Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - O Machão (1974)


        A quarta novela mais longa da história da teledramaturgia brasileira que ficou mais de um ano no ar  com 371 capítulos exibidos. Hoje vamos falar da trama de O Machão, um dos grandes sucessos da Rede Tupi, de autoria do Sérgio Jockman com base em um argumento de Ivani Ribeiro.
        Vale a pena explicar que  os capítulos da trama tinham apenas 20 minutos diários sem intervalo comercial, ou seja era bem menos tempo no ar do que as novelas anteriores que normalmente tinha 45 minutos e três intervalos. A trama também apresentou novidades em sua narrativa mudando o seguimento da ação a cada 9 capítulos, em que a trama se focava   em outro personagem para destaque na história.

        A Ideia original de fazer a trama baseada em A Indomável, trama que Ivani Ribeiro apresentou em 1965 na Tv Excelsior,  que tinha inspiração em A Megera Domada  de Shakespeare, se perdeu no decorrer  dos capítulos, e  a partir do  40,   Sérgio Jockyman  assumiu a trama que vinha sendo escrita por Ivani e Dárcio Ferreira (seu marido) até então,  e resolveu centrar a trama na história Julião Petrucchio e Catarina Batista, o casal vivido por Antônio Fagundes e Maria Izabel de Lizandra, que vinham do sucesso de Mulheres de Areia, em personagens semelhantes, o Alaor e a  Malu. Com a mudança do rumo da trama e dosagem de comédia inserida por Jockman, O Machão se transformou em um fenômeno de audiência e conquistou um público cativo que adorava acompanhar as brigas e reconciliações do casal. Aproveitando essa pegada  cômica instaurada na trama, o autor ainda usou de realismo fantástico. Um exemplo foi Yara Lins que explodiu em O Machão antes mesmo que a Wilza Carla em Saramandaia (1976).

        Maria Izabel de Lizandra e Antônio Fagundes se transformaram em astros de primeira grandeza graças ao sucesso da trama.  Logo que terminou O Machão, Fagundes foi contratado pela Globo e estreou na emissora  vivendo o Lua Viana de Saramandaia (1976).  
        João José Pompeo, que viveu o Cornélio e Liana Duval, a Lulu Abrantes, também   fizeram seus personagens ter grande empatia junto ao público.

        Além de Antônio Fagundes e Clarice Abujamra, que eram casados na vida real, vários outros   casais de atores na vida real também   integraram o elenco de O Machão:  Etty Fraser e Chico Martins, Ruthinéa de Moraes e João José Pompeo e Riva Nimitz e Henrique César.

        Inacreditavelmente,  os capítulos de O Machão começavam e se encerravam com Antônio Fagundes imitando o urro de um leão no logotipo da trama, o que já fazia o telespectador entrar no ritmo cômico da trama. No decorrer da novela, os urros do encerramento foram substituídos por algum personagem da trama contando uma passagem cômica.
        Antônio Fagundes e João José de Pompeo receberam o prêmio de melhor ator de 1974 pela APCA (Juntamente com Cláudio Correa e Castro por Os Inocentes) e Paulo Hesse, que viveu Dr. Voncourt em O Machão, ficou com o prêmio de Revelação do ano.

        Em 2000, a Globo produziu O Cravo e a Rosa, escrita pelo autor Walcyr Carrasco, que tinha como ponto de partida a novela O Machão, com Eduardo Moscovis e Adriana Esteves no papel de Petruccio e Catariana. Tal qual O Machão, a trama Global foi sucesso imediato e considerada uma das melhores escritas pelo autor.
        Paulo Hesse foi o único ator que participou das duas tramas, vivendo o Dr. Valcourt em O Machão e o Delegado Sansão Farias em O Cravo e a Rosa.
Resultado de imagem para FOTOS DA NOVELA O MACHÃO

        A trama simples de O Machão contava a história do  rude e determinado Julião Petruchio (Antônio Fagundes), na iminência de perder suas terras numa dívida, recebeu uma missão aparentemente impossível: domar a megera Catarina (Maria Izabel de Lizandra), uma moça temperamental que tem aversão por homens e casamento. Feminista convicta na rígida moral da década de 20 a moça faz de tudo para espantar todos os seus pretendentes, que são vários, pois é filha de Batista (Rogério Marcico), um rico fazendeiro do  café que pagará uma fortuna a quem desposar sua filha. Por isso a ardilosa Dinorá (Irene Ravache), sabendo da situação de Petruchio, sobrinho de seu submisso marido Cornélio (João José Pompeo), lhe propõe conquistar Catarina em troca do pagamento de suas dívidas. É essa também a maneira que Dinorá encontrou para casar seu irmão mais novo, Heitor (Jacques Lagoa), com a caçula dos Batista, Bianca (Lisa Vieira). A jovem moça está apaixonada, mas o pai só permite o namoro entre ela e Heitor depois que Catarina se casar. Mas não será fácil para o machão Petruchio dobrar a indomável Catarina, mesmo depois que se descobrem apaixonados um pelo outro.
        O Machão foi uma comédia de costumes que mesmo com mais de  350 capítulos não cansou o público em nenhum momento, consagrou seus intérpretes e entrou para o hall dos grandes momentos da teledramaturgia nacional.

Ficha Técnica:
Novela do autor Sérgio Jockman
Com argumento de Ivani Ribeiro
E escrito por Dárcio Ferreira
Direção Geral: Luis Gallon e Edison Braga
Elenco:
ANTÔNIO FAGUNDES – Julião Petruchio
MARIA ISABEL DE LIZANDRA – Catarina Batista
ROGÉRIO MÁRCICO – Batista
CLARISSE ABUJAMRA – Santuza
IRENE RAVACHE – Dinorá
JOÃO JOSÉ POMPEO – Cornélio Valente
LIZA VIEIRA – Bianca
ELIAS GLEIZER – Comendador Stromboli
LIANA DUVAL – Lulu Abrantes
ETTY FRASER – Mimosa
ABRAHÃO FARC – Calixto
FLÁVIO GALVÃO – Edmundo
JACQUES LAGOA – Heitor
JOHN HERBERT – Mário Maluco
EDGARD FRANCO – Celso
CAZARRÉ – Basílio Cizânio
MARCOS PLONKA – Fritz Von Schnapps
CLEYDE RUTH – Candinha
WALDEREZ DE BARROS – Serafina
RIVA NIMITZ – Rosa
YARA LINS – Josefa
RUTHINÉIA DE MORAES – Leonor
TEREZINHA SODRÉ – Jandira
CLENIRA MICHEL – Zozó (Zoraida)
HENRIQUE CÉSAR – Rachid
CHICO MARTINS – Armando
ROBERTO BOLANT – Inácio
PAULO HESSE – Dr. Valcourt
FELIPE LEVY – Dr. Osvaldo
JACK MILITELLO – Delegado
INDIANARA GOMES – Lúcia
ODAIR TOLEDO – Buscapé
MEIRE DE CARVALHO – empregada
RICARDO PETRÁGLIA
VERA PAXIE
ÍRIS BRUZZI 
SEBASTIÃO CAMPOS
EUGÊNIA DI DOMÊNICO
KLEBER AFONSO
NICOLE PUZZI
MICHELE MOREN
DIRCE MILITELLO
TYHANA PERCKLE
KARIN RODRIGUES
GILBERT
e
SUZY CAMACHO – neta de Catarina e Petruchio no último capítulo
MARCO ANTÔNIO APUD – neto de Catarina e Petruchio no último capítulo
Exibição: 05 de Fevereiro de 1974 à 15 de Abril de 1975
Capítulos: 371

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...