Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - As Filhas da Mãe (2001)

Comédia rasgada bem ao estilo do Silvio de Abreu com direção do saudoso Jorge Fernando  completa  20 anos.



        Um show em forma de novela  - Essa era a proposta de As Filhas da Mãe, que tinha como título completo “As Filhas da Mãe nos Jardins do Éden”.  A proposta era de uma comédia rasgada ao estilo do Silvio de Abreu com direção geral do saudoso Jorge Fernando, imortalizado no horário das sete.  A produção misturava farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca em que a representação do drama e do romance passassem credibilidade no humor.

        Um rap  foi  criado  a cada capítulo contando a junção dos acontecimentos do dia , deixando claro a proposta  de contar a trama como um cordel-sulista- paulistano.   



        Apesar das inovações proposta e todo o esmero da Globo em apresentar uma novela gigantesca – a trama acabou não agradando o  público e a audiência ficou muito abaixo do esperado, e As Filhas da Mãe acabou sendo encurtada, fechando com um total de  125 capítulos. A Ideia era  levar a trama até depois do Carnaval de 2002, mas   foi concluída em janeiro. A Globo, elegantemente anunciou que esse encurtamento era uma estratégia para lançar a próxima atração das sete (Desejos de Mulher), antes do  Carnaval. O Próprio Silvio de Abreu declarou em entrevistas que essa havia sido uma desculpa da emissora para não assumir declaradamente o fraco desempenho de As Filhas da Mãe.

        A novela ao contrário do que normalmente ocorre, foi criada já com o  autor sabendo que iria viver cada personagem, fazendo com que ele os criasse já pensando nas características de cada interprete. 



        A novela foi sem dúvidas uma grande homenagem a Fernanda Montenegro que ganhou na trama a protagonista Lulu de Luxemburgo,  uma diretora de arte reconhecida internacionalmente. No primeiro capítulo, em uma reprodução da cerimônia do Oscar, Lulu é consagrada vencedora do prêmio de arte. Na cena, quem anuncia o prêmio e lhe entrega a estatueta é o próprio autor da novela. A Homenagem é uma espécie de correção da história do Oscar de Melhor Atriz por Central do Brasil, em 1999, que Fernanda Montenegro perdeu para Gwyneth Paltrow, pelo filme Shakespeare Apaixonado.

        O Público não entendeu  o humor da trama, na verdade  muitos  nem a consideraram um comédia, isso sem falar que a novela não tinha uma trama central  - Eram cinco núcleos importantes que se interligavam, sem os tradicionais protagonistas centrais, isso somado a moda dos programas policiais de outras emissoras e o fatídico dia  11  de setembro, a explosão das torres gêmeas em Nova York, no oitavo capítulo da trama,  que marcava a entrada da Cláudia Raia na história, foram os fatores apontados para  trama não engrenar. 



        Aliás a confusão do público  ocorreu por toda a história – Claudia Raia , deu vida a Ramona,  a primeira transexual da história da  teledramaturgia,  que depois de anos voltava a cidade e acendia a paixão em seu melhor amigo Leonardo, o personagem do Alexandre Borges.  A Personagem teve problemas com a justiça, que não queria liberar uma abordagem desse nível para o horário das sete, mas o  público se apaixonou de cara pela Ramona, e não entendia o porque Leonardo a rejeitava, mesmo a amando. Claro que devido ao carisma da Raia à frente da personagem, em nenhum momento ,  ela foi vista mesmo com uma transexual e sim com mais uma exuberante personagem da atriz.



        Em contrapartida o casal Dadá e Ricardo, da Cláudia Gimenez e Reynaldo Giancecchinni, causou estranhamento, já que ela se aproximava do ídolo se passando por homem, ao ganhar um teste de papel de melhor amigo do personagem de Ricardo em um seriado de Tv. Seria então Ricardo gay, já que começou a se sentir atraído por Dadá sem saber que esta  era mulher?



        Os personagens tinham figurinos criativos, alguns inspirados em personalidades. O visual exótico de Lulu de Luxemburgo (Fernanda Montenegro), por exemplo, tinha como referência Peggy Guggenheim, colecionadora de artes e fundadora do Museu Guggenheim de Nova York. As irmãs Alessandra (Bete Coelho) e Tatiana (Andréa Beltrão) se odiavam, mas, inexplicavelmente, tinham sempre as mesmas ideias e escolhiam os mesmos modelos, onde predominava o estilo “punk chique”. A Ramona vestia um figurino que explorava a feminilidade, por meio de vestidos, fendas, crepes, sedas e mousselines. Manolo Gutierrez (Tony Ramos) fazia a linha latin lover, um cubano cafona que abusava dos brilhos e dourados e cujo penteado e costeletas bem marcadas lembravam o cantor Elvis Presley. Já o figurino de Valentine (Lavínia Vlasak), homenageava Audrey Hepburn e o estilista Givenchy: era a própria bonequinha de luxo dos anos 1960. Destaque também para Milagros (Patricya Travassos), que representava uma mistura de Frida Khalo e Almodóvar.

        No rastro da trama alguns produtos foram lançados comercialmente  -  as bonecas Susy Dramaturgia que tinha uma cartela de roupas inspiradas nas roupas das irmãs  Alessandra  e Tatiana, vividas pela Bete Coelho e Andrea Beltrão; e o jogo cartonado “Bingo do Manolo” , uma alusão as casas de bingo do personagem Manolo, vivido pelo Tony Ramos .



        Aliás o personagem exagerado e cafona do Tony Ramos foi um dos poucos que agradou o público e a crítica. Por sua atuação ele ganhou da APCA o prêmio de melhor Ator de Televisão daquele ano.  A Ideia de Manolo andar com vários celulares, cada um com um toque diferente, com os quais ele se atrapalhava todo para atender, foi sugestão da esposa do  Tony, Lidiane.

        Assim como abordado em Cambalacho (1986), Silvio de Abreu voltou a explorar os preconceitos em relação aos papéis femininos e masculinos, em que o personagem do Edson Celulari era bailarino e o da Déborah Bloch era mecânica. Em As Filhas da Mãe ,  o personagem do Mário Frias tinha inclinações artísticas, enquanto a  da  Priscila Fantin queria ser praticante de luta livre.

        As Filhas da Mãe marcou a estreia em novelas de 2 astros de Malhação que iriam ainda  ter muita ascensão nas carreiras  - Bruno Gagliasso e Priscila Fantin.



        As Filhas da Mãe completa 20 anos de estreia no próximo dia 27 de agosto como uma trama pouco lembrada e citada na história da teledramaturgia, talvez tenha sido a novela certa na hora errada, porém mesmo com todos esses percalços seu elenco estrelar é um dos pontos mais marcantes da trama – Como resistir a Fernanda Montenegro, finalmente recebendo seu merecido  Oscar; Claudia Raia exalando feminilidade na pele de uma transexual em pleno início dos anos 2000 , quando o assunto ainda era cheio de tabus e preconceitos; a  dobradinha na guerra cênica das irmãs Alessandra e Tatiana, com Bete Coelho e Andreia Beltrão nos brindando com momentos icônicos; Tony Ramos mais um vez saindo da sua zona de conforto em  um personagem ímpar; Regina Casé e sua Rosalva, uma espécie de percursora da Lurdes de Amorde Mãe; Claudia Ohana e sua “Orora Analfabeta”, Patrycia Travassos  e sua complexa Milagros  e Thiago Lacerda  vivendo seu primeiro grande vilão nas novelas – Adriano.

        A novela foi um salto no escuro, onde o autor quis subverter tudo que dava certo dentro do folhetim e inovar para um público  que infelizmente não queria sofisticação e nem novidades, apenas o trivial , o que já estavam acostumados – mocinhos lutando para ficar com mocinhas, vilões malvados , personagens centrais, personagens de identificação . . .

 

Ficha Técnica :



Novela do Autor  Silvio de Abreu

Direção Geral : Jorge Fernando

Elenco:

FERNANDA MONTENEGRO – Lulu de Luxemburgo (Lucinda Maria Barbosa)
RAUL CORTEZ – Arthur Brandão
TONY RAMOS – Manolo Gutierrez
REGINA CASÉ – Rosalva Gislene Rocha
THIAGO LACERDA – Adriano Araújo
ANDRÉA BELTRÃO – Tatiana
BETE COELHO – Alessandra
CLÁUDIA RAIA – Ramona / Ramon
ALEXANDRE BORGES – Leonardo
REYNALDO GIANECCHINI – Ricardo
CLÁUDIA JIMENEZ – Dagmar Cerqueira (Dadá Fortuna)
CLÁUDIA OHANA – Aurora (Orora Anarfabeta)
DIOGO VILELA – Webster Pereira
TUCA ANDRADA – Nico (Nicolau)
LAVÍNIA VLASAK – Valentine Ventura
YONÁ MAGALHÃES – Violante
LULO SCROBACK – Waldeck (Valdeci Ventura)
PATRÍCIA TRAVASSOS – Milagros Quintana
CLEYDE YÁCONIS – Dona Gorgo
FLÁVIO MIGLIACCIO – Barnabé
MÁRIO FRIAS – Diego
PRISCILA FANTIN – Joana
ELIAS GLEIZER – Seu Dedé
VIRGÍNIA CAVENDISH – Maria Leopoldina
CRISTINA PEREIRA – Divina
JACQUELINE LAURENCE – Margot de Montparnasse
NELSON FREITAS JR. – Clóvis
BRUNO GAGLIASSO – José
PEDRO GARCIA – Pedro
GUSTAVO FALCÃO – Faísca
VIVIANE NOVAES – Érica
JOANA MEDEIROS – Milena
HILDA REBELLO – Dona Geralda
MARCELO BARROS – Polenta

as crianças
ANA BEATRIZ CISNEIROS – Amadinha (filha caçula de Rosalva)
FELIPE LATGÉ – Felipe Augusto (filho de Webster e Maria Leopoldina)
ISABELA MOTTA – Maria Elizabeth (filha de Webster e Maria Leopoldina)

e
ADÉLIA LAZARI
ADRIANO GARIB – médico
ANA CARBATTI – Luzineide (amante de Edmilson)
ANDRÉ VIEIRA
BÁRBARA PAZ – namorada de Ricardo
CASTRO GONZAGA – padre que casa Rosalva e Nicolau e Joana e Diego
CISSA GUIMARÃES como ela mesma
CLÁUDIA LIRA – Dalete (amante de Edmilson)
CLÁUDIO LINS – Fausto (jovem)
DANIELA CICARELLI – Larissa (namorada de Ricardo)
DAVID HERMAN – Mr. Andrews
DÊNIS DERKIAN – advogado
EDGAR AMORIM – Setembrino
EDSON CELULARI – Edimilson Rocha (marido de Rosalva, morre no início)
EMILIANO QUEIRÓZ – João Alberto Araújo (pai de Adriano)
ERNESTO PICCOLO – diretor dos testes de Webster para comerciais
FERNANDA TORRES – Lulu (jovem)
FERNANDO BENÉVOLO
FRANCISCO CUOCO – Fausto Cavalcante (marido de Lulu, sócio de Arthur e Manolo, nos quais deu um golpe)
FRANCISCO FORTES
HENRI PAGNOCELLI – Comendador Maringoni
HENRIQUE TAXMAN – Arthur (jovem)
ISABELA CUNHA
ISADORA RIBEIRO – Madalena
JOÃO JÚNIOR
JONATHAN NOGUEIRA – contra-regra
JÚNIOR LISBOA
KENIA COSTA
LÍCIA MAGNA – avó de Setembrino
LUCY MAFRA – mulher que leva a filha para fazer um teste na televisão
MALU VALLE – Sandra (enfermeira de Ricardo)
MÁRCIA MARIA – cliente de Lulu (na primeira fase)
MARIA ALVES – Jussara (enfermeira de João Alberto)
MARIANA KUPFER – amante de Leonardo
MARIA SÍLVIA – mendiga
MÁRIO CARDOSO – Dr. Aírton (advogado de Manolo)
MAURÍCIO GONÇALVES – Dr. Martinez
NORTON NASCIMENTO – Investigador Marcelo
OSWALDO LOUREIRO – delegado
PAULO GUILHERME
RAPHAEL MOLINA – delegado
REGINA REMENCIUS – Ivone (enfermeira)
RICARDO PAVÃO – médico
ROBERTO BATAGLIN – ladrão em Las Vegas
ROBERTO PIRILO – patrocinador do programa de Tatiana
RÔMULO MEDEIROS
ROSAMARIA MURTINHO – empresária rica, nova vítima de Adriano
SAMANTA PRECIOSO – Mônica (namorada de Ricardo, no início)
SILVIO DE ABREU – anuncia e entrega o Oscar de direção de arte a Lulu de Luxemburgo
WALDIR SANTANNA – juiz de boxe

Exibição: 27 de Agosto de 2001 à 19 de Janeiro de 2002

Capítulos: 125

 

Veja Também:




Nossos Autores - Silvio de Abreu 

Aberturas Inesquecíveis - AS Filhas da Mãe (2001) 


O Sheik de Agadir 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.wikipedia.com.br e www.memoriaglobo.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...