Haja Coração, novela do Daniel Ortiz, baseada no grande sucesso de Sílvio de Abreu, Sassaricando (1987), está chegando na reta final de sua edição especial marcada por altos e baixos. A trama por vezes perdeu o fôlego com os personagens que vieram da original, e alguns que na trama de 1987 também foram suplantados por outros, é fato que ainda não era o momento de um retorno da trama.
Porém alguns personagens seguiram uma trilha de sucesso tal qual os da trama original, e outros com perfis diferentes ou que nem existiam em Sassaricando, acabaram tomando uma proporção melhor do que o esperado.
O post vai citar 10 personagens que foram a alma da trama de Haja Coração nesta edição especial:
A Camila da Ágatha Moreira
Inicialmente achei que a Camila naquela versão maligna não iria decolar. Depois veio a Camila desmemoriada, ai só piorou. Mas logo a personagem foi mostrando contornos de que seria uma boa personagem para o desenrolar da trama e com ajuda do Giovanni (Jayme Matarazzo) como par romântico e da Bruna (Fernanda Vasconcellos) sua principal rival e algoz, mostrou um meio termo entre as “duas Camilas” o que só provou o bom e sensível trabalho da atriz. Em Sassaricando a personagem foi vivida pela Maitê Proença, e mesmo com uma história diferente, a Camila foi um sucesso.
A Bruna da Fernanda Vasconcellos
Uma vilã com um bom texto nas mãos e uma atriz excelente interpretando é sempre um presente, o caso da Bruna, vivida pela Fernanda Vasconcellos. Com uma vilã bem construída, a atriz brilhou e salvou muitos capítulos de Haja Coração com seu amor doentio por Giovanni, beirando a loucura. A Bruna deu para Fernanda Vasconcellos um destaque que a atriz não tinha desde a Nanda de Páginas da Vida (2006).
A Shirley da Sabrina Petraglia
A Shirley correu por fora e acabou se transformando na grande “mocinha” de Haja Coração. O Conto de fadas moderno criado através da personagem conquistou o público, e mesmo tendo parecido em alguns momentos uma trama mexicana com um exagerado melodrama, o casal “Shirlipe” é sem dúvidas o melhor da trama do Daniel Ortiz. A Sabrina Petraglia confirma com a Shirley o talento que começou mostrar com a Itália de Alto Astral, a trama anterior do autor.
A Teodora da Grace Gianoukas
Uma das melhores personagens de Haja Coração indiscutivelmente é a Teodora Abdalla, vivida pela magistral Grace Gianoukas, que finalmente ganhou um papel digno do seu talento na tv. A Morte da personagem, que já estava na sinope, empobreceu muito a trama e apagou em cena a personagem da Fedora, da Tatá Werneck, que tinha um dobradinha espetacular com a Grace. Graças a Deus, o autor percebeu isso e fez com que a Teodora voltasse em alto estilo, e não só como fantasma, tal qual em Sassaricando (1987). A prova da empatia da personagem junto ao público foi o sucesso da spin-off que a Globo produziu para a Globo.play contando as aventuras da personagem pós-acidente, que inclusive foi apresentado dentro da reprise especial. Muito bom ver uma atriz do quilate da Grace, respeitadíssima no teatro, sendo tão bem valorizada na tv, embora com um certo atraso , mas merecidamente.
A Tancinha da Mariana Ximenes
A Mariana Ximenes ganhou um desafio ao aceitar viver a Tancinha de Haja Coração. A personagem foi o grande destaque da trama original e Cláudia Raia se consagrou e começou a ser reconhecida como grande atriz depois da sua Tancinha de Sassaricando. A personagem é uma das mais importantes do currículo da atriz e era impossível imaginar outra atriz revivendo a “confundidinha”. No início a Mariana Ximenes estava um tom acima da personagem e soava fake, quase uma imitação da Tancinha original, mas a atriz foi se encontrando em cena, o que era esperado por se tratar de uma atriz do seu quilate, e a Tacinha de Haja Coração ganhou identidade própria e conquistou seu lugar no hall das grandes personagens criados pelo autor. Hoje podemos dizer facilmente que temos duas “Tancinhas” ambas vividas com muita responsabilidade e talento por Cláudia Raia (Sassaricando) e Mariana Ximenes (Haja Coração).
O Beto do João Baldessarini
João Baldessarini foi outra grata surpresa em Haja Coração. O ator que até então tinha um perfil de galã cafajeste com base nos seus últimos personagens vividos na tv, deu um show de humor na pele do Beto, um dos pretendentes da Tancinha. Tal qual aconteceu em Sassaricando, eu torço mas para a Tacinha com o Beto do que com o Apolo, acho que o dois juntos tem mais química do que apenas a pegada sensual que ela tem com o Apolo, do Malvino Salvador. Em Sassaricando, o Marcos Frota também suplantou o Apolo, só não me lembro ( e nem contaria se lembrasse) com quem a Tacinha ficou no final.
A Tia Safira da Cristina Pereira
Ela imortalizou a Fedora em Sassaricando e foi convidada especialmente para dar um up à Haja Coração voltando numa versão mais “serena” da Fefê na pele da Tia Safira. Com a saída da Teodora (Grace Gionoukas) a Safira foi uma solução encontrada pelo autor para continuar o fôlego do núcleo dos Abdalas com todo o fogo sexual da personagem. Infelizmente com a volta da Teodora, a Safira meio que perdeu o sentido e se enfraqueceu, mesmo assim ainda não deixa de ser uma grande homenagem mútua a sua participação na novela. ao autor, a personagem e a própria atriz que há anos estava vivendo personagens menores na RecordTv.
Leonora Lammar de Ellen Rocche
Ellen Rocche vinha há alguns anos galgando um lugar ao sol desde que ingressou na teledramaturgia. Porém a Leonora Lammar finalmente é a personagem que marcou um divisor de águas em sua carreira. A Atriz ganhou a personagem que foi defendida em Sassaricando por ninguém menos que Irene Ravache, não se amedrontou e acabou fazendo um nova Leonora Lammar que se tornou a mais querida das três caçadores de homem rico da trama. Mesmo a personagem tendo a pegada sensual que todas as outras personagens da atriz teve, a Leonora tem o diferencial do humor e provou que a atriz brilha como poucas nessa área.
A Francesca da Marisa Orth
Pela primeira vez a Marisa Orth ganhou uma personagem não puramente dosada no humor e sem os resquícios da Magda do Sai de Baixo, como a maioria das personagens que ela viveu depois do término do humorístico. A Francesca é uma mãezona italiana com momentos de humor mais também mesclada com os dramas que sua família viveu no decorrer da história. A atriz deu um interpretação tão crível e no tom que podemos dizer que a Dona Francesca já é sem dúvidas um ponto forte no currículo da Marisa. Além disso vale citar que a Marisa tinha como referência a interpretação visceral da Lolita Rodrigues que viveu a personagem em Sassaricando, mas conseguiu criar um novo perfil para a personagem tão interessante quanto o original.
A Dinalda da Renata Augusto
A Renata Augusto, que vive a Dinalda, é outro nome muito conceituado no humor no teatro e estreou na tv com sua primeira personagem fixa em novelas com pé direito. A Atriz chamou atenção depois do sucesso de Olívias na Tv , apresentado pelo MultiShow em 2011. Em Sassaricando, a Dinalda foi vivida pela atriz Stela Freitas e acabou se tornando uma das grandes revelações da novela. Em Haja Coração o sucesso da Dinalda teve proporções bem menores, mas a dobradinha dela com as três amigas e patroas renderam bons momentos à trama e por isso a atriz merece esse destaque no post.
Veja Também:
Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Comentários
Postar um comentário