Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Vila Madalena (1999)

20 Anos  da trama do Walther Negrão feita sob encomenda para homenagear  e cativar a audiência paulistana

        Em 1999, a Globo encomendou ao Walther Negrão uma trama que cativasse uma camada de público paulistano, e para  isso  o autor retratou um bairro muito famoso e típico de São Paulo, que inclusive batizou a novela – Vila Madalena.
        A trama não chegou a ser nenhum bum na audiência, mas foi muito bem recebida e o Brasil inteiro, não só São Paulo, gostou de ver tipos tipicamente paulistanos na telinha.
        A parceria Walther Negrão e Jorge Fernando (direção), que deu tão certo em Era Uma Vez (1998), se repetiu em Vila Madalena, que mesmo pautada em agilidade numa trama urbana, não teve  nem a essência do autor e muito menos o estilo do diretor. A parceria desta vez não rendeu.
        Nascido no interior de São Paulo, Walther Negrão morava há 5 anos no bairro  e tinha na pele toda a temática do lugar.

        A trama de Vila Madalena contava a história do casal  Solano (Edson Celulari)  e Eugênia (Maitê Proença), que  comemoram boas notícias. Depois de seis meses sem trabalho, ele consegue um bico como caminhoneiro, levando uma carga para outra cidade. Ele tem também a promessa de um emprego melhor, enquanto a mulher anuncia que está grávida. Ao mesmo tempo, outro casal, Roberto (Marcos Winter) e Pilar (Cristiana Oliveira), se encontram na porta da igreja para acertar os últimos detalhes do casamento, marcado para a próxima semana. Quando tudo parece alegria, a surpresa.

A polícia descobre que a carga que Solano transporta é contrabando e ele é preso, condenado a 17 anos de cadeia. Roberto também é preso: ao defender Pilar, briga com dois playboys que a estão importunando, causando, sem querer, a morte de um deles, acidentalmente atropelado. Na penitenciária, Solano e Roberto se conhecem e se tornam amigos. Sete anos depois, quando Solano sai com a pena reduzida por bom comportamento, Roberto lhe entrega uma carta endereçada a Pilar.

Solano conhece e se encanta com Pilar, e ela corresponde. Ao procurar Eugênia e seu filho, que não via há sete anos, Solano descobre que ela está casada com o antigo patrão, Arthur (Herson Capri), que criou o seu filho e tem uma filha com ela. Eugênia continua a amar Solano, mas como tirar os filhos do pai que eles adoram e de uma vida confortável para arriscar um futuro incerto com um ex-presidiário? E como Pilar revelará a Roberto que apaixonou-se por Solano quando o conheceu?

           A cidade de São Paulo é o pano de fundo desse drama, destacando a Vila Madalena, com seu comércio alternativo, vida noturna e gente moderna e animada.  
        Figuras ilustres do bairro de Vila Madalena fizeram participações especiais na novela. Entre outros, o pintor nordestino Ademir Martins, morador da região; o chargista Paulo Caruso, que dava canjas ao piano todas as segundas-feiras no Bar Piratininga; o grupo Trovadores Urbanos e o Palhaço Gargalhada.

        Pela terceira  vez na teledramaturgia Maitê Proença e Herson Capri  vivem um romance em novelas e acabam não ficando juntos no final. Foi assim em Vila Madalena,  Felicidade (1991) e em  Guerra dos Sexos (1983).
        Vila Madalena apresentou uma novidade em sua abertura. Na verdade a novela não tinha uma abertura oficial, era usado semanalmente um clip dos cantores que integraram a trilha nacional da trama. Assim vimos a Ana Carolina no clip de “Tô Saindo”; Maurício Manieri com “Bem Querer”; Lenine com “Paciência”; os Paralamas do Sucesso em “Sossego” e Xuxa com “Profecias”.

        A novela foi a primeira da atriz Suzana Werner, vinda da Malhação e do então garoto Guilherme Vieira, e a primeira na Globo da atriz Joana Limaverde.
        Vila Madalena  mais do que  marcar como um bom folhetim, foi uma espécie de tentativa da Globo agradar outras praças mudando o foco dos grandes centros e bairro de luxo como Leblon e Tijuca no Rio, como o próprio Negrão já havia tentado em Pão Pão Beijo Beijo (1983). Uma pena que a história acabou não casando com as locações  e a trama tenha se tornado esquecível no horário das sete. Porém como o e10blog também gosta de relembrar tramas talvez injustiçadas, digamos assim, segue essa bela homenagem aos 20 anos de estreia da novela.
Ficha Técnica:

Novela do Autor Walther Negrão
Direção Geral  - Jorge Fernando
Elenco:
EDSON CELULARI – Solano Xavier
CRISTIANA OLIVEIRA – Pilar
MAITÊ PROENÇA – Eugênia
HERSON CAPRI – Arthur Junqueira
MARCOS WINTER – Roberto Lopes
YONÁ MAGALHÃES – Bibiana (Abigail Ramirez)
ROSAMARIA MURTINHO – Margot (Margarida Ramirez)
MÁRIO GOMES – Donato
LUIZA TOMÉ – Raquel
FLÁVIO MIGLIACCIO – Ângelo
LAURA CARDOSO – Deolinda
THIERRY FIGUEIRA – Hugo
CARLA MARINS – Nanci
MARCELO FARIA – Zezito (Cachorro Louco)
FERNANDA RODRIGUES – Zú (Zuleika)
ARY FONTOURA – Seu Menêz (Elpídio Menezes)
ROSI CAMPOS – Marinalva
BETTY GOFMAN – Lilica (Auxiliadora)
JONAS MELLO – Franco
JOSÉ DE ABREU – Viriato
NÍVEA MARIA – Adélia
BRUNO GIORDANO – Juarez Junqueira
ROBERTO BATTAGLIN – Luís
SUZANA WERNER – Bia
DANIEL MARINHO – Guga
LUÍSA THIRÉ – Nilda
ÉLCIO ROMAR – Valdir
JOSÉ AUGUSTO BRANCO – Meireles
SILVIA BANDEIRA – Elvira
OSCAR MAGRINI – Aricanduva
CISSA GUIMARÃES – Dalva
ANA FURTADO – Nina
LUCIANO VIANNA – Fábio
FERNANDO ALMEIDA – Alfredo
CAROLINA REBELLO – Vilminha
LARISSA QUEIRÓZ – Tamara
MARCELO BARROS – Formiga
LEANDRO RIBEIRO – Badú
HILDA REBELLO – Isaura
YEDA DANTAS – Vânia
MÔNICA MATTOS – Ieda
KÊNIA COSTA – Joana
RENATA SCHUMANN – Mirtes
JOANA LIMAVERDE – Marina
ROBERTO FROTA – Valfredo
LINA FRÓES – Jurema
FAUSTO KENDI YAMAI – Akira
JOÃO ACAIABE – Delegado
MURILO ELBAS – Sardinha
GUTTI FRAGA – Carlão
ADALBERTO NUNES – Xerife
HELENA FERNANDES – Luiza
RICARDO PAVÃO – Dr. Novaes
JULIANA MARTINS – Carla
as crianças
GUILHERME VIEIRA – Lucas
NATHALIE FIGUEIREDO – Laurinha
e
ANDRÉ MATTOS
ANTÔNIO ABUJAMRA – Frederico Fellini
CAUÃ BERNARDES SOUZA – amigo de Lucas
FÁBIO JUNQUEIRA – Bruno
JOÃO BOURBONNAIS – juiz
LÍGIA CORTEZ – secretária de Arthur
MARCÉLIA CARTAXO – Luciene (diarista de Eugênia)
MARCELO MANSFIELD – Walmir
PAULA HUNTER – Gigi (amante de Donato)
RAPHAEL MOLINA – amigo de Juarez
TADEU DE MENEZES – Jorge (porteiro do prédio de Raquel)
TADEU DI PIETRO – padre
Exibição: 8 de Novembro de 1999 à 6 de Maio de 2000
Capítulos: 155

Veja Também: 
Meus Personagens Favoritos da Maitê Proença
Meus Personagens Favoritos do MARCOS WINTER
Meus Personagens Favoritos da CRISTIANA OLIVEIRA 
Aberturas Inesquecíveis - VILA MADALENA (1999)
Novelas Inesquecíveis - Cama de Gato (2009)
e10blog
Novelas Inesquecíveis 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

No Tema e Na Trilha da Madonna

            Madonna , cantora, dançarina, compositora, atriz, produtora musical e cinematográfica  e um misto de mito com musa do cenário musical mundial.         A Cantora é considerada o maior nome da música de todos os tempos  tal qual Michael Jackson .         Com 300 milhões de disco vendidos  Madonna  é um fenômeno  nesses seus mais de 30 anos de carreira.         Nas novelas a cantora  só teve três músicas liberadas para trilhas de novelas. Foram  poucas,  mas que   marcaram as trilhas para sempre.                  Vambora nessa viagem inesquecível com a deusa Madonna . Everybody ( Final Feliz – 1983)         “ Everydody ” foi o primeiro grande sucesso da Madonna logo em seu primeiro disco. A Globo não perdeu tempo e incluiu a música na trilha internacional da novela Final Feliz, da autora Ivani Ribeiro , e claro a trilha vendeu feito água e com certeza a inclusão da música ajudou muito nessa vendagem. Papa, Don´t Preach ( Hiperte

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

“Pecado Capital”, “Decadência”, “Malhação 1999”, “Terra Nostra” e “Fogo sobre Terra” entram na Globoplay em Maio

          Veja   a lista de novelas que entram na Globoplay em Maio: Dia 06.05    - Pecado Capital (1998) – Remake de um dos grandes sucessos da Janete Clair , reescrito pela Glória Perez e protagonizado por Carolina   Ferraz, Eduardo Moscovis e Francisco Cuoco . Dia 13.05   - Entra a    minissérie Decadência (1995),   do Dias Gomes , protagonizada   por AdrianaEsteves e Edson Celulari . Dia 20.05   - Malhação 1999   - A Temporada protagonizada por Priscila Fantin , Mário Frias e Samara Felippo . Dia   27.05   - Entra Terra Nostra (1999), do BeneditoRuy Barbosa , agora completa   com os seus 221 capítulos pelo Projeto Originalidade e,   pelo   projeto Fragmentos   entra Fogo sobre Terra com 6 capítulos salvos. Veja   Também: Fogo sobre Terra  Malhação (1995)  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Meus Personagens Favoritos da Juliana Paiva

A Electra Mancini de “ Família é Tudo ”         Não sabemos se ela é vilã ou mocinha ainda de Família é Tudo, a novela das sete   do Daniel Ortiz , mas o certo   é que Juliana Paiva   está a frente de   mais uma protagonista em sua carreira mostrando que    é uma dos nomes fortes da sua geração, e não a toa já merecia uma homenagem aqui há tempos.         Nascida no Rio de Janeiro, Juliana Paiva começou sua carreira nas artes,   no teatro   amador   em Fortaleza – CE , quando seu pai foi transferido de trabalho.         Seu   primeiro trabalho televisivo   já foi na Rede Globo , numa participação na novela   Viver a Vida , em   2009, do Manoel Carlos , e ainda no mesmo ano viveu a personagem Beth em Cama de Gato , da Dupla ThelmaGuedes e Duca Rachid .           Sua beleza, carisma e muito   talento logo foram   percebidos e,   a cada novo personagem ganhava   a empatia do público e boas críticas da imprensa. Em 2010, quando interpretou a Val no remake de Ti Ti Ti , da Maria

Remake de “Pecado Capital” entra para a Globoplay nesta segunda

          Remake da clássica novela da Janete Clair , Pecado Capital (1998), reescrito pela Glória   Perez, entra a partir desta segunda (06.05), para a Globoplay pelo projeto   Resgate .         Protagonizada por Francisco Cuoco , Eduardo Moscovis e Carolina Ferraz, o remake não atingiu nem de   longe o êxito da sua original, e até então nunca foi reprisada.         Relembre a trama: Motorista de táxi, José Carlos Moreno, o Carlão   (Eduardo Moscovis), noivo da bela operária Lucinha(Carolina Ferraz), se vê diante de um dilema ético ao deparar com o dinheiro de um assalto que fora esquecido em uma mala em seu carro. A princípio, ele guarda o dinheiro, mas não resiste em usá-lo quando o pai, Raimundo (Roberto Bomfim), tem seus problemas de saúde agravados. Movido pela ambição, Carlão acaba se apossando da fortuna: abre sua própria frota de táxis e ascende socialmente. A ascensão social de Carlão acompanha o fim de sua relação com Lucinha, que, contra a vontade dele, torno