Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Avenida Brasil Nacional Volume 1 (2012)



        Oi Oi Oi  está ai batendo a porta! É Avenida Brasil (2012),  o clássico  do João Emanuel Carneiro,   é a próxima atração do Vale a Pena Ver de Novo  substituindo Por Amor (1997).
        Para comemorar essa volta de Carminha (Adriana Esteves), Nina (Déborah Falabella) e toda a galera do Divino  vamos relembrar as trilhas sonoras que marcaram AvenidaBrasil.
        Em 2012, as trilhas sonoras já não eram mais tão importantes, pelo menos para as emissoras, mas Avenida Brasil ainda seguiu aquela linha de lançamento de trilha Nacional, que inclusive teve 2 volumes e Internacional, neste primeiro post vamos relembrar a Nacional Volume 1, que foi muito executada na   parte inicial da novela.
        A trilha traz Murilo Benício (o Tufão)  na capa  e foi aquele CD recheada de clássicos da MPB como “Reza” com a Rita Lee; “Cupido” da Maria Rita  ou “Depois” da MarisaMonte - o fino do samba e pagode com “Meu Lugar” do Arlindo Cruz e “Filho da Simplicidade” do Grupo Revelação e as músicas chicletes que viraram febre nacional como “Humilde Residência” do Michel Teló; “Assim Você Mata o Papai” do Sorriso Maroto; “Correndo Atrás de Mim” da Banda Aviões do Forró e “Pura Adrenalina” do Belo, entre  outras músicas que fazem o faixa a faixa da trilha vale a pena.

“Reza”
Intérprete: Rita Lee
Compositores: Rita Lee e Roberto de Carvalho

        Rita Lee abre o CD nacional volume 1 com a clássica “Reza” , faixa que titulou seu 34º álbum e bastou ser veiculada na trama nas primeiras cenas do núcleo Cadinho, o mulherengo vivido pelo Alexandre Borges que se dividia entre três belas mulheres, para a música estourar no Brasil. Foi mais um sucessaço  da cantora que acompanhou com maestria uma novela. O “núcleo cadinho” não me agrada muito na trama de Avenida Brasil, mas o tema   salvava as cenas repetitivas que eles protagonizavam.

“Amiga da Minha Mulher”
Intérprete: Seu Jorge
Compositores: Gabriel Moura, Seu Jorge, Rogê e Pretinho da Serrinha

        Amiga da Minha Mulher”, do Seu Jorge,  foi o tema da Olenka e do Silas, os personagens da Fabíula Nascimento e Aílton Graça. Há um certo momento da trama o casal se encontra, e Silas era ex-marido de Monalisa, a personagem da Heloísa Perissé, amiga de Olenka. Ou seja o tema casou perfeitamente com o entrecho. 

“Humilde Residência”
Intérprete: Michel Teló
Compositores: Tiago Mardelo, Malcolm Lima, Luiz Henrique e Fernando

        Depois de estourar com o “Ai Seu Eu Te Pego” em todo o mundo, Michel Teló emplacou outra música que ganhou o Brasil e  a sua inserção na trilha de Avenida Brasil ajudou muito nessa divulgação. “Humilde Residência” foi o tema do hilário e bobalhão personagem Adauto,  o personagem que deu projeção nacional ao trabalho do ator Juliano Cazarré.

“Assim Você Mata o Papai”
Intérpretes: Sorriso Maroto
Compositores: Nico Andrade

        Sorriso Maroto ganhou status de banda de pagode da primeira linha do show business depois do sucesso da música chiclete “Assim Você Mata o Papai” que entrou na trilha de Avenida Brasil como tema da  bela Tessália e do Leleco , os  personagens da atriz Débora Nascimento e Marcos Caruso. 

“Depois”
Intérprete: Marisa Monte
Compositores: Arnaldo Antunes, Marisa Monte e CarlinhosBrown

        Depois” é sem dúvidas o carro-chefe do CD,  meu Deus  e como essa música tocou nas  cenas do Jorginho e Nina, os personagens do Cauã Reymond e Debora Falabella. Clássico da Marisa Monte,  era impossível   sintonizar uma rádio e não escutar no mínimo umas três vezes a música. Eu particularmente sou apaixonado pela música, é Marisa Monte não é gente, por mais que a música toque não enjoa, e isso ficou provado agora ao fazer esse post, já escutei umas duas vezes só para escrever esse parágrafo sobre ela.  A música que é de 2011, voltou com tudo no repertório da Turnê Tribalhistas Tour 2018/2019 aclamada durante as apresentações do trio Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes.

“Cachorro Perigoso”
Intérpretes: Tchê Garotos
Compositor: Sandra Coelho

        Darkson, o personagem do José Loreto, foi um dos destaques de Avenida Brasil e seu tema “Cachorro Perigoso  foi outra faixa do CD que virou hit e consagrou a banda intérprete – Tchê Garotos.

Correndo Atrás de Mim”
Intérpretes: Aviões do Forró
Compositores: Renato Moreno

        Ísis Valverde foi alçada ao posto de símbolo sexual  com a exuberante Suellen, a maria-chuteira mor  de Avenida Brasil. Para acompanhar as aventuras da personagem foi escalada a banda de forró de maior sucesso aqui no Ceará – Aviões do Forró com “Correndo Atrás de Mim” composição do Renato Moreno.

