Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Jonas Bloch



        Prestes a completar 50 anos de carreira, Jonas Bloch finalizou mais um trabalho na tv nesta segunda-feira (25.09), na trama de Novo Mundo, dos autores Alessandro Marson e Thereza Falcão, onde viveu o estrangeiro Wolfgang.

        Ator, dublador, diretor e autor, Jonas Bloch graduou-se em Belas Artes em 1972, na modalidade desenho e artes visuais, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) , além de vários cursos de teatro, tendo sido professor de interpretação em diversas universidades.

        Com forte atuação no cinema, tv e teatro, sempre foi coadjuvante de grande importância na teledramaturgia, com destaques para os personagens vilões. Tem um dom de interpretar que poucos possuem  interpretando com maestria  tanto personagens densos e complexos  como os mais simples.

        Descendente   de uma família judaica da Ucrânia, Jonas Bloch é pai da também atriz Deborah Bloch, e mesmo com o término de Novo Mundo, vamos poder continuar acompanhando seu trabalho na Tv com  a  reprise de Bicho do Mato, na RecordTv onde ele vive o vilão Ramalho.

        E para matar ainda mais essa saudade, o post de hoje vai homenageá-lo relembrando seus personagens mais marcantes na Tv.


Rafael Baldaracci de Pai Herói (1979)


        Jonas estreou na Tv na RecordTv na trama de Algemas de Ouro em 1969, e depois de alguns trabalhos  como as novelas Ovelha Negra (1975) e Papai Coração (1976) na Rede Tupi, estreou na Globo na trama de Sem Lenço, Sem Documento (1978), do Mário Prata, mas foi na trama de Pai Herói (1979),  da Janete Clair que o ator viveu seu primeiro personagem de maior destaque junto ao público. O Rafael Baldaracci era o irmão mais novo de Bruno Baldaracci, o protagonista vivido pelo saudoso Paulo Autran. Na trama,  seu personagem e o dono da loja de departamentos do Grupo Baldaracci e gerente-geral dos hotéis.


Jaime de Sétimo Sentido (1982)


        Em 1982, Jonas Bloch  voltou a  interpretar um personagem da Janete Clair, desta vez na trama de Sétimo Sentido. Jaime, seu personagem, era o instrutor de mergulhos de Rudi (Carlos Alberti Ricelli), e como se dedicava por inteiro ao trabalho, acabava deixando desejar em casa, sempre afastado da esposa Diana (Sônia Clara) e o filho .

Russo de Corpo Santo (1987)


        O Russo de Corpo Santo, trama dos autores José Louzeiro e Claudio Macdowell, exibida pela extinta Tv Manchete foi o primeiro grande vilão na carreira do Jonas Bloch, um tipo que ele se especializou em interpretar. O Russo roubou a cena entre os protagonistas da novela que foi um dos grandes destaques da emissora.


Jacques de Top Model (1989)


        Em Top Model, do AntônioCalmon, Jonas Bloch viveu o drama de um pai que tinha que fazer os últimos dias do filho,  condenado a morte,  melhores.  Artur,  o filho,  vivido pelo ator Jonas Torres, era diagnosticado com um tumor maligno, e junto com a esposa Lia (Denise Del Vecchio), segurou toda a barra pesada até sua operação.


Alemão de Mulheres de Areia (1993)


        Na trama do remake de Mulheres de Areia, da autora Ivani Ribeiro, o ator deu vida ao  Alemão, dono do bar que era o point da novela. Durante muito tempo guardou uma paixão mal resolvida que sentia pro Clarita, a personagem da  SusanaVieira, até poder vive-la completamente quando esta se separa do marido mau caráter Virgílio (Raul Cortez) , o vilão da trama.


Ismael de A Viagem (1994)


        O Ismael de A Viagem, foi um dos vilões e mau caracteres que abrilhantaram o currículo do ator. O Personagem no passado abandonou   Estela e Bia, as personagens da Lucinha Lins e Fernanda Rodrigues, esposa e filha dele, e no decorrer da trama resolve voltar para atormentar Estela , tentando reconquistar a filha  que ver  na figura do pai um ponto de liberdade dos cuidados da mãe. 

Sacha de Quem é Você (1996)


        Em Quem é Você, outra trama da Ivani Ribeiro que Jonas Bloch participou, deu vida ao imigrante russo Sacha, e como místico e estudioso de Astrologia não via com bons olhos o relacionamento da filha Irina (Rita Guedes) com Maurício (Thiago Picchi). Criou Irina e Yuri, seu outro filho, com a ajuda da irmã Tânia (Sandra Barsotti),  e esconde um grande amargura dos que o cercam devido a tristeza de ter sido abandonado por sua mulher, Valentina, personagem da Silvia Bandeira.


Francisco I – Imperador da Áustria de O Quintos Infernos (2002)


        Em 2002, Jonas Bloch participou de outra produção que tinha como foco a história da vinda da família real portuguesa ao  Brasil. Em O Quinto dos Infernos, a minissérie do Carlos Lombardi, ele deu vida ao austríaco Francisco I – Imperador da Áustria e pai de Leopoldina.


Ramalho de Bicho do Mato (2006)


        Em 2006, outro vilão marcou a galeria de personagens do Jonas Bloch. E que vilão foi o Ramalho de Bicho do Mato? Aquele tipo de personagem que o ator ganha todas as possibilidades para bilhar em cena. O Grande vilão da trama da Cristianne Fridmann e Bosco Brasil , o personagem foi o grande destaque da reta final da novela quando assassinado, e a trama se prendeu a revelação de quem seria seu assassino. As cenas poderão ser revistas logo, logo na reprise da trama nas tardes da RecordTv.


Ramiro Pessoa de Vitória (2014)


        Na trama de Vitória, da autora Cristianne Fridmann, o ator viveu o delegado Ramiro Pessoa, um corrupto prestes a se aposentar e que encontra na filha,  Sabrina (Rafaela Mandelli), sua delegada adjunta,   o contrate da profissão.  Sempre baseado no “jeitinho brasileiro” , Ramiro bate de frente com Sabrina que tenta enxugar a delegacia dessas trapaças e se decepciona ao começar perceber que seu pai é um dos principais pilares dessa sujeira.

José Renato de Sete Vidas (2015)


        Em 2015, de  volta à Globo, Jonas Bloch integra o elenco da novela Sete Vidas, da Lícia Manzo, e pela primeira vez em quase 50 anos de carreira dividiu a cena com a filha,  também atriz,  DéborahBloch, que  vivia a protagonista da novela. Jonas entrou na novela para viver o advogado da separação de Luís (Thiago Rodrigues). 




Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Angela Ro Ro

        Ela é simplesmente Angela Ro Ro – A trigésima voz   brasileira mais importante da música popular , segundo a revista Rolling Stone .   Cantora, compositora e pianista, ela é nossa homenageada do blog deste mês.         O Apelido Ro Ro vem da risada grave e rouca da cantora, sua   marca registrada, o que também diferencia seu timbre de voz – um sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal “a” muitas vezes escavalada na consoante “r”, de maneira rasgada e aberta.           Digamos que a Angela seja   inimiga de acentos. Embora muitas vezes ela seja citada em entrevistas e reportagens como “ Ângela Rô Rô ” com acentos no “Ângela” e nos “Rô Rô´s”, a nomenclatura contradiz com o modo que Angela escreveu seu nome em arte publicitária e álbuns por toda sua carreira, sem os acentos.         Composito...

“Abram suas asas, Soltem suas Feras” Dancin´Days entra na Globoplay esta segunda

        E o grande dia chegou . . . um dos grandes títulos esperados para ser resgatada pela Globoplay chega nesta segunda (13.02) á plataforma.          Impossível cantar esse refrão do clássico tema cantado pelas  Frenéticas e não ser levado imediatamente ao mundo da trama de  Dancin´Days ,  do autor  Gilberto Braga  que marcou a teledramaturgia nacional.          Dancin´Days  foi uma espécie de  Avenida Brasil   nos anos 70. O  mágicO mundo das discotecas era o pano de fundo para a rivalidade entre as irmãs Julia Mattos e Yolanda Pratini, vividas magistralmente por  Sônia Braga e Joanna Fomm .           O sucesso da trama elevou  Gilberto Braga  ao casting de grandes autores da emissora logo em seu primeiro trabalho em horário nobre e transformou  Sônia Braga...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

No Tema e Na Trilha do Zezé di Camargo e Luciano

          Eles estão completando   30 anos de carreira e um turbilhão de canções que   encantaram e fizeram muita gente se apaixonar. Zezé di Camargo e Luciano são os astros do post de hoje relembrando seus clássicos que embalaram nossas novelas.         O Primeiro disco foi lançado em 1991, quando o hit “ É O Amor ” invadiu as rádios de todo o Brasil, graças ao Pai da dupla, como vimos no filme “ Dois Filhos de Francisco ”. Depois disso foi um disco por ano sempre aumentando as vendagens e transformando Zezé di Camargo e Luciano em uma das duplas sertanejas mais importantes da história da MPB.         O single “ É o Amor ” , composição do Zezé,   é considerada uma das melhores composições de sertanejo da história do gênero, e embora a dupla nunca tenha cantado essa música para uma novela, em 1999, ninguém menos que Maria Bethânia a regravou, e a gravação...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....