Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Trilha Sonora Eterna – O Bem Amado (1973)



        A Partir do próximo dia 15 de fevereiro  a Globoplay traz de volta um presente para os nostálgicos telespectadores de teledramaturgia  - A Clássica novela O Bem Amado, do Dias Gomes, entra para a plataforma do streaming.

        A novela exibida originalmente em 1973, foi  pioneira em vários aspectos. A  trama foi a primeira  global   apresentada totalmente em cores; abriu as portas do mercado internacional (antes de O Bem  Amado  apenas o texto era comercializado) e foi a primeira usar uma narrativa genuinamente brasileira em seus entrechos.

        Dias Gomes se inspirou no fato parecido ocorrido no Espirito Santo, onde um candidato se elegeu prefeito prometendo a construção de um cemitério na cidade.   A novela foi a transposição para  tv da peça O Bem Amado  e Mistérios do Amor e da Morte , que ele só conseguiu desengavetar em 1969.  

        A novela teve três grandes personagens que marcaram a carreira de seus intérpretes: Odorico Paraguaçu , imortalizado por Paulo Gracindo; Zeca Diabo vivido pelo Lima Duarte e Dirceu Borboleta do inesquecível Emiliano Queiroz.

        Eu estou curiosíssimo  para ver completinha O Bem Amado, e sei que em aspectos técnicos e de narrativa  ela vai deixar muito a desejar,  mas a memória afetiva, o registro da   época, rever boa  parte do elenco que já nem está entre nós,   isso vai valer muito a pena  e sem dúvidas é uma entrada histórica  para a Globoplay,

        Para ir esquentando os tambores para essa estreia,  o e10blog  disseca agora  a trilha nacional da trama.



        A trilha sonora nacional  de O Bem Amado foi encomendada a Toquinho e Vinícius de Moraes, que compuseram as 11 canções especialmente para a novela. Algo comum na época.  A dupla anteriormente já havia feito a trilha sonora da novela Nossa Filha Gabriela , da Tv Tupi em 1971, e compôs ainda a maioria das músicas da trilha de Fogo sobre Terra, da Globo em 1974.



        A trilha  nacional de O Bem Amado foi lançada em CD em 2001, dentro da coleção “Campeões de Audiência”. A coleção  relançou 20 trilhas nacionais que marcaram a história da teledramaturgia até  o ano de 1988.

 

“Paiol de Pólvora”

Intérpretes e Compositores: Toquinho e Vinícius de Moraes



        Paiol de Pólvora  foi composta para ser o tema de abertura da trama, porém devido aos versos “Estamos sentados num paiol de pólvora...”  a censura vetou e a música  foi substituída por “O Bem Amado” , gravada pelo Grupo MPB4, creditado no disco como Coral Som Livre.

 

“Patota de Ipanema”

Intérprete: Maria Creusa

Compositores: Toquinho e Vinícius de Moraes



        Maria Creusa gravou “Patota de Ipanema” que foi o tema da Gisa, a bela personagem vivida pela Maria Cláudia. Na trama, Gisa era usada pelo marido trambiqueiro em seus golpes, e ao chegar em Sucupira despertar o interesse de Odorico (Paulo Gracindo).  

 

“Veja Você”

Intérpretes: Toquinho e Maria Creusa

Compositores: Toquinho e Vinícius de Moraes



        Outra faixa inesquecível do disco é “Veja Você” , um dueto de Toquinho com Maria Creusa.

 

“Cotidiano nr. 2”

Intérpretes e Compositores: Toquinho e Vinícius de Moraes



        “Cotidiano nr. 2” foi a quarta faixa do lado A do disco da trilha.

 

“O Bem-Amado”

Interpretes: Coral Som Livre

Compositores: Toquinho e Vinícius de Moraes



        Impossível ouvir os primeiros acordes dessa faixa instrumental e não lembrar imediatamente da trama. Como já disse antes, a composição foi feita às pressas depois que “Paiol de Pólvora” foi vetada pela censura para a  abertura  da novela.

 

“Meu Pai Oxalá”

Interpretes e Compositores : Toquinho e Vinícius de Moraes



        O clássico “Meu Pai Oxalá” foi o tema do emblemático Zelão das Asas, vivido magistralmente pelo Milton Gonçalves. Conheci a música na gravação também impecável feita pela Daniela Mercury, que inclusive é uma das músicas da cantora que mais gosto.

 

“Se o Amor Quiser Voltar”

Intérprete: Maria Creusa

Compositores: Toquinho e Vinícius de Moraes



        Maria Creusa  esteve presente em mais essa faixa emprestando sua voz inconfundível.

 

“Um Pouco mais de Consideração”

Intérprete: Toquinho

Compositores: Toquinho e Vinícius de Moraes



        Outro personagem marcante de  O Bem Amado é o Dirceu Borboleta, do Emiliano Queiroz, que ganhou essa faixa no voz do Toquinho como tema.

 

Quem És (Chi Sei?)?”

Intérprete: Nora Ney

Compositores : Sérgio Endrigo , Vinícius de Moraes e Toquinho



        Considerada  ao lado de Maysa Matarazzo, Ângela Maria e Dolores Duran uma das maiores intérpretes de samba-canção, Nora Ney  entrou na trilha da trama com “Quem És?”, mais um clássico que transforma esse disco em uma raridade.

 

Se o Amor Quiser Voltar”

Intérprete: Orquestra Som Livre

Compositores: Vinícius de Moraes e Toquinho



        Telma Paraguaçu, a bela filha de Odorico, vivida pela não menos bela e saudosa Sandra Bréa , ganhou essa faixa como tema.

 

“No Colo da Terra”

Intérprete e Compositores: Toquinho e Vinícius



        Quem fecha o disco é “No Colo da Terra” o tema do casal Telma Paraguaçu e Dr. Juarez Leão, vividos pelos saudosos Sandra Bréa e Jardel Filho.

 

Veja Também:

Meus Personagens Favoritos da Sandra Bréa 


Aberturas Inesquecíveis - O Bem Amado (1973) 


Novelas Inesquecíveis - O Bem Amado (1973) 


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.wikipedia.com.br e www.memoriaglobo.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas - 28.09.2024

A Catarse    em “ Corpo a Corpo ” no Viva         Capítulo desta sexta-feira   (27.09) de Corpo aCorpo no Viva apresentou a    grande catarse guardado por   quase metade da trama   pelo Gilberto Braga .         O Plano armado envolta do personagem do Diabo (Flávio Falvão) é explicado   e revelado a verdadeira versão de Teresa.   Foi um show de   Glória Menezes, em um de seus melhores momentos na televisão. A farsa abarcava também   a bondade da personagem, a máscara e a persona usada para disfarçar sua loucura, ressentimento e sede de vingança.           Por   isso tanta saudade das tramas dos anos   80!   “ Uma Rosa com Amor ” e “Malhação Casa Cheia ” serão disponibilizadas pela Globoplay em Outubro         Original de 1972, Uma Rosa com Amor traz Marília Pêra como Serafina Rosa Petrone, secretária apaixonada pelo patrão Claude (Paulo Goulart), que, por uma negociata, tem a oportunidade de levá-lo para o altar. A novela terá os seis capítulos preservados resgatados

Rapidinhas – 23.11.2024

  Band vai voltar  a   produzir novelas         Sem produzir novelas desde Água na Boca , em 2008, a Band vai voltar   a investir   no gênero. A emissora fechou contrato com o Jayme Monjardim para produzir Romaria , novela que o diretor tentou emplacar na Globo até sua saída no   Canal. A história é criada pelo Jayme e escrita por Letícia Wierzchowski , a mesma   autora do livro   A Casa das SeteMulheres , que virou minissérie   na Globo , dirigida por ele.   Clara Moneke será   estrela da próxima novela das sete         Clara Moneke que brilhou em Vai na Fé e No Rancho Fundo , será estrela da próxima   novela das sete   - Dona de Mim, da Rosanne Svartmann , que terá como protagonista   masculino Felipe Simas .     A trama substituirá  Volta por Cima   e abordará questões sociais e contemporâneas, trazendo uma perspectiva única e inclusiva ao horário.   Veja Também: Rapidinhas  Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Água na Boca  No Tema e Na Trilha do Marcus Viana 

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

No Tema e Na Trilha do Alejandro Sanz

            Alejandro Sanz é um dos cantores latinos  mais bem sucedidos em todo o mundo e o espanhol mais famoso fora do seu país. O Cantor já vendeu mais de 21 milhões  de disco tendo iniciado sua carreira na década de 80.         O Cantor começou a se destacar em festivais nacionais do seu país, e em 1991 gravou seu primeiro disco “ Viviendo de Brisa ” que se tornou o mais vendido daquele ano na Espanha.         No Brasil, Alejandro Sanz começou a se destacar depois de ter uma música sua na trilha  da novela Torre de Babel na Globo , e depois praticamente um vez por ano o cantor é figura constante nas trilhas internacionais das novelas brasileiras.         O Post de hoje vai relembrar exatamente isso, o que vai fazer você passear por um seleto festival de sucessos do Alejandro Sanz . Carazon Partio ( Torre de Babel – 1998)         “Corazon Partio ” foi a música que abriu o mercado nacional para Alejandro Sanz. Tema da novela Torre de Babel , novela

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em Laços de Família (2000) Jesuíno – Cauã Reymond em   Cordel Encantado   (2011)   Veja Também: Trilha Sonora Eterna - Cidadão Brasil

Tributo “Zezé Motta”

          Nesta sexta (10.05) foi a vez da série   “ Tributo ” homenagear Zezé Motta , uma das mais   versáteis profissional   nacional   – Canta e atua   com a mesma   intensidade nesses    mais de 5 décadas   de carreira.         Eternizada com a Xica da Silva , do filme   homônimo de Cacá Diegues , é sem dúvidas um dos nossos patrimônios, e   muitos antes de falarmos sobre   empoderamento e respeito   as profissionais negras, Zezé Motta já era um baluarte nessa luta   por   seu lugar   ao sol.               O Tributo mostrou sua trajetória   nos cinemas, tv e teatro e também seu lado pessoal, a   vontade de ser mãe entre outros pontos que marcaram a vida e carreira dela.         Muito bom ver um programa   feito especialmente para uma atriz merecedora e do nível que é nossa Zezé Motta ! Veja Também: Zezé Motta  Tributo Manoel Carlos   Tributo Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa