da trama. O Público começou a torcer por um  final feliz entre Maya e Raj, e o Bahuan passou a ser o vilão do triângulo amoroso.
        A novela conta a história de Maya (Juliana Paes) que  é uma bela jovem indiana, funcionária de um telemarketing do Rajastão e pertence a uma tradicional família da casta dos comerciantes. Bahuan  (Márcio Garcia) está se formando nos Estados Unidos, trabalha em uma empresa americana, mas nunca esqueceu as humilhações que passou na infância na Índia, por ser um intocável – um dálit, parte do contingente que os textos sagrados definem como “a poeira aos pés do Deus Brahma”, aqueles considerados impuros e condenados a nem mesmo tocar com sua sombra um integrante das castas. Tal sistema já foi banido pela lei, porém não pelos costumes.


Maya já está na idade de se casar e seus pais, Manu (Osmar Prado) e Kochi (Nívea Maria), procuram, com afinco, um bom marido. Como toda indiana, ela sempre acreditou que ninguém melhor do que os dois para escolher o homem certo. Até conhecer Bahuan, que está de volta à Índia. Movida por um sentimento arrebatador, Maya está disposta a impor à família sua vontade e não compreende porque o rapaz se mostra tão reticente. Apenas quando a verdade sobre a origem do jovem vem à tona é que descobre a razão dos medos dele e vive o drama da revelação em sua casa. Entre promessas, riscos, encontros e desencontros, o casal planeja um futuro junto e é, a todo momento, surpreendido pelo destino.


Caminho das Índias , assim com a  A Favorita (2008), a trama anterior no horário, também sofreu com uma baixa audiência inicial, mas os costumes indianos, a bela história de amor entre Maya e Raj, e as tramas paralelas fizeram da novela um dos grandes sucessos da autora.
Além da história central, Caminho das Índias ficou marcada por suas tramas paralelas que a certa altura brigaram de igual para igual  com a trama principal. Sobre essas tramas paralelas vale destacar a Família Cadore. 


O Núcleo dos Cadore  ficou marcado por  brigas pelo poder das empresas  entre os irmãos  Raul (Alexandre Borges) e Ramiro (Humberto Martins).  Foi no núcleo dos Cadore  que duas tramas paralelas tomaram forma : A morte forjada de Raul, que seguia a ideia da psicopata Ivone, vivida magistralmente por Letícia Sabatella; e a esquizofrênia foi mostrada de uma forma bem clara através do personagem Tarso Cadore,  filho de Ramiro, em mais um trabalho complexo e impecável do ator Bruno Gagliasso.


Outro núcleo forte e que virou febre nacional foi o da Norminha e Abel, personagem da Dira Paes e Anderson Muller. O leitinho do Abel e as safadezas da Norminha abrilhantavam o núcleo cômico de Caminho das Índias.


Uma pena que nesta reprise que  começa na próxima segunda-feira, devido ao horário de exibição, esses núcleos com certeza serão  muito mutilados.


        As expressões usadas na novela ganharam os quatro cantos do Brasil, e quem não se viu repetindo com exaustão  firanghi estrangeira (expressão usada erroneamente, um pleonasmo, já que a palavra “firanghi” já quer dizer “estrangeira”), “arrastar o sári no mercado”, “as lamparinas do juízo”, “are baba!” (ai meu Deus!, puxa vida!), “baguan keliê” e “arebaguandi” (meu Deus!), “tchalô” (vamos!), “atchá” (expressão de satisfação) e “namastê” (saudação).



        Glória Perez foi criticada por mostrar uma Índia muito estereotipada e quase fake,  já que na Índia atual   as mulheres não se vestiam em casa como se estivessem sempre prontas para uma festa, nem as famílias dançavam por qualquer motivo , e principalmente pelo tratamento aos intocáveis, algo que a lei fez acabar na Índia atual.  Apesar de ainda ser usado em algumas regiões do país.  Claro que vale lembrar que uma trama é da  Glória Perez, e que voar é preciso, e para uma novela a licença poética é permitida.
        Paulo José fez uma participação especial na trama dando vida ao personagem real Gentileza. Gentileza que na verdade se chamava José Dantrino, era  um homem rico que resolveu abandonar todos os bens matérias e pregar  seus dizeres pela cidade do Rio de Janeiro.
        Cantores como Alcione, Nana Caymmi, Gabriel o Pensador, Erasmo Carlos e Maria Bethânia  fizeram participações na trama dando show na gafieira Estudantina, uma das locações da trama.


        A Autora homenageou Gilberto Braga na cena em que Melissa (Crhistiane Torloni)  se vinga  da vilã Ivone (Letícia Sabatella) dando uma surra no vestiário  de uma casa de massagem. A cena foi uma alusão a clássica cena de Celebridade (2003) em que Maria Clara (Malu Mader) finalmente vinga todas as maldades que sofreu de Laura (Cláudia Abreu) dando-lhe uma surra no banheiro de uma boate.  Vale lembrar que a cena de Celebridade havia sido uma releitura da surra que Lygia (Betty Faria) deu em Selma (Tamara Taxmann) em Água Viva (1980), novela também do Gilberto Braga.


        No elenco vale destacar grandes atuações de Tony Ramos, Laura Cardoso, Lima Duarte, Osmar Prado, Letícia Sabatella, Nívea Maria, Christiane Torloni, Marjorie Estiano, o saudoso Elias Gleiser entre outros.
        Se  Caminho das Índias irá segurar a audiência de O Rei do Gado, no Vale a Pena Ver de Novo, isso é uma incógnita. Porém Caminho das Índias só perde para a trama em um quesito, o tempo de exibição. Caminho das Índias tem apenas 6 anos desde a estreia e certamente ainda está muito viva na memória dos brasileiros, principalmente pelo tema inovador. Mas a novela é clássica, com um elenco impecável e é considerada um “novelão” bem ao estilo  Glória Perez.
        Agora é aguardar o que Maya, Raj e companhia nos reserva nesta segunda-feira.

Ficha Técnica
Novela da autora Glória Perez
Direção Geral : Marcos Schechtmann
Elenco:
JULIANA PAES – Maya
RODRIGO LOMBARDI – Raj
MÁRCIO GARCIA – Bahuan
TONY RAMOS – Opash Ananda
LIMA DUARTE – Shankar Sundrani
LETÍCIA SABATELLA – Yvone
ALEXANDRE BORGES – Raul Cadore / Humberto Cunha
DÉBORA BLOCH – Silvia
HUMBERTO MARTINS – Ramiro
CHRISTIANE TORLONI – Melissa
LAURA CARDOSO – Laksmi
ELIANE GIARDINI – Indhira
OSMAR PRADO – Manu Meetha
NÍVEA MARIA – Kochi
BRUNO GAGLIASSO – Tarso
MARJORIE ESTIANO – Tônia
CACO CIOCLER – Murilo
ELIAS GLEIZER – Cadore
TÂNIA KHALIL – Duda
DIRA PAES – Norminha
ANDERSON MÜLLER – Abel
STÊNIO GARCIA – Dr. Castanho
VERA FISCHER – Chiara
MAITÊ PROENÇA – Nanda
ODILON WAGNER – Mike Johnson / Eric
TOTIA MEIRELLES – Aída
ANTÔNIO CALLONI – César Gallo Goulart
ANA BEATRIZ NOGUEIRA – Ilana
CLÉO PIRES – Surya
DANTON MELO – Amithab
CAIO BLAT – Ravi
ÍSIS VALVERDE – Camila
FLÁVIO MIGLIACCIO – Karan
JOSÉ DE ABREU – Pandit
ANDRÉ ARTECHE – Indra
MARA MANZAN – Ashima
MARIA MAYA – Inês
JÚLIA ALMEIDA – Leinha
MURILO ROSA – Lucas
VICTOR FASANO – Darío
BETTY GOFMAN – Dayse
SILVIA BUARQUE – Berê
EVA TODOR – Dona Cidinha
SIDNEY SANTIAGO – Ademir
ANDRÉ GONÇALVES – Gopal
JANDIRA MARTINI – Puja
MARCIUS MELHEM – Radesh
CAROLINA OLIVEIRA – Chanti
RICARDO TOZZI – Komal
BRENDHA HADDAD – Rani
CACAU MELO – Deva
CLÁUDIA LIRA – Nayana
THAYLA AYALA – Shivani
DUDA NAGLE – Zeca
VITÓRIA FRATE – Júlia
JAVA MAYAN – Beca
ROSANE GOFMAN – Valkíria
ANA FURTADO – Gaby
ANINHA LIMA – Cissa
JULIANA ALVES – Suellen
NEUZA BORGES – Cema
MUSSUNZINHO – Maico
CISSA GUIMARÃES – Ruth
LUCI PEREIRA – Ondina
PRISCILLA MARINHO – Sheila
DARLAN CUNHA – Eliseu
THAIS GARAYP – Dona Ana
PAULA PEREIRA – Durga
MÁRCIO VITO – Ramu
JANAÍNA PRADO – Sonya
CLARISSE DERZIÊ LUZ – Harima
as crianças
KARINA FERRARI – Anusha
CADU PASCHOAL – Hari
NAUHANA COSTA – Malika
LAURA BARRETO – Lalit
DAVI PINHEIRO – Niraj Meetha Ananda (bebê de Maya)
e
PAULO JOSÉ – Gentileza

Exibição : 19 de Janeiro à 12 de Setembro de 2009
Capítulos : 203



Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com, Wikipédia.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em Laços de Família (2000) Jesuíno – Cauã Reymond em   Cordel Encantado   (2011)   Veja Também: Trilha Sonora Eterna - Cidadão Brasil