Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder a reprise de “Ti Ti Ti” no “Vale a Pena Ver de Novo”



        Preparem-se que vem muito Ti Ti Ti por aí no Vale a Pena Ver de Novo. 

         Considerada um grande sucesso de audiência, Ti Ti Ti é um dos poucos casos onde o remake se assemelha e ate ultrapassa o sucesso e essência da sua original, alguns personagens se tornaram inesquecíveis assim como na primeira versão.

         Reescrita por Maria Adelaide Amaral que usou além da  novela original do Cassiano Gabus Mendes de 1985,  a espinha dorsal de Plumas e Paetês (1980), também do autor,  para criar o núcleo de drama dessa nova versão. Esse núcleo que contava a história de Marcela e Edgar, personagens da Isis Valverde e Caio Castro, foi um grande acerto da autora, se tornando com certeza o responsável por 50% do sucesso da trama.

        Vários fatores contribuíram para esse sucesso. A mistura das lembranças da versão de 1985, a atualização do texto impecável feita pela autora, a direção cirúrgica e extravagante do saudoso  Jorge Fernando , o mundo da moda como pano de fundo e o  elenco afinadíssimo.  

        O e10blog separou aqui 10 motivos entre os vários que fazem de Ti Ti Ti uma atração imperdível:

 

1 – Dosagem perfeita entre o humor e o drama



        Sucesso de público e crítica, essa versão de Ti-ti-ti cativou usando e abusando do humor que o horário das sete permite, dosado eficazmente com o drama em tramas que se complementavam.

 

2 – Murilo Benício e Alexandre Borges – Os Protagonistas



         MuriloBenício e Alexandre Borges, que interpretaram os costureiros dessa versão sem dúvidas viveram seus melhores momentos na tv. Com interpretação segura e exagerada no ponto certo, o caso do Borges  na pele do afetado Jacques L`acleir ,  os dois brilharam igualmente e imortalizaram Victor Valentim e Jacques L´acleir  dos anos 2000, assim como Luiz Gustavo e Reginaldo Faria fizeram com os da década de 80.

 

3 - Claudia Raia e sua exuberante Jaqueline



        Claudia Raia deu vida a personagem Jaqueline, que na versão de 1985 havia sido feita pela saudosa Sandra Bréa,  mas as duas personagens são  totalmente diferentes. A da  Sandra era puro luxo e elegância, já a  Claudia preferiu seguir a linha do exagero e exuberância e a personagem acabou roubando a trama e se tornado  a estrela maior da novela.

 

4 – Marcela e Edgar – o núcleo de Plumas e Paetês 



        De Plumas e Paetês a autora trouxe  a história de Marcela (Ísis Valverde), que assumia o lugar de uma amiga morta num acidente para tentar dar um novo rumo a sua vida e ter o filho que esperava em paz. O que ela não contava era que iria se apaixonar pelo irmão do suposto pai de seu filho, o playboy Edgar (Caio Castro), e nós não esperávamos  que  o casal se tornaria o grande destaque de Ti Ti Ti.

         Ísis Valverde ao viver Marcela,  com uma interpretação segura, entrou para o hall das grandes estrelas da nova geração. A Personagem  de Plumas e Paetês vivida pela Elizabeth Savalla era transformada em vilã e morria no final. Em TI Ti Ti, Marcela foi a mocinha, e no final o acidente de carro que a vitimou na primeira versão acontece novamente, só que desta vez ela sobreviveu e pode viver o final feliz ao lado do seu amor,  Edgar (Caio Castro).

 

5 – ChristianeTorloni defendendo mais uma personagem vivida anteriormente por EvaWilma



A personagem de Christiane Torloni também veio de Plumas e Paetês. A Empresária Rebeca  acaba se envolvendo com um dos operários da sua empresa e finalmente descobre o verdadeiro amor em seus braços.  A Rebeca de Plumas e Paetês foi vivida por Eva Wilma, está então era a terceira vez que Christiane revivia uma personagem já feita por Eva. A primeira foi a Jô Penteado de A Gata Comeu (1985) e a segunda a Dinah de A Viagem (1994).

 

6 – A participação de outros personagens do Cassiano Gabus Mendes 



Maria Adelaide Amaral homenageou Cassiano Gabus Mendes com participações especiais de personagens de outros folhetins do autor, interpretados pelos atores que os viveram originalmente:
 - Luiz Gustavo reviveu o detetive Mário Fofoca, de 
Elas por Elas (1982), e, em determinado momento, Mário Fofoca se fez passar por Victor Valentim – que Luiz Gustavo vivera na Ti-ti-ti original;
- Eva Todor reencarnou a ex-vedete Kiki Blanche, de 
Locomotivas (1977).
- A “divina” Magda (Vera Zimermann) ressurgiu direto de 
Meu Bem Meu Mal (1990).

E Rafaela Alvaray, personagem de sucesso de Marília Pêra em Brega e Chique (1987), apareceu no último capítulo.

 

7 - As citações em outras tramas

        Muitas foram as menções a outras novelas. Jaqueline (Cláudia Raia) chamava Suzana (Malu Mader) de “fera radical”, referência à novela estrelada por Malu nos anos 80. Em uma cena divertida, Jaqueline e Suzana cantaram o tema de abertura de Fera Radical. Flagradas por Ari (Murilo Benício), ele disse que elas pareciam a dupla Faísca e Espoleta – alusão à dupla sertaneja que Cláudia Raia formou com Patrícia Pillar em A Favorita, novela na qual o próprio Murilo participou.
Jaqueline também citou uma companheira de cela quando esteve presa: Tonhão, a personagem que Cláudia Raia viveu no humorístico TV Pirata, em 1988.

        Quando conheceu Jacques Leclair (Alexandre Borges), Jaqueline perguntou se ele era o costureiro da Viúva Porcina (personagem espalhafatosa de Regina Duarte em Roque Santeiro), devido ao seu estilo exagerado.
Jaqueline censurando a empregada: “Olha a empregada querendo ter fala. Isso aqui não é novela do Manoel Carlos, não!”
             A dupla Jaqueline e Massa (MarcosFrota) remeteu ao par romântico de sucesso que os atores viveram em 
Sassaricando: Tancinha e Beto. 

Em outra cena, Thales (Armando Babaioff) falou para Jaqueline que ela era muito engraçadinha. Ela disse então que nunca ninguém a havia chamado de “engraçadinha” – alusão à minissérie Engraçadinha, que Cláudia protagonizou em 1995.
         Quando Suzana conheceu Walquíria (Juliana Paiva), disparou “eu já fui você um dia!”, referindo-se à mesma personagem que a atriz interpretou na versão original de Ti-ti-ti.
         Perguntado por que falava espanhol tão bem, Mário Fofoca (Luiz Gustavo) soltou: “É porque eu sou amigo do Tatá, o Luiz Gustavo, um ator que interpretou um personagem espanhol!”
           Murilo Benício também se autocitou: Ari comentou que ele e Victor Valentim eram como os personagens de 
O Clone, interpretados pelo ator Murilo Benício. Ari também citou o Tenente Wilson, personagem que Benício havia vivido no seriado Força Tarefa, no ano anterior.
            A novela 
Meu Bem Meu Mal foi lembrada quando surgiu a “divina” Magda, personagem vivida por Vera Zimermann. Clotilde (Juliana Alves) contou que Magda herdou a Venturini Designers de Porfírio (Guilherme Karan), já falecido, que por sua vez havia herdado a empresa de Dom Lázaro Venturini (Lima Duarte), quando este morreu engasgado com um melão – em uma alusão à célebre cena de Meu Bem Meu Mal em que Dom Lázaro volta a falar e pede melão para a enfermeira.

No último capítulo, Suzana (Malu Mader) conheceu um autor de novelas chamado Fernando Flores (Fábio Assunção, em uma participação). Ele contou que estava se preparando para escrever um remake de Fera Radical, novela que Malu atuou. Fernando Flores era o nome do par romântico de Malu na novela, vivido na ocasião por José Mayer. Fernando (Fábio Assunção) também citou sua filha, Yara Flores – desta vez, alusão à atriz Yara Amaral, que viveu a mãe de Fernando em na trama, com quem Malu teve várias cenas.
        Em uma cena divertida, Nicole, vivida por Elizângela, cantou no karaokê a música Pertinho de Você, que a própria Elizângela havia gravado nos anos 1970. No mesmo capítulo, Ari e Chico (Rodrigo Lopez) cantaram juntos a música “Ti-ti-ti”, o tema de abertura da novela.

 

8 – O Remake da abertura



        Pela primeira em um remake a abertura usada foi a mesma da primeira versão. A Guerra entre linhas, agulhas e apetrechos de costura voltou na versão de 2010 ao som de "Ti Ti Ti" na voz da Rita Lee.   Vale salientar que a abertura feita em 1985 foi considerada um marco nas aberturas globais e pensar que tudo foi feito manualmente.

 

9 – Vários outros destaque do elenco:

        Com o elenco bem dirigido, Ti Ti Ti teve vários outros destaques no elenco: Caio Castro (Edgar) que estreava em novelas depois do sucesso em MalhaçãoGuilhermina Guinle (Luisa), Maria Helena Chira (Camila), Mayana Neiva (Desirré), GiuliaGamm (Bruna), RodrigoLopez (Chico), Juliana Alves (Clotilde), Thayla  Ayala (Amanda), SophieCharlotte (Stefanny), FernandaSouza (Taissa), ClaraTiezzi Gabi) e Rafael Zulu (Adriano) entre outros.

 

10 -  Grandes atrizes de outras épocas abrilhantaram a trama

        Ti Ti Ti contou com participações de atrizes de outras épocas que estavam longe da telinha – pelo menos atuando em novelas. Vivendo madames clientes dos estilistas, apareceram na trama: Alcione Mazzeo, Aléxia Deschamps, Diana Burle, Élida L´Astorina, Kátia D´Angelo, Mara Carvalho, Monique Lafond, Sura Berditchevsky, Tessy Callado, Thais Portinho, Thereza Mascarenhas, Vera Gimenez e Zaira Zambelli, entre outras. 

 

Veja Também:

Meus Personagens Favoritos da Claudia Raia 


Novelas Inesquecíveis  - Ti Ti Ti (2010)


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Mariah Carey

        Na semana atrasada,   Zezé di Camargo causou a maior polêmica no palco do Domingão do Faustão , quando usou a Mariah Carey como exemplo de uma má cantora, alegando que a  Mariah enfeita tanto as músicas que fica impossível escutar mais de uma vez.         Porém mesmo Mariah Carey  não sendo uma boa cantora, pelo menos segundo a opinião do Zezé, já vendeu mais de 250 milhões de discos no mundo todo  e é a recordista de vendas de álbuns.         Maryah Carey   gravou seu primeiro álbum de estúdio em 1990 , e atualmente está no  décimo quarto,  isso sem contar as participações em outros álbuns e os especiais.         Não dá para contestar o talento e potencial de uma cantora do nível da Mariah, e o blog  entra na guerra em favor da cantora fazendo esse post mais do que especial  em home...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

No Tema e Na Trilha do Lionel Richie

        O norte-americano Lionel Richie tem a marca de mais de 100 milhões de discos vendidos só em carreira solo. O Cantor e produtor musical  foi saxofonista  da famosa banda The Commodores logo no início da sua carreira.         Em 1982, Lionel Richie tomou coragem e seguiu em carreira solo abandonando  o The Commodores , porém manteve em seu primeiro disco lançado o mesmo estilo da banda.         No ano seguinte Lionel Richie teve seu primeiro grande sucesso em uma trilha de novela e é essa e  os outros temas do cantor nas novelas que vamos relembrar no post de hoje. My Love ( Eu Prometo – 1983)         A Saudosa   Dina Sfat foi uma das estrelas da novela Eu Prometo , última trama da autora Janete Clair . Darlene, sua personagem ganhou essa música como tema. All Nigth Long ( Champagne – 1983...

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...