Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Água na Boca (2008)

Última novela nacional produzida pela Band,  que mostra São Paulo como um grande caldeirão cultural e gastronômico com sabores   e gente de todos os lugares



        Em 2008, a Rede Bandeirantes , marcada como a emissora dos esportes,  colocava no ar aquela que seria até então, a  última novela brasileira produzida pelo canal – Água na Boca, escrita por Marcos Lazzarini  e direção geral do saudoso Del Rangel. A novela ambientada em São Paulo mostrava a cidade como um grande caldeirão cultural e gastronômico com sabores   e gente de todos os lugares.

        A novela,  a primeira a utilizar o sistema Closed Captions na emissora,  conta a história de amor proibido entre dois jovens, filhos de famílias rivais. A bela Danielle Cassoulet, vivida pela Rosanne Mulholland (descendente de franceses) e o aventureiro Luca Bellini, do Caetano O´Maihlan (de ascendência italiana).



O conflito entre as famílias Cassoulet e Bellini é antigo. Melhores amigas na juventude, as matriarcas dessas famílias hoje não se suportam devido a uma disputa amorosa no passado, na qual Françoise Cassoulet (Jaqueline Lawrence), avó de Dani, saiu ganhando. Para piorar, os dois clãs são donos de restaurantes concorrentes: a barulhenta Pizzaria Mamma Mia e o sofisticado Bistrô Paris, que se transformam em ringues dos eternos e hilariantes confrontos.



        No Mercado Municipal, o famoso Mercadão, outra locação da trama  ficam localizadas as lojas de comerciantes cujos destinos se entrelaçam. A peixaria de Akira (Ken Kaneko) e Keiko (Eda Nagayama); a frutaria dos irmãos Marta (Jerusa Franco) e Bertinho (Bethito Tavares); os temperos de Pereira (Fernando Neves) e Camila (Juliana Mesquita).

        Água na Boca não é  um dramalhão impiedoso, muito pelo contrário, tinha um estilo sitcom, ágil e com valor as falas e pausas, mas a pedido da Band, Marcos Lazzarini  deixou a trama menos  leve e focou no melodrama, o intuito da emissora era manter a  audiência da atração anterior , a novela Dance, Dance, Dance , dos autores Yoya Wursch e Juana Uribe.



        Um dos entrechos mais importantes de Água na Boca, foi a abordagem do Mal de Alzheimer, que acomete Maria Bellini, mostrado  com delicadeza e seriedade, mas sem didatismos desnecessários. No decorrer da trama e mostrada o peso da doença sob a personagem,  que mesmo assim permanece doce, acolhedora e amiga, inclusive de Françoise (Jaqueline Lawrence), com quem enfim se reconcilia, após anos de uma inimizade que, no final das contas, havia perdido a razão de ser.

        Nesse entrecho brilhou a sensível interpretação de Berta Zemmel, que estava longe das novelas há 23 anos, desde que participou de Jogo do Amor (1985), no SBT. A atriz teve incursões importantes no gênero, como as novelas Vitória Benelli (1972) e Gaivotas (1979), na extinta Rede Tupi. A atriz fez uma participação especial na temporada de 1997  da Malhação na Globo. Berta nos deixou em fevereiro de 2021, vítima de broncopneumonia.

        Outro destaque do elenco foi a veterana  Jacqueline Laurence, com uma grande personagem á sua altura. Francesa de nascença, atriz interpretou com maestria e requinte Françoise Caussolet.



        O Autor foi muito feliz ao criar uma história que, sem deixar de lados os ingredientes do folhetim básicos, como romance e intrigas, exibiu um panorama rico de diferenças culturais de italianos, franceses,  japoneses, portugueses, nordestinos,  mas a falta de tradição em novelas da Band, não deu a novela a audiência necessária ,  e mesmo com a qualidade mantida, a novela  decepcionou muito os executivos da emissora, o que acabou culminando no encerramento das produções nacionais pela emissora, e a demissão de vários empregados ,  causando  transtornos e processos na  época.

        Até então a Band não  voltou ao gênero, passou a apresentar tramas internacionais, estrangeiras, como  o SBT. Com isso ficamos como despedida o gostinho de quero mais  de Água na Boca.

Ficha Técnica:



Autor:  Marcos Lazzarini

Direção Geral: Del Rangel

Elenco:



ROSANNE MULHOLLAND – Danielle Cassoulet
CAETANO O’MAIHLAN – Luca Bellini
ALEXANDRE BARROS – Alexandre Wagner (Alex)
MARISOL RIBEIRO – Érika Fagundes
JACQUELINE LAURENCE – Françoise Cassoulet
MÁRIO CÉSAR CAMARGO – Jean-Paul Cassoulet
BERTA ZEMEL – Maria Bellini
JAYMEPERIARD – Phelippe Cassoulet
ÂNGELA FIGUEIREDO – Loulou Cassoulet
PRISCILA SOL – Renée Cassoulet
CARL SCHUMACHER – Paolo Bellini
REGINA REMENCIUS – Manuela Bellini
CLÁUDIO JABORANDY – Severino Penaforte
ANA CECÍLIA COSTA – Miquelina Penaforte
RAYANNA CARVALHO – Marinalva Penaforte (Mari)
RENATO GÓES – Raimundo Penaforte (Raí)
JOAQUIM LOPES – Zeca
RENATO SCARPIN – Guido Bellini
PAULA COHEN – Fatinha
CELSO BERNINI – Carlo Bellini
JULIANA KAMETANI – Akemi Mizoguchi
EDA NAKAGAWA – Keiko Mizoguchi
KEN KANEKO – Akira Mizoguchi
JOÃO SIGNORELLI – Peterlongo (Artur)
MARCO ANTÔNIO PÂMIO – Remy Pacheco
ALEXANDRE MORENNO – Joaquim Gonçalves (Quim)
JOÃO BOURBONNAIS – Giannini Leiden
HENRI PAGNOCELLI – Cido Alcântara
ELAINE MICKELY – Guta Alcântara
GUSTAVO DUQUE – Reinaldo Alcântara (Reizinho)
JOSÉ ROBERTO JARDIM – Théo Borges
JERUSA FRANCO – Marta Pimenta
BETHITO TAVARES – Roberto Pimenta (Bertinho)
SÍLVIA POGGETTI – Mamma Uni
MILA RIBEIRO – Mamma Duni
VALÉRIA SÂNDALO – Mamma Tê
NILTON BICUDO – Henri Martel
PIERRE BITTENCOURT – Zico Bueno
FERNANDO NEVES – Antonio Pereira
JULIANA MESQUITA – Camila Pereira
CARLOS DIAS – Juliano
CARLA FIORONI – Aurora
VIVI GIMENEZ – Ava
FERNANDO LEE – Bob
FÁBIO PENNA – policial
CARLOS CAREQA – Cataplasma
ROGÉRIO MÁRCICO – Alfredo Vecchio

e
ANA LUÍZA CASTRO
CLAUDINEI QUIRINO
CLÉO VENTURA – Drª Cláudia (médica de Maria)
ELIZABETH HARTMANN – madre superiora
HENRIQUE BENJAMIN – delegado
JAVERT MONTEIRO – Rocco
KIKA JULIANELLI – diretora da clínica em que Alex mantinha sua mãe internada
MIRANDA KASSIN – Gina
PAULO HESSE – Arlindo (crítico de culinária)
RAUL GIL como ele mesmo
SÉRGIO RUFINO – advogado
WALTER CRUZ – médico

Exibição: 12 de Maio à 12 de Dezembro de 2008

Capítulos: 155

Veja Também: 

Água na Boca (2008) 


Dance, Dance , Dance (2007) 


Vitoria Bonelli (1972) 


A Sombra dos Laranjais (1977) 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Meus Personagens Favoritos do Marcos Pasquim

O Vilão Ricardo   de “ Dona de Mim ”   e   o Denis, protagonista de “ Caras e Bocas ” na Globoplay Novelas         Em Dona de Mim , o público tem vibrado — e também odiado — cada aparição de Ricardo, vivido por Marcos Pasquim . O ator mostra toda sua versatilidade ao dar vida ao grande vilão da trama, construindo um personagem cheio de intensidade e contradições. Com sua postura imponente e olhar calculista, Ricardo se tornou aquele personagem que o público “ama odiar”. Suas atitudes cruéis, os jogos de manipulação e a forma como interfere na vida dos protagonistas da história de Rosane Svartmann   garantem fortes emoções em cada capítulo. Marcos Pasquim é daqueles atores que conquistaram o público com talento, carisma e versatilidade. Sua trajetória na televisão começou nos anos 90, em participações que logo mostraram sua força em cena. Aos poucos,   foi ganhando espaço em diferentes produções, até assumir papéis de ma...

10 Personagens que marcaram “A Terra Prometida”

        As tramas bíblicas da RecordTv não tem como seu forte grandes interpretações, o que chama atenção mesmo é seu enredo mostrando as passagens bíblicas costuradas com o bom e velho folhetim. Porém em A Terra Prometida , a trama do Renato Modesto , alguns atores, mesmo no texto limitado que tem que seguir o viés bíblico,  conseguem apresentar grandes intepretações e composição de personagens  que nos emocionam e mostram que o talento é capaz de  brotar e rasgar o texto marcando  momentos memoráveis à trama.         São eles: A Léia da Beth Goulart         Elogiar a Beth Goulart em cena chega a ser repetitivo. A atriz que  tem o talento correndo nas veias,  sempre consegue transformar os papéis por menores que sejam em grandes momentos na tv. E na pele da Léia isso não foi diferente. Inicialmente, Léia era a principal cú...