Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

No Tema e Na Trilha do Moraes Moreira



        No último dia 13.04 perdemos um dos nomes mais importantes do cenário musical brasileiro – Moraes Moreira, um dos mais completos artistas brasileiros.
        O e10blog  ficou ainda mais triste por não ter tido tempo de homenageá-lo nesta seção, através de suas trilhas em novelas,  ainda em vida, imperdoável mesmo! Mas como um artista não morre, apenas muda de plano, e sua obra fica ainda mais viva e importante, o post de hoje vai corrigir esse erro e homenagear à altura esse mito chamado Moraes Moreira.
        Moraes Moreira se projetou para o cenário musical nacional no grupo Novos Baianos, em parceria com nomes como BabyConsuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão. Com o grupo foi responsável pela criação de mais de 40 álbuns, entre eles o  Acabou Chorare,  de 1972, considerada pela Rolling Stones Brasileira,  o maior álbum de todos os tempos.
        Em carreira solo, se transformou em um dos cantores e compositores mais versáteis do Brasil, sintetizou gêneros como rock, samba, choro, frevo, baião e música erudita.
        A Carreira  solo iniciada em 1975 como vocalista do trio elétrico de Dodô e Osmar gravou várias música populares associadas ao carnaval, clássicos como “Pombo Correio”, “Vassourinha Elétrica” e “Bloco do Prazer”.  Moraes Moreira  foi um dos pioneiros do carnaval e um dos primeiros  a se distanciar da festa quando esta começou a se transformar em um comércio sem freios, como ele mesmo declarava em entrevistas.
        Em março de 2020, durante a pandemia de COVID-19, o cantor postou um poema em sua conta oficial no Facebook sobre a quarentena aderida no Brasil e em outros países. O Músico planejava um concerto no qual iria incluir mais de 20 canções não-publicadas.
        No último dia 13 de Abril, Moraes Moreira nos deixou. Morreu dormindo, após sofrer um infarto agudo do miocárdio.
        Fá declarado das novelas,  compôs várias canções para produções de teledramaturgia e gravou 17 que encantaram os telespectadores, imortalizaram tramas e personagens e  enriqueceram  muitas trilhas. São essas músicas que vamos relembrar no post in memoriam  de hoje.

Guitarra Baiana (Gabriela / 1975)


        Moraes Moreira estreou em trilhas com a instrumental “Guitarra Baiana”  que integrou a trilha de Gabriela, a primeira versão do clássico romance do Jorge Amado,  adaptado por Walther George Durst. A Música serviu de trilha  para as locações  de Ilhéus.

Sempre Cantando” (Bravo! / 1975) 


        Em Bravo, da Janete Clair, Moraes Moreira entrou na trilha com “Sempre Cantando”. A Música embalou o interessantíssimo personagem Malaquias, o motorista vivido pelo  enorme Grande Otelo, que na trama sempre ajudava financeiramente,  com suas economias,  o patrão que estava à beira  da falência.

Se Você Pensa” (Pecado Capital/1975)


        Ainda no mesmo ano de 1975, a terceira música do disco de estreia do cantor pela Som Livre entrava na trilha de mais uma novela. “Se Você Pensa”, clássico  do Erasmos e Roberto Carlos,  foi regravado pelo Moraes Moreira e virou o tema da Vilma,  a personagem da Débora Duarte  na primeira versão de Pecado Capital, da autora Janete Clair.

Pombo Correio” (Sem Lenço, Sem Documento/1977)


        Direto do álbum  Cara e Coração  saiu  um dos clássicos eterno do Carnaval. Quem nunca finalizou uma noite de carnaval ao som de “Pombo Correio” da trinca Dodô, Osmar e Moraes Moreira. A Música integrou a trilha da novela Sem Lenço, Sem Documento, do Mário Prata, como tema do personagem Patrício, vivido pelo ator Tião D´avilla.

Yougue do Ouvido(O Pulo do Gato/1978)


        Em 1978, o cantor entrou com “Yougue do Ouvido  na trilha de O Pulo do Gato, do autor Bráulio Pedroso. A música embalou  o personagem Olegário,  o poeta maldito vivido pelo ator Ruy Resende, uma espécie de precursor do Professor Astromar de Roque Santeiro (1985).

Espírito Esportivo” (Pai Herói/1979)


        Espírito Esportivo” lançado no álbum “Alto Falante” de 1978, integrou a trilha da novela Pai Herói, da autor Janete Clair.

Meninas do Brasil” (As Três Marias/1980)

        Em As Três Marias, do Wilson Rocha,  Moraes Moreira abriu a trilha com  Meninas do Brasil”, música integrante do álbum “Bazar Brasileiro”.  Na trama, a música foi usada como tema geral. 

Mulher e Cidade” (Elas por Elas/1982)


        Mulher e Cidade”, do álbum do cantor lançado em 1981, integrou a trilha da novela Elas por Elas, do autor Cassiano Gabus Mendes. A Música foi tema do personagem Renê, um dos protagonistas vivido pelo Reginaldo Faria.

