Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

No Tema e Na Trilha do Moraes Moreira



        No último dia 13.04 perdemos um dos nomes mais importantes do cenário musical brasileiro – Moraes Moreira, um dos mais completos artistas brasileiros.
        O e10blog  ficou ainda mais triste por não ter tido tempo de homenageá-lo nesta seção, através de suas trilhas em novelas,  ainda em vida, imperdoável mesmo! Mas como um artista não morre, apenas muda de plano, e sua obra fica ainda mais viva e importante, o post de hoje vai corrigir esse erro e homenagear à altura esse mito chamado Moraes Moreira.
        Moraes Moreira se projetou para o cenário musical nacional no grupo Novos Baianos, em parceria com nomes como BabyConsuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão. Com o grupo foi responsável pela criação de mais de 40 álbuns, entre eles o  Acabou Chorare,  de 1972, considerada pela Rolling Stones Brasileira,  o maior álbum de todos os tempos.
        Em carreira solo, se transformou em um dos cantores e compositores mais versáteis do Brasil, sintetizou gêneros como rock, samba, choro, frevo, baião e música erudita.
        A Carreira  solo iniciada em 1975 como vocalista do trio elétrico de Dodô e Osmar gravou várias música populares associadas ao carnaval, clássicos como “Pombo Correio”, “Vassourinha Elétrica” e “Bloco do Prazer”.  Moraes Moreira  foi um dos pioneiros do carnaval e um dos primeiros  a se distanciar da festa quando esta começou a se transformar em um comércio sem freios, como ele mesmo declarava em entrevistas.
        Em março de 2020, durante a pandemia de COVID-19, o cantor postou um poema em sua conta oficial no Facebook sobre a quarentena aderida no Brasil e em outros países. O Músico planejava um concerto no qual iria incluir mais de 20 canções não-publicadas.
        No último dia 13 de Abril, Moraes Moreira nos deixou. Morreu dormindo, após sofrer um infarto agudo do miocárdio.
        Fá declarado das novelas,  compôs várias canções para produções de teledramaturgia e gravou 17 que encantaram os telespectadores, imortalizaram tramas e personagens e  enriqueceram  muitas trilhas. São essas músicas que vamos relembrar no post in memoriam  de hoje.

Guitarra Baiana (Gabriela / 1975)


        Moraes Moreira estreou em trilhas com a instrumental “Guitarra Baiana”  que integrou a trilha de Gabriela, a primeira versão do clássico romance do Jorge Amado,  adaptado por Walther George Durst. A Música serviu de trilha  para as locações  de Ilhéus.

Sempre Cantando” (Bravo! / 1975) 


        Em Bravo, da Janete Clair, Moraes Moreira entrou na trilha com “Sempre Cantando”. A Música embalou o interessantíssimo personagem Malaquias, o motorista vivido pelo  enorme Grande Otelo, que na trama sempre ajudava financeiramente,  com suas economias,  o patrão que estava à beira  da falência.

Se Você Pensa” (Pecado Capital/1975)


        Ainda no mesmo ano de 1975, a terceira música do disco de estreia do cantor pela Som Livre entrava na trilha de mais uma novela. “Se Você Pensa”, clássico  do Erasmos e Roberto Carlos,  foi regravado pelo Moraes Moreira e virou o tema da Vilma,  a personagem da Débora Duarte  na primeira versão de Pecado Capital, da autora Janete Clair.

Pombo Correio” (Sem Lenço, Sem Documento/1977)


        Direto do álbum  Cara e Coração  saiu  um dos clássicos eterno do Carnaval. Quem nunca finalizou uma noite de carnaval ao som de “Pombo Correio” da trinca Dodô, Osmar e Moraes Moreira. A Música integrou a trilha da novela Sem Lenço, Sem Documento, do Mário Prata, como tema do personagem Patrício, vivido pelo ator Tião D´avilla.

Yougue do Ouvido(O Pulo do Gato/1978)


        Em 1978, o cantor entrou com “Yougue do Ouvido  na trilha de O Pulo do Gato, do autor Bráulio Pedroso. A música embalou  o personagem Olegário,  o poeta maldito vivido pelo ator Ruy Resende, uma espécie de precursor do Professor Astromar de Roque Santeiro (1985).

Espírito Esportivo” (Pai Herói/1979)


        Espírito Esportivo” lançado no álbum “Alto Falante” de 1978, integrou a trilha da novela Pai Herói, da autor Janete Clair.

