Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Homenagem da Semana – Luiza Tomé

A Meg Pantaleão de “Dona Xepa”

Luíza Francineide Coutinho Tomé (Distrito de São Bento da Amontada, então Itapipoca10 de maio de 1961)

        Não convidem para a mesma festa  a atriz Luiza Tomé e o autor Lauro César Muniz. Por quê ? No ano passado a atriz foi a público via redes sociais reclamar de sua personagem na trama do autor Máscaras. Luiza Tomé alegou que sua personagem não tinha  importãncia alguma na trama, e se não era para fazer nada  preferia “não fazer nada” em casa mesmo.
        O Protesto da atriz foi o pontapé inicial para o fracasso da trama na Record, que já vinha sendo muito criticada pela impresa especializada devido à confusa trama que o autor tentou apresentar.
        Tirando os exageros da atriz, que em minha opinião poderia ter  manisfetado sua insatisfação diretamente ao autor evitando esse constrangimento, a Geraldine sua personagem em Máscaras realmente parecia uma figurante de luxo com um texto desconexo, um total desrespeito com ela que já tem em seu curriculo grandes personagens dignos de aplausos.


        Coincidência e que Luiza Tomé estrou na Record em uma novela do Lauro César, o novelão que foi Cidadão Brasileiro (2006), que era uma espécie de releitura da novela Escalada que ele escreveu para a  Globo em 1975. A Personagem vivida pela atriz foi um sucesso e viveu uma belíssima história de amor com o personagem do Bruno Ferrari. Na trama Tereza Castro uma professora se  apaixonava por um homem bem mais jovem que ela, e teve enfrentar o preconceito da sociedade dos anos 50 e da sua própria filha. 
Luiza com Bruno Ferrari
Foto : http://bp.i.uol.com.br/
        Ainda na Record Luiza Tomé participou das novelas Luz do Sol (2007) da autora Ana Maria Moretzsohn e  Bela a Feia (2009) da Gisele Joras.
Luz do sol  Bela, a feia
        Luiza Tomé estrou com a atriz em 1984 na novela Corpo a Corpo do Gilberto Braga, mas seu primeiro personagem de sucesso só veio cinco anos depois quando viveu a Carol da novela Tieta do autor Aguinaldo Silva. Na trama Carol era a teuda e mandeuda de Modesto Pires  personagem do  saudoso Armando Bógus.
Luiza com José Mayer na capa da CONTIGO na época da novela TIETA
Foto : https://lh5.googleusercontent.com
        Em 1990 ela volta a Tv com outra personagem  bela e rústica. Em Riacho Doce minissérie do Aguinaldo Silva ela deu vida a Francisca, uma mulher que vivia isolada da pequena aldeia graças ao poder que Vô Manuela  (Fernanda Montengro) tinha sobre os nativos. No decorrer da trama ela se envolve com o neto mais novo dessa vilã, engravidando dele em uma linda história de amor que acabou com a morte do rapaz.
Luiza na capa da trilha da minissérie
Foto : http://lh6.ggpht.com
        Outra personagem de bastante destaque da atriz foi a cigana Vida de Pedra sobre Pedra (1992) outra trama de Aguinaldo Silva. Luiza deu um show de caracterização  com a perfeita constituição da  cigana.  
Pedra sobre pedra
Foto : http://3.bp.blogspot.com/
        Em Fera Ferida (1993) , Luiza viveu uma personagem inigmática de Aguinaldo Silva. Dona Maria dos Remédios apesar de casada ainda continuava virgem, o que os habitantes da cidade , e muito menos seu marido não entendiam. A Personagem tinha um hímen flexivel, o que era uma informação muito avançada para os pacatos moradores de Tubiacanga.
: Luiza na capa da trilha da trama
Foto : http://img2.mlstatic.com/f

        Em 1994 Luiza Tomé entrou na reta final da novela Pátria Minha , para cobrir a falta de Vera Fischer afastada por problemas particulares. Isabel, sua personagem ,  virou o par romântico de Pedro vivido pelo José Mayer.
        Em 1996 ela deu vida a Cintia na novela Quem é Você das autoras Ivani Ribeiro e Solange Castro Neves. Em 1997 voltou a viver uma personagem de Aguinaldo Silva, era a estravagante primeira dama de Grenville da novela A Indomada e em 1999 foi a Raquel de Vila Madalena do autor Walther Negrão.
A indomada
A Scarlett de A INDOMADA
Foto : http://4.bp.blogspot.com
        Na novela Porto dos Milagres (2001) do autor Aguinaldo Silva, Luiza Tomé deu vida a inesquecível Rosa Palmeirão. A Personagem participou da primeira fase da trama e é presa ao matar o homem que violentou sua irmã mais nova. Anos depois ela volta a Porto dos Milagres para montar um bordel e acaba arrebatando o coração do vilão Félix Guerreiro (Antônio Fagundes). No final Rosa Palmeira mata seu grande amor ao descobrir o verdadeiro caráter daquele homem que poderia destruir o Brasil.
Porto dos milagres
Foto : http://l2.yimg.com/bt

        A última novela da atriz na Globo foi em 2004 quando protagonizou a trama de Começar de Novo do Antônio Calmon e Elizabeth Jhin onde viveu a personagem Lúcia Borges.
Começar de novo
Com o Saudoso Marcos Paulo
Foto : http://s.glbimg.com

        Luiza Tomé foi capa duas vezes da revista Playboy , em 1993 e 2004.
  

        Luiza Tomé tem em seu currículo quatro filmes:

Foto : http://revistaestilo.abril.com.br
           Respeito é o mínimo que se pede para uma atriz do quilate de Luiza Tomé, e felizmente o Gustavo Reiz seguindo esse pensamento escreveu uma das protagonistas de Dona Xepa para ela. E a atriz vem dando um banho de humor com a sua perua Meg Pantaleão, mostrando suas  várias facetas.  Luiza faz humor , drama, mulheres rústicas e sofisticadas com a mesma maestria e perícia.
Foto : http://tbsila.cdn.turner.com/

           Sou fã da Luiza Tomé desde a sua estreia, e apesar de não concordar com o veículo que ela usou para expor sua insatisfação com a personagem que viveu em Máscaras (2012), acho que ela não mereceu aquele tratamento, mas como guerreira que é já passou por cima e agora está brilhando como sempre à frente de uma boa personagem.

Foto : http://p2.trrsf.com.br/

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Wikipédia.com e teledramaturgia.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Novelas Inesquecíveis – Órfãos da Terra (2019)

5 Anos   da última trama da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid e ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela         A Estética primorosa foi o grande destaque   de Órfãos da Terra , última novela da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid , que mostrou com a maestria a história   d a guerra dos refugiados e seus dramas, com uma   riqueza de detalhes que só deu ainda mais credibilidade à produção.           Impressionante a estética e a qualidade técnica das cenas nas locações na Síria. A estética foi também um diferencial   em  Cordel Encantado   (2011) e  Joia Rara  (2013) , outras    novelas de sucesso da dupla.         Aliás nesse ponto elas foram peritas, sensíveis na abordagem e com um cuidado primoroso com o belo texto. O Engajamento no combate à discriminação foi mantido do começo ao fim, sem comprometer em nenhum momento o roteiro, mostrando que é possível sim apresentar    uma trama com assuntos pertinentes sem jogar o didatismo radical na cara do telespectador.    

Segunda Temporada de “Encantado´s” chega a tv aberta mantendo o fôlego

          Segunda temporada do seriado Encantado ´s , criação da   Renata Andrade e Thais Pontes  chegou a partir desta     última terça-feira (23.04), à Tv aberta. A temporada já está totalmente completa na Globoplay .         O Texto impecável, a direção dinâmica com cortes no time certo,    o tema de carnaval com pano de fundo, fazem de  Encantado´s   uma série agradável e que instiga o telespectador a esperar o que está por vir na próxima cena.         A   Segunda temporada ganha um reforço – perdemos Tony Ramos ,   porém   ganhamos    Eliane Giardini como Dalva, a nova pedra no sapato do pessoal do Encantado´s.           Luis Miranda e Vilma Melo  continuam   irretocáveis como os    líderes do seriado e juntos dos coadjuvantes fazem um desfile impecável da narrativa, com tiradas sagazes de tipos que cruzamos todos os dias.         A Segunda temporada começa   depois do   desfile triunfante que tocou o público no final da primeira. Os irmãos Eraldo e Olimpia, voltam a ro

Trilha Sonora Eterna – O Mapa da Mina Internacional (1993)

        Protagonizada por  Malu Mader ,   Cássio Gabus Mendes  e  Carla Marins    a  trama central de  O Mapa da Mina  é a  procura de um tesouro em diamantes roubados. O Ladrão para fugir da polícia e se livrar dos diamantes os esconde em lugar secretíssimo, para nem mesmo ele esquecer, tatua nas nádegas de uma criança o tal “Mapa da Mina” que o levaria à fortuna.    Com sua morte, ele acaba deixando como herança para o filho Rodrigo ( Cássio GabusMendes ) à procura por esses diamantes.         Cassiano Gabus Mendes autor   de clássicos do horário das sete -  como  Plumas e Paetês  (1980), que tinha o mundo da moda como pano de fundo;  Elaspor Elas  (1982), protagonizada por  Eva Wilma  e que contava a história do reencontro de sete amigas do passado;  Ti Ti Ti  ( 1985),  Brega e Chique  (1987) e  Que Rei Sou Eu   (1989), sentiu um gosto amargo, naquela que seria sua última novela – a audiência não ajudou e a novela foi até encurtada.   Na verdade O Mapa da Mina nem tinha a audi

Série “A Justiceira”, do Antônio Calmon, com Malu Mader como protagonista, entra nesta segunda-feira na plataforma da Globoplay

                  Seriado A Justiceira , do autor Antônio Calmon , entra nesta segunda-feira (29.04) com seus 12 episódios para plataforma da Globoplay .         Protagonizado por Malu Mader , e nomes como Nívea Maria , Leonardo Brício, Anselmo Vasconcellos, Lui Mendes e Danielle Winits , o seriado marcou o ano de 1997, e só não teve   uma segunda temporada por causa de uma gravidez da Malu.         Relembre a trama: Durante uma ação, a policial Diana Maciel   ( Malu Mader ) mata acidentalmente seu parceiro. Sentindo-se culpada, ela entrega seu distintivo. Cinco anos depois, Diana resolve abandonar o marido por ele ser toxicomaníaco. Em dívida com uma quadrilha de traficantes, seu marido entrega o filho do casal, Pedro, como pagamento. Desesperada, Diana aceita trabalhar com um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo é formado por Augusta ( Nívea Maria ), Beto (Leonardo Brício), Paco   (Anselmo Vasconcellos), Diego (Lui Mendes) e Marle