Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – A Viagem Internacional (1994)



        A Viagem ,  é o   remake escrito por Ivani e Solange Castro Neves, tendo como base a original  apresentada na Rede  Tupi em 1975, e tal qual acontecera com Mulheres de Areia  (1993), outro remake da autora , a novela que abordava a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90.
Christiane Torloni , que viveu  a protagonista Dinah,  fez um dos seus melhores personagens para a Tv, com um trabalho incrível de caracterização e construção de uma mulher inicialmente tão prática e  cética.  Não posso deixar de citar os outros dois protagonistas, Antônio Fagundes (O Dr. Otávio Jordão) e Guilherme Fontes ( O Vilão Alexandre), impecáveis também.
Fugindo das imagens estereotipadas de representação do céu, a produção escolheu um campo de golfe em Nogueira, distrito de Petrópolis (RJ). Já o Vale dos Suicidas, para onde Alexandre (Guilherme Fontes) vai depois de morto, era uma pedreira desativada em Niterói (RJ).
        O post de hoje vai dissecar a trilha internacional da  trama que foi um sucessão de vendas com mais de 600 mil cópias – com Andrea Beltrão, no auge  da sua beleza,  enfeitando a capa e contra capa e uma reunião de nomes como JúlioIglesias, Elton John, Paul Young, Toni Braxton, The Pretenders entre outros. O CD foi relançado em 2006 quando A Viagem foi reprisada pela segunda vez no Vale a Pena Ver de Novo.
        Antes do faixa a faixa da trilha internacional, vamos relembrar o post sobre  A Viagem Nacional  publicada em julho de 2017.

“I´m Your Puppet”
Intérpretes: Elton John e Paul Young
Compositores: Dan Penn e Spooner Oldham

        Em 1993,  Elton John  lançava seu vigésimo quarto de estúdio,   o “Duets”, que como dizia o  título , eram duetos do cantor com vários outros nomes importantes do cenário musical mundial. Uma das faixas  do álbum, “I´m Your Puppet”, o dueto com Paul Young abriu o CD internacional da trilha. A Música embalou o romance de Téo e Lisa, os personagens vividos pelo MaurícioMattar e a Andrea Beltrão.  

“Linger”
Intérpretes: The Cranberries
Compositores: Dolores O´Riordan e Noel Hogan

        Linger” foi um  dos muitos sucessos do cd. A música composta pelos músicos irlandenses Dolores O´Riordan e Noel Hogan da banda de rock The Cranberries, com um arranjo acústico característico, transformou-se no primeiro grande sucesso da banda. Aqui no Brasil,   foi a quarta  mais tocada nas rádios naquele ano. Na trama de A Viagem foi o tema dos personagens Raul e Andreza, interpretados  pelos atores  Miguel Falabella e Thais de Campos,  que viviam um casamento perfeito até,  a alma de Alexandre (Guilherme Fontes), irmão de Raul começa atormentar sua sogra, vivida pela Laura Cardoso, e esta passa a atormentar a vida de Raul, prejudicando diretamente sua relação com a filha.

“I´ll Stand By You”
Intérpretes: Pretenders
Compositores: Billy Steinberg, Chrissie Hynde e Tom Kelly

        LucinhaLins viveu um dos seus melhores personagens na tv em A Viagem. A Estela, irmã da protagonista Dinah (Christiane Torloni), passou por muitos percalços na trama – problemas com a filha rebelde, com o ex-marido, além da sua relação sensível com Alberto, do saudoso Cláudio Cavalcanti. Sua relação fraternal com a Dinah, uma sentia tudo que a outra também sentia, foi um dos pontos fortes da novela. “I´ll Stand By You”, último grande sucesso da banda The Pretenders, lançada em 1994 e que virou febre em todas as rádios, foi o tema internacional da personagem.

“Twist and Shout”
Intérpretes: Chaka Demus & Plirs With Jack Radics & Taxi Gang
Compositores: Bert Russell e Phil Medley

        A Dupla jamaicana de reggae formada por Plirs With e Jeejay  entrou na trilha com “Twit and Shout”, que instantaneamente tomou as pistas de dança aqui no Brasil e em A Viagem foi o tema do personagem Jonny, vivido pelo DantonMello.

