Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Luiz Gustavo


        Uma dos atuais sucessos do Canal Viva este  mês foram os episódios inéditos do Sai de Baixo, que trouxe novamente  para o nosso convívio os inesquecíveis moradores do Largo do Arouche. O Seriado foi um presente   para os nostálgicos e saudosos de Caco (Miguel Falabella) , Magda (Marisa Orth), Cassandra (Aracy Balabanian ) , Neide (Márcia Cabrita) e o Tio Vavá (Luiz Gustavo).
        Quem nunca sonhou em ter um Tio tal qual o Vavá , que sempre estava lá disposto para ser enganado por Caco, Cassandra e cia ?
        Os novos episódios valeram para matar saudades de Luiz Gustavo , que esta longe da TV desde uma participação na Malhação em 2012.  O Luiz Gustavo sempre teve seus personagens dosados em comédia, apesar de alguns terem uma história dramática, sempre mesclam esse drama com  um carisma e um tom de comédia.
        Na Tv desde 1953, Luiz Gustavo tem um leque de personagens  que marcaram a teledramaturgia brasileira, filtrá-los para chegar em 10 foi uma tarefa difícil, então vamos à ela :

10º. Tony de O Mapa da Mina (1993)
O mapa da mina
Com Pedro Paulo Rangel
Foto : http://www.teledossie.com.br
        Luiz Gustavo participou da última novela do seu cunhado Cassiano Gabus Mendes. O Autor foi o que escreveu os melhores personagens para o ator. Em O Mapa da Mina de 1993 Luiz Gustavo deu vida ao Tony Machado ,  um homem que se acha um mafioso perigoso, mas não passa de um trapalhão.
       
9º. Galileu Van Burger de O Beijo do Vampiro (2002)
O beijo do vampiro
Foto : http://3.bp.blogspot.com
        Irresistivelmente cômico , o Galileu Van Burger  de O Beijo do Vampiro do autor Antônio Calmon  sem dúvidas foi o caçador de vampiros mais atrapalhado de toda a história.  Além do dinheiro da família, Galileu herdou também um legado nada agradável: seus antepassados, na Europa, eram famosos caçadores de vampiros, e ele é descendente direto do Dr. Van der Burger, um caçador de vampiros que morreu do coração ao ficar cara a cara com Bóris (Tarcísio Meira). As “armas” de combate aos vampiros foram passando de geração em geração, de pai para filho, até chegar a Galileu.

8º. Firmino de Mico Preto (1990)
Mico preto
Com Glória Pires
Foto : /www.google.com.br
        Homem simples, ingênuo, tímido, romântico, sonhador e trapalhão. É filho de Cristina (Yara Cortes) e funcionário público de uma repartição em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. É um sujeito bom caráter e honesto, sem grandes ambições. É noivo de Sarita (Glória Pires), sua vizinha há muitos anos, mas nem desconfia que ela trabalha em uma boate.  Luiz Gustavo estava à frente desse trama de Marcílio Moraes , Leonor Basseres e Euclydes Marinho. A Novela considerada de um cinismo exagerado acabou causando desentendimentos entre seus autores, e o Walther Negrão foi chamado para apaziguar os ânimos. O Firmino foi um dos poucos personagens que salvou a trama, destaque para a dobradinha entre ele e Glória Pires, que fazia a noiva pilantra do protagonista.

7º. Elvis Doidão de Começar de Novo (2004)
Começar de novo
Foto : www.johnowl.blogger
        Na trama de Começar de Novo Luiz Gustavo viveu o carismático Elvis Doidão ou  Vô Doidão. O personagem vivia como se ainda estivesse nos anos 70 , e tinha uma idolatria por sua amada Vô Doidona vivida pela Marília Pêra. Mais uma vez Luiz Gustavo brilhou ao lado de uma grande estrela vivendo personagens  que cativaram o público da novela.
       
6º. Ricardo de Anjo Mau (1976)
Anjo mau (1976)
Foto : ://www.google.com.br
        Luiz Gustavo estreava na Globo na trama de Anjo Mau depois do sucesso de Beto Rockfeller (1968) na Tupi. Cassiano Gabus  Mendes escrevia mais uma vez um personagem para o ator,  e ele    tirou o Ricardo de letra e teve muito destaque na trama.

5º. Juca Pirama de O Salvador da Pátria (1989)
O salvador da pátria
Foto : http://www.teledossie.com.br
        O personagem  morre assassinado no capítulo 17 , mas  Juca Pirama  acabou virando o grande fio condutor da trama de O Salvador da Pátria do autor Lauro César Muniz. O “Meninos eu ví!” bordão do personagem que era radialista na pequena cidade de Tangará  perdurou por toda a novela deixando o telespectador na dúvida sobre sua morte. Mas no último capítulo é revelado que Juca realmente estava morto e sua voz na rádio pirata não passava de uma junção de gravações de programas da época em que ainda era vivo.

4º. Tio Vavá do Sai de Baixo (1996)
Todo o elenco do SAI DE BAIXO
Foto : http://img444.imageshack.us/
        Um dos seriados de  maior sucesso da Globo. No estilo sitcom o “Sai de Baixo” entrou para história da emissora, assim como seus personagens que são inesquecíveis até hoje. No mês passado  o Canal Viva produziu  4 novos episódios do seriado que foram para o ar com uma ótima audiência. Entre os personagens mais queridos do programa estava o Tio Vavá, vivido pelo Luiz Gustavo que também foi um dos criadores do programa. O Personagem a cada programa tinha uma nova empresa que só pelos nomes já nos dava a ideia do fracasso que seria. Assim nós assistimos a criação e falência da VavaTur, VaváTaxi, Vavá Restaurantes entre outros. O tio Vavá a cada programa sempre era enganado por algum de seus execráveis parentes , a irmã Cassandra (Aracy Balabanian) ou Caco (Miguel Falabella) o esposo de sua sobrinha. Engraçado é que era exatamente esse lado ingênuo do personagem o seu maior encanto.

3º. Beto Rockfeller de Beto Rockfeller (1968)
Beto Rockfeller
com Bete Mendes
Foto : http://imguol.com/blogs
        Beto Rockfeller de autoria do Bráulio Pedroso e concepção do Cassiano Gabus Mendes  foi uma  inovação no gênero das telenovelas. A história da teledramaturgia pode ser dividida entre antes e depois da novela. Luiz Gustavo viveu seu primeiro grande momento na tv interpretando o anti-herói protagonista da trama. Com a trama mais realista , os atores também foram obrigados a abandonar os exageros  e interpretar de maneira mais crível, e assim o público pode conferir uma linguagem mais coloquial e com gírias da moda na época. Até os famosos “cacos”  (improvisos  que os atores fazem que vão além do script) foram inaugurados em Beto Rockfeller. Luiz Gustavo  conquistou com o personagem  o auge de sucesso na sua carreira se firmando com um dos grandes atores daquele geração.

2º. Mário Fofoca de Elas por Elas (1982)
Elas por elas
Foto : http://www.teledossie.com.br/
        Em 1982 Luiz Gustavo ganhou mais um personagem do autor Cassiano Gabus Mendes e fez do Mário Fofoca o maior destaque da trama de Elas por Elas. Apesar do elenco feminino afiado,  as trapalhadas do detetive que não conseguia achar uma agulha no palheiro  divertiu os telespectadores. O sucesso do personagem  fez com que depois do término da novela fosse criado um seriado  exclusivo para ele  , uma pena que sem o êxito da novela. A Caracterização do Mário Fofoca , que estava sempre com um indefectível paletó xadrez lilás ajudou muito na composição do personagem. Apesar de ser uma criação de Cassiano , Luiz Gustavo deu muitas dicas que foram incorporadas a composição do detetive, inclusive esse paletó foi ideia do ator.

1º.  – Ariclenes e Victor Valentin de Ti Ti Ti (1985)
Ti ti ti (1985)
Com Reginaldo Faria
Foto : http://contigo.abril.com.br/b
         Muita gente acha o Mário Fofoca de Elas por Elas o melhor personagem do Luiz Gustavo, mas para mim o Victor Valentin é o primeiríssimo dessa lista. O Estilo conquistador do personagem  que seduzia todas suas clientes marcou a trama, e mais uma vez o visual do costureiro , que se vestia como um toureiro espanhol ajudava nas hilárias cenas de provas de roupas no atelier .  Em 2010 no remake de Ti Ti Ti escrita por Maria Adelaide Amaral , o público clamou pela participação de Luiz Gustavo, e assim ele entrou na trama vivendo o Mário Fofoca de Elas por Elas.



Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa  : teledramaturgia.com e memóriaglobo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Novelas Inesquecíveis – Órfãos da Terra (2019)

5 Anos   da última trama da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid e ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela         A Estética primorosa foi o grande destaque   de Órfãos da Terra , última novela da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid , que mostrou com a maestria a história   d a guerra dos refugiados e seus dramas, com uma   riqueza de detalhes que só deu ainda mais credibilidade à produção.           Impressionante a estética e a qualidade técnica das cenas nas locações na Síria. A estética foi também um diferencial   em  Cordel Encantado   (2011) e  Joia Rara  (2013) , outras    novelas de sucesso da dupla.         Aliás nesse ponto elas foram peritas, sensíveis na abordagem e com um cuidado primoroso com o belo texto. O Engajamento no combate à discriminação foi mantido do começo ao fim, sem comprometer em nenhum momento o roteiro, mostrando que é possível sim apresentar    uma trama com assuntos pertinentes sem jogar o didatismo radical na cara do telespectador.    

Segunda Temporada de “Encantado´s” chega a tv aberta mantendo o fôlego

          Segunda temporada do seriado Encantado ´s , criação da   Renata Andrade e Thais Pontes  chegou a partir desta     última terça-feira (23.04), à Tv aberta. A temporada já está totalmente completa na Globoplay .         O Texto impecável, a direção dinâmica com cortes no time certo,    o tema de carnaval com pano de fundo, fazem de  Encantado´s   uma série agradável e que instiga o telespectador a esperar o que está por vir na próxima cena.         A   Segunda temporada ganha um reforço – perdemos Tony Ramos ,   porém   ganhamos    Eliane Giardini como Dalva, a nova pedra no sapato do pessoal do Encantado´s.           Luis Miranda e Vilma Melo  continuam   irretocáveis como os    líderes do seriado e juntos dos coadjuvantes fazem um desfile impecável da narrativa, com tiradas sagazes de tipos que cruzamos todos os dias.         A Segunda temporada começa   depois do   desfile triunfante que tocou o público no final da primeira. Os irmãos Eraldo e Olimpia, voltam a ro

Trilha Sonora Eterna – O Mapa da Mina Internacional (1993)

        Protagonizada por  Malu Mader ,   Cássio Gabus Mendes  e  Carla Marins    a  trama central de  O Mapa da Mina  é a  procura de um tesouro em diamantes roubados. O Ladrão para fugir da polícia e se livrar dos diamantes os esconde em lugar secretíssimo, para nem mesmo ele esquecer, tatua nas nádegas de uma criança o tal “Mapa da Mina” que o levaria à fortuna.    Com sua morte, ele acaba deixando como herança para o filho Rodrigo ( Cássio GabusMendes ) à procura por esses diamantes.         Cassiano Gabus Mendes autor   de clássicos do horário das sete -  como  Plumas e Paetês  (1980), que tinha o mundo da moda como pano de fundo;  Elaspor Elas  (1982), protagonizada por  Eva Wilma  e que contava a história do reencontro de sete amigas do passado;  Ti Ti Ti  ( 1985),  Brega e Chique  (1987) e  Que Rei Sou Eu   (1989), sentiu um gosto amargo, naquela que seria sua última novela – a audiência não ajudou e a novela foi até encurtada.   Na verdade O Mapa da Mina nem tinha a audi

Série “A Justiceira”, do Antônio Calmon, com Malu Mader como protagonista, entra nesta segunda-feira na plataforma da Globoplay

                  Seriado A Justiceira , do autor Antônio Calmon , entra nesta segunda-feira (29.04) com seus 12 episódios para plataforma da Globoplay .         Protagonizado por Malu Mader , e nomes como Nívea Maria , Leonardo Brício, Anselmo Vasconcellos, Lui Mendes e Danielle Winits , o seriado marcou o ano de 1997, e só não teve   uma segunda temporada por causa de uma gravidez da Malu.         Relembre a trama: Durante uma ação, a policial Diana Maciel   ( Malu Mader ) mata acidentalmente seu parceiro. Sentindo-se culpada, ela entrega seu distintivo. Cinco anos depois, Diana resolve abandonar o marido por ele ser toxicomaníaco. Em dívida com uma quadrilha de traficantes, seu marido entrega o filho do casal, Pedro, como pagamento. Desesperada, Diana aceita trabalhar com um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo é formado por Augusta ( Nívea Maria ), Beto (Leonardo Brício), Paco   (Anselmo Vasconcellos), Diego (Lui Mendes) e Marle