Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Redenção (1966)


        Vocês imaginam nos dias de hoje acompanhar uma novela ininterruptamente por mais de dois anos? Há cinquenta anos a Tv Excelsior lançou a saga da novela Redenção , que ficou exatamente 24 meses e dezessete dias no ar, somando 596 capítulos.  Marcada do início ao fim pelo sucesso, criando padrões e consagrando seu estilo.
        Até hoje Redenção ainda detém o título de maior novela em números de capítulos da teledramaturgia nacional. Vale lembrar que a novela Chiquititas, a versão de 1997 à 2001,   exibida pelo SBT teve um total de 801 capítulos, mas a trama tinha um período de férias entre uma temporada e outra.
Francisco Cuoco e Miriam Mehler 
        A novela contava a história do Dr. Fernando Silveira (Francisco Cuoco) que  chega à cidade de Redenção e desperta paixão em três mulheres. Casa-se com a doce Ângela (Míriam Mehler) , filha do sapateiro Carlo (Vicente Leporace), e paira uma dúvida na cidade em relação ao passado do médico. Seria ele mesmo um médico?
Mas Ângela morre repentinamente, e Fernando passa a conviver com as maldades da diabólica professora Marisa (Lourdes Rocha) , filha do prefeito Juvenal (Rodolfo Mayer).
A novela é de autoria do Raimundo Lopes, autor de sucesso de radionovelas  na década de 40 e 50. O Sucesso da novela credenciou Raimundo Lopes, que é conterrâneo do Monteiro Lobato, o transformando em um influente escritor nacional.

Francisco Cuoco chegou ao seu ápice como galã na pele do Dr. Fernando , interpretando a figura do protagonista dúbio, devido as várias dúvidas que surgiram sobre suas verdadeiras intenções no decorrer da trama.
Mas falando em destaque , Cuoco dividiu os holofotes com Maria Aparecida Baxter , a mexeriqueira Dona Marocas.  Como Redenção inicialmente só teria 100 capítulos, a personagem morre perto do final da trama. Com o esticamento da trama  o público exigiu a volta  da personagem, e o autor não quis arriscar. Assim a Dona Marocas sofreu um transplante de coração e a novela apresentou o primeiro transplante  da história da teledramaturgia nacional.

Redenção foi a primeira cidade cenográfica criada para uma novela. Com mais de 9000 m2 a cidade  foi construída atrás dos Estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo.  A cidade também tinha uma locomotiva e um vagão que  foram cedidos pelo Museu do Ipiranga para a estação ferroviária fictícia. O governo do estado de São Paulo autorizou uma extensão de trilhos até Redenção, onde funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana prestaram auxílio. Ciente de que sua obra se transformaria em atração turística, a prefeitura de São Bernardo do Campo arcou com os custos da obra, estimados em 100 milhões de cruzeiros, e ainda inaugurou um parque infantil no local, a Cidade da Criança. A população da cidade se mobilizava e ajudava a não atrapalhar nos dias de gravação. Nos finais de semana recebia uma enxurrada de turistas que queriam passar pela cidade de Redenção.
O Esticamento de Redenção se deu pelo fato de sua ótima audiência, e o Grupo Gessy-Lever, o dono do horário na época, tinha receio de  não conseguir tamanha audiência com outra novela. Era mais seguro continuar a trama , mesmo que com outros entrechos bem diferentes do que a sinopse original, do que arriscar uma nova.  Redenção se dividiu basicamente em duas fases : A primeira contava a história de Fernando e a dúvida que pairava sobre seu verdadeira caráter,  e na segunda a procura por seu filho e as histórias particulares de alguns dos moradores da cidade.

Redenção mostrava  uma novidade em sua narrativa, o imediatismo da realidade retratada na trama. Com a novela começa acabar o receio dos autores em escrever sobre o cotidiano e acontecimentos no Brasil, acabando com a importação e adaptação de textos estrangeiros. Com certeza essa  característica, além do carisma do Francisco Cuoco, tenham sido os principais ingredientes desse sucesso arrastado por 596 capítulos.  Um novelão no mais amplo sentido dessa palavra!

Ficha Técnica:
Novela do Autor Raimundo Lopes
Direção Geral : Reynaldo Boury
Elenco:
FRANCISCO CUOCO – Fernando Silveira
MÍRIAN MEHLER – Ângela
LOURDES ROCHA – Marisa
MÁRCIA REAL – Lola
RODOLFO MAYER – Juvenal
LÉLIA ABRAMO – Carmela
PROCÓPIO FERREIRA
ARMANDO BÓGUS – Eduardo
VICENTE LEPORACE – Carlo
EDMUNDO LOPES – Padre João
NEWTON PRADO – Mário
GEÓRGIA GOMIDE – Helena
FERNANDO BALERONI – Mateus
MARIA APARECIDA BAXTER – Dona Marocas
WILMA DE AGUIAR – Dona Zilda
TURÍBIO RUIZ
LURDINHA FÉLIX – Marta
EDSON FRANÇA
ALDO CÉSAR – Ananias
FLORA GENY – Sílvia
RITA CLEÓS – Diana
SÍLVIO FRANCISCO – Matraca
MARIA CECÍLIA – Hortência
ZÉ LUIZ PINHO – Manoel
MÁRCIO TRUNKL – Mário (jovem)
MÁRIO GUIMARÃES – Onofre
JOVELTY ARCHÂNGELO – Sérgio
VERINHA DARCI – Glória
e
FERNANDA MONTENEGRO – Lisa
Exibição : 16 de Maio de 1966 à 02 de Maio de 1968
Capítulos : 596
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com , Wikipédia.com

Comentários

  1. Foi a primeira novela que assisti,moro em são bernardo desde 1955 lembro da época em que foi feita a gravação da novela Redenção e adoraria rever novamente as cenas antes exibidas,lamento muito por não terem dado continuação as futuras gravações no Pavilhão que foi um orgulho a nossa cidade , hoje só me resta saudades do tempo que passou háaaaaaaaaaaaa !!! se pudesse voltar o tempo, sei que tínhamos estrutura para isso mas infelizmente não deram continuidade a essa história tão linda do nosso querido Pavilhão Vera Cruz que era orgulho da nossa cidade São Bernardo do Campo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

No Tema e Na Trilha da Madonna

            Madonna , cantora, dançarina, compositora, atriz, produtora musical e cinematográfica  e um misto de mito com musa do cenário musical mundial.         A Cantora é considerada o maior nome da música de todos os tempos  tal qual Michael Jackson .         Com 300 milhões de disco vendidos  Madonna  é um fenômeno  nesses seus mais de 30 anos de carreira.         Nas novelas a cantora  só teve três músicas liberadas para trilhas de novelas. Foram  poucas,  mas que   marcaram as trilhas para sempre.                  Vambora nessa viagem inesquecível com a deusa Madonna . Everybody ( Final Feliz – 1983)         “ Everydody ” foi o primeiro grande sucesso da Madonna logo em seu primeiro disco. A Globo não perdeu tempo e incluiu a música na trilha internacional da novela Final Feliz, da autora Ivani Ribeiro , e claro a trilha vendeu feito água e com certeza a inclusão da música ajudou muito nessa vendagem. Papa, Don´t Preach ( Hiperte

“Pecado Capital”, “Decadência”, “Malhação 1999”, “Terra Nostra” e “Fogo sobre Terra” entram na Globoplay em Maio

          Veja   a lista de novelas que entram na Globoplay em Maio: Dia 06.05    - Pecado Capital (1998) – Remake de um dos grandes sucessos da Janete Clair , reescrito pela Glória Perez e protagonizado por Carolina   Ferraz, Eduardo Moscovis e Francisco Cuoco . Dia 13.05   - Entra a    minissérie Decadência (1995),   do Dias Gomes , protagonizada   por AdrianaEsteves e Edson Celulari . Dia 20.05   - Malhação 1999   - A Temporada protagonizada por Priscila Fantin , Mário Frias e Samara Felippo . Dia   27.05   - Entra Terra Nostra (1999), do BeneditoRuy Barbosa , agora completa   com os seus 221 capítulos pelo Projeto Originalidade e,   pelo   projeto Fragmentos   entra Fogo sobre Terra com 6 capítulos salvos. Veja   Também: Fogo sobre Terra  Malhação (1995)  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Meus Personagens Favoritos da Juliana Paiva

A Electra Mancini de “ Família é Tudo ”         Não sabemos se ela é vilã ou mocinha ainda de Família é Tudo, a novela das sete   do Daniel Ortiz , mas o certo   é que Juliana Paiva   está a frente de   mais uma protagonista em sua carreira mostrando que    é uma dos nomes fortes da sua geração, e não a toa já merecia uma homenagem aqui há tempos.         Nascida no Rio de Janeiro, Juliana Paiva começou sua carreira nas artes,   no teatro   amador   em Fortaleza – CE , quando seu pai foi transferido de trabalho.         Seu   primeiro trabalho televisivo   já foi na Rede Globo , numa participação na novela   Viver a Vida , em   2009, do Manoel Carlos , e ainda no mesmo ano viveu a personagem Beth em Cama de Gato , da Dupla ThelmaGuedes e Duca Rachid .           Sua beleza, carisma e muito   talento logo foram   percebidos e,   a cada novo personagem ganhava   a empatia do público e boas críticas da imprensa. Em 2010, quando interpretou a Val no remake de Ti Ti Ti , da Maria

Remake de “Pecado Capital” entra para a Globoplay nesta segunda

          Remake da clássica novela da Janete Clair , Pecado Capital (1998), reescrito pela Glória   Perez, entra a partir desta segunda (06.05), para a Globoplay pelo projeto   Resgate .         Protagonizada por Francisco Cuoco , Eduardo Moscovis e Carolina Ferraz, o remake não atingiu nem de   longe o êxito da sua original, e até então nunca foi reprisada.         Relembre a trama: Motorista de táxi, José Carlos Moreno, o Carlão   (Eduardo Moscovis), noivo da bela operária Lucinha(Carolina Ferraz), se vê diante de um dilema ético ao deparar com o dinheiro de um assalto que fora esquecido em uma mala em seu carro. A princípio, ele guarda o dinheiro, mas não resiste em usá-lo quando o pai, Raimundo (Roberto Bomfim), tem seus problemas de saúde agravados. Movido pela ambição, Carlão acaba se apossando da fortuna: abre sua própria frota de táxis e ascende socialmente. A ascensão social de Carlão acompanha o fim de sua relação com Lucinha, que, contra a vontade dele, torno