Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Duas Caras Nacional (2007)

 


         Um novo rosto e uma nova identidade mascaravam o grande vilão e protagonista de Duas Caras, trama do autor  Aguinaldo Silva, pós  fenômeno Senhora do Destino (2004) e que com uma favela como principal locação falou de educação, racismo, luta de classes, drogas, homossexualidade, especulação imobiliária e invasão de terras improdutivas – uma novela declaradamente politicamente incorreta.

         A trama exibida originalmente em 2007 é o próximo título a ser inserido na plataforma da Globoplay,  dia 30.08,  no projeto de resgate dos clássicos da teledramaturgia da Globo.

         Duas Caras foi considerada uma novela revolucionária entre as tramas globais por se afastar dos moldes tradicionais vilões x mocinhos. A história fez o público torcer pelo final feliz do vilão, Marconi Ferraço (Dalton Vigh) com a mocinha Maria Paula (Marjorie Estiano), fazendo a Globo lançar uma pesquisa no site da novela  indagando o público sobre que final preferia. Aguinaldo Silva claro, teve que ceder aos apelos do público  e criou um final espetacular para o casal, que mesmo com Maria Paula se vingando de Ferraço,  o perdoa e o final feliz é selado. A cena em que eles se encontram na praia marcou o final da trama e a história da teledramaturgia com picos de audiência.

       Para comemorar essa volta de DuasCaras na Globoplay e já ir se familiarizando  que tal  relembrar no post de hoje a trilha sonora nacional.



        No CD , com Lázaro Ramos na capa,  caracterizado de Evilásio Caó, traz  um compilado de ícones da MPB  - Tem faixas para todos os gostos – desde Maria Rita, Seu Jorge, Gonzaguinha,  MariaBethânia, Djavan  e Caetano Veloso à  MC Leosinho , Charlie Brown Jr, Danni Carlos, Paulo Toller  entre outros  e Aline Barros , na primeira vez em que a Globo inseriu uma música gospel em suas trilhas.

 

 

“Tá Perdoado”

Intérprete: Maria Rita

Compositores: Arlindo Cruz e Franco



        O Cd abre com o  sambinha irresistível do Arlindo Cruz e Franco, interpretado com maestria pela Maria Rita. A música era o tema da bela Maria Eva, vivida pela Letícia Spiller. A canção também  foi utilizada nas vinhetas de “Estamos Apresentando” e “Voltamos a Apresentar”.

 

“Trabalhador”

Intérprete e Compositor: Seu Jorge



Juvenal Antena, o chefe da favela da Portelinha, o protagonista vivido pelo AntônioFagundes, ganhou essa faixa para acompanhar sua trajetória na trama.

 

“Delírio dos Mortais”

Intérprete e Compositor: Djavan



        Djavan enriqueceu a trilha com “Delírio dos Mortais”,   usada como tema de locação do Rio de Janeiro.

 

“Oração ao Tempo”

Intérprete e Compositor: Caetano Veloso



        A Clássica “Oração ao Tempo” , do Caetano Veloso , foi o tema da protagonista Maria Paula , a primeira protagonista da Marjorie Estiano. Coincidentemente, quatro anos depois Marjorie  protagonizou a novela A Vida da Gente (2011), que teve como abertura a mesma canção, desta vez numa versão gravada pela MariaGadú.

 

“E Vamos à Luta”

Intérprete e Compositor: Gonzaguinha



        Duas Caras,   foi a primeira novela  global a ter  a abertura gravada em alta definição.  

        A novela tinha como um dos núcleos uma favela em ascensão, e a abertura retratou exatamente essa parte. O artista plástico Sergio César criou cerca de 1500 maquetes num total de 64 m2 que recriavam uma favela em criação. No decorrer do vídeo os casebres são colocados com mãos e fotos em preto e branco da organização das maquetes são inseridas. Abertura foi mais uma criação da equipe do Hans Donner e teve esse clássico do Gonzaguinha como tema.

 

“Canto de Oxum”

Intérprete: Maria Bethânia

Compositores: Toquinho e Vinícius de Moraes



        A Saudosa Chica Xavier deu vida em Duas Caras à  Mãe Setembrina, a dona do terreiro de umbanda da história. Como tema ela ganhou essa faixa gravada pela Maria Bethânia.

 

“Ela Une Todas as Coisas

Intérprete: Jorge Vercillo

Compositores: Jorge Vercillo e Jota Maranhão



        Jorge Vercillo entrou na trilha com essa faixa que serviu de tema romântico geral para vários  personagens.

 

“Geraldinos e Arquibaldos”

Intérpretes: Chicas

Compositor: Gonzaguinha



        A Banda Chicas, formada por Amora Pêra, Fernanda Gonzaga, Isadora Medella e Paula Leal, duas delas filhas do Gonzaguinha,  entraram na trilha com “Geraldinos e Arquibaldos”, composição do Gonzaguinha, que foi tema dos moradores da Portelinha, a favela fictícia da trama.  No mesmo ano a banda também gravou o tema de abertura homônimo da trama de Caras e Bocas (2007), do autor Walcyr Carrasco.

 

“Negro Gato”

Intérprete: M C Leozinho

Compositores: Roberto Carlos e Erasmo Carlos



        Negro Gato” ,  o  Clássico do Rei Roberto Carlos e Erasmo Carlos,  foi regravado pelo MC Leozinho  para o tema do Evilásio,  o personagem vivido pelo Lázaro Ramos.

 

Be Myself”

Intérprete: Charlie Brown Jr

Compositores: Thiago Castanho e Chorão



        O Grande vilão da trama , Marconi Ferraço, vivido pelo DaltonVigh,  ganhou esse rock  como tema, da banda Charlie Brown Jr.

 

Ternura (Somehow I Got To Be Tomorrow – Today”

Intérprete: Isabella Taviani

Compositores: E. Levitt e K. Karen



        Ternura”, versão de  Somehow I Got To Be Tomorrow”, que foi imortalizada em 1968 aqui no  Brasil pela Wanderléia, ganhou uma nova versão na voz da Isabella Taviani para o tema da Célia Mara, a personagem vivida pela Renata Sorrah.

 

Toda Vez que Eu Digo Adeus”

Intérprete: Cássia Eller

Compositores: Cole Porter e Carlos Renó



        A Vilã Silvia, vivida  com  maestria pela AlinneMoraes,  teve como tema essa faixa na voz da Cássia Eller.

 

“Você não Entende Nada”

Intérprete: Celso Fonseca

Compositores: Caetano Veloso



        Dália, a personagem de grande destaque da Leona Cavalli na trama de Duas Caras, ganhou essa faixa composição do Caetano Veloso, numa regravação do Celso Fonseca.

 

“Folhetim”

Intérprete: Luiza Possi

Compositores: Chico Buarque



        Flávia Alessandra  polemizou na trama ao interpretar a simplória e sensual Alzira, uma mulher  muito bonita, que para sustentar a família e o marido enfermo,  resolve  dançar pole dance em uma boate, seduzindo o público e principalmente Juvenal  Antena  (Antônio Fagundes). A personagem pôs Flávia Alessandra no posto de símbolo sexual e popularizou as danças e competições de pole dance.  Como tema a personagem ganhou uma nova versão de “Folhetim” , do Chico Buarque, na voz fascinante da Luiza Possi.

 

“Coisas Que Eu Sei”

Intérprete: Danni Carlos

Compositores: Dudu Falcão



        Coisas Que Eu Sei”, interpretada pela cantora e atriz Danni Carlos, foi a faixa  mais executada do disco.  Lançada no CD “Música Nova  da cantora. A música alcançou o primeiro lugar nas rádios de todo o Brasil. Na trama de Duas Caras,  a música foi o tema da personagem Júlia, defendida pela atriz Débora Falabella.

 

Quem Toma  Conta de Mim”

Intérprete: Paula Toller

Compositores: George Gershwin, Carlos Rennó e  Ira Gershwin



        Paula Toller , já em carreira solo, entrou na trilha de Duas Caras  com “Quem Toma  Conta de Mim”,  música que serviu de tema romântico geral.

 

Recomeçar

Intérprete e Compositora: Aline Barros



        Recomeçar” , na voz da espetacular Aline Barros, foi o tema do núcleo evangélico retratado na trama. A Canção foi a primeira do gênero gospel  a entrar numa trilha de novela da Globo.

 

Call Me”

Intérprete: Victor Pozas



        Branca, a sofisticadíssima personagem vivida pela Susana Vieira, que estava louríssima, ganhou essa versão instrumental de “Call Me”, executada por Victor Pozas.

 

“The Look of Love”

Intérprete: Victor Pozas

Compositores:  Burt Bacharach e Hal David



        Victor Pozas ainda emplacou essa outra faixa  no CD da trilha, que foi o tema da Gioconda, a inesquecível personagem vivida pela Marília Pêra.

 

Amores Cruzados”

Intérprete: K-sis



        Foram lançadas duas versões da trilha nacional de Duas Caras – A primeira sem essa faixa “Amores Cruzados”, e a segunda com a música inclusa. A faixa foi  o tema da personagem Débora, vivida pela Juliana Knust.

 

Veja Também: 

Aberturas Inesquecíveis - Duas Caras (2007)( 


Novelas Inesquecíveis - Duas Caras (2007) 


Te Contei ? Internacional (1977) 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Vídeos: You Tube

Pesquisa : www.wikipedia.com.br e www.memoriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

e10blog - Balanço 2005 - Novelas

          Entre acertos marcantes, escolhas controversas e momentos que dividiram o público, 2025 foi um ano intenso para as novelas , reafirmando a força do gênero na TV brasileira. Ao longo dos meses, as tramas exploraram diferentes caminhos narrativos, apostaram em elencos de peso e buscaram dialogar com o seu tempo — nem sempre com o mesmo êxito, mas quase sempre gerando debates e torcidas. Neste balanço, o olhar se volta para produções que deram o tom do ano, como Beleza Fatal , Vale Tudo , Dona de Mim , Êta Mundo Melhor e Três Graças , novelas que, cada uma à sua maneira, ajudaram a desenhar o panorama da teledramaturgia em 2025, seja pelo impacto cultural, pela resposta do público ou pelas discussões que provocaram.   A Caverna Encantada (SBT – 29 de Julho   de 2024 a 5 de Setembro de 2025)           A Caverna Encantada , escrita por  Íris Abravanel ,  com colaboração d...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Trilha Sonora Eterna - Champagne Internacional (1983)

        Vamos brindar ao som dos clássicos internacionais que   integraram a trilha da novela Champagne .            Champagne    marcou a estreia do autor  CassianoGabus Mendes  no horário nobre.  A Ideia da emissora era ressuscitar o horário das dez, assim escalou  Janete Clair ,  que subiu do horário das oito para o das dez com  Eu Prometo ; e  Cassiano Gabus Mendes   consagrado com suas comédias românticas no horário das sete,  foi promovido para o horário das oito.         Quando foi divulgado o lançamento dos Fragmentos  da  novela  Champagne   na   Globoplay  em dezembro,  a internet entrou em  parafusos.  Há relatos e pesquisas que apontam que existe uma versão dublada em espanhol da novela, mais completa, preservada em arquivo...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...