Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Trilha Sonora Eterna – Duas Caras Nacional (2007)

 


         Um novo rosto e uma nova identidade mascaravam o grande vilão e protagonista de Duas Caras, trama do autor  Aguinaldo Silva, pós  fenômeno Senhora do Destino (2004) e que com uma favela como principal locação falou de educação, racismo, luta de classes, drogas, homossexualidade, especulação imobiliária e invasão de terras improdutivas – uma novela declaradamente politicamente incorreta.

         A trama exibida originalmente em 2007 é o próximo título a ser inserido na plataforma da Globoplay,  dia 30.08,  no projeto de resgate dos clássicos da teledramaturgia da Globo.

         Duas Caras foi considerada uma novela revolucionária entre as tramas globais por se afastar dos moldes tradicionais vilões x mocinhos. A história fez o público torcer pelo final feliz do vilão, Marconi Ferraço (Dalton Vigh) com a mocinha Maria Paula (Marjorie Estiano), fazendo a Globo lançar uma pesquisa no site da novela  indagando o público sobre que final preferia. Aguinaldo Silva claro, teve que ceder aos apelos do público  e criou um final espetacular para o casal, que mesmo com Maria Paula se vingando de Ferraço,  o perdoa e o final feliz é selado. A cena em que eles se encontram na praia marcou o final da trama e a história da teledramaturgia com picos de audiência.

       Para comemorar essa volta de DuasCaras na Globoplay e já ir se familiarizando  que tal  relembrar no post de hoje a trilha sonora nacional.



        No CD , com Lázaro Ramos na capa,  caracterizado de Evilásio Caó, traz  um compilado de ícones da MPB  - Tem faixas para todos os gostos – desde Maria Rita, Seu Jorge, Gonzaguinha,  MariaBethânia, Djavan  e Caetano Veloso à  MC Leosinho , Charlie Brown Jr, Danni Carlos, Paulo Toller  entre outros  e Aline Barros , na primeira vez em que a Globo inseriu uma música gospel em suas trilhas.

 

 

“Tá Perdoado”

Intérprete: Maria Rita

Compositores: Arlindo Cruz e Franco



        O Cd abre com o  sambinha irresistível do Arlindo Cruz e Franco, interpretado com maestria pela Maria Rita. A música era o tema da bela Maria Eva, vivida pela Letícia Spiller. A canção também  foi utilizada nas vinhetas de “Estamos Apresentando” e “Voltamos a Apresentar”.

 

“Trabalhador”

Intérprete e Compositor: Seu Jorge



Juvenal Antena, o chefe da favela da Portelinha, o protagonista vivido pelo AntônioFagundes, ganhou essa faixa para acompanhar sua trajetória na trama.

 

“Delírio dos Mortais”

Intérprete e Compositor: Djavan



        Djavan enriqueceu a trilha com “Delírio dos Mortais”,   usada como tema de locação do Rio de Janeiro.

 

“Oração ao Tempo”

Intérprete e Compositor: Caetano Veloso



        A Clássica “Oração ao Tempo” , do Caetano Veloso , foi o tema da protagonista Maria Paula , a primeira protagonista da Marjorie Estiano. Coincidentemente, quatro anos depois Marjorie  protagonizou a novela A Vida da Gente (2011), que teve como abertura a mesma canção, desta vez numa versão gravada pela MariaGadú.

 

“E Vamos à Luta”

Intérprete e Compositor: Gonzaguinha



        Duas Caras,   foi a primeira novela  global a ter  a abertura gravada em alta definição.  

        A novela tinha como um dos núcleos uma favela em ascensão, e a abertura retratou exatamente essa parte. O artista plástico Sergio César criou cerca de 1500 maquetes num total de 64 m2 que recriavam uma favela em criação. No decorrer do vídeo os casebres são colocados com mãos e fotos em preto e branco da organização das maquetes são inseridas. Abertura foi mais uma criação da equipe do Hans Donner e teve esse clássico do Gonzaguinha como tema.

 

“Canto de Oxum”

Intérprete: Maria Bethânia

Compositores: Toquinho e Vinícius de Moraes



        A Saudosa Chica Xavier deu vida em Duas Caras à  Mãe Setembrina, a dona do terreiro de umbanda da história. Como tema ela ganhou essa faixa gravada pela Maria Bethânia.

 

“Ela Une Todas as Coisas

Intérprete: Jorge Vercillo

Compositores: Jorge Vercillo e Jota Maranhão



        Jorge Vercillo entrou na trilha com essa faixa que serviu de tema romântico geral para vários  personagens.

 

“Geraldinos e Arquibaldos”

Intérpretes: Chicas

Compositor: Gonzaguinha



        A Banda Chicas, formada por Amora Pêra, Fernanda Gonzaga, Isadora Medella e Paula Leal, duas delas filhas do Gonzaguinha,  entraram na trilha com “Geraldinos e Arquibaldos”, composição do Gonzaguinha, que foi tema dos moradores da Portelinha, a favela fictícia da trama.  No mesmo ano a banda também gravou o tema de abertura homônimo da trama de Caras e Bocas (2007), do autor Walcyr Carrasco.

 

“Negro Gato”

Intérprete: M C Leozinho

Compositores: Roberto Carlos e Erasmo Carlos



        Negro Gato” ,  o  Clássico do Rei Roberto Carlos e Erasmo Carlos,  foi regravado pelo MC Leozinho  para o tema do Evilásio,  o personagem vivido pelo Lázaro Ramos.

 

Be Myself”

Intérprete: Charlie Brown Jr

Compositores: Thiago Castanho e Chorão



        O Grande vilão da trama , Marconi Ferraço, vivido pelo DaltonVigh,  ganhou esse rock  como tema, da banda Charlie Brown Jr.

 

Ternura (Somehow I Got To Be Tomorrow – Today”

Intérprete: Isabella Taviani

Compositores: E. Levitt e K. Karen



        Ternura”, versão de  Somehow I Got To Be Tomorrow”, que foi imortalizada em 1968 aqui no  Brasil pela Wanderléia, ganhou uma nova versão na voz da Isabella Taviani para o tema da Célia Mara, a personagem vivida pela Renata Sorrah.

 

Toda Vez que Eu Digo Adeus”

Intérprete: Cássia Eller

Compositores: Cole Porter e Carlos Renó



        A Vilã Silvia, vivida  com  maestria pela AlinneMoraes,  teve como tema essa faixa na voz da Cássia Eller.

 

“Você não Entende Nada”

Intérprete: Celso Fonseca

Compositores: Caetano Veloso



        Dália, a personagem de grande destaque da Leona Cavalli na trama de Duas Caras, ganhou essa faixa composição do Caetano Veloso, numa regravação do Celso Fonseca.

 

“Folhetim”

Intérprete: Luiza Possi

Compositores: Chico Buarque



        Flávia Alessandra  polemizou na trama ao interpretar a simplória e sensual Alzira, uma mulher  muito bonita, que para sustentar a família e o marido enfermo,  resolve  dançar pole dance em uma boate, seduzindo o público e principalmente Juvenal  Antena  (Antônio Fagundes). A personagem pôs Flávia Alessandra no posto de símbolo sexual e popularizou as danças e competições de pole dance.  Como tema a personagem ganhou uma nova versão de “Folhetim” , do Chico Buarque, na voz fascinante da Luiza Possi.

 

“Coisas Que Eu Sei”

Intérprete: Danni Carlos

Compositores: Dudu Falcão



        Coisas Que Eu Sei”, interpretada pela cantora e atriz Danni Carlos, foi a faixa  mais executada do disco.  Lançada no CD “Música Nova  da cantora. A música alcançou o primeiro lugar nas rádios de todo o Brasil. Na trama de Duas Caras,  a música foi o tema da personagem Júlia, defendida pela atriz Débora Falabella.

 

Quem Toma  Conta de Mim”

Intérprete: Paula Toller

Compositores: George Gershwin, Carlos Rennó e  Ira Gershwin



        Paula Toller , já em carreira solo, entrou na trilha de Duas Caras  com “Quem Toma  Conta de Mim”,  música que serviu de tema romântico geral.

 

Recomeçar

Intérprete e Compositora: Aline Barros



        Recomeçar” , na voz da espetacular Aline Barros, foi o tema do núcleo evangélico retratado na trama. A Canção foi a primeira do gênero gospel  a entrar numa trilha de novela da Globo.

 

Call Me”

Intérprete: Victor Pozas



        Branca, a sofisticadíssima personagem vivida pela Susana Vieira, que estava louríssima, ganhou essa versão instrumental de “Call Me”, executada por Victor Pozas.

 

“The Look of Love”

Intérprete: Victor Pozas

Compositores:  Burt Bacharach e Hal David



        Victor Pozas ainda emplacou essa outra faixa  no CD da trilha, que foi o tema da Gioconda, a inesquecível personagem vivida pela Marília Pêra.

 

Amores Cruzados”

Intérprete: K-sis



        Foram lançadas duas versões da trilha nacional de Duas Caras – A primeira sem essa faixa “Amores Cruzados”, e a segunda com a música inclusa. A faixa foi  o tema da personagem Débora, vivida pela Juliana Knust.

 

Veja Também: 

Aberturas Inesquecíveis - Duas Caras (2007)( 


Novelas Inesquecíveis - Duas Caras (2007) 


Te Contei ? Internacional (1977) 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Vídeos: You Tube

Pesquisa : www.wikipedia.com.br e www.memoriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa