Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Um novo olhar sobre “A Força do Querer”

A trama  se confirma como fenômeno em todos os sentidos em sua edição especial



        O Fenômeno em forma de novela, A Força do Querer terminou nesta sexta-feira (12.03), mostrando literalmente a força da trama escrita por Glória Perez que , nesta edição especial comprovou o porque de tantos elogios positivos  quebrando o estigma de rejeições da autora no horário nobre como ocorreu com a trama de Salve Jorge (2012), e quebrando também o recorde de Avenida Brasil (2012), que até então era a trama de  maior audiência do horário.



        Visceral, emocionante e forte no sentido mais ampla dessa palavra. Glória Perez prometeu e dessa vez cumpriu.  Com uma trama reta, dosada com muita realidade e coerência, a autora traçou um leque de entrechos pertinentes com personagens cativantes  que tomaram  o público de assalto com  técnica e talento juntos em  prol de um só desejo – fazer “A Força do Querer dar certo.

          Sem dúvidas o grande trunfo da novela foi sua coerência, presente do princípio ao fim – A Bibi (Juliana  Paes) queria “amar grande”, e amou foi do 8 a 800, se arrependeu e com toda a força que a personagem sempre apresentou começou do zero e teve o seu final feliz. A Ritinha (Isis Valverde), nossa eterna Sereia, encantou o público e seus pretendentes, e também teve seu final condizente com sua trama. Nunca se apegou a ninguém, era um ser da natureza, um fenômeno. A Jeiza, da Paolla Oliveira  exigiu da atriz um trabalho duro, mostrou a polícia que nós acreditamos que existe, que veste a camisa e luta pela honestidade. Foram três protagonistas  viscerais , os pilares da trama que de tão bem escritas e interpretadas em nenhum momento uma suplantou a outra, mostrando mais uma vez a força do texto da Glória e a escalação perita desse elenco.



        O  merchandising social da transição de gênero foi um  dos mais importantes  abordados pela autora, que já falou sobre tráfico de pessoas, barrigas de aluguel, crianças desaparecidas entre outros. Com uma abordagem delicada e a escolha de uma atriz cara nova, mas nem por isso sem competência para viver a Ivana que viraria o Ivan, Glória Perez  jogou o assunto na sala do  Brasil inteiro, e pessoas de vários níveis sociais e intelectuais discutiram essa transição, tentaram entender e se ainda não entenderam no mínimo iram pensar duas vezes antes de ignorar ou agredir simplesmente.o Contra ponto da  Ivana com a história do Donato (Silvero Pereira) foi outro fator que contou muito favor da abordagem.



         A Força do Querer tocou em vários tabus que estavam ali ao nosso redor, fazendo parte da nossa realidade e que com a trama enxergamos e certamente tentaremos tomar outras atitudes em relação – a transição de gênero, o preconceito,  o vício nos jogos, o domínio do crime nas favelas, enfim,   assuntos que todas as noites eram retratadas em  notícias reais no Jornal Nacional .



        O Elenco ímpar de A Força do Querer foi um show a parte – todos seguros e entregues a seus personagens deixaram a trama ainda mais crível e interessante para o telespectador.



        Quem não chorou, brigou e amou com a Bibi Perigosa, numa Juliana Paes em estado de graças de tão bem na personagem?  Quem tentou entender e perdoar a Sereia? Afinal a empatia da Isis Valverde foi crucial para o sucesso da Ritinha, que como a maioria das mocinhas da Glória Perez, era dúbia. Mentiu, enganou, fez sofrer, sofreu, mas sempre com a intenção de ser feliz.



        Juliana Paes foi alçada a outro patamar com a força da Bibi, uma personagem tão cheia de nuances e reviravoltas, que exigiu da Juliana um trabalho visceral e delicado- digno da grande profissional que ela é.



        Paolla Oliveira saiu de vez do estigma de atriz bonita e sexy com a Jeiza. Muitas vezes livre da vaidade, como na luta final da personagem,  mostrou toda a força do seu talento e a perícia na construção da inesquecível policial e lutadora de MMA.  

        Outros destaques: Maria Fernanda Cândido com a Joyce, que foi tão criticada inicialmente, e mostrou que a personagem  precisava daquele engessamento fútil inicial para dar credibilidade na fase do descobrimento da transição da Ivana.

         LíliaCabral, como a Silvana; Débora Falabella, a vilã Irene;  A dobradinha Zezé Polessa e Tonico Pereira, com a Ednalva e Seu Abel;  Emílio Dantas, o Rubinho  e Elizângela, que com sensibilidade,  fez da Aurora a mãe do ano e sua melhor personagem de todos os tempos.

         A Força do Querer revelou o grande talento de Carol Duarte, que tem formação no teatro, e estreou em horário nobre vivendo a complexa personagem Ivana / Ivan. Era uma estrada de mão dupla. Ou seja, se não fosse seu talento mostrado desde as primeiras cenas, a Ivana e essa transição poderia ter soado fake e caricata. Sem dúvidas foi a melhor estreia de uma atriz em anos.

        Alguns coadjuvantes  também fizeram de A Força do Querer seu palco e deram a seus personagens ares de protagonistas e se tornaram queridinhos do público. O Caso do estreante Silvero Pereira, que quebrou tabus com o transformista Elis Miranda e o motorista Nonato; Mariana Xavier, que como ela mesmo declarou em entrevistas, não queria fazer a gordinha que sofria bulling e ficava triste. Mostrou que as gordinhas tem outro lado, além de lutar para mostrar que o sobrepeso é algo que pode ser bonito e respeitado. No final foi premiada com um ensaio sensual de lingerie. Ah , e não posso esquecer a Dita, da Karla Karenina, sempre impecável vivendo a empregada nordestina que se envolve com o drama dos patrões. Mas o coadjuvante que roubou a cena na trama foi o  Jonathan Azevedo, como o  bandido Sabiá, que entrou na trama apenas para dois capítulos, e acabou se tornando um dos grandes destaques da novela.



         Tenho que fazer um parágrafo especial para Marco Pigossi e Fiuk, que tanto  critiquei toda a trama pela apatia do Ruy e as bobalhices do Zeca. Não que eu tenha mudado de ideia, mas tenho que destacar a cena final dos dois no reencontro do Rio no  Parazinho selando a amizade entre eles. Uma das poucas cenas em que os dois se saíram bem  em toda trama.

        O Mais interessante em A Força do Querer é que a  proximidade da trama com a realidade foi muitas vezes citadas como o grande trunfo da Glória Perez,  o que  foi apontado com um dos  problemas de A Regra do Jogo, do João Emanuel Carneiro, considerada um das novelas rejeitas do horário. Porém   no caso de A Força do Querer, essa realidade foi mesclada com um folhetim dos bons e personagens carismáticos que transformavam essa realidade dura em cotidiano. Talvez esteja ai o grande diferencial de  “A Força do Querer”.



        Ao contrário de Fina Estampa (2011), a primeira edição especial apresentada  no horário nobre, onde só confirmamos o quanto a trama era tosca e datada,  A Força do Querer, embora a diferença entre a apresentação original e a reprise tenha sido menor, a trama só confirmou suas qualidades e sua importância para a história da teledramaturgia.

Veja Também:

Sobre o final da trama na primeira exibição 


10 Personagens que foram destaque em "A FORÇA DO QUERER" 


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Vejam os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Fevereiro

        Confira os   títulos que a Globoplay vai disponibilizar no mês de fevereiro nas seções Resgate, Fragmentos, Originalidade   e   Minissérie . Dia 02.02   - Porto dos Milagres (2001) - clássico do realismo fantástico, do autor  Aguinaldo Silva , entra para o catálogo na seção Originalidade.     Apresentada originalmente em 2001, A Trama  é protagonizada por  Antônio Fagundes ,  Cássia Kiss ,  Marcos Palmeira   e  Flávia Alessandra , e volta exatamente no dia   Iemanjá, uma das    personagens da história baiana.     Dia   09.02   - Duas Vidas (1976 )   - Vem na seção Fragmentos .   A trama setentista da autora  Janete Clair, protagonizada por BettyFaria , Francisco Cuoco e Mário Gomes ,  propunha três partes distintas: a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...