Coisa Acesa(Final Feliz/1982)



        Em 1982, a trilha de Final Feliz, da autora Ivani Ribeiro, abria com “Coisa Acesa”  do Moraes Moreira, o tema da Dona Sinhá, vivida pela Elza Gomes. A princípio ela parece uma velhinha simpática e inofensiva, mas é tranbiqueira e muito esperta. Fornece carne de coelho para um restaurante que faz sucesso com pratos do animal. Mas na verdade a espertinha vende carne  de gatos e diz que é coelho. Quando é descoberta causa a maior confusão no bairro.

Dia a Dia” (Vereda Tropical/1984)

        A Batalhadora Silvana, a protagonista vivida pela Lucélia Santos em Vereda Tropical (1984), do Carlos Lombardi, ganhou como tema essa música que embalou sua dura vida do dia a dia na trama.

Santa Fé” (Roque Santeiro/1985)


        Dessa todo mundo lembra! Direto da abertura de RoqueSanteiro, o clássico  do Dias Gomes, veio “Santa Fé” do  álbum do cantor “Tocando a Vida” lançado naquele ano de 1985.

Sintonia” (Hipertensão/1986)


        Do disco duplo “Mestiço é Você”, lançado em 1986, “Sintonia” um dos clássicos do cantor, hit até hoje em todas as rádios, entrou com um dos carros-chefes da trilha da novela Hipertensão, da Ivani Ribeiro. A música foi o tema do personagem Túlio, vivido pelo então ator César Filho, hoje apresentador do programa Hoje em Dia da RecordTv.

“Vem me Perdoar” (Sassaricando/1987)


        Tavinho e Diana, os personagens do saudoso Alexandre Lipiani e  da Marcela Muniz, viveram uma relação conturbada na trama de Sassaricando, do autor Silvio de Abreu. Ele, um rico embora falido, pertencente à família Abdala ,  e ela uma suburbana. Os dois ganharam como tema “Vem me Perdoar” do cantor.

A Lua e o Mar” com PepeuGomes  (Tieta/1989)


        Em 1989, Moraes Moreira em parceria como Pepeu Gomes  e Fausto Nilo, compuseram “A Lua e o Mar” para a trilha volume 2 da novela Tieta, do autor Aguinaldo Silva, baseado no romance homônimo de Jorge Amado. A música embalava as belas locações  de Santana do Agreste. Os cantores participaram de alguns capítulos da novela como eles mesmos. Pepeu e Moraes chegam a Santana do Agreste para gravar um clipe da música e escolheram Elisa, a espevitada personagem da Tássia Camargo como musa deles. É claro que foi um confusão daquelas com Timóteo, o personagem  do Paulo Betti,  o ciumento marido de Elisa.

Lavrador” (Renascer/1993)


        Lavrador” , composição do cantor em parceria com Luiz Paiva, entrou na trilha volume 2 de Renascer, do autor Benedito Ruy Barbosa, embalando o peão Damião, vivido pelo Jackson Antunes.

Meu Namoro(Irmãos Coragem/1995)


        No remake de Irmãos Coragem, clássico da Janete Clair, reescrito por Marcílio Moraes, Moraes Moreira entrou na trilha volume 2  com “Meu Namoro”, tema romântico do Duda, vivido pelo Marcos Winter.

“Chame Gente  com Armadinho e Trio Elétrico, Dodô e Osmar e Caetano Veloso (Segundo Sol/2018)


        O Clássico do carnaval baiano  Chame Gente”  foi revitalizado na trilha volume 3 de Segundo Sol, novela do autor João Emanuel Carneiro, que tinha como pano de fundo os clássicos anos 90.

Veja Também:
Novelas Inesquecíveis - Pecado Capital (1975) 
Novelas Inesqueciveis - Elas por Elas (1982) 
No Tema e Na Trilha do TIZIANO FERRO
e10blog
No Tema e Na Trilha 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Vídeos: You Tube



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

"A Viagem" comemora 30 anos com retorno ao Canal Viva a partir desta segunda-feira

            O  Canal Viva   reapresenta a partir desta segunda-feira (22.04) mais uma reprise da novela  A Viagem , um dos clássicos do horário das sete da  Globo ,  remake da  autora  Ivani Ribeiro ,  que completa 30 anos este mês, exibida originalmente em 1994 e protagonizada por  Christiane Torloni ,  Antônio Fagundes  e  Guilherme Fontes .          A  novela  que  aborda a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Relembre a trama :   Alexandre  ( Guilherme Fontes ) é um  playboy  inconsequente que matou um homem em um assalto. Ao tentar fugir da polícia, é delatado pelo irmão Raul  (Miguel Falabella)  e pelo cunhado Téo ( Mauricio Mattar) . O famoso criminalista Otávio Jordão  (Antônio Fagundes) não aceita defendê-lo nos tribunais, pois a vítima era um amigo pessoal. Para ajudá-lo, Alexandre conta apenas com a irmã mais velha, Diná ( Christiane Torloni ), mulher de Téo, qu

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit