Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

“Era Uma Vez...” entra nesta segunda para a Globoplay

  



 

        A trama de Era Uma Vez (1998), do autor Walther Negrão entra nesta segunda-feira (16.08),  para a plataforma da Globoplay.

Relembre atrama de Era Uma Vez:



 

        A novela traça um retrato do cotidiano de três gerações para mostrar que não existe um tempo ideal para amar e ser feliz. O viúvo Álvaro (Herson Capri) mora com seus quatro filhos – Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum) – no sítio de seu pai, Pepe (Elias Gleizer), em Nova Esperança, cidade fictícia em Santa Catarina. Ele é apaixonado por Bruna (Andréa Beltrão), advogada da fábrica de chocolate de Xistus (Cláudio Marzo), que não suporta dividir a atenção do namorado com seus filhos. Mas, para sua surpresa, chega à cidade a doce Madalena (Drica Moraes), que será a governanta da casa de Xistus, avô materno das crianças. Bem informada, simpática e simples, ela logo cai nas graças dos filhos de Álvaro e nas dele, que, inclusive, apaixona-se por ela. Xistus também se apaixona por Madalena e une forças com Bruna para lutar contra o amor entre a governanta e Álvaro. Madalena chega a Nova Esperança com seu grande amigo Maneco Dionísio (Antonio Calloni), e os dois compartilham um segredo: a nova governanta de Xistus foge desesperadamente do seu ex-marido, o possessivo Danilo (Tuca Andrada).

 

Relembre quem é quem na trama :



 

VÔ PEPE(Elias Gleizer) – Um homem forte, simples, saudável e rude como um touro. No entanto, é mole por dentro. É uma mistura de agricultor e carpinteiro-inventor (sua atividade do dia a dia). É extremamente criativo e tira sempre da natureza o material e o combustível para fazer funcionar suas invenções. É pai de Álvaro (Herson Capri) e avô de Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum). Ele é amado por todos, especialmente pelas crianças, a quem trata de igual para igual. A única pessoa que não gosta dele é o vô materno das crianças, Xistus (Cláudio Marzo), que o considera um lunático, despreparado para educar os quatro netos.

MARIZÉ(Alessandra Aguiar) – Ela é, de todos os filhos de Álvaro (Herson Capri), quem mais sofre com a ausência da mãe. Assim como os seus irmãos – Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos) e Fafá (Pedro Agum) –, é alegre e inventiva. É paparicada por todos na casa e aproveita-se desse fato para ter todas suas vontades satisfeitas. É neta paterna de Vô Pepe (Elias Gleizer) e neta materna de Vô Xistus (Cláudio Marzo).

GLORINHA(Luiza Curvo) – Filha mais velha de Álvaro (Herson Capri), neta paterna de Vô Pepe (Elias Gleizer) e neta materna de Vô Xistus (Cláudio Marzo). É irmã de Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum). É uma adolescente leve e alegre, que passa por mudanças físicas e comportamentais.

ZÉ MARIA(Alexandre Lemos) – Filho de Álvaro (Herson Capri), neto paterno de Vô Pepe (Elias Gleizer) e neto materno de Vô Xistus (Cláudio Marzo). O menino é destemido e criado na maior liberdade. Adora seu avô Pepe, mas sente falta da mãe, apesar de suas brincadeiras no campo, as pescarias e os acampamentos não lhe deixarem tempo para sofrer. Assim como Pepe, tem talento para trabalhos manuais. É irmão de Glorinha (Luiza Curvo), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum).

LUFAYETE, FAFÁ(Pedro Agum) – O caçula dos filhos de Álvaro (Herson Capri). Se seu irmão mais velho, Zé Maria (Alexandre Lemos), herdou do avô Pepe (Elias Gleizer) o talento para os trabalhos manuais, Fafá herdou a inventiva. E utiliza essa imaginação para infernizar a vida de todos que tentam enquadrá-lo, de uma maneira repressiva. Suas vítimas prediletas são o avô paterno Xistus (Cláudio Marzo) e a governanta dele, Dona Berta (Tereza Rachel). Fafá é irmão de Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos) e Marizé (Alessandra Aguiar).



 


ÁLVARO(Herson Capri) – Filho de Pepe (Elias Gleizer) e genro de Xistus (Cláudio Marzo). Perdeu a esposa há dois anos e se desdobra para ser pai e mãe dos quatro filhos pequenos – Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum). É veterinário, e desligado dos bens materiais e muito ético. Em nome disso, dedica-se muito mais aos filhos, aos amigos e aos bichos do que a si mesmo. Deseja dar uma nova mãe para as crianças e acaba se envolvendo por uma mulher que não o merece, Bruna (Andrea Beltrão). Mas, no decorrer da novela, ele encontra seu verdadeiro amor: Madalena (Drica Moraes).



 

VÔ XISTUS(Cláudio Marzo) – Avô materno de Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum). Xistus é um homem muito elegante, refinado, antagonista de Pepe, avô paterno das crianças, e genro de Álvaro (Herson Capri), viúvo de sua filha. O empresário é o dono da fábrica de chocolates da região. É um homem extremamente solitário e que vive enclausurado em sua rica mansão. Desde que perdeu a filha, tem como foco educar os netos, dando-lhes uma educação bem tradicional. Apaixona-se por Madalena (Drica Moraes), sua nova governanta, e disputa o coração da jovem com Álvaro.

DONA BERTA(Tereza Rachel) – Governanta da mansão de Xistus (Cláudio Marzo) até ser substituída por Madalena (Drica Moraes). Dona Berta é uma mulher linha-dura e, por isso, odiada pelos netos do patrão – Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum). As crianças fazem dela a principal vítima de brincadeiras de mau-gosto, até que ela não aguenta mais e pede demissão.

MADALENA(Drica Moraes) – Madalena é uma mulher linda, sensual, bem-humorada e muito engraçada. Adora crianças, entende-se com os mais velhos, e cativa todos os que cruzam o seu caminho. Já fez de tudo para sobreviver na vida: é um pouco atriz, figurinista e psicóloga. Conta sempre com o apoio de seu fiel amigo, Maneco Dionísio (Antonio Calloni), que a ajuda a guardar um segredo: Madalena foi para Nova Esperança para fugir do ex-marido, o possessivo Danilo (Tuca Andrada). Na cidade, assume a vaga de governanta da casa de Xistus (Cláudio Marzo), no lugar de Dona Berta (Tereza Rachel), apaixona-se por Álvaro (Herson Capri) e encanta os filhos dele: Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum)

SEU CATULO (Emiliano Queiroz) – Marido de Quitéria (Stela Freitas), pai de Júlio (André Gonçalves) e jardineiro da mansão de Xistus (Cláudio Marzo). É um profissional requintado, que conhece tudo da sua profissão, e mantém uma estreita relação com o patrão.
QUITÉRIA(Stela Freitas) – Esposa de Catulo (Emiliano Queiroz), mãe de Júlio (André Gonçalves) e cozinheira na casa de Xistus (Cláudio Marzo). É uma mulher sensível, criativa na cozinha e mais simples que o marido. É obediente ao patrão, de quem se torna confidente e alter ego.

JÚLIO (André Gonçalves) – Filho de Catulo (Emiliano Queiroz) e Quitéria (Stela Freitas). É um rapaz bonito, mas com comportamento e trajes um pouco tradicionais para a sua idade. Tem sonhos de ascensão social e de estudar e viver no exterior. Acredita que o pai, com todo o seu conhecimento de botânica, deveria se libertar do trabalho com Xistus (Cláudio Marzo).
LETÍCIA(Sura Berditchevsky) – Misterioso amor do passado de Xistus (Cláudio Marzo).

CINDY(Raquel Nunes) – Namorada de Filé (Cláudio Heinrich) no início da trama. É uma jovem bonita, faz sucesso entre os meninos da cidade.

RODOLFO REIS, RUDY (Jorge Dória) – Uma pessoa extrovertida, bem-humorada e de origem humilde. Realizou seus sonhos de riqueza quando ganhou uma fortuna no hipódromo. Parou de jogar e se transformou em um criador de cavalos de corrida. Tornou-se um homem muito rico, e seu haras é um dos mais famosos da região. Rudy é marido de Anita (Yoná Magalhães) e pai de Bruna (Andrea Beltrão) e Filé (Cláudio Heinrich).
ANITA(Yoná Magalhães) – Esposa de Rudy (Jorge Dória) e mãe de Bruna (Andrea Beltrão) e Filé (Cláudio Heinrich). Vem de uma família sofisticada, apesar de falida. É uma mulher discreta e elegante, tendo sido graças a ela que Rudy adquiriu o verniz social que demonstra em ocasiões especiais.

BRUNA(AndréaBeltrão) – A bela filha de Rudy (Jorge Dória) e Anita (Yoná Magalhães), irmã de Filé (Cláudio Heinrich) e noiva de Álvaro (Herson Capri). É a vilã da história: uma mulher falsa e que disputa o amor do noivo com Madalena (Drica Moraes). Não suporta crianças, nem animais. Para preencher seu tempo, trabalha como advogada na fábrica de chocolates de Xistus (Cláudio Marzo), com quem mantém uma grande cumplicidade. Ele, inclusive, incentiva-a a ficar com Álvaro, afinal quer o caminho livre para conquistar Madalena.

DANILO(Tuca Andrada) – Ex-marido de Madalena (Drica Moraes), a quem continua a perseguir depois que ela foge para Nova Esperança, na companhia do amigo Maneco (Antonio Calloni).







FREDERICO REIS, FILÉ(Cláudio Heinrich) – Filho de Rudy (Jorge Dória) e Anita (Yoná Magalhães), e irmão de Bruna (Andrea Beltrão). Filé é um rapaz alegre, simpático, atlético e esportivo, sendo, inclusive, campeão de parapente e enduro. Vive sendo assediado pelas moças da cidade, que sonham em se casar com ele. É líder natural dos rapazes da cidade; está feliz com a vida que leva; e mantém uma relação agradável com os pais e a irmã, apesar de questionar frescuras consumistas. No início da história, é namorado de Cindy (Raquel Nunes), mas luta para conquistar o coração de Emília (Deborah Secco).


DRA. NILDA (Rejane Goulart) – A médica de Nova Esperança.

J.J. (João Carlos Barroso) – Marido de Laura (Cinira Camargo), pai de Babi (Nivea Stelmann) e Cema (Carolina Rebello), e ex-jockey. Ele montava o cavalo vencedor do páreo que garantiu a fortuna de Rudy (Jorge Dória). Como gratidão, assim que deixou de montar, recebeu o emprego de treinador do haras de Rudy. É um profissional muito competente e, junto com Álvaro (Herson Capri), é o responsável pelo sucesso do haras.

MANECO DIONÍSIO(Antonio Calloni) – Um andarilho, desapegado das coisas materiais e capaz de tudo para ajudar sua companheira, Madalena (Drica Moraes). O pintor e escultor tem uma origem misteriosa. Quando chega à Nova Esperança, é acolhido pela família de Dona Santa (Nair Belo) e passa a dividir o sótão com frei Chicão (Diogo Vilela), para desespero dele.


LAURA (Cinira Camargo) – Esposa de J.J. (João Carlos Barroso) e mãe de Babi (Nivea Stelmann) e Cema (Carolina Rebello). Laura é uma mulher inconveniente, mas muito atraente. Não se conforma com o status do marido, acreditando que ele deveria ser, no mínimo, sócio de Rudy no haras. Ela é vendedora de produtos de beleza a domicílio.
BÁRBARA, BABI(Nivea Stelmann) – Filha de J.J. (João Carlos Barroso) e Laura (Cinira Camargo) e irmã de Cema (Carolina Rebello). Uma menina muito bonita e naturalmente sensual. A mãe sempre a preparou para fazer um casamento milionário. Usa roupas mínimas, desenhadas por Laura, mas, para desespero da mãe, a jovem é recatada.

IRACEMA, CEMA(Carolina Rebello) – Filha temporã de J.J. (João Carlos Barroso) e Laura (Cinira Camargo) e irmã de Babi (Nivea Stelmann). Cema é um bichinho selvagem, esperta e inteligente. Adora seu pai e se identifica demais com ele.
DONA SANTA(Nair Bello) – Uma mulher dinâmica, batalhadora e bem-humorada. Apesar de viúva há muito tempo, ainda sente saudades de seu marido. Ela é uma matriarca de classe média, comandando sua família e sua casa de comércio com justiça e bom senso. Só tem um ponto fraco: seu filho mais velho, Horácio (Marcos Frota), a quem mima. Também é mãe de Tito (Luciano Vianna) e Emília (Deborah Secco).

HORÁCIO(MarcosFrota) – Bon vivant, boa-pinta e solteirão. Sempre tem ideias de negócios mirabolantes, que apenas funcionam para não ter de trabalhar no armazém da família. Começa dando pequenos golpes até se transformar em vilão. É filho de Dona Santa (Nair Belo), por quem é muito mimado, e irmão de Tito (Luciano Vianna) e Emília (Deborah Secco).
TITO(Luciano Vianna) – Filho de Dona Santa (Nair Belo) e irmão de Horácio (Marcos Frota) e Emília (Deborah Secco). Tito é um rapaz bom, forte e trabalhador. Faz as entregas do armazém da família e dirige um ônibus escolar. Apesar de tanta atividade, ainda lhe sobra tempo para um misterioso recolhimento à noite, quando passa horas escrevendo.

EMÍLIA(DeborahSecco) – A filha caçula de Dona Santa (Nair Belo) e irmã de Horácio (Marcos Frota) e Tito (Luciano Vianna). Emília é uma espoleta, sem papas na língua, mas também é muito romântica. Ela é a paixão de Filé (Cláudio Heinrich), que sofre para conquistá-la, porque ela é apaixonada por Vitor. Emília é uma trabalhadora: ajuda a mãe no armazém, nos afazeres da casa e cuida da lanchonete da família.
ISAURA(Myriam Rios) – Afilhada de Dona Santa (Nair Belo). Isaura é uma mulher bonita e sensual. Casou-se muito cedo e vive para seu filho, Sarrafo (Eduardo Caldas).



 

SARRAFO(Eduardo Caldas) – Filho de Isaura (Myriam Rios). Adolescente alto, magro e desengonçado. Vive a crise da idade, dividido entre as brincadeiras da infância e a adolescência. Começa a descobrir novos interesses, como a música e as meninas.





FREI CHICÃO (Diogo Vilela) – Irmão de Dona Santa (Nair Belo). Mora no sótão do armazém dela, em um ambiente completamente simples. Frei Chicão é um padre franciscano, usa uma batina surrada e acredita na humildade acima de tudo.

Veja Também: 

Meus Persongens Favoritos do Walther Negrão 



Meus Personagens Favoritos do Herson Capri 
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...