Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Vereda Tropical (1984)

 


        Primeira novela de Carlos Lombardi na Globo em autoria solo. Ele já havia colaborado em Elas por Elas (1982) do Cassiano Gabus Mendes ,  Jogo da Vida (1981) e Guerra dos Sexos (1983) ambas do Silvio de Abreu. Alias foi na fonte de Silvio de Abreu que o autor  se baseou para escrever Vereda Tropical um dos maiores sucessos do horário das sete.

        Com Vereda Tropical,  Carlos Lombardi começava uma trajetória de sucessos na teledramaturgia, e imprimia seu estilo marcado pelos grandes conflitos familiares mesclados com muita comédia e sensualidade. Lombardi também usou estrategicamente o tema futebol como pano de fundo da novela.   Luca personagem do Mário Gomes era um aspirante a jogador de futebol. A Ideia foi um dos grandes acertos da trama , que segurou o fiel público feminino com  o romantismo do folhetim, e chamou atenção do masculino que começou  a acompanhar a trama para ver  a luta de Luca para  conseguir chegar à um grande time. A Trama chegou a dar 62 pontos de audiência, índice altíssimo para década de 80.

        O tema central de Vereda Tropical, ambientada em São Paulo, são as relações familiares. Os conflitos da história giram em torno da família de Silvana (Lucélia Santos), mãe de Zeca (Jonas Torres), e do avô paterno do menino, Oliva (Walmor Chagas). 

        MariaZilda (Verônica) , Lucélia Santos e a saudosa  Geórgia Gomide , que viveu a Mama Bina,  fizeram sucesso absoluto com suas personagens. 

         Marcos Frota  conquistou o público  na pele do Super Téo . O personagem era filho de Catarina  (Marieta Severo) , mas como era muito tímido ,  reprimido e gago  , acabava vivendo em um mundo próprio ,  e nesse mundinho ele era um super-herói literalmente. As imaginações de Téo vestido de superman proporcionaram momentos hilários na novela.

        Jonas Torres ainda criança foi a grande revelação da trama na pele do personagem Zeca, o pivô de toda a história da novela. O Carisma e talento do ator empregados no personagem acabou lhe rendendo um dos principais papéis do seriado Armação Ilimitada (1985)   , o inesquecível Bacana.



        A Novela é a próxima produção da teledramaturgia da Globo a ser disponibilizada na Globoplay no projeto de resgate das novelas antigas da emissora . Para celebrar essa volta o e10blog vai dissecar  no post de hoje a trilha sonora nacional  que trouxe  ícones da MPB como Gonzaguinha em “Nem o Pobre nem o Rei”; Marina em “Fullgas”; Ney Matogrosso  no tema de abertura; Lulu Santos em “Certas Coisas” ; Zizi Possi com o tema “Silvana”;  Moraes Moreira em “Dia a Dia”;  Agepê na clássica “Deixa eu Te Amar”; Gal Costa num dueto com Francis Hime em “Um Dueto  e Guilherme Arantes com a faixa “De Repente” , que foi censurada , entre outros.

 

“Nem o Pobre Nem o Rei”

Intérprete e Compositor: Gonzaguinha



        A Trilha abre com Gonzaguinha em “Nem o Pobre, Nem o Rei” , composição do cantor, que serviu de tema para a protagonista Silvana, vivida pela Lucélia Santos  e Marco, o personagem do Paulo Betti, que disputava o amor dela com Luca (Mário Gomes).  

 

“Fullgás”

Intérprete: Marina

Compositores: Antônio Cícero e Marina Lima



        Cristina Mullins deu vida a Maria Leopoldina em Vereda Tropical, outra personagem de destaque da trama. Léo, como era chamada , sofre com  a indiferença dos pais  Vilela e Bárbara, vividos pelo John Herbert e a Rosamaria Murtinho. Ansiosa, come compulsivamente sempre que tem que enfrentar algum problema.  No decorrer da trama, ela consegue fazer uma dieta e se mostra como uma linda mulher . Como tema ela ganhou  Fullgás”, clássico do repertório da Marina. Além de Vereda Tropical, a música já esteve em outras 3 trilhas de novelas – Zazá (1997), Cobras e Lagartos (2006) e a temporada de 2012 em Malhação.

 

Um Dueto”

Intérprete: Francis Hime e Gal Costa

Compositores: Francis Hime e Campinam



        Silvana e Luca, os protagonistas vividos pela LucéliaSantos e o Mário Gomes, ganharam como tema da paixão que explode entre eles assim que se conhecem, essa faixa , “Um Dueto  com a Gal Costa e Francis Hime.

 

De Repente (Fazer Neném)”

Intérprete e Compositor: Guilherme Arantes



        Guilherme Arantes entrou na trilha com a faixa “De Repente”. A música foi censurada pelo Governo Federal, de acordo com o informado na capa do LP Nacional – “Radiodifusão e execução pública proibidas em virtude da música ter sido vetada pelo Departamento de Diversões Públicas”.  A Música tinha um subtítulo,  Fazer Neném” , e foi exatamente a parte da música que citava essa frase que a censura não autorizou. Guilherme Arantes na época declarou isso ser uma bobagem, a música era apenas uma inocente homenagem a sua esposa, que  esperava um filho do cantor.

 

“Deixa eu Te Amar”

Intérprete: Agepê

Compositores: Agepê, Vamilo e Mauro Silva



        Um dos clássicos do samba “Deixa eu Te Amar” , do cantor e compositor Agepê, foi o carro chefe do disco. A Música tocou nos quatro cantos do Brasil e até hoje é presença constante nas rádios saudosistas.  Na trama ela foi o tema do personagem Bertazo, vivido pelo Nuno Leal Maia.

 

“Lua My Love”

Interprete: Eduardo Dusek

Compositores: Luiz Carlos Góes e Eduardo Dusek



        Eduardo Dusek entrou na trilha com “Lua My Love”, o tema da vilã Catarina, vivida magistralmente pela Marieta Severo.

 

“Vereda Tropical”

Intérprete: Ney Matogrosso

Compositores: Gonçalo Guriel



        O Tema de abertura foi composto especialmente para a trama por Gonçalo Guriel e imortalizada na voz do Ney Matogrosso.

 

“Certas Coisas”

Intérprete: Lulu Santos

Compositores: Nelson Motta e Lulu Santos



        Marco ,  o personagem do Paulo Betti, ganhou essa outra faixa do disco como seu tema solo – “Certas Coisas” , do Lulu Santos.

 

Silvana

Intérprete: Zizi Possi

Compositores: Ivan Lins e Victor Martins



        Silvana” , composta pelo Ivan Lins e Victor Martins, claro que foi o tema da batalhadora Silvana, a protagonista vivida pela Lucélia Santos.

 

“Dia a Dia”

Intérprete: Moraes Moreira

Compositores: Moraes Moreira e Zeca Barreto



        A Silvana ganhou outra tema também. “Dia a Dia” foi o tema das batalhas diárias da personagem na fábrica.  A música foi composta e interpretada pelo MoraesMoreira.

 

“Marilyn Forever”

Intérprete e Compositor : Naila Skorpio



        A Sensualíssima Verônica, vivida pela Maria Zilda Bethlem, ganhou como tema “Marilyn Forever” , da cantora, compositora e percussionista Naila Skorpio.  A Cantora é pouco conhecida pelas interpretações,   mas tem composições marcantes em álbuns da ÂngelaRo Ro e Barão Vermelho.

 

“O Dono da Bola”

Intérprete e compositor: Mário Gomes



        Mário Gomes,  astro da trama também foi um dos astros da trilha sonora com “O Dono de Bola”, composição e interpretação do ator/cantor  para o tema do seu personagem,  o jogador Luca.  O Ator já havia participado da trilha de Duas Vidas (1976),   com a faixa  Chiclete e Carbochard” e em 1990 voltou ás trilhas em Lua Cheia de Amor com “Você Voou”.

 

 

“São Paulo, São Paulo”

Intérprete: Premeditando o Breque

Compositores: Oswaldo, Biafra, Claus , Mardelo e Wa



        Como tema de locação entrou a canção “São Paulo, São Paulo”, da banda Premeditando o Breque. A Música é uma explícita alusão a famosa canção de Frank Sinatra “New York, New York”.

 

Que Bonito É (Na Cadência do Samba)”

Intérprete: Poucas e Boas

Compositores: Luiz Bandeira



 

        A Clássica “Que Bonito É”, do Grupo Poucas e Boas, fecha a trilha como o tema das locações da Cantareira. A Musica composta pelo Luiz Bandeira,  foi gravada originalmente em 1956 pelo Grupo na Cadência do Samba. A versão mais famosa da música é a instrumental gravada por Waldir Calmon e sua Orquestra no LP “Samba! Alegria do Brasil”, sendo essa considerada uma espécie de hino do futebol brasileiro.

Veja Também:

Novelas Inesquecíveis - Vereda Tropical (1984) 


No Tema e Na Trilha do Frank Sinatra 


Trilha Sonora Eterna - Sol de Verão Internacional 


Duas Caras Nacional 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Vídeos: You Tube 

Pesquisa : www.wikipédia.com.br www.memoriaglobo.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

“Estranho Amor” , minissérie sobre violência doméstica, estreia nesta segunda na RecordTv

        Estranho Amor é uma série brasileira desenvolvida pela Visom Digital , em coprodução com a RecordTv e o canal AXN . A trama se inspira em histórias reais de feminicídio ocorridas no Brasil, trazendo à tona uma temática urgente e sensível. A criação é de Carlos de Andrade , com textos assinados por Ingrid Zavarezzi, Inácio Ramos e Vitor de Oliveira . A direção geral fica a cargo de Ajax Camacho . A produção teve sua estreia no AXN em 10 de outubro de 2024 e   chega à grade da Record no dia 5 de janeiro de 2026. A minissérie   acompanha a trajetória da policial Vânia (Mony Gester/Juliana Knust), que encara o desafio de assumir seu primeiro cargo como delegada na Delegacia da Mulher, na zona Oeste do Rio de Janeiro. No novo posto, ela se dedica intensamente ao acolhimento das vítimas de violência, ao mesmo tempo em que precisa lidar com suas próprias feridas emocionais, resultado de um trauma profundo vivido no passado. Paralelam...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

“Em Família” – Última novela do Manoel Carlos, entra na Globoplay nesta segunda pelo Projeto Originalidade

        Em Família , última novela do autor Manoel Carlos , exibida originalmente em 2014, com JúliaLemmertz e Bruna Marquezine dividindo a personagem Helena,   entra nesta segunda (13.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Originalidade.           Em Família   tem dois grandes pilares –  Julia Lemmertz  como a última Helena do autor, uma homenagem a  Lílian Lemmertz,  primeira Helena do Maneco, na trama de   Baila Comigo  em 1981, e mãe da Júlia. Além de  Bruna Marquezine  vivendo esta Helena na segunda fase e a filha desta na terceira. Bruna foi lançada ao estrelato ainda criança quando despontou como a Salete na trama de  Mulheres Apaixonadas   e de lá para cá não havia mais trabalhado com o autor.        Relembre   a história: Primeira e segunda fase Na fictícia cidade de Esperança, no interior de...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...