Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Juca de Oliveira


        O Blog não poderia começar o primeiro post para a seção de maneira melhor, com um convidado mais especial do que o Senhor Juca de Oliveira, um dos nossos grandes atores.
        Juca de Oliveira começou a se interessar pelo teatro  quando fez um teste vocacional em que lhe deu inclinação para as artes. Com a empolgação do resultado Juca ingressou na Escola de Artes Dramáticas de São Paulo. Na época ainda  fazia a Faculdade de Direito, mas logo abandonou o curso se dedicando totalmente a escola de artes. Nela encontrou  nomes como Aracy Balabanian e Glória Menezes que também fariam história na teledramaturgia nacional.
        No teatro passou pela TBC e o Teatro de Arena onde trabalhou com nomes como Paulo José , Flávio Imperio e Augusto Boal.
        Juca de Oliveira era militante de esquerda e passou uma época exilado na Bolívia. Em seu retorno se ligou a Tv Tupi onde fez a Tv de Vanguarda e Tv de Comédia, dirigido na época por Benjamim Cattan.
        Em novelas o ator estreou  em Gutierres, O Drama dos Humildes (1964), mas o ator só ganhou notoriedade quando estrelou a novela Nino, O Italianinho , dos autores Geraldo Vietri e Walther Negrão em 1969, um dos grandes sucessos da Rede Tupi.
        Juca é aclamado na Tv , cinema e teatro por sua interpretação visceral e entrega total a cada personagem que interpreta, seja um protagonista ou uma pequena participação especial. Atualmente  o ator vem emocionando na pele do Alberto Castellini na trama de Além do Tempo, nos brindando com cenas magistrais em parceria com Irene Ravache e Ana Beatriz Nogueira.
        E para homenagear esse grande astro e patrimônio nacional o blog vai relembrar os 10 personagens que mais marcaram a carreira do ator e seus admiradores (Assim como eu!).

Nino de Nino, o Italianinho (1969)
com a ARACY BALABANIAN 
        Nino, que o Juca Oliveira viveu na trama de Nino, o Italianinho,  do autor Geraldo Vietri, foi a grande vitrine nacional para o ator. A novela conquistou o Brasil com sua história simples e Juca ganhou ares de grande astro como o protagonista da trama. Com um trabalho de  caracterização sensível ,  ele conquistou o público e a crítica que se rendeu ao charme do pobre italiano.
       
Pedro Azulão de Fogo sobre Terra (1974)
com a REGINA DUARTE 
        Em 1974, Juca de Oliveira estrela sua segunda novela na Globo, Fogo sobre Terra, da autora Janete Clair, vivendo um personagem que deu muita dor de cabeça a autora. Pedro Azulão era o principal opositor do progresso à Divinéa, cidade fictícia que seria engolida pelas águas da represa para construção da Hidrelétrica  que traria o tão aguardado progresso. A Ditadura não engoliu o perfil revolucionário do personagem e exigiu que a autora  lhe atenuasse. Janete até sugeriu dar uma morte simbólica ao personagem, mas a ditadura também não aceitou que ele virasse um mártir. Não teve jeito, a autora teve que tornar Pedro Azulão   um cidadão mais  cordato. O personagem perdeu muito.       

João Gibão de Saramandaia (1976)

        Outro personagem emblemático vivido pelo Juca foi o João Gibão de Saramandaia , novela do autor  Dias Gomes. Como esquecer a cena do personagem voando no último capítulo da trama? O  João Gibão é um dos mais importantes personagens da história da teledramaturgia nacional e da mente brilhante do Dias Gomes, e o Juca de Oliveira novamente conseguiu segurar com unhas e dentes e com um interpretação visceral  de um personagem tão complexo.

Jordão Amaral de Espelho Mágico (1977)
com JUCA DE OLIVEIRA e YONÁ MAGALHÃES 
        Outro personagem de destaque do Juca foi o Jordão Amaral, autor da novela Coquetel de Amor, novela fictícia que se passava dentro da novela Espelho Mágico, do autor Lauro César Muniz. A novela mostrava os bastidores de uma produção de novelas e todo o glamour e dramas que os atores, autores e diretores enfrentavam para colocar uma trama no ar. Jordão Amaral era o autor da novela que se passava dentro da trama, mas sua história na verdade era lidar com o ciúme excessivo de  Dora Pelegrine (Yoná Magalhães) que  era sua segunda mulher, uma atriz em decadência e que não se conformava em viver papéis secundários, inclusive nas novela do marido.

Professor Praxedes de Fera Ferida (1993)
com JOSÉ WILKER e LIMA DUARTE 
        Em 1993, depois de uma breve passagem pela Rede Bandeirantes e pelo SBT, Juca de Oliveira voltou a Globo para viver o adorável Professor Praxedes de Menezes, da novela Fera Ferida, do autor Aguinaldo Silva, atualmente reprisada pelo Canal Viva. Um personagem que tinha tudo para ser um chato, mas a sensibilidade e perícia do Juca transformou o letrado Professor em um dos melhores personagens da trama. Vale destacar a fase em que Praxedes se encanta pela Maria dos Remédios (Luiza Tomé) quando começa lhe ensinar a ler e escrever e praticamente tem um orgasmo de felicidade a cada conquista didática da moça.

