Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Marco Nanini



        Na semana passada o Brasil teve que se despedir do Seu Lineu, personagem que o Marco Nanini interpretou por quatorze anos no seriado A Grande Família.

        O elogiadíssimo seriado encerrou as atividades depois de quatorze anos, e ter marcado para sempre a vida dos brasileiros e o currículo dos artistas que interpretaram os inesquecíveis, Nenê (Marieta Severo),   Turco (Lúcio Mauro Filho), Bebel (Guta Strasser), Gustinho (Pedro Cardoso) e tantos outros que passaram pelo seriado em todas as temporadas.

        Marco Nanini que já vinha de uma carreira  conceituada e premiada na Tv, teatro e Cinema, e que além de ator, é humorista, diretor de teatro, dramaturgo e produtor musical, viu o  Lineu dar um novo “up” em sua carreira e com certeza vai ser difícil esquecê-lo.

        O post de hoje  vai homenagear o seriado  e esse grande ator que nos acostumamos a ter todas as quintas-feiras em nossas casas.


Julinho de O Cafona (1971)
O cafona


        Marco Nanini estreou na Tv  em alguns programas da  Cultura, mas foi em 1971 que ele ganhou seu primeiro papel em novelas.   Na Trama de O Cafona, do autor Bráulio Pedroso, Marco Nanini deu vida ao personagem Julinho, uma espécie de caricatura do diretor Júlio Bressane, do filme  Matou a Família e foi ao Cinema, de 1967. Nanini, junto com Osmar Prado e Carlos Vereza que viviam personagens inspirados em Cacá Diegues e Rogério Sgancerla, foram responsáveis por  grandes cenas cômicas na trama.



Mosca e a Florisbela Freire de Um Sonho a Mais (1985)
Um sonho a mais

Nanini com Antonio Pedro e Ney Latorraca 

        Em 1985, Marco Nanini ao lado do seu parceiro de anos, Ney Latorraca, estrelou a novela Um Sonho a Mais, do autor Daniel Más. A Novela foi a primeira a apresentar personagens masculinos travestidos de mulher, e Nanini foi espetacular na pele de Florisbela Freire, personagem que o Mosca fingia ser. Foi depois dessa parceria na trama que a dupla Nanini e Latorraca estrelou a peça O Mistério de Irmã Vap. A Peça é a  que ficou mais tempo em cartaz  na história do teatro brasileiro.


Teodoro de Dona Flor e Seus Dois Maridos (1998)
Dona Flor e seus dois maridos

com Giulia Gam e Edson Celulari 

        Em 1998, Dias Gomes  adaptou para a Tv  o romance Dona Flor e Seus Dois Maridos, do autor Jorge Amado. Coube ao Marco Nanini o personagem Teodoro, um dos maridos de Dona Flor (Giulia Gam). Tal qual no filme, o Teodoro era apenas um mero coadjuvante para a história de amor de Flor e Vadinho (Edson Celulari), porém a magnitude do Marco Nanini é tamanha que ele conseguiu dar uma importância maior ao personagem na minissérie.


Odorico Paraguaçu de O Bem Amado (2011)



        Em 2011 coube a Marco Nanini reviver o Odorico Paraguaçu, personagem imortalizado por Paulo Gracindo na novela O Bem Amado de 1973, e no seriado de mesmo nome que ficou no ar entre 1980 a 1984. A Minissérie que a Globo apresentou em 2011,  na verdade era o filme sob roteiro de Guel Arraes e Claúdio Paiva. Nanini que já havia feito o personagem no teatro aceitou o desafio e imprimiu seu jeito ao personagem. Nós telespectadores  fomos presenteados com um novo Odorico.



Lineu de A Grande Família (2001 – 2014)



        Viver um personagem por 14 anos sem deixa-lo cair na mesmice e se renovar sempre é para poucos. Nanini recebeu esse presente em 2001 quando aceitou fazer o Lineu na nova versão de A Grande Família que encerrou sua produção na semana passada. Lineu era veterinário, marido dedicado da Dona Nenê (Marieta Severo) e o pai dessa grande família, que rendeu histórias inimagináveis. O Personagem levantou várias bandeiras, pegando carona na temática do programa que sempre usava um assunto em “voga” na sociedade  em tom de crítica ou merchandising social  para alertar  os telespectadores. O Personagem é imortal e vai ser difícil aparecer outro Lineu em seu currículo.  Foi quatorze anos dando o seu melhor para o seriado e foi mais do que merecido o término da minissérie ainda no auge do seu sucesso.


       
Montenegro de Brega e Chique (1987)
Brega e chique

Adicionar legenda

        Claro que desde A Grande Família é impossível não citar o Lineu como o melhor personagem do Marco Nanini, porém eu não posso esquecer o Montenegro de Brega e Chique , novela do autor Cassiano Gabus Mendes. Mais uma vez, Nanini transformava um personagem em fenômeno ao lado de uma grande parceira. Na trama, a sortuda da vez  foi Marília Pera, que deu vida a Rafaela Alvaray, a eterna paixão de Montenegro. A Dupla tomou  a novela de assalto com cenas impecáveis e impagáveis, as melhores  da novela. O sucesso foi tão grande que Glória Menezes acabou sendo apagada dentro da trama.   A novela foi ao ar em 1987, e antes do Lineu, o Montenegro sem dúvidas  foi o melhor momento do Nanini na Tv.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Minissérie “A E I O Urca” entra nesta segunda na Globoplay

        Curiosa minissérie sem muitas histórias para contar. Na retratação dos shows que fizeram a glória do Cassino da Urca estavam o charme e o encantamento do projeto. Escrita por   Doc Comparato  e  Antônio Calmon  a minissérie tem  Déborah Bloch , Carlos Alberto Ricelli  e  o saudoso   Raul Cortez  como  protagonistas.         A E I   O   Urca entra nesta segunda na plataforma da Globoplay pelo Projeto Resgate de Minisséries .           Relembre a trama   :         O Rio de Janeiro dos anos 1940 é uma cidade fervilhante de excitação. Enquanto no resto do mundo a Segunda Guerra Mundial se desenrola, o Cassino da Urca é uma ilha de animação e elegância. É nesse cenário que Tide, um  croupier  do Cassino, se apaixona pela bailarina Silvia,...

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...