Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Avenida Brasil Nacional Volume 1 (2012)



        Oi Oi Oi  está ai batendo a porta! É Avenida Brasil (2012),  o clássico  do João Emanuel Carneiro,   é a próxima atração do Vale a Pena Ver de Novo  substituindo Por Amor (1997).
        Para comemorar essa volta de Carminha (Adriana Esteves), Nina (Déborah Falabella) e toda a galera do Divino  vamos relembrar as trilhas sonoras que marcaram AvenidaBrasil.
        Em 2012, as trilhas sonoras já não eram mais tão importantes, pelo menos para as emissoras, mas Avenida Brasil ainda seguiu aquela linha de lançamento de trilha Nacional, que inclusive teve 2 volumes e Internacional, neste primeiro post vamos relembrar a Nacional Volume 1, que foi muito executada na   parte inicial da novela.
        A trilha traz Murilo Benício (o Tufão)  na capa  e foi aquele CD recheada de clássicos da MPB como “Reza” com a Rita Lee; “Cupido” da Maria Rita  ou “Depois” da MarisaMonte - o fino do samba e pagode com “Meu Lugar” do Arlindo Cruz e “Filho da Simplicidade” do Grupo Revelação e as músicas chicletes que viraram febre nacional como “Humilde Residência” do Michel Teló; “Assim Você Mata o Papai” do Sorriso Maroto; “Correndo Atrás de Mim” da Banda Aviões do Forró e “Pura Adrenalina” do Belo, entre  outras músicas que fazem o faixa a faixa da trilha vale a pena.

“Reza”
Intérprete: Rita Lee
Compositores: Rita Lee e Roberto de Carvalho

        Rita Lee abre o CD nacional volume 1 com a clássica “Reza” , faixa que titulou seu 34º álbum e bastou ser veiculada na trama nas primeiras cenas do núcleo Cadinho, o mulherengo vivido pelo Alexandre Borges que se dividia entre três belas mulheres, para a música estourar no Brasil. Foi mais um sucessaço  da cantora que acompanhou com maestria uma novela. O “núcleo cadinho” não me agrada muito na trama de Avenida Brasil, mas o tema   salvava as cenas repetitivas que eles protagonizavam.

“Amiga da Minha Mulher”
Intérprete: Seu Jorge
Compositores: Gabriel Moura, Seu Jorge, Rogê e Pretinho da Serrinha

        Amiga da Minha Mulher”, do Seu Jorge,  foi o tema da Olenka e do Silas, os personagens da Fabíula Nascimento e Aílton Graça. Há um certo momento da trama o casal se encontra, e Silas era ex-marido de Monalisa, a personagem da Heloísa Perissé, amiga de Olenka. Ou seja o tema casou perfeitamente com o entrecho. 

“Humilde Residência”
Intérprete: Michel Teló
Compositores: Tiago Mardelo, Malcolm Lima, Luiz Henrique e Fernando

        Depois de estourar com o “Ai Seu Eu Te Pego” em todo o mundo, Michel Teló emplacou outra música que ganhou o Brasil e  a sua inserção na trilha de Avenida Brasil ajudou muito nessa divulgação. “Humilde Residência” foi o tema do hilário e bobalhão personagem Adauto,  o personagem que deu projeção nacional ao trabalho do ator Juliano Cazarré.

“Assim Você Mata o Papai”
Intérpretes: Sorriso Maroto
Compositores: Nico Andrade

        Sorriso Maroto ganhou status de banda de pagode da primeira linha do show business depois do sucesso da música chiclete “Assim Você Mata o Papai” que entrou na trilha de Avenida Brasil como tema da  bela Tessália e do Leleco , os  personagens da atriz Débora Nascimento e Marcos Caruso. 

“Depois”
Intérprete: Marisa Monte
Compositores: Arnaldo Antunes, Marisa Monte e CarlinhosBrown

        Depois” é sem dúvidas o carro-chefe do CD,  meu Deus  e como essa música tocou nas  cenas do Jorginho e Nina, os personagens do Cauã Reymond e Debora Falabella. Clássico da Marisa Monte,  era impossível   sintonizar uma rádio e não escutar no mínimo umas três vezes a música. Eu particularmente sou apaixonado pela música, é Marisa Monte não é gente, por mais que a música toque não enjoa, e isso ficou provado agora ao fazer esse post, já escutei umas duas vezes só para escrever esse parágrafo sobre ela.  A música que é de 2011, voltou com tudo no repertório da Turnê Tribalhistas Tour 2018/2019 aclamada durante as apresentações do trio Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes.

“Cachorro Perigoso”
Intérpretes: Tchê Garotos
Compositor: Sandra Coelho

        Darkson, o personagem do José Loreto, foi um dos destaques de Avenida Brasil e seu tema “Cachorro Perigoso  foi outra faixa do CD que virou hit e consagrou a banda intérprete – Tchê Garotos.

Correndo Atrás de Mim”
Intérpretes: Aviões do Forró
Compositores: Renato Moreno

        Ísis Valverde foi alçada ao posto de símbolo sexual  com a exuberante Suellen, a maria-chuteira mor  de Avenida Brasil. Para acompanhar as aventuras da personagem foi escalada a banda de forró de maior sucesso aqui no Ceará – Aviões do Forró com “Correndo Atrás de Mim” composição do Renato Moreno.

Meu Lugar”
Intérprete: Arlindo Cruz
Compositores: Arlindo Cruz e Mauro Diniz

        Meu Lugar” do Arlindo Cruz era o tema de locação do fictício  Bairro do Divino, principal locação de Avenida Brasil. Para a gravação do CD da trama Arlindo fez uma pequena alteração na letra original da música trocando “Madureira” por “Divino”.

Filho da Simplicidade”
Intérprete: Revelação
Compositores: Xande de Pilares, Helinho do Salgueiro e Gilson Bernini

        A Família Tufão era uma novela a parte. Carminha (Adriana Esteves), Muricy (Eliane Giardini) e cia  davam um show. O Núcleo ganhou um tema  mais que especial, esse sambão do Grupo Revelação.
“Estória de Nós Dois”
Intérprete: José Augusto
Compositores: Michael Sullivan e Dudu Falcão

        Monalisa (Heloísa Perissé) e Tufão (Murilo Benício)  não tiveram a menor química em cena. Eu torcia para que mesmo com todo o chifres que ganhou a novela inteira o Tufão perdoasse a Carminha e casal ficasse junto. Mas  não foi por causa do tema que o casal não decolou em cena não – “Estória de Nós Dois  é uma canção linda na voz do muito romântico José Augusto.

“Pura Adrenalina”
Intérprete: Belo
Compositores: Alexandre Lucas, Prateado e Fogaça

        Aílton Graça, que viveu o simpático Silas,  ganhou um tema próprio também, um samba a altura do personagem interpretado com maestria pelo Belo.

“A Menina do Salão de Beleza”
Intérprete: Pedro Luís
Compositores: Pedro Luís, Beto Valente e Rodrigo Cabelo

        O Salão de beleza da Monalisa era uma das locações de Avenida Brasil, tudo acontecia entre uma escova e outra. Pedro Luís entrou na trilha como o tema dessa locação com o sugestivo título de “A Menina do Salão de Beleza”.

“O Dia do Corno”
Intérprete e compositor: Reginaldo Rossi

        O saudoso Reginaldo Rossi entrou na trilha com um dos seus clássicos “O Dia do Corno”, que apesar de ter muitos personagens que poderiam facilmente ganhar a música como tema, acabou não sendo tema específico de nenhum.

“Tá Faltando Homem”
Intérprete: Banda Xeiro de Mel
Compositor: Romim Matta

        Tá Faltando Homem foi mais um forró que entrou na trilha de Avenida Brasil como a  antepenúltima faixa do CD.

Vem Dançar com Tudo”
Intérprete: Robson Moura e Lino Krizz
Compositores: Philippe de Oliveira, Faouzi Barkati, Fabrice Toigo, Don Omar e Big Ali numa versão de Eduardo Queiroz.

        Impossível ouvir o #OiOiOi  de “Vem Dançar com Tudo  e não lembrar da  abertura e  dos congelamentos de Avenida Brasil. A música virou a marca registrada da trama do João Emanuel Carneiro  e ganhou as boates, festas e rádios de todo o Brasil.

“Cupido”
Intérprete: Maria Rita
Compositores: Cláudio Lins

        Jorginho e Débora, os personagens do Cauã Reymond e Nathalia Dill, foi outro casal que não aconteceu em Avenida Brasil, mesmo sem química eles ainda ganharam esse tema belíssimo na voz da Maria Rita. “Cupido  é uma composição do Claudio Lins, cantor e ator, filho do Ivan Lins e Lucinha Lins, e que já participou de algumas novelas, sendo a última uma participação em Malhação – Vidas Brasileiras  no início do ano.

Veja Também: 
Vale Tudo ou Avenida Brasil ? 
OIOIOI - Avenida Brasil completa 5 anos. 
Aberturas Inesquecíveis - Avenida Brasil (2012)
Trilha Sonora Eterna - Cabocla (2004)
e10blog
Trilha Sonora Eterna 
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube