Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas – Balanço 2017 - As tramas que estão no ar ...


        Agora o resumão/balanço  das  tramas que vão virar o ano de 2017 para 2018  . . . 
Carinha de Anjo (SBT – 21 de Novembro de 2016 . . . )

        Carinha de Anjo, adaptação da Leonor Corrêa, da original mexicana Carita de Angel,  com supervisão da Íris Abravanel, tal qual as outras tramas do gênero do SBT,  já fez um ano no ar agora em 2016 e ainda promete muitas emoções para 2018.
        A novela surpreendeu até mesmo o SBT e vem brigando, muitas vezes com vitória, pela vice-liderança desde a sua estreia, seduzindo o público com a fofura e graciosidade da sua protagonista Dulce Maria,  vivida pela Lorena Queiroz.
        A trama  vem seguindo uma linha tênue  e consegue agradar três públicos ao mesmo tempo: O Infantil, o adolescente e os adultos (os pais).
        Para o público infantil tem toda a essência da trama com a  impecável Lorena Queiroz e seu  mundo  mesclado com  a dura realidade da órfão que vive em uma família desestruturada  e o  lúdico nos encontros com a mãe, vivida pela atriz  consagrada atriz mexicana Lucero.
        De olho no público que acompanhou Cúmplices de Um Resgate, que foi  uma trama mais adolescente, Inteligentemente,  Leonor Corrêa incluiu um núcleo nesta faixa, com a Maysa e o Jean Paulo Campos, ambos de Carrossel (2012)  como cabeças.  O mundo digital, problemas típicos da idade, talento para cantar, são alguns dos temas  tratados no núcleo.
        Para o público adulto, aqueles pais que gostam de acompanhar o que os filhos veem na tv, também tem sua fatia na trama com o núcleo formado pela vilã e principal algoz da Dulce Maria, Nicole (Dani Gondim), a noiva do pai da Carinha de Anjo, e sua mãe Haydée (Clarice Niscler). Com vilanias e doses de humor   esse núcleo também é interessante. Além da casal romântico adulto  Gustavo Lários e a Irmã Cecília, vivido pelos atores Carlo Porto e Bia Arantes.


Malhação – Viva a Diferença (Globo – 08 de Maio de 2017...)

        Com tramas  mais realistas e protagonistas fora do estereótipo,  a atual temporada de Malhação é uma das melhores já apresentadas na novela em mais de 20 anos  no ar.
        Cao Hamburguer disse que revolucionaria a Malhação , e não exagerou nem um pouco. Estreando como autor da novela teen na temporada “Viva a Diferença” , o autor  tirou o “cor de rosa” dos assuntos e  abordou   como em uma trama das nove  temas polêmicos e pertinentes para o público jovem.
        Outro ponto forte da temporada são as protagonistas, que além de fugirem  do estereótipo das princesinhas protagonistas de Malhação,  veem chamando atenção pelo talento em cena.
        Keyla (Gabriela Medvedovski), Lica (Manoela Aliperti), Ellen (Heslaine Vieira), Tina (Ana Hikari) e Benê (Daphne Bozaski), são praticamente estreantes na tv, mas o desempenho  na novela é uma grata surpresa e mostra o futuro promissor do quinteto.
        O intuito da Malhação sempre  foi, além de entreter, abordar temas ligados ao mundo dos jovens, mas nunca esses  temas foram abordados assim de forma tão realista e adulta, o que pelos índices de audiência da trama  surtiram  um   grande efeito.

Pega Pega (Globo – 06 de Junho de 2017. . .)

        Pega-Pega, a trama de estreia da Cláudia Souto, está em sua reta final e vai terminar nas primeiras semanas de 2018, e até então continua sem ter conseguido a empatia do público com seus protagonistas, o casal formando por Camila Queiroz e Mateus Solano, que separados,  até tiveram bons momentos na trama,  mas a química entre eles nunca nasceu e isso prejudicou muito o amor entre Eric e Luiza,  aos olhos do telespectador.
        Na contrapartida disso,  a trama se sustenta com  dois outros casais, esses sim,  esbanjando química  e parceria em cena. Claro que estou falando da Maria Pia e Malagueta, vividos pela Mariana Santos e Marcelo Serrado; e Sandra Helena e Aguinaldo, da Nanda Costa e o João Baldassarini.
        A novela não chega ser uma grande novidade, apresenta uma trama simples e algumas vezes quase infantil, principalmente se comparada outras mais elaboradas apresentadas no horário como a antecessora Rock Story, que bombava na internet e tinha uma trinca de protagonistas que  faziam a novela render. Ou seja, a trama não tem atrativos por si só, mas seus personagens tão bem delineados e  interpretados  que fazem cada capítulo valer a pena, mesmo sem grandes momentos de uma novela cheia de sobressaltos e ganchos.
       
Belaventura (RecordTv – 25 de Julho de 2017 ... )

        Belaventura, a trama do autor Gustavo Reiz, na RecordTv, ainda é uma incógnita para mim. Com ingredientes de uma trama de sucesso a novela não decolou e não conseguiu cativar um público.
        Comparada ao “Game Of Thrones” , uma novidade não apresentada na teledramaturgia desde Que Rei Sou Eu (1989), trama do Cassiano Gabus Mendes, apresentada na Globo no final da década de 80, a trama tem uma  ótima história, não à toa que a Globo vai investir na mesma narrativa para a sua próxima trama das sete, Deus Salve o Rei, que vai apresentar essa temática medieval, o que deixa ainda mais inexplicável a fraca trama de Belaventura. Recheada de romances, intrigas, lutas e doses de humor, a história tem   uma receita genial mais que depois de manipulada  e levada ao ar  não surtiu o efeito esperado.
         Belaventura prova que cada vez mais o inesperado se torna fator importante para o sucesso de um produção da teledraturgia. Quando escreveu Escrava Mãe,  seu trabalho anterior,  Gustavo Reiz viu a trama ser protelada sua estreia devido ao receio que a RecordTv tinha  em perder o público conseguido com o sucesso de Os Dez Mandamentos. Assim quase um ano depois da suposta primeira data de estreia  e totalmente gravada,  a novela  foi ao ar e se transformou em um dos grandes sucessos do ano de 2016 dentro da RecordTv fora da temática bíblica.
       