Meu Lugar”
Intérprete: Arlindo Cruz
Compositores: Arlindo Cruz e Mauro Diniz

        Meu Lugar” do Arlindo Cruz era o tema de locação do fictício  Bairro do Divino, principal locação de Avenida Brasil. Para a gravação do CD da trama Arlindo fez uma pequena alteração na letra original da música trocando “Madureira” por “Divino”.

Filho da Simplicidade”
Intérprete: Revelação
Compositores: Xande de Pilares, Helinho do Salgueiro e Gilson Bernini

        A Família Tufão era uma novela a parte. Carminha (Adriana Esteves), Muricy (Eliane Giardini) e cia  davam um show. O Núcleo ganhou um tema  mais que especial, esse sambão do Grupo Revelação.
“Estória de Nós Dois”
Intérprete: José Augusto
Compositores: Michael Sullivan e Dudu Falcão

        Monalisa (Heloísa Perissé) e Tufão (Murilo Benício)  não tiveram a menor química em cena. Eu torcia para que mesmo com todo o chifres que ganhou a novela inteira o Tufão perdoasse a Carminha e casal ficasse junto. Mas  não foi por causa do tema que o casal não decolou em cena não – “Estória de Nós Dois  é uma canção linda na voz do muito romântico José Augusto.

“Pura Adrenalina”
Intérprete: Belo
Compositores: Alexandre Lucas, Prateado e Fogaça

        Aílton Graça, que viveu o simpático Silas,  ganhou um tema próprio também, um samba a altura do personagem interpretado com maestria pelo Belo.

“A Menina do Salão de Beleza”
Intérprete: Pedro Luís
Compositores: Pedro Luís, Beto Valente e Rodrigo Cabelo

        O Salão de beleza da Monalisa era uma das locações de Avenida Brasil, tudo acontecia entre uma escova e outra. Pedro Luís entrou na trilha como o tema dessa locação com o sugestivo título de “A Menina do Salão de Beleza”.

“O Dia do Corno”
Intérprete e compositor: Reginaldo Rossi

        O saudoso Reginaldo Rossi entrou na trilha com um dos seus clássicos “O Dia do Corno”, que apesar de ter muitos personagens que poderiam facilmente ganhar a música como tema, acabou não sendo tema específico de nenhum.

“Tá Faltando Homem”
Intérprete: Banda Xeiro de Mel
Compositor: Romim Matta

        Tá Faltando Homem foi mais um forró que entrou na trilha de Avenida Brasil como a  antepenúltima faixa do CD.

Vem Dançar com Tudo”
Intérprete: Robson Moura e Lino Krizz
Compositores: Philippe de Oliveira, Faouzi Barkati, Fabrice Toigo, Don Omar e Big Ali numa versão de Eduardo Queiroz.

        Impossível ouvir o #OiOiOi  de “Vem Dançar com Tudo  e não lembrar da  abertura e  dos congelamentos de Avenida Brasil. A música virou a marca registrada da trama do João Emanuel Carneiro  e ganhou as boates, festas e rádios de todo o Brasil.

“Cupido”
Intérprete: Maria Rita
Compositores: Cláudio Lins

        Jorginho e Débora, os personagens do Cauã Reymond e Nathalia Dill, foi outro casal que não aconteceu em Avenida Brasil, mesmo sem química eles ainda ganharam esse tema belíssimo na voz da Maria Rita. “Cupido  é uma composição do Claudio Lins, cantor e ator, filho do Ivan Lins e Lucinha Lins, e que já participou de algumas novelas, sendo a última uma participação em Malhação – Vidas Brasileiras  no início do ano.

Veja Também: 
Vale Tudo ou Avenida Brasil ? 
OIOIOI - Avenida Brasil completa 5 anos. 
Aberturas Inesquecíveis - Avenida Brasil (2012)
Trilha Sonora Eterna - Cabocla (2004)
e10blog
Trilha Sonora Eterna 
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr

Karine Teles e Isabel Teixeira marcam a semana em “Pantanal”

          A Despedida de Madeleine e a libertação de Maria Bruaca foram o destaque desta semana de Pantanal   e   comprovou   o talento de suas intérpretes que estão roubando a cena no remake.         Karine Teles com a sua Madeleine se despediu de Pantanal em uma cena emocionante e chocante no capítulo deste sábado (21.05). Assim como na sinopse original a personagem morre em um acidente de avião ao tentar voltar para o Pantanal com o intuito de reconquistar a vida   nos braços de José Leôncio (Marcos Palmeira) , abandonada   20 anos atrás.   Madeleine foi uma das personagens mais bem construídas nesse remake. Tanto pela Bruna Linzmeyer   como pela Karine Teles , que manteve toda a aura da personagem da primeira fase. Voluntariosa, mimada , afrontosa e mesmo já adulta, sempre com atitudes infantis. Eu que já citei alguma vezes que critiquei a escalação da Karine para a Madeleine na maturidade, tive que dar mais uma vez meu braço a torcer.   A atriz que tem um boa bagagem nos c

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v