Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Aberturas Inesquecíveis – Felicidade x Perigosas Peruas x Pedra sobre Pedra – 1991/1992


        O  início do ano de 1992  foi mais um período feliz para a nossa teledramaturgia. Fomos presenteados  durante quatro meses , quando ficaram simultaneamente no ar entre Fevereiro e maio de 1992, três baitas sucessos da nossa teledramaturgia: Felicidade (1991), Perigosas Peruas (1992) e Pedra sobre Pedra (1992).

Felicidade (07 de Outubro de 1991 à 30 de Maio de 1992)
Abertura: “Felicidade” – Roupa Nova



        Felicidade, do Manoel Carlos estreou em outubro de 1991, mas boa parte da trama foi apresentada entre janeiro de maio de 1992. Baseada em tramas e personagens do Aníbal Machado, o autor traçou um interessante painel do cotidiano e marcava sua volta à Globo depois de sete anos.
        A novela foi um dos grandes sucessos do início dos anos 90, com personagens magistralmente interpretados de forma tão crível que se imortalizaram em nossa memória, como a Helena da Maitê Proença, o casal Ataxerxes e Ametista (os pais de Helena) vividos pelos saudosos Umberto Magnani e Ariclê Perez e o Chico Treva, do Ednei Giovenazzi.
        Mas quem roubou a novela foi Tatiane Goulart, que viveu a menina Bia, que   com talento e meiguice conquistou o grande público. Destaque também para Eduardo Caldas, que viveu o Alvinho. A química dos dois em cena foi crucial para o sucesso da trama.
        Curiosamente, o último capítulo de Felicidade foi apresentado no sábado, é que na sexta-feira foi reprisado o penúltimo capítulo, que mostrou a cena em que Bia finalmente conhecia quem era seu pai. O Encontro da menina com Álvaro (Tony Ramos) na pracinha  de frente ao seu prédio onde morava  foi um dos momentos mais emocionantes e esperados da novela.

Perigosas Peruas (10 de Fevereiro à 29 de Agosto de 1992)
Abertura: “Perigosas Peruas” – Frenéticas



        Perigosas Peruas consolidava o estilo do Carlos Lombardi com uma trama ágil, divertida, sensual e cheia de cinismos em seu texto, e assim a história que contava a competição entre duas amigas de infância foi o grande sucesso daquele ano no horário.
        Com Vera Fischer e Silvia Pfeiffer encabeçando o grande elenco da trama, Perigosas Peruas era uma espécie de novela feminista, que tinha a intenção de mostrar as dificuldades  das mulheres de serem donas de casa e bem sucedidas ao mesmo tempo, tanto que a Leda e a Cidinha, as protagonistas representavam exatamente esses dois pilares.
        No elenco destaques para: Natália Laje, com a Tuca, filha do Belo (Mário Gomes); Tato Gabus, o atrapalhado Paulinho Pamonha; Nair Bello, como a italianíssima Gema;  e o inesquecível casal vivido por Rômulo Arantes e Bianca Byngton, o Téio e a Téia, e claro o trio central numa química perfeita Vera Fischer, Silvia Pfeiffer e Mário Gomes.

Pedra sobre Pedra (06 de Janeiro de 1992 à 31 de Julho de 1992)
Abertura: “Pedras que Cantam” – Fagner



        Pedra sobre Pedra foi a novela  do Aguinaldo Silva seguinte ao sucesso de Tieta(1989), e consagrou de vez o autor com um dos melhores do horário nobre global.
        A rivalidade entre duas famílias no sertão baiano movia a trama, que era repleta de elementos de realismo fantástico tendo Lima Duarte, RenataSorrah, Adriana Esteves e Maurício Mattar como protagonistas.
        A Maioria dos personagens da trama se transformaram em sucesso imediato,   como o Jorge Tadeu, personagem do Fábio Jr, e sua flor; Heloisa Mafalda de novo vivendo uma radical beata, a Gioconda; Luiza Tomé como a cigana Vida; Osmar Prado na pele do Sérgio Cabeleira; Armando Bógus , com o vilão Cândido Alegria; Carla Marins e a vilazinha Eliane;  Arlete Salles e a inesquecível delegada Francisquinha entre outros.
        Andréa Beltrão foi alçada ao posto de símbolo sexual graças a Úrsula, que na trama  dava shows de sensualidade com seus camisolões transparentes e os banhos completamente nua nas cachoeiras de Esplendor.
        Um momento marcante na novela foi a encenação do Auto de Nossa Senhora da Luz (padroeira da cidadezinha de Resplendor, onde acontecia a trama), com participação de todo o elenco, em um capítulo especial – que foi ainda transformado em especial de fim de ano e exibido em dezembro de 1992, seis meses após o término da novela. A gravação do auto foi um dos momentos mais complicados: 700 pessoas envolvidas.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Vídeo: You Tube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

Karine Teles e Isabel Teixeira marcam a semana em “Pantanal”

          A Despedida de Madeleine e a libertação de Maria Bruaca foram o destaque desta semana de Pantanal   e   comprovou   o talento de suas intérpretes que estão roubando a cena no remake.         Karine Teles com a sua Madeleine se despediu de Pantanal em uma cena emocionante e chocante no capítulo deste sábado (21.05). Assim como na sinopse original a personagem morre em um acidente de avião ao tentar voltar para o Pantanal com o intuito de reconquistar a vida   nos braços de José Leôncio (Marcos Palmeira) , abandonada   20 anos atrás.   Madeleine foi uma das personagens mais bem construídas nesse remake. Tanto pela Bruna Linzmeyer   como pela Karine Teles , que manteve toda a aura da personagem da primeira fase. Voluntariosa, mimada , afrontosa e mesmo já adulta, sempre com atitudes infantis. Eu que já citei alguma vezes que critiquei a escalação da Karine para a Madeleine na maturidade, tive que dar mais uma vez meu braço a torcer.   A atriz que tem um boa bagagem nos c

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr