Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano  foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da  RecordTv   



        A “Rebeldemania” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto  que conquistou o  mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT.

        O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar  a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos  da teledramaturgia da emissora.



        Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a  emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa, adaptada por Pedro Damián, exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “Rebeldemania”.

        O Diretor geral Ivan Zettel apostou nas tramas paralelas como o grande diferencial da versão brasileira. Margareth Boury, a autora da versão, enriqueceu a novela com histórias   paralelas, virou uma espécie de “Malhação” da RecordTv , adotando vários temas relacionados ao mundo dos jovens e adolescentes.



        A escolha do elenco foi um dos pontos mais difíceis dessa versão. A novela precisava de rostos jovens , bonitos, atores que cantassem,  dançasse e atuasse muito bem. Foram mais de 600 profissionais testados até chegar  aos seis nomes – Artur Aguiar (Diego), Lua Blanco (Roberta), Sophia Abrhão (Alice), Micael Borges (Pedro), Mel Fronckowick (Carla) e Chay Suede (Tomás).

        O Sexteto brasileiro, assim como o estrangeiro,  virou fenômeno nacional, mesmo com as vários trocas de horários da novela o público se manteve cativo, e esses fãs saltaram a ficção e acompanharam os shows reais da banda, isso sem falar na repercussão nas redes sociais e produtos licenciados como bonecos, cadernos, bicicletas, esmaltes, livros on-line,  alguns de figurinhas, etc). Um verdadeiro sucesso comercial.

        Os seis jovens se transformaram em estrelas do dia para a noite e viraram o grande trunfo do RecordTv, que os levava para todos os programas da casa enquanto a novela esteve no ar.



        Chay Suede, que já havia aparecido para o grande público com um dos finalistas do reality musical do SBT Ídolos, depois de Rebelde  ainda fez algumas novelas na RecordTv  e depois foi contratado pela Globo ,  estrelou a novela Império (2014) e hoje é um dos maiores astros da sua geração.

        Micael Borges  que vinha da temporada de sucesso da Malhação de 2006, depois da RecordTv  voltou a Globo  e hoje é um dos astros da novela Fuzuê, no horário das sete da Globo.

        Artur Aguiar  voltou a Globo depois da passagem na RecordTv. Participou de vários sucessos  na emissora e foi o campeão do reality BBB22.



        As meninas  Sophia Abrahão e Lua Blanco,  seguiram na carreira de atrizes tambÉm  e participaram de várias outras novelas ainda na RecordTv ou na Globo, apenas Mel Fronckwaik seguiu a carreira de apresentadora.

        Rebelde foi a primeira novela da RecordTv a ser exibida em HD. A Trama teve em seu total 411 capítulos, somada as 2 temporadas ininterruptas. É a 6ª. novela mais longa da história da teledramaturgia brasileira. A primeira desta lista é  é Redenção (Excelsior, 1966, com  596 capítulos), segundo lugar vem As Aventuras de Poliana (SBT, 2018 com 564 capítulos), a terceira é Chiquititas (SBT, 2013 com 545 capítulos), a quarta é a trilogia de Os Mutantes (RecordTv, 2007 com 483 capítulos) e em quinto lugar é de Os Imigrantes (Band, 1981 com 459 capítulos).

        A Primeira temporada da trama conquistou a vice-liderança e tinha como foco os namoricos  dos protagonistas  - Alice e Pedro / Carla e Tomás / Roberta e Diego, porém na segunda temporada a fim de dar um toque  diferente na história, os  autores investiram em um misto de vampiros com RGP (Jogo em que os jogadores  assim os papéis de personagens e criam narrativas). Diante da  pouca repercussão dessa  temporada, Margareth Boury voltou a fórmula original, os encontros, desencontros e namoricos dos protagonistas jovens.

        A Estreia de Carrossel no SBT, em maio de 2012, foi a grande pedra no sapato de Rebelde. A trama infantil do SBT tomou o segundo lugar na liderança e a trama teen nunca mais conseguiu se firmar.

        Margareth Boury deixou de escrever a novela no capítulo 118 da segunda temporada, no ar em 21de agosto de 2012 e Emílio Boechat assumiu em definitivo, já que ele vinha realizando o trabalho, porem ainda sob a supervisão de Boury.



        Além do elenco jovem, nomes veteranos serviam de moldura para a trama  - Luciano Szafir, AdrianaGarambone, Ruan Alba, Cláudia Lira,  Floriano Peixoto, Cristina Mullins, Zezé Motta entre outros.

        Dulce Maria, estrela da versão mexicana da novela,  que deu vida a Roberta, fez uma participação especial  em alguns capítulos  da trama brasileira.



        A trilha sonora da trama oficial   tinha apenas a primeira faixa tocada pela banda fictícia da novela “Rebelde para Sempre”, afinal a banda dentro da história só se formaria por volta da metade da primeira temporada, e até então a novela precisava de temas para seus personagens, assim o CD teve faixa nas vozes da Adriana Calcanhoto, Manu Gavassi, Luiza Possi entre outros. Depois foi lançado outro CD com o subtítulo de “Rebeldes” (com o S), esse sim o compilado com as músicas cantadas pela banda na novela,   o que foi utilizado como divulgação dos shows fora da novela.

        Rebelde era vista como a grande “aposta” da RecordTv e  cumpriu seu objetivo. A fórmula cansou na segunda temporada, mas a Rebeldemania sempre estará viva dentro de nós, basta vermos o efeito  que o retorno da turnê com Anahí, Dulce Maria, Maitê Perrone, Christopher von Uckermann e Christian Chavez, vem causando.

 

Ficha Técnica :



Novela da  autora Margareth Boury

Baseada no original de Cris Morena

Escrita por Margareth Boury e Emílio Boechat

Direção Geral: Ivan Zettel

Elenco:



SOPHIA ABRAHÃO – Alice Albuquerque
MICAEL BORGES – Pedro Costa
LUA BLANCO – Roberta Messi
ARTHUR AGUIAR – Diego Maldonado
CHAY SUEDE – Tomás Penedo
MEL FRONCKOWIAK – Carla Ferrer
LUCIANO SZAFIR – Franco Albuquerque
ADRIANA GARAMBONE – Eva Messi
CLÁUDIA LIRA – Beth (Elizabeth Costa)
JUAN ALBA – Leonardo Maldonado
FLORIANO PEIXOTO – Jonas Araripe
ADRIANA LODOÑO – Leila Campos Sales Penedo
CRISTINA MULLINS – Teresa Silva
EDWIN LUISI – Genaro Zanetti / Osvaldo Zanetti
CÁSSIA LINHARES – Sílvia Torres Carvalho
ZEZÉ MOTTA – Dadá (Divina Alves)
ANTÔNIO POMPEO – Alceu Alves
ELIANA GUTMAN – Ofélia
ROCCO PITANGA – Lupi (Lupicínio Alves)
KAREN MARINHO – Cilene Zanetti
LISANDRA PARENTE – Débora Torre
LANA RHODES – Becky (Bernarda Pires)
EDUARDO PIRES – Vicente Campos
DANIEL ERTHAL – Artur Paz
RAYANA CARVALHO – Pilar Araripe
MICHEL GOMES – João Alves
CARLA DIAZ – Márcia Luz
PÉROLA FARIA – Vitória Paz
PEDRO CASSIANO – Binho (Fábio Correia)
BERNARDO FALCONE – Téo Marques
ANDRÉA AVANCINI – Luli (Luciana Pontes)
SYLVIO MEANDA – Pingo
NANDA ZIEGLER – Helena Ambrust
JULIANA XAVIER – Beatriz Alves
LUCAS COTRIM – Raul Costa
JHULIE CAMPELO – Maria Gomes
AUGUSTO GARCIA – Marcelo
CARLOS BONOW – Leonel
ALESSANDRA LOYOLA – Dani
ROBERTA SANTIAGO – Raquel Galvão
VERÔNICA DEBOM – Cris
ANA CLÁUDIA PADILHA – Sossô Soraia)
YAGO LOPES – Saulo
LUCAS CRISANTI – Paulo
MARCOS FERIAN – Augusto (Guto)
MARIANA CYSNE – Maria Eduarda (Duda)
VANESSA GABRIEL – Luísa Porto
RAFAEL SARDÃO – Celso Pompeu
CLÁUDIO CAPARICA – Túlio
JULIANA ROLIM – Juliana (Juju)
PATRÍCIA CHARLOTTE – Lia
BRUNO AHMED – Beto
LUCA POUGY – Júlio
GUILHERME VIEIRA – Ricardo
REBECCA AHMED – Mayara
GIL HERNANDEZ – Paulo Rubens
AUGUSTO VARGAS – Augusto Vianna

segunda temporada
THIAGO AMARAL – Miguel Zimmer
ULLY LAGES – Lucy Zimmer
VALÉRIA ALENCAR – Fátima
JOÃO VITTI – Adrian
GRETA ANTOINE – Estela
JOÃO VICTOR GRANJA – Artur Paz Filho
MARINA RIGUEIRA – Tatiana Campos Sales Torres
OSVALDO ROMANO – Jorge Campos
DIEGO MONTEZ – Murilo
RAFAELA FERREIRA – Penélope
ANTÔNIO JORGE – Vinicius
RODRIGO DORADO – Bernardo
PAULO LEAL – Tadeu
RODOLPHO BELLOS – Marco
ANITA AMIZO – Bruna
ALÉXIA PIRES – Solange

as crianças (a partir de agosto de 2012)
DIEGO KROPOTOF – Caíque
LARISSA HENRIQUE – Luana
ANA CLARA PINTOR – Nina
FERNANDA RIBEIRO – Milena
JOÃO VICTOR PIRES – Serginho
LETÍCIA PEDRO – Rosamaria
CLARA TIEZZI – Mariana
KARIZE BRUMO – Aline
CÁSSIO RAMOS – Lucas

Exibição :

1ª. Temporada  - 21 de Março de 2011 à 12 de Março de 2012 (247 capítulos)

2ª. Temporada – 13 de Março à 12 de Outubro de 2012 (164 capítulos)

 

Veja Também:

Canavial de Paixões 


Três Irmãs  (2008) 



O Mapa da Mina 



De quina pra Lua 



pecado mortal 



Amor a Vida (2013)

Onde Nascem os Fortes 



A Volta de Beto Rockfeller (1973) 



Beto Rockfeller (1968)

Éramos Seis (1994) 


Chay Suede 


Zeze Motta 


Luiza Possi


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedica.com.br www.memoriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Meus Personagens Favoritos do Marcos Pasquim

O Vilão Ricardo   de “ Dona de Mim ”   e   o Denis, protagonista de “ Caras e Bocas ” na Globoplay Novelas         Em Dona de Mim , o público tem vibrado — e também odiado — cada aparição de Ricardo, vivido por Marcos Pasquim . O ator mostra toda sua versatilidade ao dar vida ao grande vilão da trama, construindo um personagem cheio de intensidade e contradições. Com sua postura imponente e olhar calculista, Ricardo se tornou aquele personagem que o público “ama odiar”. Suas atitudes cruéis, os jogos de manipulação e a forma como interfere na vida dos protagonistas da história de Rosane Svartmann   garantem fortes emoções em cada capítulo. Marcos Pasquim é daqueles atores que conquistaram o público com talento, carisma e versatilidade. Sua trajetória na televisão começou nos anos 90, em participações que logo mostraram sua força em cena. Aos poucos,   foi ganhando espaço em diferentes produções, até assumir papéis de ma...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...