Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Sinal de Alerta (1978)

Novela que fechou uma fase  das novelas apresentadas às 22 horas

        Enfatizando o perigo da poluição nas cidades grandes – Sinal de Alerta, do autor Dias Gomes ficou marcada pela temática ambientalista porém sem nenhuma repercussão.
        O Autor tentava novamente falar de ecologia e meio-ambiente como fizera em O Espigão (1974), porém Sinal de Alerta não conseguiu segurar o público e acabou sendo a última novela a ser apresentada às 22 horas, um horário onde os autores podiam arriscar e ousar mais.  O desinteresse do público  para com a trama também deve-se a deterioração do horário naquele ano quando passou a  ser veiculado o horário político gratuito do T R E (Tribunal Regional Eleitoral)  que obrigou a emissora apresentar a novela às 23 horas, assim o público não aguentava  ver os políticos na tv  e consequentemente não esperava a trama começar às 23 horas. O Horário eleitoral foi de setembro a novembro de 1978, ao seu término a Globo na tentativa de salvar Sinal de Alerta apresentou um compacto dos primeiros capítulos apresentados durante o horário eleitoral, mas o estrago já estava feito. Nem a colaboração de Walter George Durst nos 30 capítulos finais da trama salvaram a história.
        Enfim a fraca repercussão de Sinal de Alerta foi a  gota d´agua ,   depois da trama , a Globo reapresentou um compacto de Gabriela (1975) e, na sequência, a emissora lançou seriados nacionais que passaram a ocupar a faixa das dez da noite: Malu Mulher, Plantão de Polícia e Carga Pesada, além de programas da linha de shows.
        Em 1983 e em 1990 foram feitas duas tentativas de reascender o horário das dez com Eu Prometo, última trama escrita por Janete Clair, a qual não chegou a terminar  e,  Araponga, protagonizada  por TarcísioMeira, do Dias Gomes, apresentada  na verdade as 09:30,  para bater de frente com o fenômeno Pantanal (1990) na Rede Manchete.   

        Sinal de Alerta contava a história de Tião Borges (Paulo Gracindo) que  enriqueceu de maneira brusca e é conhecido de todos. Nordestino, chegou ao Rio de Janeiro muito jovem e sem dinheiro. Em poucos anos, tornou-se um empresário bem-sucedido. É extrovertido e falastrão, porém, orgulhoso e prepotente. Sua principal empresa, a Fertilit, fabrica fertilizantes e inseticidas poluindo o bairro onde está instalada e provocando a revolta dos operários e moradores da região.
Separado há cinco anos da personalística Talita (Yoná Magalhães), Tião Borges quer o divórcio para se casar com a jovem Sulamita Montenegro (VeraFischer) , de família tradicional carioca. Porém, Talita nega-se a dar-lhe o divórcio. Ela é uma mulher inteligente e determinada. Jornalista, proprietária do jornal Folha do Rio, Talita empreende com mãos de ferro uma verdadeira campanha contra a empresa do ex-marido. 

Sulamita é uma bela jovem, criada dentro de uma rígida formação moral. Mantem um noivado com Tião Borges, vigiado de perto pela mãe Melinda (Vanda Lacerda)  e as tias carolas Coló  (Carmem Silva) e Cotinha (Maria Rúbia). Porém, ela acaba envolvendo-se com Rudi Caravaglia (Jardel Filho), de quem engravida, escandalizando sua família. Rudi chega até Tião Borges interessado em fazer um roteiro para um filme sobre sua vida, com o amigo Chico Tibiriçá (Carlos Eduardo Dolabella), recém-premiado diretor de cinema.
Os funcionários da Fertilit se rebelam contra a direção da empresa e fazem passeatas de protesto lideradas por Consuelo (Isabel Ribeiro) , uma operária, e Nilo Bastos (Eduardo Conde), jovem agressivo e idealista que mora no bairro, sem profissão definida e emprego fixo. Ele é casado com Vera (Bete Mendes), funcionária da Fertilit que precisa do emprego, por isso não se envolve nas passeatas, mas acaba apaixonado por Selma (Renata Sorrah), uma professora de classe média que abraça a sua causa.

Dias Gomes tocou em feridas de poderosos empresários ao atacar problemas urbanos como a poluição e a vida dura dos proletariados, que se viram retratados na figura de Tião Borges, o protagonista , mostrado como o foco do problema.  Além disso a interpretação de Paulo Gracindo,  um capitão da indústria ao estilo dos coronéis que o ator imortalizou na tv, também acrescentou  para a exaustão do público com a trama.
Outros pontos foram citados  como problemas em Sinal de Alerta – as cenas sufocantes da vila esfumaçada, além dos movimentos contra poluição através dos operários da Fábrica Fertlit, que no ABC Paulista  teriam sido mais realistas do que em praças cariocas.
O fictício jornal Folha do Rio, de propriedade da Talita , era publicado especialmente para a novela, noticiando os acontecimentos da trama. Outra cuidado que Sinal de Alerta teve foi a produção de telejornais especialmente para serem apresentado na novela. O jornal era gravado e editado nos estúdios Globo, gerado  em fitas e exibidos via videocassetes nos televisores dos personagens da história.
Os animais de estimação dos personagens determinavam a ordem de gravação de algumas cenas. É que os cachorros de Talita (Yoná Magalhães) e Consuelo (Isabel Ribeiro) não podiam entrar no estúdio enquanto os gatos de Coló (Carmem Silva) e Cotinha (Mara Rúbia) estavam  do set. É que o cheiro dos felinos no estúdio “desconcentrava” os cães.

        Sinal de Alerta trouxe uma inovação em sua abertura – não havia música-tema, mas uma sonoplastia especial para ilustra-la, com sons e ruídos. A intenção era mostrar o caos urbano a que se propunha a história.
        Personalidades como o arquiteto Oscar Niemeyer e Ruth Chsristie, então presidente da Campanha Popular em Defesa da Natureza, deram depoimentos durante a trama sobre questões ecológicas.

        A Trama foi a primeira novela das atrizes Angelina Muniz e Dulce Conforto, e dos atores Eduardo Conde e Fernando Eiras, que até então só havia feito pequenas participações. Foi a primeira novela na Globo da atriz Betina Viany.
        Sinal de Alerta foi a primeira novela com Paulo Ubiratan creditado como diretor, tendo trabalhado com Walter Avancini e Jardel Mello.
        Mesmo com todos os percalços de Sinal de Alerta, que a tornaram uma novela impopular, as qualidades técnicas e a importância do tema foram reconhecidas pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) ,  que a consideraram a melhor novela do ano de 1978.

Ficha Técnica:

Novela do Autor Dias Gomes
Direção Geral: Walter Avancini
Elenco:
PAULO GRACINDO – Tião Borges
JARDEL FILHO – Rudi Caravaglia
VERA FISCHER – Sulamita Montenegro
YONÁ MAGALHÃES – Talita Borges
CARLOS EDUARDO DOLABELLA – Chico Tibiriçá
RENATA SORRAH – Selma
EDUARDO CONDE – Nilo Bastos
BETE MENDES – Vera
ISABEL RIBEIRO – Consuelo
NELSON CARUSO – Norival
MILTON GONÇALVES – Rafa
RUTH DE SOUZA – Adelaide
ELZA GOMES – Henriqueta
JOSÉ AUGUSTO BRANCO – Lúcio Braga
DARY REIS – Azevedo
TAMARA TAXMAN – Geórgia
LUIZ ARMANDO QUEIRÓZ – Duda
SÔNIA REGINA – Martinha
PAULO GONÇALVES – Nicanor
ANA ARIEL – Constança
TONY FERREIRA – Padre Mauro
RUY REZENDE – Fumaça
VANDA LACERDA – Melinda
MARA RÚBIA – Cotinha
CARMEM SILVA – Coló
DORINHA DUVAL – Ofélia
ANTÔNIO GANZAROLLI – Teodoro
CLEMENTINO KELÉ – Sansão
JORGE BOTELHO – Bruno
ROBERTO MURTINHO – Loiola
BETINA VIANY – Justina
LEILA CRAVO – Daisy
SAMIR DE MONTEMOR – Rocha
ANGELINA MUNIZ – Rita
DULCE CONFORTO – Lia
FERNANDO EIRAS – Mário
NEILA TAVARES – Roberta
ARTHUR COSTA FILHO – Souza
AUGUSTO OLÍMPIO – Rato
NENA AINHOREM – Júlia
NOIRA MELLO – Joana
MACEDO NETO – Ademar
CECÍLIA SIMÕES – Clarisse
LÉA ALVES – secretária de Talita na Folha da Tarde
as crianças
ROBERTO SILVEIRA FILHO – Tiãozinho (filho de Talita e Tião Borges)
FERNANDO MARCONDES – Carlinhos (filho de Nilo e Vera)
MÁRCIO SILVA – Miguel (filho de Selma)
e
BRANDÃO FILHO
CARLA NEIL
CLÁUDIO FONTES – advogado
ED HEATH – engenheiro
FERNANDO JOSÉ
HELENA RÊGO
JOÃO BATISTA RIBEIRO – advogado
JURANDIR SILVA – segurança
LUÍS ORIONI
MANFREDO COLASSANTI – Giuseppe
MARIA LÍGIA – madre
MÁRIO PETRÁGLIA – Luciano (falecido marido de Selma)
MURILO NERY – Dr. Moreira (advogado de Tião Borges)
NELSON BROOK – procurador
NELSON FREITAS – chefe de segurança da fábrica
RAFAEL VIZARRO
RENATO RESTIER
ROFRAN FERNANDES – Moreira


Exibição: 31 de Julho de 1978 à 26 de Janeiro de 1979
Capítulos: 116

Veja Também : 
Aberturas Inesquecíveis - Sinal de ALerta (1978) 
Nossos Autores - Dias Gomes 
Novelas Inesquecíveis - Drácula (19800
e10blog
Novelas Inesquecíveis 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

E10blog - Melhores do Ano 2025 – Resultado

Melhor Novela 1ª. Lugar   - Três Graças   2º. Lugar   - Garota do Momento 3º. Lugar   - Vale Tudo   Resultado Geral   Melhor   Série   1º.   Lugar   - Os Outros   - 2ª. Temporada     2º. Lugar   - Encantado´s   - 2ª.   Temporada 3º. Lugar   - Henga Hits – 2ª. Temporada   Resultado Geral     Ator de   Série 1º.Lugar – Sérgio Guizé   com Paulo   de Os Outros   - Segunda Temporada     2º. Lugar   - Eduardo Sterblitch como Sérgio de   Os   Outros – Segunda temporada 3º. Lugar – Guilherme Berenger como Jó em A Vida de Jó   Resultado Geral:     Atriz de Série 1º.   Lugar   - Adriana Esteve s como Cibele de Os Outros   - Segunda Temporada   2º. Lugar   - Leticia Colin como Raquel de   Os Outros – Segunda Temporada 3o. Lugar ...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

Meus Personagens Favoritos da Elizabeth Savalla (Parte 2)

A Cunegundes de “ Êta Mundo Melhor ”         Em 2016   Elizabeth Savalla presenteou o público com uma de suas atuações mais divertidas: a impagável Cunegundes, a matriarca impulsiva e hilária de Êta Mundo Bom!. E para a alegria dos fãs,   a personagem esta   de volta em    Êta Mundo Melhor ! , continuação da trama do Walcyr Carrasco .    —   A personagem que virou meme, caiu no gosto popular e garantiu momentos de puro humor na faixa das seis, deu a Savalla   esse novo status em sua carreira, com uma personagem cheia     de energia, celebrando reencontros com veteranos, novas parcerias em cena e o prazer de fazer comédia, algo que ela domina com maestria. Esse retorno reafirma não apenas sua importância histórica na teledramaturgia, mas também seu brilho contínuo. Aos 71 anos, Elizabeth Savalla segue firme, amada e absolutamente indispensável na TV brasileira no auge dos seus 51 de carrei...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...