Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Vila Madalena (1999)

20 Anos  da trama do Walther Negrão feita sob encomenda para homenagear  e cativar a audiência paulistana

        Em 1999, a Globo encomendou ao Walther Negrão uma trama que cativasse uma camada de público paulistano, e para  isso  o autor retratou um bairro muito famoso e típico de São Paulo, que inclusive batizou a novela – Vila Madalena.
        A trama não chegou a ser nenhum bum na audiência, mas foi muito bem recebida e o Brasil inteiro, não só São Paulo, gostou de ver tipos tipicamente paulistanos na telinha.
        A parceria Walther Negrão e Jorge Fernando (direção), que deu tão certo em Era Uma Vez (1998), se repetiu em Vila Madalena, que mesmo pautada em agilidade numa trama urbana, não teve  nem a essência do autor e muito menos o estilo do diretor. A parceria desta vez não rendeu.
        Nascido no interior de São Paulo, Walther Negrão morava há 5 anos no bairro  e tinha na pele toda a temática do lugar.

        A trama de Vila Madalena contava a história do casal  Solano (Edson Celulari)  e Eugênia (Maitê Proença), que  comemoram boas notícias. Depois de seis meses sem trabalho, ele consegue um bico como caminhoneiro, levando uma carga para outra cidade. Ele tem também a promessa de um emprego melhor, enquanto a mulher anuncia que está grávida. Ao mesmo tempo, outro casal, Roberto (Marcos Winter) e Pilar (Cristiana Oliveira), se encontram na porta da igreja para acertar os últimos detalhes do casamento, marcado para a próxima semana. Quando tudo parece alegria, a surpresa.

A polícia descobre que a carga que Solano transporta é contrabando e ele é preso, condenado a 17 anos de cadeia. Roberto também é preso: ao defender Pilar, briga com dois playboys que a estão importunando, causando, sem querer, a morte de um deles, acidentalmente atropelado. Na penitenciária, Solano e Roberto se conhecem e se tornam amigos. Sete anos depois, quando Solano sai com a pena reduzida por bom comportamento, Roberto lhe entrega uma carta endereçada a Pilar.

Solano conhece e se encanta com Pilar, e ela corresponde. Ao procurar Eugênia e seu filho, que não via há sete anos, Solano descobre que ela está casada com o antigo patrão, Arthur (Herson Capri), que criou o seu filho e tem uma filha com ela. Eugênia continua a amar Solano, mas como tirar os filhos do pai que eles adoram e de uma vida confortável para arriscar um futuro incerto com um ex-presidiário? E como Pilar revelará a Roberto que apaixonou-se por Solano quando o conheceu?

           A cidade de São Paulo é o pano de fundo desse drama, destacando a Vila Madalena, com seu comércio alternativo, vida noturna e gente moderna e animada.  
        Figuras ilustres do bairro de Vila Madalena fizeram participações especiais na novela. Entre outros, o pintor nordestino Ademir Martins, morador da região; o chargista Paulo Caruso, que dava canjas ao piano todas as segundas-feiras no Bar Piratininga; o grupo Trovadores Urbanos e o Palhaço Gargalhada.

        Pela terceira  vez na teledramaturgia Maitê Proença e Herson Capri  vivem um romance em novelas e acabam não ficando juntos no final. Foi assim em Vila Madalena,  Felicidade (1991) e em  Guerra dos Sexos (1983).
        Vila Madalena apresentou uma novidade em sua abertura. Na verdade a novela não tinha uma abertura oficial, era usado semanalmente um clip dos cantores que integraram a trilha nacional da trama. Assim vimos a Ana Carolina no clip de “Tô Saindo”; Maurício Manieri com “Bem Querer”; Lenine com “Paciência”; os Paralamas do Sucesso em “Sossego” e Xuxa com “Profecias”.

        A novela foi a primeira da atriz Suzana Werner, vinda da Malhação e do então garoto Guilherme Vieira, e a primeira na Globo da atriz Joana Limaverde.
        Vila Madalena  mais do que  marcar como um bom folhetim, foi uma espécie de tentativa da Globo agradar outras praças mudando o foco dos grandes centros e bairro de luxo como Leblon e Tijuca no Rio, como o próprio Negrão já havia tentado em Pão Pão Beijo Beijo (1983). Uma pena que a história acabou não casando com as locações  e a trama tenha se tornado esquecível no horário das sete. Porém como o e10blog também gosta de relembrar tramas talvez injustiçadas, digamos assim, segue essa bela homenagem aos 20 anos de estreia da novela.
Ficha Técnica:

Novela do Autor Walther Negrão
Direção Geral  - Jorge Fernando
Elenco:
EDSON CELULARI – Solano Xavier
CRISTIANA OLIVEIRA – Pilar
MAITÊ PROENÇA – Eugênia
HERSON CAPRI – Arthur Junqueira
MARCOS WINTER – Roberto Lopes
YONÁ MAGALHÃES – Bibiana (Abigail Ramirez)
ROSAMARIA MURTINHO – Margot (Margarida Ramirez)
MÁRIO GOMES – Donato
LUIZA TOMÉ – Raquel
FLÁVIO MIGLIACCIO – Ângelo
LAURA CARDOSO – Deolinda
THIERRY FIGUEIRA – Hugo
CARLA MARINS – Nanci
MARCELO FARIA – Zezito (Cachorro Louco)
FERNANDA RODRIGUES – Zú (Zuleika)
ARY FONTOURA – Seu Menêz (Elpídio Menezes)
ROSI CAMPOS – Marinalva
BETTY GOFMAN – Lilica (Auxiliadora)
JONAS MELLO – Franco
JOSÉ DE ABREU – Viriato
NÍVEA MARIA – Adélia
BRUNO GIORDANO – Juarez Junqueira
ROBERTO BATTAGLIN – Luís
SUZANA WERNER – Bia
DANIEL MARINHO – Guga
LUÍSA THIRÉ – Nilda
ÉLCIO ROMAR – Valdir
JOSÉ AUGUSTO BRANCO – Meireles
SILVIA BANDEIRA – Elvira
OSCAR MAGRINI – Aricanduva
CISSA GUIMARÃES – Dalva
ANA FURTADO – Nina
LUCIANO VIANNA – Fábio
FERNANDO ALMEIDA – Alfredo
CAROLINA REBELLO – Vilminha
LARISSA QUEIRÓZ – Tamara
MARCELO BARROS – Formiga
LEANDRO RIBEIRO – Badú
HILDA REBELLO – Isaura
YEDA DANTAS – Vânia
MÔNICA MATTOS – Ieda
KÊNIA COSTA – Joana
RENATA SCHUMANN – Mirtes
JOANA LIMAVERDE – Marina
ROBERTO FROTA – Valfredo
LINA FRÓES – Jurema
FAUSTO KENDI YAMAI – Akira
JOÃO ACAIABE – Delegado
MURILO ELBAS – Sardinha
GUTTI FRAGA – Carlão
ADALBERTO NUNES – Xerife
HELENA FERNANDES – Luiza
RICARDO PAVÃO – Dr. Novaes
JULIANA MARTINS – Carla
as crianças
GUILHERME VIEIRA – Lucas
NATHALIE FIGUEIREDO – Laurinha
e
ANDRÉ MATTOS
ANTÔNIO ABUJAMRA – Frederico Fellini
CAUÃ BERNARDES SOUZA – amigo de Lucas
FÁBIO JUNQUEIRA – Bruno
JOÃO BOURBONNAIS – juiz
LÍGIA CORTEZ – secretária de Arthur
MARCÉLIA CARTAXO – Luciene (diarista de Eugênia)
MARCELO MANSFIELD – Walmir
PAULA HUNTER – Gigi (amante de Donato)
RAPHAEL MOLINA – amigo de Juarez
TADEU DE MENEZES – Jorge (porteiro do prédio de Raquel)
TADEU DI PIETRO – padre
Exibição: 8 de Novembro de 1999 à 6 de Maio de 2000
Capítulos: 155

Veja Também: 
Meus Personagens Favoritos da Maitê Proença
Meus Personagens Favoritos do MARCOS WINTER
Meus Personagens Favoritos da CRISTIANA OLIVEIRA 
Aberturas Inesquecíveis - VILA MADALENA (1999)
Novelas Inesquecíveis - Cama de Gato (2009)
e10blog
Novelas Inesquecíveis 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas 18.01.2025

  Claudia Abreu de volta ás novelas         Longe dos folhetins desde A Lei doAmor (2016), Cláudia Abreu acertou sua volta às novelas da Globo . A atriz será casada com Tony Ramos em Dona de Mim , trama escrita por Rosane Svartman que vai substituir Volta por Cima na faixa das sete. A atriz  Clara Moneke  será a grande protagonista da obra, depois de ter encantado o público em Vai na Fé' e No Rancho Fundo .   A trama central girará em torno de Leo, uma jovem que começa a trabalhar como babá por acaso e terá a missão de cuidar de Sofia, uma menina rica de uma família decadente da elite carioca. O elenco também contará com Rafael Vitti, Marcello Novaes, Felipe Simas, Humberto Morais e Adélio Lima . Juan Paiva e Giovanna Lancellotti estão nos acertos finais para entrar na trama. Allan Fiterman será o diretor artístico.   Próximas tramas do Canal Viva         Caras e Bocas , ...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...