Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - O Salvador da Pátria Nacional (1989)



        Com uma boa proposta inicial, em 1989 Lauro César Muniz nos apresentou a trama de OSalvador da Pátria, um clássico do horário nobre global,  e que tinha   uma trama inteligente e bem amarrada.

        O Ano de 1989 seria um dos mais importantes  para a história política do Brasil, elegeríamos o nosso primeiro presidente em voto direito pós-ditadura. De olho nisso Lauro idealizou a espinha dorsal da novela,  que tinha ainda inspiração no Caso Especial do autor O Crime de Zé Bigorna, escrito por ele e que virou filme em 1977. O título em si já era uma espécie de grito nacional  que representava a esperança de 100% do povo.

        Porém todo esse entrecho político fez com que Brasília interferisse na novela, e mesma sem a ditadura oficial, o autor foi obrigado a atenuar a história do Sassá Mutema,  o protagonista vivido pelo Lima Duarte, apontado por muitos como a figura do então candidato à presidência da República,  Luís Inácio Lula da Silva,  O Lula.  A novela foi acusada de fazer apologia à candidatura do petista  à presidência.

        Enfim, O Salvador da Pátria mesmo mutilada é considerada um dos novelões da Globo e marcou a memória de muita gente com personagens inesquecíveis  como o protagonista Sassa Mutema, vivido magistralmente pelo Lima e Juca Pirama do Luiz Gustavo. O “Meninos eu Ví!” , bordão do radialista que denunciava os desmandos políticos da sua região ganhou os quatro cantos do país.



        Falar sobre a trilha nacional de O Salvador da Pátria  é mais do que um prazer. Hoje tenho o LP da trilha em minha coleção, com aquela cara sempre sínica do JoséWilker em close na pele do João Mattos, porém lembro-me que na época da exibição da trama escutei várias vezes as músicas através de um LP emprestado de uma empregada da casa de uma amiga, que comprava todos as trilhas de novelas, e eu que ainda não trabalhava só pensava uma coisa: Vou arrumar um emprego para poder comprar todas as trilhas que quiser!  Muito engraçado!



        Revendo, ou reouvindo o disco  para o post, ainda fiquei encantado de como foi bem compilada essa trilha. Vale muito a pena revisitá-la.



        Duas faixas de O Salvador da Pátria Nacional até hoje são consideradas clássicos dos temas de novelas e tocam quase que diariamente nas rádios: “Lua e Flor” do Oswaldo Montenegro, foi o tema do mais improvável casal da teledramaturgia nacional – Sassa Mutema e a professora Clotilde, vividos pelo Lima Duarte e Maitê Proença. O Lima inclusive  já declarou  em várias  entrevistas que realmente se apaixonou pela Maitê na trama. Eu confesso que não gostava do casal, não via química, mas a música é irretocável. A Outra faixa que marcou a trilha  foi “Bem que se Quis (E PO’ CHE FA’) ” da Marisa Monte, tema da exuberante Bárbara, vivida pela não menos exuberante Lúcia Veríssimo.  A Inclusão das músicas na trilha popularizou os cantores que se tornaram nomes ainda mais fortes na MPB. O Disco da Marisa que tinha  “Bem que se Quis” vendeu como água e  está na posição 62 da lista dos  100 Melhores Discos da Música Brasileira  da  Revista Rolling Stones.



        GilbertoGil compôs “Amarra o Teu Arado à uma Estrela”  especialmente para a abertura da novela,  que mostrava Lima Duarte de Sassa Mutema percorrendo os painéis que representavam cada fase do personagem na trama. A abertura está no hall de uma das melhores da década de 80.



        “Deus te proteja pela falta de respeito . . .” Essa música fixou na minha mente logo quando ouvi os primeiros acordes na trama. Hoje vejo o quanto a letra era sensual como era a teledramaturgia dos anos 80,  e Wando como poucos, sabia seduzir uma mulher no cantar. “Deus te Proteja de Mim” inicialmente era tema da personagem Marlene , vivida pela  Tássia Camargo, porém depois da morte da personagem a música virou tema da esfuziante Marina Sintra,  personagem da Betty Faria antes de assumir Tieta (1989) no mesmo ano.



        Simoneentrou para a trilha com uma versão incrível de “O Tempo não Para” do Cazuza, que embalava o personagem Severo, um dos melhores vividos pelo Francisco Cuoco na tv. 




        Depois do estrondoso sucesso de “O Amor e o Poder” em Mandala (1987), Rosana, agora Rosanah Fuengo, voltou às trilhas de novelas com  a balada “Direto no Olhar” tema da personagem Camila , interpretada pela Mayara Magri. A música foi um dos carros-chefes da trilha.



        Para representar o núcleo regional de O Salvador da Pátria  foram compiladas duas músicas que apesar de não terem virado popular nas rádios  davam um ar bucólico tanto a trama como a trilha : “Ciranda do Sassá” do Cláudio Nucci tema do protagonista Sassá e “Tá na Terra” do João Caetano tema geral dos boias-frias.



        “Delicious”,  do mesmo disco de estreia do Grupo Yahoo,  que ficou popularizado depois de inserção da música “Mordida de Amor” na trilha  de Bebê a Bordo (1988), entrou  como tema da hilária Alice, personagem vivida pela Suzy Rêgo. A Música era a segunda do grupo a figurar em novelas e marcava um estilo hard rock que nos mostrava outra faceta do estilo da banda. No mesmo estilo hard rock,  “Pra Dizer Adeus” do Wander Taffo, ex-participante da Banda Rádio Taxi, falecido em 2008,  foi o tema do personagem Sérgio, vivido pelo MaurícioMattar.  




        MaitêProença foi estrela absoluta em O Salvador da Pátria. Ela vinha do sucesso da Camila de Sassaricando (1987), depois de ter se tornado símbolo sexual com a Dona Beija (1986) na Rede Manchete. A Personagem mostrava a atriz em um outro patamar , com status de estrela do horário nobre, e  precisava de um tema à altura. Assim a clássica “Jade” do João Bosco foi a  escolhida. Na verdade a música não identifica nem um pouco a personagem, “Lua e Flor” foi tão forte como tema da Clotilde com o Sassá que acabou ofuscando o tema principal da professorinha.



        LucinhaLins uma das estrelas da novela, ela deu vida a sofredora Ângela, que na trama disputava o marido Joao Mattos (José Wilker) com o narcotráfico e a Marina Sintra,  cantou seu próprio tema na trama. A música “Febre Tropical” é o único tema de novela cantado pela atriz/cantora.



        O Samba da trilha ficou por conta de ninguém menos que Beth Carvalho que,  com “Além da Razão” embalou  Mauro Brancato, o médico da trama e eterno apaixonado por Marina Sintra, vivido pelo ator Cécil Thiré.  




        A trilha trazia ainda “Horizontes” de A Cor do Som,   o inesquecível tema instrumental do protagonista Joao Mattos, vivido pelo saudoso José Wilker; “Doce Prazer” do Walter Montezuma, tema do Paulo , personagem do também saudoso Marcos Paulo e “De Corpo Inteiro” da Jane Duboc, tema da personagem Gilda, mais uma das inesquecíveis personagens interpretadas pela Susana Vieira, na época em que ainda  não interpretava  ela mesma nas novelas que participava.




Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Vídeos: You Tube 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...