Padre Antônio de As Pupilas do Senhor Reitor (1994)
com a LUCIANA BRAGA e DÉBORAH BLOCH 
        Na caprichada produção do remake de As Pupilas do Senhor Reitor, que o SBT produziu em 1994, Juca de Oliveira deu vida ao Padre Antônio, o Senhor Reitor do Titulo. Outro grande momento do ator em mais um trabalho fora da Globo. A novela reescrita por Lauro César Muniz  nos proporcionou várias cenas antológicas e emocionantes  entre o ator e Déborah Bloch, Luciana Braga , Elias Gleiser entre outros.  

Agenor de Torre de Babel (1998)
com TONY RAMOS 
        Outro sensível trabalho feito pelo Juca de Oliveira foi o Agenor da novela Torre de Babel, do autor Silvio de Abreu. É um homem rude, trabalhador e mal-humorado, com um relacionamento muito difícil com Clementino (Tony Ramos), a quem não perdoa por ter sido manipulado pela mulher. Tinha  alguns segredos, como o de ter escondido um prêmio de loteria que ganhou no passado. Era um personagem diferente da maioria feitos pelo ator e por isso mesmo chamou minha atenção ao ver o Juca de uma forma voraz e com requintes de maldades e ódio.

Dr. Albieri de  O Clone (2001)

        O Primeiro cientista da teledramaturgia que criou o clone humano! Esse é Augusto Albieiri que o Juca viveu na trama da novela e fenômeno O Clone, da autora Glória Perez.  Um personagem além do seu tempo e que foi um dos melhores  e mais críveis na trama. Mesmo tendo uma participação técnica, afinal seria  o cientista culpado por todos os desenvolvimentos da  novela , mas o drama pessoal do personagem também foi destaque. Sua relação com a submissa esposa Edna, personagem da Nívea Maria, numa dobradinha impecável entre  esses dois “monstros” , como diria o Faustão, da teledramaturgia nacional. O trabalho do Juca foi tão  importante quanto os dos protagonistas vividos pelo Murilo Benício e Giovanna Antonelli.
       
Otto de A Cura (2010)

        Otto , foi o enigmático e controverso personagem que o Juca de Oliveira viveu na trama da minissérie A Cura, do autor João Emanuel Carneiro. Aclamado por uns e odiado por outros na cidade de Diamantina em Minas Gerais, onde se passava a história, o Doutor era considerado um curandeiro com poderes paranormais, tal qual o Dimas, personagem do Selton Mello, que também voltara à cidade para tentar entender acontecimentos do seu passado que em muito pareciam com os de Otto. A certa altura da trama, Otto encontra Dimas desmaiado no chão, depois  de levar uma surrar, e nós ficamos sabendo que o Doutor ainda esta vivo e vai encontrar em Dimas a oportunidade de limpar seu nome e revelar quem são os verdadeiros vilões da minissérie.  

Santiago Moreira de Avenida Brasil (2012)

        Em 2012, Juca de Oliveira entrou na reta final da novela Avenida Brasil, também do João Emanuel Carneiro, para dar uma chacoalhada na novela. Inicialmente parecia  um homem bem intencionado, enganou até a pobre Mãe Lucinda (Vera Holtz), mas no decorrer da história foi revelado com o pai e mentor da grande vilã Carminha (Adriana Esteves). Foi uma pequena participação no final que valeu pela novela inteira.

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : Teledramaturgia.com, memóriaglobo.com, Wikipédia.com 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

No Tema e na Trilha do Yahoo

        Este   mês aqui em Fortaleza, a Banda Yahoo reapareceu para participar   de um show com temática nostálgica, e claro que eu logo lembrei dos inesquecíveis hits que a banda imortalizou em nossas novelas entre o final da década de 80 e   início de 90.         Yahoo fundada em 1988, bem antes do portal Yahoo de internet,   tinha como principal fundador o guitarrista Robertinho do Recife , além dos músicos Zé Henrique (Baixo e Vocal) ,   Marcelo Azevedo (Teclado, Guitarra e Vocal)   e Marcelão (Bateria e Vocal) e ficou conhecida nacionalmente por fazer versões de hard rock internacional com letras em português. O Disco de estreia intitulado apenas de “ Yahoo ”, ganhou destaque nacional com a canção “ Mordida de Amor ” (Versão de “ Love Bites ” , do Def Leppard ) imortalizado na trilha nacional de Bebê a Bordo (1988). No disco,   destaque ainda para as músicas “ Pra ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 4)

          Quarto   post   em homenagem aos 60 anos de   Globo através da sua teledramaturgia.         Antes   leia   o –   Post   1                                   Post   2                                 Post   3   Mulheres de Areia (1993)           Mulheres de Areia , o Remake da Ivani Ribeiro   feito em colaboração com  Solange Castro Neves  foi um dos maiores sucesso do horário das seis da década de 90, chegando até superar a audiência da novela das sete  exibida na época ...