Tempo de Amar (Globo – 26 de Setembro de 2017 ... )

        Alcides Nogueira apostou alto em Tempo de Amar, com argumento de  Rubem Fonseca e a dobradinha Regina Duarte e Tony Ramos como protagonistas no horário da seis, o autor estreou sua nova trama com a difícil missão de manter a audiência, público e sucesso de Novo Mundo
        A aposta deu certo. Tempo de Amar é a novela com melhor texto e história no ar e mesmo ainda, não tendo chegado ao nível de audiência de Novo Mundo, caminha a passos largos para isso.
        Os vilões antagonistas são sem dúvidas os grandes trunfos de Tempo de Amar : Delfina, da  Letícia Sabatella; Fernão do Jayme Matarazzo  e a Lucinda da Andreia Horta.
        Marisa Orth e Regina Duarte também enriquecem muito a trama vivendo personagens bem diferentes dos perfis aos  que estavam acostumadas a viver na tv.
        Um grupo de discussão sobre as primeiras semanas da trama  apontou que o público sentia falta de humor em Tempo de Amar, eu particularmente acho que isso é indiferente. O Autor até vem ensaiando um núcleo assim com os jovens da trama, mas acho que não vai interferir em nada no  bom andamento da trama  até então.

O Outro Lado do Paraíso (Globo – 23 de Outubro de 2017 ...)

        O Outro Lado do Paraíso, a atual trama do horário nobre global, do autor Walcyr Carrasco, teve um início preocupante em que o público se desinteressou da história  e a novela perdia audiência a cada novo capítulo. Porém o grande retorno da Clara, a protagonista vivida pela Bianca Bin e sua sede de vingança deu o fôlego que a novela precisava para manter  a linha de sucesso do horário  deixada por A Força do Querer.
        Mesmo com o texto “ditado” e bem explicadinho do Walcyr, muitas vezes até explicado demais,   a história da vingança seduziu o público que já conta  as horas para ver cada algoz  pagando por seu pecados.
         Com os  ajustes e a eliminação de algumas cenas  para apressar essa segunda-fase, depois que um grupo de discussões ouvido pela Globo alegou que a trama se mostrava muito violenta, sem romance ou humor, parece que o público resolveu dar uma  segunda chance a O Outro Lado do Paraíso, apostando nas tramas e entrechos prometidos pra essa nova fase tendo como carro chefe a grande vingança da Clara,   que já está dando indício que vai se comparar a vingança da Rita contra a Carminha, as personagens da Débora Falabella e Adriana Esteves em Avenida Brasil(2012).
        O Walcyr Carrasco sabe como poucos prender o telespectador em suas histórias, e com um elenco ímpar que  tem nas mãos em O Outro Lado do Paraíso, e mantendo o nível que vem seguindo,  a trama tem de tudo para  fechar como um novo fenômeno do horário.
   
Apocalipse (RecordTv – 21 de Novembro de 2017 ... )

        Apocalipse, a nova trama bíblica da RecordTv, foi a última a estrear esse ano, e logo foi taxada de uma novela ousada. Primeiramente pelo fato de apesar de continuar contando uma passagem bíblica,  e a autora Vivian de Oliveira ter escolhido  os dias atuais para falar sobre o fim dos tempos.
        Mas a ousadia da trama passou longe da sua história e entrechos. Logo nos primeiro capítulos a novela  trama  baseada nos livros  bíblicos  Apocalipse e   outros  do Velho e Novo Testamento,  mostra a  volta do anticristo à terra e todos os acontecimentos que antecedem a isso.  Até ai tudo bem, mas a ousadia a qual me refero  é que a RecordTv vem mostrando de forma explícita dentro da trama que a Igreja Católica é a principal preparadora  da recepção dessa volta.
        A Igreja  Sagrada  Luz, fictícia igreja da novela  com sede em Roma, tem como seu principal sacerdote o personagem do Flávio Galvão, o Stefano Nicolazi, ardiloso e manipulador, tem todo o interesse em manter relações estreitas com a família Montana. Aproximou-se de Débora (Manuela do Monte) pois sabe que  ela gera aquele que foi escolhido e destinado para ser o maior líder da terra – o anticristo.
        Claro que a RecordTv  sempre puxou a sardinha para a Igreja Universal, o que é totalmente respeitável, porém nunca foi tão  incisiva e explícita em criticar os dogmas católicos em suas tramas bíblicas. A Imprensa divulgou inclusive que alguns textos apresentados na novela, principalmente as frases de locução gravadas pelo ator Sérgio Marone, que dará vida ao Ricardo Montana, o anticristo na idade adulta, não fazem parte do texto da Vívian de Oliveira, e foram inseridas diretamente pela alta cúpula da Igreja Universal e diretores da emissora.
        Com essa invasão da alta cúpula  da emissora à trama de Apocalipse, a novela se transformou  em uma espécie de nova Metamorphoses, trama exibida pela emissora em 2004 que tinha a pretensão de inovar a história da teledramaturgia  e é tida como um dos maiores fracassos do gênero já produzidos no Brasil.
        Se não for feito algo rapidamente para que a Vivian de Oliveira tome de volta às rédeas de Apocalipse a trama talvez não tenha salvação.

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

           Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...