Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Corrida do Ouro (1974)



        Em 1974, Lauro César Muniz em parceria com Gilberto Braga,  escreveu a novela Corrida do Ouro, apresentada no horário das sete, que fez 40 anos no último dia 19 de julho. A trama foi divulgada como uma nova proposta para o horário. Com uma história mais realista, e personagens menos românticos e mais parecidos com pessoas do nosso cotidiano.
        Porém essa intenção foi logo cortada pela censura. A temática de mostrar o poder do dinheiro e a força psicológica que exerce sobre o ser humano acabou  sendo interpretada como subversiva, e Lauro César teve que apresentar uma trama romântica e com leves toques de comédia sofisticada, inspirada nos cinema norte-americano da década de 30 e 40.  Ou Seja, o perfil das tramas do horário que vemos até hoje, com algumas raras exceções.


        Corrida do ouro foi a primeira novela assinada por Gilberto Braga, que depois do convite para Lauro César Muniz escrever Escalada (1975), o autor  finalizou a trama  sob supervisão de Janete Clair.

  
         A trama começa com a morte do milionário Durval Pontes de Albuquerque - dono de inúmeras fazendas de café, imóveis, uma fábrica e ações,  aos 74 anos e que  deixa um testamento surpreendente e enigmático no qual sua herança será dividida para cinco mulheres: Isadora (Sandra Bréa), Tereza (Aracy Balabanian), Gilda (Célia Biar), Patrícia (Renata Sorrah) e Ilka (Maria Luisa Castelli). Mas elas só teriam direito a fortuna se executassem, uma a uma, condições especificadas pelo milionário em uma das cláusulas, o que provocaria grandes transformações nas suas vidas. Dessa maneira, os obstáculos que cada uma das herdeiras encontrava para cumprir o testamento forneciam os ganchos da novela.

Assim, Isadora Ferreira, uma cantora, deveria abandonar a carreira; Gilda Diniz Steiner, que morava na França há 20 anos, deveria ter residência fixa no Brasil; Tereza Rodrigues deveria terminar o curso de Jornalismo e obter seu diploma; Patrícia Braga Albuquerque deveria se casar com Rafael Esteves, fiel funcionário de Durval; e Ilka Silveira da Cunha teria de ir morar com a mãe, que a abandonou quando criança . Se, no prazo de um ano, qualquer uma das cinco não tiver cumprido sua obrigação, todas estariam deserdadas.
Os entrechos das “provas” impostas as protagonistas da trama davam o charme da novela.  E brindavam o público com uma nova história a cada capítulo praticamente.


Mesmo com a agilidade da  trama, o núcleo protagonizado por Renata Sorrah, que vivia  Patrícia, começava a enjoar o público, que praticamente assistia a mesma cena. Rafael (José Augusto Branco) tentando conquistar Patrícia, e ela  mesmo sabendo que para receber a herança teria que casar-se com ele, sempre  dava um fora no pretendente.  Depois de seguir uma ideia de Janete Clair, os autores resolveram inverter a situação. Patrícia se descobre apaixonada por Rafael, e ele depois de muito tentar, acaba se decepcionando e perdendo o interesse por ela. Assim, o casal ganhou o novo fôlego e a empatia do público.


Mesmo com um elenco feminino recheado por grandes talentos e as mais belas musas da época, Zilka Salaberry  que viveu a Kiki Vassouradas,  foi o grande destaque da trama, graças a impecável interpretação feita pela atriz.  A personagem que já era uma “senhora idosa”  andava de moto na trama e com um estilo bem atípico para sua idade. Inclusive o figurino usado pela personagem  era da própria Zilka, principalmente as túnicas de crochê, moda na época.
A herança  que promoveu essa corrida do ouro dentro da novela eram 15 mil cruzeiros, uma verdadeira fortuna na época.


Corrida do Ouro foi um dos grandes sucessos da Globo naquela década, mesmo batendo de frente com A Barba Azul, da Ivani Ribeiro , sucesso arrebatador apresentado já em cores pela Tv Tupi.
O Cantor Djavan fez uma participação na trama como ele mesmo. Na trama, Djavan era amigo de Isadora, uma cantora em plena ascensão, vivida pela Sandra Bréa, e uma das herdeiras da trama.


Inesquecível a cena final da novela em que Isadora (Sandra Bréa), que não desistiu da carreira de cantora, dá um show em uma  casa de festas, e no decorrer da apresentação eram mostradas cenas dos outros personagens e seus finais felizes.
A Novela  mostrava mesmo que na entrelinhas, que  o dinheiro não é tão importante quando um ideal, um grande amor ou até sua própria essência. E as meninas que correram a trama inteira à procura dessa fortuna descobriam a verdadeira felicidade no final.

Ficha Técnica
Novela dos autores Lauro César Muniz e Gilberto Braga
Direção Geral : Reynaldo Boury
Elenco:
Aracy Balabanian, Walmor Chagas, Yoná Magalhães, Altair Lima, Sandra Bréa, José Wilker, Renata Sorrah, José Augusto Branco, Maria Luiza Castelli, Oswaldo Loureiro, Célia Biar, Zilka Salaberry, Nivea Maria, Flávio Migliaccio, Jacyra Silva, Castro Gonzaga, Renata Fronzi, Heloisa Helena, Leila Cravno, Ilva Nino, Margarety Boury, Clementino Kelé, Paulo Castelli entre outros.
Exibição : 03 de Julho de 1974 à 25 de Janeiro de 1975
Capítulos : 178

 

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa: memóriaglobo.com e Wikipédia.com

Comentários

  1. Eu não lembro muito bem dessa novela. No final, o que acontece com a herança? Será que alguém lembra? Revi recentemente no Globoplay, mas tem somente 6 capítulos e nada sobre o desfecho da herança

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube