Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Aberturas das novelas do autor Lauro César Muniz


        Depois de uma grande homenagem feita ao autor Lauro César Muniz no mês passado, comemorando a volta do autor a Rede Globo após   uma temporada na Record, o e10blog vai relembrar a abertura dos principais sucesso do autor.

Corrida do Ouro (1974)
corridadoouro_logo



        Corrida do Ouro  foi escrita em parceira com Gilberto Braga, reproduzindo na Tv o esquema das comédias sofisticadas do cinema americano dos anos 30 e 40. A abertura da trama marcou época com uma animação de bonequinhos que corriam atrás de uma moeda. O calhambeque da abertura virou marca registrada e logotipo da novela. O Desenho animado foi desenvolvido  por uma equipe comandada pelo artista gráfico e cenógrafo Cyro Del Nero. O Tema de abertura, música homônima ao título, foi gravada pelo Coral Som Livre especialmente  para a novela.    

Escalada (1975)
escalada_logo

        Escalada, novela que contou a saga de um imigrante, inspirada no pai de Lauro César , é considerada por ele e pela crítica sua melhor novela e um divisor de águas em sua carreira. A novela se desenrolava por três décadas, destacando momentos da história do Brasil. A Abertura da trama trazia figuras geométricas que representavam alguns atores do elenco como Tarcísio Meira, Renée de Vielmond e Susana Vieira, embaladas pela música homônima ao título da novela da Orquestra Som Livre.    

O Casarão (1976)
casarao_logo

        O Casarão trazia uma novidade em sua narrativa,  as épocas se intercalavam, isto é, perdia a sequencia linear dos fatos  e com isso a interrogação  “O Que Acontecerá”  foi trocada por “Como aconteceu”.  Na abertura ao som de “Só Louco” na voz da Gal Costa, o casarão era mostrada nos álbuns de família das várias fases da novela, assim como os personagens da trama.

Transas e Caretas (1984)
transasecaretas_logo

        Novamente em Transas e Caretas, o autor Lauro César Muniz inovava mostrando o passado e o futuro  na figura dos dois protagonistas vividos por José Wilker e Reginaldo Faria. Um jogo de vídeo-game com dois  humanos tentando passar de fase ilustravam a abertura ao som da música “Transas e Caretas” do Grupo Los Angeles, sucesso dos anos 80. Um dos modelos da abertura era Raul Gazolla, antes de virar ator.

Roda de Fogo (1986)
rodadefogo86_logo

        Em 1986 , Lauro César Muniz apresentou um dos seus melhores trabalhos, a novela Roda de Fogo. A trama de Roda de Fogo foi desenvolvida a partir de uma sinopse criada por um grupo de autores da Casa de Criação Janete Clair Dias Gomes, Ferreira Gullar, Euclydes Marinho, Luiz Gleiser, Joaquim Assis, Marília Garcia e Antônio Mercado. A Casa de Criação Janete Clair foi criada em 1985, por Dias Gomes. O objetivo era selecionar e elaborar roteiros para as produções da emissora. A Novela trazia Tarcisio Meira e Bruna Lombardi nos papéis principais. A Abertura de Roda de Fogo também marcou o ano de 1986. Ao som do clássico “Pra Começar”  na voz da Marina Lima, o vídeo mostrava vários objetos, animais e pessoas passando pelo letreiro do logotipo da trama em chamas.


O Salvador da Pátria (1989)

        “Amarra o Teu Arado a uma estrela, e ai tu verás . . .”   Esse era o refrão do bela música  que abria a trama de O Salvador da Pátria  no ar pela Globo em 1989. A Novela foi  mais um dos grandes sucessos de Lauro César Muniz  na emissora, com todos os ingredientes com os quais o autor adora trabalhar : Politicagem, conchavos e organizações criminosas secretas. A abertura , que foi desenvolvida por Hans Donner, foi criada a partir de cinco quadros que retratavam as fases  de Sassa Mutema (Lima Duarte) dentro da trama. Os quadros foram pintados dentro de um estúdio, e na gravação inseridos objetos de cenas sobre eles, como se rasgassem a imagem. Sassa Mutema ao som da música tema “Amarra o Teu Arado a uma Estrela” na voz do Gilberto Gil caminhava sobre as imagens.


Zazá (1997)
zaza_logo



        Em 1997, Lauro César Muniz criou para Fernanda Montenegro, a excêntrica personagem que também era o título da novela,  Zazá. A personagem era filha de Santos Dumont, o inventor do avião.  Fernanda Montenegro,  claro deu um show a frente da personagem e a abertura da trama já mostrava a história principal. Ao som de “Dona Doida” na voz  da Rita Lee, Fernanda Montenegro fazia acrobacias  pelos pontos turísticos do Rio de Janeiro.  

Cidadão Brasileiro (2006)
cidadaobrasileiro_logo


           Cidadão Brasileiro foi o maior sucesso de Lauro César Muniz dentro da Record. A Novela  era uma releitura de Escalada , sucesso que o autor escreveu na Globo em 1975 com Tarcísio Meira no papel principal. A Abertura foi outro ponto forte da trama. Gabriel Braga Nunes caminhava,   e ao fundo  acontecimentos e  imagens  de passagens  de tempo da  transformação do personagem,  que de um simples homem virava  um grande empresário.  O Tema de abertura foi o Clássico “Ponteio” num dueto de Edu Lobo e Zizi Possi.

Poder Paralelo (2009)
poderparalelo_logo

        A História ambiciosa e frenética de Poder Paralelo conquistou o grande público logo em seus primeiros capítulos  e Lauro César Muniz comemorou mais uma sucesso na Record. A trama que tinha como mote principal a máfia italiana e o narcotráfico na América do Sul era ousada mais foi dosada de modo que não assustasse o telespectador. A Abertura mostrava uma espécie do ponto de partida da novela, quando a esposa do protagonista Tony Castelamare, vivido pelo GabrIel Braga Nunes é assassinada na explosão de um carro com os filhos do casal. O Tema de abertura foi “Belíssimo Cosi” na voz da Laura Pausini.


Máscaras (2012)
mascarast2

        Máscaras  foi apresentada como uma grande  inovação, o que sempre foi a marca registrada do autor em suas tramas. Mas infelizmente a complicada trama  não foi aceita pelo público  e acabou se transformando em um dos maiores fracassos da emissora, e principal motivo que levou  Lauro César voltar à Globo. Se a novela não foi bem recebida, tudo bem, mas vale lembrar sua luxuosa abertura ao som de “Porto Solidão” numa regravação do Fagner. No vídeo,    uma chuva de máscaras de carnaval representavam a queda de máscaras dos personagens da trama.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Vídeo : You Tube  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Setembro

“ Malhação Sonhos”, “As Três Marias”, “Mário Fofoca” e “Três  Irmãs”         Veja os títulos   que a Globoplay vai disponibilizar esse mês de setembro em sua plataforma – 01.09 – Malhação Sonhos (2014) – A Temporada da trama teen escrita por Rosane Svartmann , protagonizada por Rafael Vitti, Artur Aguiar, Bruna Hamu e   Isabela Santoni entra pelo Projeto Originalidade.     08.09 – As   Três Marias (1980 )   -    Novela do autor  Wilson Rocha , não chegou a ter  o brilho esperado, e logo no primeiro mês da novela  o autor foi substituído por  WaltherNegrão  que deu um ar de suspense policial à trama.   A história    entra pelo Projeto Fragmentos e traz   três musas da década de 80   que  começavam a assinar seu nome na história da teledramaturgia,  Glória Pires , Maitê Proença e Nadia Lippi ,   num   enredo   basead...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

No Tema e Na Trilha do Zezé di Camargo e Luciano

          Eles estão completando   30 anos de carreira e um turbilhão de canções que   encantaram e fizeram muita gente se apaixonar. Zezé di Camargo e Luciano são os astros do post de hoje relembrando seus clássicos que embalaram nossas novelas.         O Primeiro disco foi lançado em 1991, quando o hit “ É O Amor ” invadiu as rádios de todo o Brasil, graças ao Pai da dupla, como vimos no filme “ Dois Filhos de Francisco ”. Depois disso foi um disco por ano sempre aumentando as vendagens e transformando Zezé di Camargo e Luciano em uma das duplas sertanejas mais importantes da história da MPB.         O single “ É o Amor ” , composição do Zezé,   é considerada uma das melhores composições de sertanejo da história do gênero, e embora a dupla nunca tenha cantado essa música para uma novela, em 1999, ninguém menos que Maria Bethânia a regravou, e a gravação...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa