Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Personagens de “Laços de Família” que marcaram para sempre a carreira de seus intérpretes

 


        Novelão que chama é !? Laços deFamília em sua quarta apresentação (original , 1 vez no Viva e 2 vezes no VPVN) se firmou de novo como  um dos melhores trabalhos do ManoelCarlos e confirmou a força que os temas, as abordagens e os personagens inesquecíveis.

        Embora com mais de 20 anos de diferença e alguns temas soarem forte para nossa realidade atual, Laços de Família  é   um grande divisor de águas na teledramaturgia e marcou para sempre a carreira da maioria dos seus interpretes,   dando luz aos trabalhos de alguns e mostrando novas facetas de astros já consagrados que fizeram de Laços de Família um palco.

 

Helena / VeraFischer



        Sempre que perguntado qual a melhor Helena de Manoel Carlos , a que Vera viveu em Laços de Família é sem dúvidas minha primeira opção. Tudo conspirou a favor dessa personagem.  O Próprio autor  citou em várias entrevistas que sem VeraFischer Laços de Família ficaria   inviável de acontecer, afinal o mote principal da trama era a bela mulher no auge dos seus cinquenta anos que  mexia com o coração de um jovem de forma arrebatadora. Vera estava  mesmo no auge da sua beleza naquele ano , e qualquer um se jogaria ao pés da Helena vivida por ela. A Personagem passou por todas as situações da trama sempre de cabeça erguida, mostrando que para tudo sempre há solução, desde a perda do seu amor para filha até a leucemia que teve que enfrentar junto com ela. A Novela nos proporcionou momentos memoráveis da atriz, com cenas dignas de “oscar´s” . Mas uma vez Vera  foi uma deusa, mas uma vez ela mostrou que é  uma grande e completa atriz. Vera Fischer que já tinha uma carreira consagradíssima de grandes personagens como a Luiza de Brilhante (1981) e a Deusa Jocasta de Mandala (1987), entre outras , ganhou depois da solar Helena um novo status de estrela aplaudida por sua beleza serena e talento incomparável, suplantando  as polêmicas em redor do seu nome que muitas vezes falavam mais que suas personagens.

 

Camila / Carolina Dieckmann



        Carolina Dieckmann já vinha de ótimos trabalhos como a Açucena  uma das protagonistas de Tropicaliente (1994), a Renata que roubou a cena em Vira Lata (1996) e já havia brilhada em Por Amor (1997), trama do autor Manoel Carlos,  mas a consagração veio para Carolina Dieckmann com a Camila de Laços de Família.  A personagem inicialmente  ganhou a antipatia do público quando se  apaixonou pelo namorado da mãe,  Helena (Vera Fischer), assim como acontecera com a Eduarda, a Gabriela Duarte de Por Amor (1997), o público rejeitou e chegou a odiar a Camila, desejando inclusive sua morte. Porém quando a personagem foi diagnosticada com leucemia  o jogo virou. O Mesmo público que desejou sua morte, torceu pela sua recuperação e a cena em que Camila  tem os cabelos raspados ao som de “Love by Grace” da Lara Fabian, virou símbolo da trama. A novela reuniu o país em torno de discussões sobre a doação de medula. De novembro de 2000 (quando o tema foi ao ar) a janeiro de 2001, a média de cadastrados no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) saltou de vinte para novecentos por mês.  Foi um grande momento para a teledramaturgia em que a Carolina Dieckmann foi a protagonista.

 

Capitu  / Giovanna Antonelli



         Giovanna Antonelli foi a grande revelação do ano – A Capitu, garota de programa de luxo, que se prostituia    para sustentar os pais e o filho, marcou a carreira da atriz, que saiu da novela já  credenciada para viver sua primeira  protagonista do horário nobre  - A Jade de O Clone (2001), e entrou para o hall das grandes estrelas.

 

Alma / MarietaSevero



          Marieta Severo e sua personalistica  Alma, foi outro destaque no currículo da atriz. A personagem lhe deu o troféu de melhor atriz do ano pela APCA. Depois de Laços de Família, Marieta assumiu a Dona Nenê da nova versão de A Grande Família (2001 – 2014), onde ficou por 13 anos, voltando as novelas só em  2015 na trama de Verdades Secretas (2015). A Alma não chegava a ser uma vilã, mas em defesa dos “sobrinhos” ou da herança deles, era capaz de ser a mais cruel das mulheres. A cena dela pedindo para o Edu (Reynaldo Gianechinni) cancelar o casamento com a Camila (Carolina Dieckmann) depois  de ser diagnosticada com leucemia? Pura crueldade! Mas a Alma também era adorável, chique e capaz dos mais nobres gestos, como assumir os gêmeos filhos da Rita (Juliana Paes) , frutos da traição com seu marido Danilo (Alexandre Borges). Uma vilã bem ao estilo do Manoel Carlos. Má , porém humana.

 

Miguel / Tony Ramos



        Outra exigência que Manoel Carlos fez para Laços de Família foi  que,  além da Vera Fischer, ele precisava  do Tony Ramos como o Miguel, sem o ator no papel a novela  não ornaria.  Tony Ramos também fez do Miguel o divisor de águas em sua carreira. O Ator que já havia feito  outros trabalhos de destaque com o autor , como os gêmeos Quinzinho e João Victor de Baila Comigo (1981),  o surdo mudo Abel de Sol de Verão (1982) ,  o Álvaro de Felicidade (1991), e depois anda o Téo de Mulheres Apaixonadas (2003),  mostrou um Miguel crível, sereno e dono da situação. Maneco disse que precisa de uma ator do perfil do Tony, para que mesmo depois do perdão dado a Helena, quando esta o deixa para viver novamente um romance com Pedro,  o personagem do JoséMayer, para engravidar e salvar a Camila,  ele  fosse compreendido e continuasse tendo seu perfil respeitado. Ver um ator do quilate do Tony, totalmente entregue a um personagem,  principalmente levando em consideração ao fato de que ele nem precisava provar mais nada,  foi sem dúvidas um grande presente para os telespectadores.

 

Íris / Déborah Secco



        Déborah Secco  fez da sua Írias  aquele  tipo de personagem que adoramos odiar. A menina era o diabo em forma de gente, e fez com que  a atriz  vivesse uma das suas melhores personagens na Tv. A atriz nos brindou com vários bons momentos dividindo  grandes cenas com Lília Cabral, Vera Fiscer, Carolina Dieckmann e José Mayer.  A Déborah Secco , que já vinha numa carreira em ascensão,   entrou de vez para o hall das grandes atrizes da sua geração. Depois de Laços de Família ganhou sua primeira protagonista oficial em A Padroeira (2001),  e dai por diante só brilhou em seus outros inesquecíveis trabalhos.

 

 

Edu / Reynaldo Gianechinni 



          Reynaldo Gianechinni ganhou o protagonista Edu, logo em sua estreia na tv. Apesar de ter sido bombardeado de críticas, o ator tirou de letra o personagem. Teve alguns percalços, mas nada que não pudesse ter sido contornado. Não a toa que depois da trama ele foi alçado ao posto de  astro de primeira grandeza e protagonizou várias outras novelas.  Uma das cenas que mais chamou minha atenção do Gianechinni é a que o Edu descobre a doença da Camila, quando o médico lhe dá o diagnóstico. Ele se tranca em uma sala, sozinho, antes de contar qualquer coisa para outra familiar, e chora, chora ... muito emocionante.

 

Clara / RegianeAlves



        Foi das mãos do Manoel Carlos, que Regiane  Alves ganhou sua primeira personagem de maior  projeção nacional, a vilã Clara. Na trama,  a atriz pode usar todo seu talento dramático para exprimir a inveja e o ciúmes que Clara sentia por Capitu (Giovanna Antonelli), ex-namorada de Fred (Luiggi Baricelli), seu marido. No auge da suas vilanias ela conta em plena festa de casamento da Camila (Carolina Dieckmann), que Capitu ,  que posa de mãe dedicada e universitária promissora, na verdade era garota de programa, em uma das grandes cenas vivida por ela  na tv até então.  A atriz ainda viveu mais duas malvadinhas em outras tramas do autor – a  inesquecível Dóris de Mulheres Apaixonadas e a irritante Alice de Páginas daVida (2006). 

 

 

Rita / Juliana Paes



        JulianaPaes estreou na trama de Laços de Família vivendo a empregada  Rita, a Ritinha. Como já sabemos as empregadas das tramas do Maneco sempre tem um destaque maior do que em outras novelas. Talvez se fosse  novela de outro autor, a Juliana Paes tivesse passado despercebida , mas o autor viu que a atriz tinha potencial e criou uma trama especial para a Ritinha. A  linda empregada chamava atenção do patrão,  Danilo (Alexandre Borges), os dois se envolveram  e ela acaba engravidando . No dia do nascimento dos bebês, Rita morre no parto e os gêmeos que ela teve acabam sendo criado pelo amante e sua esposa Alma (Marieta Severo).  A Saída prematura da novela não lhe prejudicou em nada. No ano seguinte ela já emplacava outro papel no horário nobre, na trama de OClone, da Glória Perez, já com um destaque maior, e foi galgando papel a papel , passando pela Jacqueline Joy de Celebridade (2003), a Creusa de América (2005), a Gui de Pé na Jaca (2006) , a Maíra de A Favorita (2008) e estourar com sua primeira protagonista oficial em horário nobre,  a Maya de Caminho das Índias (2009).

 

 

Cissa / Julia Feldens



        Julia Feldens vinha  de uma personagem densa e introspectiva na trama de Força de Um Desejo (1999), do Gilberto Braga, um ano antes de Laços de Família, e a Cissa foi uma reviravolta total em sua carreira. A Icônica e espevitada   personagem, sempre tinha um crítica ácida para o que acontecia ao seu redor, sempre se intrometendo nos relacionamentos do pai e do irmão, mas passa a trama inteira sem acertar um namoro. A atriz teve um grande destaque e saiu da trama do Manoel Carlos direto para outros trabalhos de destaques em produção como em Coração de Estudante (2002), Sabor da Paixão (2003) e a minissérie Um Só Coração (2004). Depois do término do contrato com a Globo, a atriz resolveu dar uma parada e  estava há 16 anos fora da tela, onde se formou em letras e apostou em projetos mais autorais. No ano passado,  voltou  a teledramaturgia  na série Boca a Boca, da Netflix.

Veja Também:

Aberturas Inesqueciveis  -Brilhante (1981)


Novelas Inesquecíveis - Laços de Família (2000)


Trilha Sonora Eterna - Laços de Família (2000)


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Mariah Carey

        Na semana atrasada,   Zezé di Camargo causou a maior polêmica no palco do Domingão do Faustão , quando usou a Mariah Carey como exemplo de uma má cantora, alegando que a  Mariah enfeita tanto as músicas que fica impossível escutar mais de uma vez.         Porém mesmo Mariah Carey  não sendo uma boa cantora, pelo menos segundo a opinião do Zezé, já vendeu mais de 250 milhões de discos no mundo todo  e é a recordista de vendas de álbuns.         Maryah Carey   gravou seu primeiro álbum de estúdio em 1990 , e atualmente está no  décimo quarto,  isso sem contar as participações em outros álbuns e os especiais.         Não dá para contestar o talento e potencial de uma cantora do nível da Mariah, e o blog  entra na guerra em favor da cantora fazendo esse post mais do que especial  em home...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

No Tema e Na Trilha do Lionel Richie

        O norte-americano Lionel Richie tem a marca de mais de 100 milhões de discos vendidos só em carreira solo. O Cantor e produtor musical  foi saxofonista  da famosa banda The Commodores logo no início da sua carreira.         Em 1982, Lionel Richie tomou coragem e seguiu em carreira solo abandonando  o The Commodores , porém manteve em seu primeiro disco lançado o mesmo estilo da banda.         No ano seguinte Lionel Richie teve seu primeiro grande sucesso em uma trilha de novela e é essa e  os outros temas do cantor nas novelas que vamos relembrar no post de hoje. My Love ( Eu Prometo – 1983)         A Saudosa   Dina Sfat foi uma das estrelas da novela Eu Prometo , última trama da autora Janete Clair . Darlene, sua personagem ganhou essa música como tema. All Nigth Long ( Champagne – 1983...

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...