Meninas do Brasil” (As Três Marias/1980)

        Em As Três Marias, do Wilson Rocha,  Moraes Moreira abriu a trilha com  Meninas do Brasil”, música integrante do álbum “Bazar Brasileiro”.  Na trama, a música foi usada como tema geral. 

Mulher e Cidade” (Elas por Elas/1982)


        Mulher e Cidade”, do álbum do cantor lançado em 1981, integrou a trilha da novela Elas por Elas, do autor Cassiano Gabus Mendes. A Música foi tema do personagem Renê, um dos protagonistas vivido pelo Reginaldo Faria.

Coisa Acesa(Final Feliz/1982)



        Em 1982, a trilha de Final Feliz, da autora Ivani Ribeiro, abria com “Coisa Acesa”  do Moraes Moreira, o tema da Dona Sinhá, vivida pela Elza Gomes. A princípio ela parece uma velhinha simpática e inofensiva, mas é tranbiqueira e muito esperta. Fornece carne de coelho para um restaurante que faz sucesso com pratos do animal. Mas na verdade a espertinha vende carne  de gatos e diz que é coelho. Quando é descoberta causa a maior confusão no bairro.

Dia a Dia” (Vereda Tropical/1984)

        A Batalhadora Silvana, a protagonista vivida pela Lucélia Santos em Vereda Tropical (1984), do Carlos Lombardi, ganhou como tema essa música que embalou sua dura vida do dia a dia na trama.

Santa Fé” (Roque Santeiro/1985)


        Dessa todo mundo lembra! Direto da abertura de RoqueSanteiro, o clássico  do Dias Gomes, veio “Santa Fé” do  álbum do cantor “Tocando a Vida” lançado naquele ano de 1985.

Sintonia” (Hipertensão/1986)


        Do disco duplo “Mestiço é Você”, lançado em 1986, “Sintonia” um dos clássicos do cantor, hit até hoje em todas as rádios, entrou com um dos carros-chefes da trilha da novela Hipertensão, da Ivani Ribeiro. A música foi o tema do personagem Túlio, vivido pelo então ator César Filho, hoje apresentador do programa Hoje em Dia da RecordTv.

“Vem me Perdoar” (Sassaricando/1987)


        Tavinho e Diana, os personagens do saudoso Alexandre Lipiani e  da Marcela Muniz, viveram uma relação conturbada na trama de Sassaricando, do autor Silvio de Abreu. Ele, um rico embora falido, pertencente à família Abdala ,  e ela uma suburbana. Os dois ganharam como tema “Vem me Perdoar” do cantor.

A Lua e o Mar” com PepeuGomes  (Tieta/1989)


        Em 1989, Moraes Moreira em parceria como Pepeu Gomes  e Fausto Nilo, compuseram “A Lua e o Mar” para a trilha volume 2 da novela Tieta, do autor Aguinaldo Silva, baseado no romance homônimo de Jorge Amado. A música embalava as belas locações  de Santana do Agreste. Os cantores participaram de alguns capítulos da novela como eles mesmos. Pepeu e Moraes chegam a Santana do Agreste para gravar um clipe da música e escolheram Elisa, a espevitada personagem da Tássia Camargo como musa deles. É claro que foi um confusão daquelas com Timóteo, o personagem  do Paulo Betti,  o ciumento marido de Elisa.

Lavrador” (Renascer/1993)


        Lavrador” , composição do cantor em parceria com Luiz Paiva, entrou na trilha volume 2 de Renascer, do autor Benedito Ruy Barbosa, embalando o peão Damião, vivido pelo Jackson Antunes.

Meu Namoro(Irmãos Coragem/1995)


        No remake de Irmãos Coragem, clássico da Janete Clair, reescrito por Marcílio Moraes, Moraes Moreira entrou na trilha volume 2  com “Meu Namoro”, tema romântico do Duda, vivido pelo Marcos Winter.

“Chame Gente  com Armadinho e Trio Elétrico, Dodô e Osmar e Caetano Veloso (Segundo Sol/2018)


        O Clássico do carnaval baiano  Chame Gente”  foi revitalizado na trilha volume 3 de Segundo Sol, novela do autor João Emanuel Carneiro, que tinha como pano de fundo os clássicos anos 90.

Veja Também:
Novelas Inesquecíveis - Pecado Capital (1975) 
Novelas Inesqueciveis - Elas por Elas (1982) 
No Tema e Na Trilha do TIZIANO FERRO
e10blog
No Tema e Na Trilha 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Vídeos: You Tube



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...