Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder “O Sexo dos Anjos” no Viva



        O romance entre um anjo e uma mortal era o fio condutor da trama,  uma releitura de O Terceiro Pecado, sucesso da própria  Ivani Ribeiro na Tv Excelsior em 1968, está de volta a partir desta segunda (19.06) no Canal Viva substituindo a reprise de Bambolê (1987).

        O Sexo dos Anjos (1989), protagonizada por Isabela Garcia e Felipe Camargo,  não chegou a  ter a repercussão que a Globo pretendia, mas entrou para o hall  das  novelas mais queridas da história da emissora.

        Além do casal de protagonistas, vários outros atores deram um show em cena – como o Marcos Frota vivendo o surdo-mudo Tomás; Mário Gomes como  o ambientalista  Renato; Sílvia Buarque com a vilã Ruth e,  Bia Seidl, linda e espetacular como o anjo da Morte. Imagina morrer e ser guiado por ela! Valia até a pena.

        Abaixo seleciono 10 motivos que fazem dessa primeira reprise de O Sexo dos Anjos , quase 35 anos depois, imperdível . . .

       

 

A Bela história do amor que vence a morte



         Diana, o Anjo da Morte (Bia Seidl), designa um emissário (Felipe Camargo) para buscar Isabela (Isabela Garcia) na Terra. Ao conhecê-la, no entanto, ele se encanta pela moça e reluta em levá-la, achando mais justo que a irmã de Isabela, Ruth (Sílvia Buarque), morra. Cruel e ciumenta, Ruth rejeita o irmão surdo-mudo Tomás (Marcos Frota) e atribui ao rapaz a causa de todos os seus problemas.

        Essa era a trama principal de O Sexo dos Anjos , versão atualizada do grande sucesso de Ivani Ribeiro  na extinta TV Excelsior em 1968,  O Terceiro Pecado.

 

Remake

         Lembro-me que a trama apesar de ter esse tema forte, a morte que vinha buscar Isabela, e tendo a própria personificada  na figura da personagem de Bia Seidl  era bem leve e interessante. Ivani mais uma vez escrevia sobre um tema que ela tanto gostava, que falava de vida após a morte e vidas passadas tal qual ela fizera em  A Viagem (1976)  e O Profeta (1978) ambas na TUPI. O Tema sempre foi tratado pela escritora  de uma maneira responsável mais tudo muito solar evitando o ar sombrio que  poderia ter  em si falando da morte.

       

Os inesquecíveis 2 anjos da trama



          Assim nesta versão os personagens que representavam o outro lado da vida ( ou morte ) eram representados pelo anjo Adriano, que abusava do humor e era atrapalhado como ninguém, e toda a beleza de Bia Seidl representando a morte, contrastando com tudo que poderia se imaginar que ela parecesse.

 

Isabela Garcia



         Isabela Garcia  que deu um show vivendo a frágil e sonhadora Isabela, se desvencilhando da imagem da irresponsável Ana de Bebê a Bordo , vivida por ela um ano antes.

 

Silvia Buarque

         Silvia Buarque  na pele da irmã má abusou desse direito, e foi capaz das  mais adversas atitudes principalmente contra a própria família tendo como seu principal alvo o irmão surdo –mudo Tomás (Marcos Frota).Silvia também tinha acabado de sair de Bebê aBordo, com uma personagem totalmente diferente, e tirou de letra a vilã da trama.

 

Marcos Frota



         Marcos Frota fez do Tomás um personagem inesquecível. Surdo–Mudo o ator soube dar toda a veracidade que a interpretação pedia mesclada  com a sensibilidade necessária para se fazer entender. Era angustiante ver as maldades que a irmã aprontava e  sem poder falar , ele usava expressões  nos olhos e sons que falavam por ele. O Ator  na realidade é mestre nesse tipo de personagem com deficiência física, em 1993 ele fez o debilitado mental Tonho da Lua de Mulheres de Areia e em 2005 o cego Jatobá de América, tudo com muita competência e elogios da crítica.

 

Norma Bengell

          O Sexo dos Anjos também trouxe como uma de suas  estrelas a atriz Norma Bengell , famosa no cinema brasileiro mais que teve poucas participações em novelas . Na trama ela fazia a viúva possessiva Vera , que sufocava o fraco e dependente filho Zé Paulo ( O Saudoso Irving São Paulo). Uma mulher dura e orgulhosa não poderia imaginar o filho longe de seu domínio e por isso mesmo empurrava  sua sobrinha Neide (Bianca Bygtong) para cima do filho , com intuito de assim continuar no poder da situação. Mas o que ela não esperava era a paixão de Zé Paulo pela simplória Gigi vivida pela Carla Marins,  que além de ser uma moça de uma origem humilde ainda afastava Zé Paulo da má influência da mãe. O Romance entre Gigi e Zé Paulo tomou grande proporção na trama e chamou atenção do público , que passou a torcer  por Gigi na luta contra Vera.

 

As Trilhas Sonoras






         As trilhas de O Sexo dos Anjos é uma daquelas  clássicas da década de 80 e 90, capas espetaculares, faixas com repertório que marcaram a virada da década, enfim  dois discos da época em que as trilhas de novelas eram tão importantes quanto as tramas propriamente ditas. Relembre as trilhas aqui – Nacional e Internacional.  

 

A Abertura



         Outro destaque de O Sexo dos Anjos  foi a bela abertura. No vídeo convidados de uma festa se defendiam de uma flecha de cupido, que no final acaba acertando o “bumbum” do próprio cupido que a lançou.

        A Música tema  “Matinê no Rian” do João Penca e seus Miquinhos Amestrados com uma participação especialíssima da Paula Toller, vocalista do Kid Abelha, virou hit nas rádios no final da década de 80.

 

Atores que já morreram na trama

        Além da saudosa Norma Bengell,  a reprise de O Sexo dos Anjos, vai nos proporcionar rever o trabalho de grandes astros  que já nos deixaram  - Irving São Paulo (Zé Paulo), Eloisa Mafalda (Francisquinha), Rodolfo Bottino (Cássio), Caique Ferreira (Diogo),  Lutero Luiz (Bastião), que morreu ainda durante as gravações da novela, Carlos Kroeber(Nascimento) e Leina Krespi (Jandira).

 

Veja Também :

O Sexo dos Anjos 


Bia Seidl 


Isabela Garcia 


Felipe Camargo 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...