Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - Fera Ferida Volume 1 (1993)

 


        No último dia 15 de novembro a novela Fera Ferida, do Aguinaldo Silva , completou 27 anos. A trama é centrada   no universo fantástico que o autor na década de  80 e 90 gostava muito de explorar.

        Com a ajuda de Ana Maria Moretzsonh e Ricardo Linhares, que dividiram a autoria , Aguinaldo nos trouxe os apaixonantes personagens da trama baseados na obra do escritor   Lima Barreto,  e apresentou um leva de tramas e entrechos curiosos e bem interessantes para Fera Ferida.

        Eu tenho um carinho mais que especial por Fera Ferida, inclusive prefiro ela à Tieta (1989) ou A Indomada (1997), sempre citadas como as melhores do autor.

        Como esquecer personagens “inesquecíveis”  do tipo de Ilka Tibiriça (Cássia Kiss), Linda Inês (Giulia Gamm), Major Bentes (Lima Duarte), Clara dos Anjos (Érica Rosa), Professor Praxedes (Juca de Oliveira) , Raimundo Flamel (Edson Celulari) transformando ossos em ouro  e os vários  outros   habitantes de Tubiacanga que acabaram invadindo o horário nobre global em 1993.

        Para comemorar esses 27 anos, o e10blog vai dissecar a trilha sonora da trama, iniciando pelo Volume 1 , que  traz na capa a bela Giulia Gam, na pele da  Linda Inês protagonista da trama.



        O Disco é um compilado de gravações com grandes nomes da MPB como Zé Ramalho, Edu Lodo, MariaBethânia, João Bosco, Rita Lee, Flário Venturini entre outros.

 

 

Rio de Janeiro (Isto é o Meu Brasil)

Intérprete: João Bosco

Compositor: Ary Barroso



        A Cidade fictícia de Tubiacanga, que recebeu com muito carinho os personagens de Fera Ferida,  ganhou esse clássico do  Ary Barroso na voz do João Bosco como tema.

 

“Flor de Ir Embora”

Intérprete e compositor: Fátima Guedes



        Flor de Ir Embora” é uma pérola  em forma de canção na voz da Fátima Guedes. Só por ela já vale o disco. A Música foi tema da personagem Clara dos Anjos, vivida pela Érika Rosa. A Personagem  era uma espécie de herdeira da irmandade que a mãe Engrácia (Maria Ceiça) precedia, e mesmo enclausurada em um espécie de convento até chegar a idade de assumir seu posto. Em uma de suas vindas em férias para Tubiacanga acaba encantando-se por  Cassi Jones (Marcos Winter), o mau caráter filho de Altiva (Eva Wilma), e termina perdendo a tão guardada virgindade com ele. Com isso quebra as tradições familiares e da sua comunidade. Uma pena que a personagem não tenha funcionado muito e o entrecho só ficou até a parte inicial da trama.  Perdeu total a força. Inclusive nunca mais ouvi falar da Érika Rosa!

 

“Mon Amour”

Intérprete: Rita Lee

Compositores: Rita Lee e Nelson Motta



        Rubra Rosa , a personagem da Susana Vieira, incendiava as noites de amor com Demóstenes (José Wilker) ao som de “Mon Amour” na voz inconfundível da Rita Lee.

 

“Noites com Sol”

Intérprete: Flávio Venturini

Compositores: Flávio Venturini e Ronaldo Bastos



        Zigfrida e Áureo Ponte, os personagens da Déborah Evelyn e do Cláudio Fontana, foram um dos casais por quem o  público mais torcia em Fera Ferida.  Eu confesso que peguei ranço do Áureo depois que ele flagra a Zigfrida com Maxell Antenor (Giusseppe Oristânio), tudo por causa de plano armado pela mãe  do rapaz que não queria o romance, mas o tema do casal marcou a trilha sem  dúvidas.

 

“Al Di Lá”

Intérprete e Compositor: Emílio Pericoli



        Cássia Kiss interpretou um de seus melhores tipos na tv e transformou a Senhorita Ilka Tibiriça em uma das mais queridas de Fera Ferida. A Personagem era cômica sob medida, sensível e muito ansiosa. Os trejeitos, o visual à la anos 60 e sua fixação no filme O Candelabro Italiano, deram um toque especial. O tema da personagem inclusive foi “Al Di Lá” do Emílio Pericoli, tema original do filme de 1962.

 

“Corrupião”

Intérprete e Compositor: Edu Lobo



        Edu Lobo enriqueceu a trilha com “Corrupião”,  tema que casou com perfeição com o pérfido Major Bentes, o personagem defendido com maestria e imortalizado pelo LimaDuarte. Mais um tipo do realismo fantástico para hall de grandes personagens do ator.

 

“Fera Ferida”

Intérprete: Maria Bethânia

Compositor: Roberto Carlos



        Fera Ferida” foi o grande chamariz da trilha. Que interpretação da Maria Bethânia.  Foram  meses escutando a música na abertura e a gente não enjoou um só dia. O Clássico composto pelo  Roberto Carlos, além ter batizado a novela, ser tema de abertura,   foi tema do protagonista Raimundo Flamel, vivido pelo Edson Celulari.

 

“Sangue Latino”

Intérprete: Renata Arruda

Compositores: João Ricardo e Paulinho Mendonça



        A Beleza e força da Linda Inês,  a protagonista vivida pela Giulia Gam   foi representada por essa versão magistral da Renata Arruda de “Sangue Latino”. Uma outra faixa que valeu muito a pena ouvir na trama e no disco.

 

“Da Cor do Pecado”

Intérprete: Fagner

Compositor: Bororó



        Fagner ,  numa regravação espetacular de “Da Cor do Pecado” , embalou o personagem Cassi Jones, vivido pelo Marcos Winter na trama.

 

“Rosa”

Intérprete: Marisa Monte

Compositores :  Pixinguinha e Otávio de Sousa



        Rosa”, o clássico do Pixinguinha, gravado pela Marisa Monte para a trilha de Fera Ferida , foi o tema da Dona Maria Dosa Remédios e o Professor Praxedes, os personagens da Luiza Tomé e Juca de Oliveira.  A certa altura da Trama, Maria dos Remédios começa a estudar com o professor e acaba se apaixonando pelo letrado.

 

Sensual (Palácio Fácil)”

Intérprete: Zé Ramalho

Compositores: Aldir Blanc e Tavinho



         Demóstenes Maçaranduba,  o personagem do José Wilker,   o nada honesto prefeito de Tubiacanga , ganhou essa faixa interpretada  pelo Zé Ramalho como tema.

 

“Corpo e Luz”

Intérprete: Itamara Koorax

Compositores:  Wagner , André Sperling e Paulo César Pinheiro



        Itamara Koorax entrou na trilha com “Corpo e Luz”,  e não tem como ouvir os primeiros trechos da canção  - “Mulher que tem vida sofrida  . . .” e não lembrar da Dona  Margarida Weber, a personagem imortalizada de forma magistral pela Arlete Salles.

 

“Pálida”

Intérprete: Vânia Bastos

Compositores: Aldir Blanc e Tavito



        Claudia Ohana viveu em Fera Ferida a Camila.  A personagem sofria de um mal, dormia por meses e levitava  de tanto dormir.  Essa faixa  foi o tema da enigmática personagem.

 

“Um Dia, Um Música”

Intérprete: Léo Gandelman

Compositores: Nico Resende e Leo Gandelman



        O Disco fecha com a instrumental “Um Dia, Uma Música”, do Leo Gandelman, que foi mais um dos temas de locação da cidade de Tubiacanga.

 

Veja Também:

Aberturas Inesquecíveis - Fera Ferida (1993)


Novelas Inesquecíveis - Fera Ferida (1993)


Trilha Sonora Eterna - Tieta Volume 1 (1989)


Trilha Sonora Eterna - Bambolê Volume  2 (1986)


Trilha Sonora Eterna - Despedida de Solteiro Internacional (1992)


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Vídeos: You Tube

Fotos: Montangens e10blog

Pesquisa: www.memoriaglobo.com.br www.wikipédia.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...