Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

No Tema e Na Trilha do Andrea Bocelli


        Tenor, compositor e produtor musical italiano, vamos falar de  um dos ícones da música italiana - Andrea Bocelli.
        Andrea Bocelli nasceu na cidade de Lajatico, em 1958, e aos seis anos de idade, iniciou aulas de piano e depois vários outros instrumentos como flauta, saxofone, violão. O Cantor nasceu com glaucoma congênito que o deixou parcialmente cego. Com doze anos, durante uma partida de futebol levou um golpe na cabeça que fez com que sua cegueira se tornasse  total.  Foi também aos doze anos que  venceu o prêmio Margherita d´Oro em Viareggio, com a canção “O Sole Mio”, sendo o seu primeiro numa competição musical.
        Após a conclusão do ensino médio, na década de 80, Bocelli foi para a Universidade de Pisa , onde mais tarde foi graduado em Direito. Depois de trabalhar por um ano como advogado, Andrea teve aulas de canto do maestro Luciano Bettarini dedicando-se a música em tempo integral a partir de então.
        Sua primeira grande aparição nacional foi a convite do astro do rock italiano Zucchero Fornaciari , que  testou Andrea enquanto procurava por tenores para fazer um dueto com ele na canção “Miserere”. Quando ouviu a gravação,  o tenor Luciano Pavarotti, implorou a Zucchero para usar Andrea ao invés dele mesmo.
        Enfim, a música foi gravada com Pavarotti, mas Andrea Bocelli acompanhou Zucchero na gira europeia.
        Andrea é vencedor de cinco Brit Awards e três Grammys,  gravou nove óperas completas entre as quais “La Bohéme”, “II Trovatore, Werther” e “Tosca”, além de vários álbuns clássicos e populares, com mais de 70 milhões de cópias em todo o mundo.
        No Brasil, Andrea Bocelli é aclamado  por suas interpretações românticas , é impossível ouvir suas canções e não se emocionar  . . .  e é essa emoção que vai tomar conta do post de hoje ao relembrarmos as participações do cantor/tenor em nossa teledramaturgia.

Vivo por ella  com Sandy (CorpoDourado/1998)




        A Primeira canção do Bocelli a estourar no Brasil foi “Vivo por Ella” , seu dueto com a Sandy, que entrou na trilha da novela Corpo Dourado, do autor Antônio Calmon. A Canção  abria a trilha da novela como tema dos personagens Tadeu e Judi, vividos pelos atores Felipe Camargo e Giovanna Antonelli.
        Vivo per Lei” foi lançado pelo cantor entre 1996 e 1997 no álbum “Romanza”. O single foi posteriormente lançado em vários outros países, e assim como no Brasil, o cantor fez dueto com outras cantoras de destaque de  cada país  – com Héléne Ségara (na França), Judy Weiss (na Alemanha) e Marta Sanchez (na Espanha).

Con tePartiró” (Torre de Babel/1998)




        Con te Partiró” é uma clássica canção italiana crossover, escrita por Francesco Sartori (música) e Lúcio Quarantotto (letra). Foi a primeira canção cantada por Andrea Bocelli no Festival de San Remo em 1995, e depois gravado em seu álbum do mesmo ano. Aqui no Brasil a música entrou na trilha internacional de Torre de Babel, do autor Sílvio de Abreu, como tema dos personagens Alexandre e  Lúcia, vividos pela MarcosPalmeira e Natália do Vale, que tiveram um relacionamento complexo, visto que ela já havia sido amante do pai dele no passado.

Canto Della Terra” – (Suave Veneno/1999)


        Canto Della Terra” é a canção mais conhecida do Bocelli. É composta pela mesma dupla  de “Con te Partiró”. A música integrou a trilha de Suave Veneno, do autor Aguinaldo Silva, sendo tema  da personagem Leonor, vivida pela Irene Ravache.

Sancta Maria”  com Orchestra Dell´Academia Nazionale di Santa Cecília  – (Terra Nostra/1999)


         Sancta Maria na voz do Bocelli numa participação da  Orchestra Dell´Academia Nazionale di Santa Cecília entrou na trilha  2 de Terra Nostra, trama do autor Benedito RuyBarbosa.  “Sancta Maria” é uma ária soprano de língua latina baseada no Intermezzo da  ópera Cavalleria rusticana, composta por Pietro Mascagni. Ele usa algumas das mesmas letras de “Ave Maria” e se tornou uma peça de concerto popular. Além do Bocelli nomes como Katherine Jenkins e o tenor Friar Alessandro. 

Melodramma” – (O Clone/2001)


        Em O Clone, da GlóriaPerez, Andrea Bocelli entrou na trilha com “Melodramma” , tema da personagem Anita, vivida pela atriz Myrian Rios.

L´abitudine” com Helena Wellwing (Esperança/2002)


        Num dueto com a  também italiana Helena Wellwing, Andrea Bocelli gravou “L´abitudine” que entrou na trilha de Esperança , do Benedito Ruy Barbosa  e foi tema da personagem  Silvia, vivida pela atriz Lígia Cortez.

Veja Também: 
No Tema e Na Trilha da SANDY 
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

No Tema e Na Trilha do Jorge Vercillo

         Jorge Vercillo é um dos cantores e compositores mais requisitados do país. Apesar de formado em jornalismo, o amor e a predileção pela música   falou mais alto.         O Cantor iniciou sua carreira aos 16 anos depois de receber de presente de uma tia uma fita com músicas do Djavan . Pronto bastou esse incentivo para ele nunca mais sair do caminho da música.         Com  10 cd´s  e 5 DVD´s gravados, Jorge Vercillo foi indicado 5 vezes ao Grammy Latino (2007, 2009, 2010 e 2013) e sua composições já foram interpretadas por grandes nomes da MPB como Ana Carolina, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Leila Pinheiro, Jorge Aragão , Luiza Possi, Danilo Caymmi entre outros.         Na Tv  sua voz acompanhou romances que ficaram marcados   na história da teledramaturgia , e são esses temas inesquecíveis que vamos r...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...