“My Love”
Intérprete: Little Texas
Compositores: Brady Seals, Porter Howell e Tommy Barnes

        O Saudoso Irving São Paulo, viveu na trama o personagem Zeca, que se envolve com Sofia, a personagem da Roberta Índio do Brasil. O Casal ganhou como tema “My Love”, uma das boas baladas da trilha da banda Little Texas.

“Another Sad Love Song”
Intérprete: Toni Braxton
Compositores: Babyface e Daryl Simmons

        Another Sad Love Song” foi o single da Toni Braxton que lhe rendeu o primeiro hit  no top 10 dos Us Billboard Hot 100.

“The Way i Feel”
Intérpretes: Twenty-Seven Heavens
Compositores: Jim Gately , Jon Albrink e Peter Valentine

        The Way i Feel” embalou o personagem Igor, vivido na trama pelo Jaime Periard. A Música da banda Twenty-Seven Heavens é uma composição de Jim Gately, Jon Albrink e Perter Valentine.

“Crazy”
Intérprete: Júlio Iglesias
Compositor: Willie Nelson

        Crazy”, clássico do Willie Nelson, imortalizado na voz do Júlio Iglesias,  abria o lado B do disco como o tema romântico do Otávio Jordão,  o personagem vivido pelo Antônio Fagundes. “Crazy” era o título do álbum do cantor lançado naquele ano de 1994, e claro foi mais um grande sucesso do intérprete.

Why Worry”
Intérpretes: Art Garfunkel
Compositores: Mark Knopfler

        O Misterioso personagem Mascarado vivido pelo ator  Breno Moroni chamou muita atenção na trama de A Viagem -   o público ficou curioso em saber qual  o seu segredo e,  quando começou  despertar o interesse de Carmem,  a personagem da Suzy Rêgo, o entrecho ficou ainda mais interessante. O Casal ganhou como tema “Why Worry”, uma das mais bonitas do disco, em minha opinião. E Lembro-me como agora como escutei essa música, não sei mesmo como não furei o disco na época. A música é uma regravação do  Art Garfunkel, cantor e ator norte-americano conhecido por ter formado entre 1958 e 1970 com seu amigo íntimo de infância Paul Simon, que se conheceram quando estudavam na escola – a dupla Simon & Garfunkel. Juntos fizeram êxitos como  The Boxer” e “Bridge over Troubled Water”.

“I Miss You”
Intérprete: Haddaway
Compositores: Clyde Lieberman, Dee Dee Halligan e Junior Toledo

        A personalista Dinah, a protagonista vivida pela Christiane Torloni, sem dúvidas foi um dos grandes momentos da Torloni na tv,  junto com a Jô Penteado de A Gata Comeu (1985) e a Fernanda de Selva de Pedra (1986).  A atriz nos proporcionou cenas inesquecíveis em A Viagem – seus ciúmes do Théo (Maurício Mattar), as brigas com o Otávio Jordão quando eles se conheceram, sua chegada ao céu depois da morte da personagem . . . enfim a grande Torloni em estado de graças.    Como tema internacional a Dinah ganhou “I Miss You da Haddaway,  mais uma balada inesquecível da trilha.

“Can We Talk”
Intérprete: Tevin Campbell
Compositores: Babyface e Daryl Simmons

        Can We Talk” foi outra faixa do disco.  A música do cantor Tevin Campbell  foi um dos  grandes sucessos do profissional.

“Paradise”
Intérprete: Korell
Compositor: Eissa Hanna, James Sushilla e Korell

        A Bia, foi a grande virada de atriz mirim para atriz propriamente dita da  Fernanda Rodrigues, e a fase rebelde da personagem foi a comprovação do  seu talento. Para acompanhar sua rebeldias a trilha internacional lhe reservou “Paradise”,  na interpretação de Korell. O intérprete foi dos grandes cantores do verdadeiro funk, o Funk Melody, que fazia muito sucesso em toda a América Latina nos anos 90, principalmente nos Estados Unidos e no Brasil.

“Desperate Lovers”
Intérpretes: Marta Sanchez & Paulo Ricardo
Compositores: Austin Roberts e Steve Singer

        Ao deixar o Grupo Oié Oié em 1991, Marta Sánchez decidiu iniciar sua carreira solo, lançando seu álbum de estreia “Woman” em 1993, onde  Desesperate” foi o primeiro single. Duas versões da música foram lançadas para edição em inglês do álbum. O primeiro intitulou da mesma maneira que a versão em espanhol, e o segundo veio como “Desesperate Lovers”,  num duo da cantora com Paulo Ricardo, a versão que veio na trilha de A Viagem.

“I Need You”
Intérpretes : B.V.S.M.P
Compositor: Frederick Eugene Byrd, Percy Nathan Rodgers e Stevie Hill

        “I Need You” foi o maior sucesso do grupo de hip hop B.V.S.M.P, formado pelos americanos Frederick Eugene Byrd, Percy Nathan Rodgers e Calvin Williams.


Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

“Abram suas asas, Soltem suas Feras” Dancin´Days entra na Globoplay esta segunda

        E o grande dia chegou . . . um dos grandes títulos esperados para ser resgatada pela Globoplay chega nesta segunda (13.02) á plataforma.          Impossível cantar esse refrão do clássico tema cantado pelas  Frenéticas e não ser levado imediatamente ao mundo da trama de  Dancin´Days ,  do autor  Gilberto Braga  que marcou a teledramaturgia nacional.          Dancin´Days  foi uma espécie de  Avenida Brasil   nos anos 70. O  mágicO mundo das discotecas era o pano de fundo para a rivalidade entre as irmãs Julia Mattos e Yolanda Pratini, vividas magistralmente por  Sônia Braga e Joanna Fomm .           O sucesso da trama elevou  Gilberto Braga  ao casting de grandes autores da emissora logo em seu primeiro trabalho em horário nobre e transformou  Sônia Braga...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

Novelas Inesquecíveis – Dona Xepa (1977)

37 anos da última adaptação de Gilberto Braga para a Tv         A Novela Dona Xepa esta fazendo hoje 37 anos de sua estreia. A Primeira versão adaptada da peça de Pedro Bloch estreou dia 24 de maio de 1977  no horário das  seis da Globo .         A trama foi adaptada por Gilberto Braga que já vinha de outras adaptações de sucessos  no horário, como Helena (1975), Senhora (1975) e o fenômeno Escrava Isaura (1976). O sucesso de Dona Xepa abriu as portas do horário nobre para o autor, que no ano seguinte assinou  uma das principais novelas  da história da  teledramaturgia nacional, a inesquecível Dancin´Days (1977) , que atualmente é reprisada pelo Canal Viva . Adicionar legenda         A novela narra o cotidiano da feirante Dona Xepa ( Yara Cortes ), que criou sozinha  os filhos Rosália ( Nívea Maria ) e Edson ( Reinaldo G...

“As Três Marias” entra nesta segunda para a Globoplay

          As  Três Marias   (1980 ) , novela do autor  Wilson Rocha , não chegou a ter  o brilho esperado, e logo no primeiro mês da novela  o autor foi substituído por  WaltherNegrão  que deu um ar de suspense policial à trama.  A história   entra nesta segunda (08.09) na   plataforma da Globoplay   pelo  Projeto Fragmentos  e traz  três musas da década de 80  que  começavam a assinar seu nome na história da teledramaturgia,  Glória Pires ,  Maitê Proença  e Nadia Lippi ,  num  enredo  baseado na obra de  Rachel de Queiroz .        Relembre a trama   : A amizade das jovens Maria Augusta, Maria José e Maria da Glória vem desde os tempos de colégio, de quando eram conhecidas como as Três Marias. Guta é uma moça determinada e segura de si, c...