Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Personagens/Atores que são a luz de “Sol Nascente”


        Sol Nascente chega a sua reta final   e parece que vai  terminar  com o estigma de um das tramas mais fracas do autor WaltherNegrão.
        Com um par romântico que não empolgou no começo e que acabou ficando rotulado pela falta de química entre seus intérpretes  (Giovanna Antonelli e Bruno Gagliasso), Sol Nascente não brilhou como o esperado. E essa falta de química respingou na história central da trama. Era difícil comprar a Alice, uma mulher cosmopolita, formada  no Japão, ser tão ingênua e depois se descobrir apaixonada pelo amigo de infância depois de anos de convívio.
        Enfim,  Sol Nascente  se segurou esses meses no ar graças suas tramas paralelas que acabaram tomando uma projeção maior que  a trama central, e são dessas tramas a maioria dos personagens que tiveram mais destaque dentro de Sol Nascente, dano a luz que  novela precisava . . .

O César do Rafael Cardoso

        Viver um vilão do Walther Negrão é sem dúvidas um grande momento na carreira de um ator. Os vilões do autor são sempre bem delineados e construídos e quase sempre terminam completamente loucos e desiquilibrados, embriagados por seus próprios traumas que  explicam, porém não justificam seus desvios. O César é um desses. Desde o início sempre gostei mais do César do que do Mário (Bruno Gagliasso), o mocinho da trama. O César é um vilão tão sedutor, que com certeza se não fosse essa característica dos vilões do Negrão sempre terminarem enlouquecidos, o personagem poderia muito bem ter uma redenção e quem sabe conquistar mesmo o coração da Alice (Giovanna Antonelli). No mínimo a química entre a Giovanna e o Rafael Cardoso sempre deu de 10 à 0,  na com o Gagliasso. Mas o César já dá indícios de loucura e o Rafael Cardoso que segurou o personagem com umas e dentes, vai terminar a novela coroado por um trabalho impecável na composição do  vilão, com até mais destaque do que quando foi astro no horário nobre, como em Império (2015), por exemplo.

A Dona Sinhá  da Laura Cardoso

        Laura Cardoso sempre foi um amuleto para as tramas do Negrão, a atriz esteve presente na maioria delas. Em Sol Nascente,  logo que entrou em cena, Dona Sinhá, a vovozinha do Mal, se transformou na personagem mais querida da trama, apesar de já sabermos que ela é a grande vilã.  Independente do talento da Laura Cardoso, que já conhecemos e que consegue transformar qualquer personagem que interpreta por menor que seja, em um grande momento na tv, a Sinhá teve uma luz especial e isso ficou nítido quando a atriz teve que se afastar da novela por problemas de saúde. Sol Nascente perdeu muito sem   a Sinhá. A personagem   conseguiu até curar Laura Cardoso para voltar  nessa reta final da novela.

A Geppina da AracyBalabanian

        Ela já tem mais de 50 anos de carreira, mas sempre me   surpreende com a total  entrega a um novo personagem. Está sendo assim que a Aracy Balabanian vem fazendo com Geppina na trama de Sol Nascente. Uma legítima Mama e Nona Italiana,  a personagem é o epicentro da família De Angeli  e tem sempre uma tirada de impacto para cada situação. Voraz e carinhosa ao mesmo tempo, sua dobradinha com Francisco Cuoco foi um dos destaques da trama, e que transformaram a personagem  ser tão marcante na trama do Negrão. Vale lembrar que Aracy já é perita em fazer italianas na tv. A atriz viveu a Gemma de Passione em 2010, e a Filomena Ferreto, descendente de Italianos,   na trama de A Próxima Vítima (1995), ambas as tramas do Silvio de Abreu.
  
O Tanaka do Luís Mello

        A escalação dele como o Japonês Kazuo Tanaka causou uma grande revolta. Ficou mais do que claro que o Luis Mello não tem  traços orientais, mas mesmo assim foi o escolhido para viver um dos protagonistas da história. Polêmica à parte e independente da aparência oriental, que cá prá nós, se olharmos com boa vontade dá até para confundi-lo como um  sem problemas, Luis Mello defendeu o personagem com dignidade e o talento que já lhe é peculiar. Calou a boca de muita gente e provou que poderia fazer  e dar credibilidade ao personagem, e assim o fez.

A Lenita da Letícia Spiller

        A Letícia Spiller está no ar ininterruptamente desde 2011  , emendou uma trama na outra desde a temporada de Malhação   (2011), passando por Salve Jorge (2012), Joia Rara (2013), Boogie Oogie (2014) e I Love Paraisópolis (2015), mas sem dúvidas a Lenita é uma das suas melhores personagens do últimos anos. Mesmo não sendo a protagonista, não consigo imaginar Sol Nascente sem ela.  A       personagem que no início da trama tinha uma pegada mais rock and roll  com direito  à tatuagens e show´s ao vivo na voz da própria Letícia, foi começando a tomar formas de uma mulher forte sim, porém com  um grande drama escondido.  Seu relacionamento com Vitório  (Marcelo Novaes) foi outro ponto da história da  personagem. É  uma espécie de reviva do Rai e Babalú de Quatro por Quatro (1994), além do primeiro encontro em cena dos atores que na vida real são ex-casados. Nesta fase final da trama, Lenita revelou ter dado uma filha em adoção quando era adolescente, e esse drama sempre esteve presente em seu coração. Esse reencontro de mãe e filha  promete nos emocionar muito e ainda proporcionar a Letícia Spiller brilhar ainda mais na pele da roqueira boa praça.

O Ralf Tatoo do Henri Castelli 

        Eu confesso que não apostei uma moeda nesse tatuador que o Henri Castelli ganhou na trama de Sol Nascente. Achei que logo nos primeiros capítulos a versão rock and roll do mal do personagem iria se esvair,  e ele ficaria ali como uma figuração de luxo. Graças a Deus me enganei! Assim como a Lenita, o personagem foi muito além do que o tatuador invocado,  e sua química com a personagem da Giovanna Lancelotti  foi crucial para ele  passar ileso ao marasmo da trama.

A Milena da Giovanna Lancelotti

        E na dobradinha com o Henri Castelli, claro que a Milena da Giovanna Lancelotti foi outra personagem maravilhosa de Sol Nascente. Inicialmente sem nenhum peso na trama, foi só formar casal como o Ralf que ambos os personagens ganharam história e vida própria dentro da trama. A personagem teve a fase rebelde, mas sem aquele entrecho cansativo que poderia ter durado até o final da novela. Os autores dosaram suas fases e a Milena foi um personagem solar e que representou com maestria a turma jovem da novela.

A Karol da Maria Joana

        Falando em personagem que inicialmente não tinha peso na trama, também não posso deixar de citar a Karol da  Maria Joana. Com ares de que seria apenas uma personagem que serviria  para atrapalhar a felicidade entre Alice e Mário, enquanto o César não podia ser revelado o grande vilão,  Karol acabou ganhando nesta reta final  grande importância na luta para provar as vilanias do desiquilibrado vilão. Depois de se rebelar contra seu cúmplice, Karol começou a gravar provas de todos os crimes do César, podendo assim comprovar  a inocência da Alice. Foi uma transformação delicada, onde os autores e a  atriz aos poucos mostravam os indícios do arrependimento da personagem.

O Vitório do Marcelo Novaes

        Juro que pensei que depois do Max de Avenida Brasil, o Marcelo Novaes estivesse fadado a personagens que sempre seriam comparados  e perderiam nesta comparação  para o vilão da trama de João Emanuel Carneiro. Foi assim com o vilão arrependido Kléber de Além do Horizonte (2013) e o Vavá de A Regra do Jogo (2015). Mas o Vitório, mesmo sendo um personagem simples, e depois de passada a novidade   do par formado com Letícia Spiller, se mostrou  importante e muito bem construído pelo ator. Sua relação com os filhos, com os pais, com Lenita e até com ex-esposa Loreta (Cláudia Ohana)  são sempre cenas  simples e é exatamente essa simplicidade que o torna ainda mais difícil de interpretar, mostrando assim o bom trabalho do seu intérprete.

A Mocinha da Nívea Maria 


        Elogiar o trabalho da Nívea Maria é chover no malhado. A Atriz com anos de trabalhos e mais de 40 novelas que já comprovaram seu talento,  entrou na trama de Sol Nascente para fazer às vezes da personagem Sinhá, vivida pela Laura Cardoso, quando esta teve que se afastar da trama por problemas de saúde. Mas o que seria uma emenda, acabou virando uma  personagem fixa e importantíssima para o desenrolar da trama. Além de ter se tornado o interesse romântico do Tanaka, que até então não tinha despertado para o amor. Já está claro que será ela quem  irá salvar o japonês das armações da irmã vilã, só nos resta saber se  será perdoada e os dois poderem ter um belo final feliz.


Menção honrosa para Giovanna Antonelli e Bruno Gagliasso:

        Parece estranho não citar entre os 10 melhores personagens de Sol Nascente exatamente seus protagonistas,  Alice e Mário. Mas como já falei  a falta de química que pairou sobre eles praticamente a trama inteira não me deixou analisa-los separadamente. Não citá-los nada tem a ver com a interpretação do personagem dada pelos atores, dois nomes consagrados da nova geração, mas pura e simplesmente a  um  perfil talvez  equivocado de dois  personagens que não mereciam se encontrar em cena.

Sol Nascente” chega ao capítulo 100 contornando a fraca trama principal com as histórias paralelas




Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...