Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Minha Doce Namorada (1971)

A Novela  que consolidou o estilo romântico “água-com-açúcar” e transformou Regina Duarte em namoradinha do Brasil faz 43 anos



        Há exatos 43 anos estreava no horário  das sete global  a novela Minha Doce Namorada do autor Vicente Sesso. A Trama foi um dos  maiores exemplos do estilo romântico “Água com açúcar” e foi um sucesso arrebatador do início da década de 70. E Olhe que a novela foi feita às pressas para substituir uma sinopse que havia ficado inviável para o horário.

        Vicente Sesso inspirou-se em textos que escrevera anteriormente e usou como eixo central uma história infanto-juvenil já apresentada no Teatro Fantasia, exibido na Tv Record de São Paulo  na década de 50. 


        Na trama um parque de diversões ambulante chega na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Com ele, a jovem e alegre Patrícia (Regina Duarte). A garota, pobre e órfã, consulta todos os dias Dona Carmem (Heloisa Helena), astróloga do parque, na expectativa de que os astros lhe tragam felicidade. Um dia, Dona Carmem se atrapalha com suas previsões e vê que Patrícia, aquariana, se apaixonará por um rapaz sob o signo de Peixes, o que contradiz os astros.
Depois desse acontecimento, Patrícia conhece Renato (Cláudio Marzo), um jovem estudante rico que está de viagem em Ouro Preto. Patrícia se apaixona perdidamente por ele.
        Porém, o casal terá de enfrentar as maldades de César (Mário Lago) e Sarita Leão (Wanda Lacerda), tios de Renato e sobrinhos de Seu Pepê (Sadi Cabral). A dupla de vilões almeja o controle dos bens da família, que tem Renato como único herdeiro. Outra interessada em destruir o romance é Verinha (Maria Cláudia) noiva mimada de Renato, interessada em sua herança.  

Cláudio Marzo e Regina Duarte em Minha Doce Namorada, 1971. Cedoc/TV Globo

        Regina Duarte e  Cláudio Marzo , os protagonistas da trama ainda gravavam a novela Irmãos Coragem (1971)  quando foram escolhidos para viver o par romântico na trama. Seus personagens saíram antes do término da trama de Janete Clair para começar as gravações de Minha Doce Namorada.

                                 
        Foi nessa trama que Regina Duarte foi batizada como “namoradinha do Brasil”  graças ao sucesso da personagem  que seguia o estilo romântico e doce de suas outras  personagens  até então.

                                 Sadi Cabral em Minha Doce Namorada, 1971. Cedoc/TV Globo Célia Biar em Minha Doce Namorada, 1971. Cedoc/TV Globo
        Além do sucesso  de Patrícia e Renato, vividos pelo Marzo  e a Regina,  o  casal vivido Sadi Cabral e Célia Biar,  Seu Pepê e Tia Miquita, a vendedora de maça do amor,  também   chamou atenção do público.
        A Trama se passava originalmente em Ouro Preto no Estado de Minas Gerais, porém ficou inviável para emissora as gravações na cidade,  e o autor teve que encontrar um jeito de transferir os acontecimentos para o Rio de Janeiro. Sesso chegou a pensar em um circo, mas no final optou por um  parque diversões que oportunamente muda-se para a cidade maravilhosa.
        Susana Vieira e Susana Gonçalves , irmãs na vida real,   contracenaram juntas na trama vivendo as personagens Nelita e Lúcia, respectivamente.



        Apesar de uma declarada história “água-com-açucar” Minha Doce Namorada tinha uma trama mais forte. O Fato da Patrícia não saber a sua  origem, e nem saber sequer seu sobrenome. Inclusive a personagem tinha vários pesadelos com isso. Sonhava que ao casar-se com Renato entrava em desespero quando Padre perguntava seu nome completo. No final da novela o autor revela Madame Jordão (Yara Cortes) como a verdadeira mãe de Patrícia, dando finalmente um sobrenome a personagem.
        Com a consolidação do estilo no horário das sete iniciado com Pigmalião 70 (1970), depois de Minha Doce Namorada , o autor escreveu também com muito sucesso Uma Rosa com Amor (1972).
        Em 2009,  o SBT comprou os direitos de Minha Doce Nomorada e Uma Rosa com Amor , fazendo um remake em 2010 desta última com Carla Marins e Cláudio Lins nos papéis de protagonistas. Ou seja, pode ser que a qualquer momento tenhamos um remake de Minha Doce Namorada,  o que não seria nada mal para o público de hoje em dia provar um pouquinho da mágica dos textos da teledramaturgia da década de 70.

Ficha Técnica :
Logo da novela Minha Doce Namorada, 1971. TV Globo

Novela do Autor Vicente Sesso
Direção Geral : Fernando Torres e Régis Cardoso
Exibição : 19 de Abril de 1971 à 25 de Janeiro de 1972
Capítulos : 242


Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com
       

Comentários

  1. Quero saber se vc lembra em qual novela antiga tocava a musica "como eu quero" do kid abelha.obrigado

    ResponderExcluir
  2. Evaldino quero saber se vc se lembra em qual novela (na Globo) anos 80 tocava a música "como eu quero" do kid abelha,obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu Quero, do Kid Abelha, tocou no seriado Confissões de Adolescentes (1994), e na novela do SBT, Marisol (2002).

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...