Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder “Amor com Amor se Paga” no Viva

 


        A Partir do próximo dia 15 de novembro seremos presenteados pelo Canal Viva com a reprise de Amor com Amor se Paga,  novela da autora Ivani Ribeiro.  A Trama era o segundo trabalho da autora na Globo e  um remake do sucesso Camomila e Bem-Me-Quer  apresentada na Rede Tupi em 1972.

         Amor com Amor se Paga  substituirá  O Salvador da Pátria (1989).  Na história,  do inesquecível personagem seu Nonô, imortalizado pelo Ary Fontoura, Ivani Ribeiro juntou tramas centrais de  Camomila e Bem-Me-Quer (1972), mudou alguns nomes de personagens, criou outros e apresentou um agradável sucesso, uma  das   melhores  do horário das seis dos anos 80.

       

        Neste post  o e10blog cita 10 motivos para não perder a reprise da trama:

 

1 - Clássico da IvaniRibeiro

        Ivani Ribeiro usou as tramas centrais de uma antiga novela da TV Tupi, de sua autoria: Camomila e Bem-Me-Quer (1972-1973). Mudou alguns nomes de personagens, criou outros em novas tramas e escreveu esse agradável sucesso, considerado uma das melhores do horário das seis. Amor com Amor se Paga  foi o segundo trabalho da autora na Globo  e o primeiro  de vários remakes de sucessos que ela emplacou na emissora. 

 

2 – O Inesquecível Nonô Correa  (Ary Fontoura)



        Amor com Amor se Paga permanece na memória afetiva do público, em grande parte, devido ao personagem Nonô Correia (inspirado no Harpagão de “O Avarento”, peça de Molière), brilhantemente interpretado por Ary Fontoura, em um de seus melhores trabalhos na TV. O ator ficou tão marcado que comenta que até hoje é chamado de Seu Nonô.
    Pelo papel, Ary Fontoura foi eleito pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) o melhor ator de 1984 (juntamente com Nuno Leal Maia, pela novela Vereda Tropical, e NeyLatorraca, pela minissérie Rabo de Saia).

  

3 – A Dupla Nonô Correa e Fronsina  - Ary Fontoura e Berta Loran



        O Duelo cênico e cômico entre Nonô Correia e Fronsina, sua empregada, vivida magistralmente pela Berta Loran, renderam momentos inesquecíveis a Amor com Amor se Paga. Ao final da trama (lá vem Spoiler ), o casamento dos dois veio  provar ao avarento protagonista  que amor com amor se paga.

 

4  -Yoná Magalhães em dose Tripla no Viva

 


        A  chegada  de Amor com Amor se Paga ao Viva em Novembro  vai nos dar o prazer de ter  a saudosa Yoná Magalhães em dose trilha no canal – A Eterna estrela é uma das  protagonistas da trama da Ivani Ribeiro, mas já está no ar nas reprises de Sonho Meu (1993), com a impagável Magnólia Guerra e em Paraíso Tropical (2007)  como a hilária  Virgínia.

 

5 – Estreia de Cláudia Ohana em Novelas



      A trama marcou a estreia da CláudiaOhana em novelas. Antes,  a atriz havia feito uma participação  nos seriados Obrigado Doutor  e Amizade Colorida em 1981. Em Amor com Amor se Paga  ele deu vida a personagem Mariana.

 

6 – Outros estreantes na  novela



        Bia Nunnes  e Andrea Avancini também estrearam em novelas em Amor com Amor se Paga.  A trama também foi a primeira na Globo dos atores Flávio Galvão, Mateus Carrieri e Mayara Magri, os três egressos das novelas da Tv Bandeirantes.

       

7 – A bela abertura



        A Censura interviu no tema de abertura da trama. Proibiu um verso da música-tema “Levantar o Astral” , gravada pela Banda Santa Cruz. De acordo com o pesquisador Cláudio Ferreira no livro “Beijo Amordaçado – A Censura ás telenovelas durante o regime militar”, a expressão “Vamos viajar, levantar o astral” , foi substituída por “Vamos nos amar, levantar o astral”, por que os censores entenderam que o verbo “viajar” , neste contexto, estava associado ao consumo de drogas.

        No mesmo livro o autor ainda cita alguns  pontos que um censor achou abusivo no filme de abertura da trama.  O Coração era o elemento da abertura da novela, representado em grafismos e objetos nesse formato: caixas de bombons e de presente, sabonetes, abotoadura, canudo de suco, prato, pires, joias, porta-retratos e porta-papeis. Porém, apesar do apelo romântico, a abertura não conseguiu escapar do olhar atento da censura, de acordo com o descrito no  livro : “Jovem mostra a parte inferior da calcinha ao movimentar-se, close de coxas femininas com meia, closes de quadris de moça com calcinha, mostra de parte de corpo masculino colocando abotoadura e depois gravata. O encadeamento das tomadas acima sugere a existência de um relacionamento íntimo entre um casal (…) É de se ressaltar que inexiste associação entre a ideia proposta pela abertura e/ou encerramento da telenovela e o conteúdo dos dez capítulos já examinados. Presume-se que apenas o título tenha sido o ponto de partida para a criação da referida apresentação”.
    De acordo com o autor do livro, Cláudio Ferreira, outro parecer discordou da não liberação e a abertura pôde enfim ser veiculada.

 

8 – Abordagem ao Preconceito Racial



                O preconceito racial foi um tema levantado pela novela, por meio do núcleo de Judite (Chica Xavier), cuja filha se envergonhava de sua origem pobre e negra. No decorrer da história, Judite descobre ser mãe de Ângela (Júlia Lemmertz), o que provoca um rebuliço na vida da jovem. O noivo dela, Renato (Miguel Falabella), por preconceito, decide romper o noivado.

 

9 - Hipocondrismo e o perigo da automedicação

        Também o hipocondrismo e o perigo da automedicação foram abordados na trama. A personagem hipocondríaca Zélia (Vera Gimenez) morre por se automedicar.

 

 

10 – Atores que já morreram da trama



        Além da saudosa Yoná Magalhães, a reprise de Amor com Amor se Paga vai ser a chance de ver o trabalho de grandes nomes que infelizmente já nos deixara: Carlos Eduardo Dolabella (Bruno) , Fernando Torrres (Tio Romão) , Caique Ferreira (Gustavo), Adryano Reis (Vinícius), Milton Moraes (Antônio), Carlos Kroeber (Anselmo), Wanda Kosmo (Elvira), Ana Ariel (Leonor), Chica Xavier (Judite ), Lajar Muzuris (Tonicão), e Paulo Gonçalves (Padre Inácio).

 

Veja Também:

Meus Personagens Favoritos da Yoná Magalhães 


Novelas Inesquecíveis - Amor com Amor se Paga (1984) 


Aberturas de Novelas da Ivani Ribeiro 


Verdades Secretas 


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.memoriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Abram suas asas, Soltem suas Feras” Dancin´Days entra na Globoplay esta segunda

        E o grande dia chegou . . . um dos grandes títulos esperados para ser resgatada pela Globoplay chega nesta segunda (13.02) á plataforma.          Impossível cantar esse refrão do clássico tema cantado pelas  Frenéticas e não ser levado imediatamente ao mundo da trama de  Dancin´Days ,  do autor  Gilberto Braga  que marcou a teledramaturgia nacional.          Dancin´Days  foi uma espécie de  Avenida Brasil   nos anos 70. O  mágicO mundo das discotecas era o pano de fundo para a rivalidade entre as irmãs Julia Mattos e Yolanda Pratini, vividas magistralmente por  Sônia Braga e Joanna Fomm .           O sucesso da trama elevou  Gilberto Braga  ao casting de grandes autores da emissora logo em seu primeiro trabalho em horário nobre e transformou  Sônia Braga...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...