Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Andando nas Nuvens (1999)

 


        A novela Andando nas Nuvens do autor Euclydes Marinho, ganhou sua primeira reprise desde o dia 22  de janeiro  pelo Canal Viva.

         A trama marcou a estreia solo do Euclydes Marinho  que antes havia colaborado com Gilberto Braga em Brilhante (1981) e dividido a autoria de MicoPreto (1990) com Leonor Basseres e Marcilio Moraes.

         Leve e divertida, Andandonas Nuvens  se apresentava no  estilo das comédias de situações  americanas (Os Sitcoms) com a inspiração no  cinema dos anos 40 e 50 seguida pelo autor.  

        Com um elenco bem escalado, a trama não perdeu em nenhum momento seu fôlego, sempre apresentando novas situações a cada semana que deixavam o telespectador com gosto de ver  o que ainda poderia acontecer.

        A trama tinha uma história principal inédita na tv até então. O protagonista passava 18 anos fora do ar devido uma encefalite letárgica, mas conhecida como a “doença do sono” , até que um milagre acontece e ele retorna. Assim o reencontro de Otávio (Marco Nanini) com seu passado e sua família são mostrados  com muita emoção e humor.

        A Novela  foi  a penúltima trama do horário das sete   dos anos 90, e  sua trilha  assunto desse post , foi um compilado, uma grande mistura de ritmos que representaram com maestria aquele final  de década. Temos no  CD do  mais puro  samba romântico ao   rock nacional,  mostrando toda   essa pluralidade musical.



        Viviane Pasmanter,  que vive a personagem Beth, foi a estrela  da capa  dessa trilha nacional, numa vibe louríssima fatal. O CD vendeu mais de 138 mil cópias e tem nomes  como Soweto, Só Pra Contrariar e Fat Familly, além de Ana Carolina, Renata Arruda, Milton Nascimento, Tim Maia, Ed Motta, Netinho entre  outros.

        E agora  para comemorar o retorno da novela vamos ao faixa a faixa  desse CD.

 

“Machuca Demais”

Intérpretes: Só Pra Contrariar

Compositores: Marcos Macéio e Waldir Luz



        Eliane Giardini viveu em Andandonas Nuvens a dona de uma  academia de dança que  namorava um dos seus alunos Átila (Taumaturgo Ferreira), um jovem de caráter duvidoso. O Tema  que  abre  o  CD é dela,  um samba romântico inesquecível do grupo  Só Pra Contrariar, que já era naquele final de década de 90  um do principais representantes desse  gênero que começa a ganhar grande projeção.

 

“Não Há Dinheiro que  Pague”

Intérprete: Paulo Ricardo

Compositores: Roberto Carlos



        Não Há Dinheiro que Pague”, clássico do Roberto Carlos, foi o  tema  do vilão San Marino, vivido pelo Cláudio Marzo, numa regravação do Paulo Ricardo.

 

“Garganta”

Intérprete: Ana Carolina

Compositor: Totonho Villeroy



        A  Empoderada repórter   Julia Montana, vivida pela DéborahBloch, ganhou como tema “Garganta”, o rock ácido que acabou virando o grande hit  do cd e nos apresentou Ana Carolina, cantora  que   se tornaria um dos grandes nomes do cenário musical  do último milênio.

 

Resposta

Intérprete:   Milton  Nascimento

Compositores: Nando Reis e  Samuel Rosa



        Chico Mota , o par e grande  rival da Júlia, vivido pelo Marcos Palmeira, ganhou como tema  a música “Resposta”, um dos grandes sucessos da Banda Skank, aqui gravada numa versão inesquecível do Milton Nascimento.

 

“Rachadinho”

Intérprete: Soweto

Compositores: Claudinho de Oliveira



        Outro  samba de banda de pagode que estava me voga na época  foi “Rachadinho” do Soweto, banda que nos apresentou o Belo, que era o vocalista antes  da carreira solo. A Faixa foi o tema do playboy Arnaldinho, vivido  pelo Márcio Garcia.

 

“Me Dê Motivo”

Intérprete: Tim Maia

Compositores: Michael Sulivan e Paulo Massadas



        “Me Dê Motivo”, gravação original do Tim Maia de 1983, entrou na trilha como tema da tresloucada Lúcia Helena, vivida pela JúliaLemmertz. A inserção da música na trilha de  Andando nas Nuvens foi uma grande  homenagem ao cantor  que  morrera no  ano  anterior.

 

Ouro pra Mim”

Intérprete:  Renata  Arruda

Compositores:  Peninha



        Gonçala, a personagem da Susana Vieira, é a esposa do vilão San Marino(Cláudio Marzo). Infeliz no casamento de aparências, ao longo da trama, torna-se independente ao livrar-se do marido e  se apaixonar por Otávio (Marco Nanini). “Ouro Pra Mim” na voz  da Renata Arruda foi o tema da personagem.

 

“Indecisão”

Intérprete: Netinho

Compositores: Julinho Peralba e Alessandro Matias



        Netinho  entrou na trilha com o sambão “Indecisão”, o tema da Oneide e Alex, personagens do Otávio Augusto   e IsabelaGarcia.

 

“Você Mentiu Pra Mim”

Intérprete: Ed Motta

Compositores: Zane Gray, Leon Hon Hanks

Adaptação: Ronaldo Bastos



        O fotógrafo Raul, vivido pelo Marcelo Novaes, é um  mulherengo e adora trabalhar com o perigo. No decorrer  da trama se envolve com Beth, a personagem da Viviane Pasmanter, e  os dois  passam a viver  um romance para  lá de conturbado. Com tema ele ganhou  essa faixa na voz do Ed Motta.

 

Tempestade

Intérprete: Harmadilha

Compositores: Juliano  Cortouis



        Thiago e Celi, o casal jovem da trama vividos pelo CaioBlat e Mariana Ximenes, conquistou o grande público, e  tiveram seu amor embalado por  Tempestade”, da  Banda Harmadilha.

 

Gulosa

Intérprete: Fat Family

Compositores: Felipe Bravo, Byafra e Martinez



        A ótima abertura  da trama mostra cartões coloridos que se levantam e formam paisagens cariocas. O Vídeo até lembrava abertura da novela EstúpidoCupido (1976), e ainda em preto e  branco, em que figuras recortadas de cartões  se mexiam em um cenário. A  Música de abertura  Gulosa”, popularizou o grupo Fat Familly. Os integrantes da banda regravaram um trecho da música especialmente para faixa  da trilha – Foi substituído  Quero Ser  a Dona do Seu Prazer” por “Quero Andar nas Nuvens com Você”, combinando com o título da música.

 

“Minha Menina”

Intérprete e Compositor: Maurício Manieri



        Maurício Manieri  um dos grandes nomes que surgiram no final dos anos 90 entrou na trilha com uma das suas música mais executadas até   hoje -  Minha Menina”, tema da Beth, vivida pela Viviane Pasmanter. A Música também era usada nas vinhetas de intervalo – no “Estamos Apresentando” e “Voltamos a Apresentar”.

 

“Mais Uma Vez”

Intérpretes: Pepê e Neném

Compositores: Gary  Barlow

Versão: Alex Conti



        Bob Lacerda e Flora, os personagens vividos pelo FelipeCamargo e Lúcia Veríssimo,  ganharam como tema essa versão da música do  Gary Barlow, na voz   da dupla Pepê e Neném.  A  Dupla ganhou projeção naquele final de década e  a inserção na trilha deu ainda mais destaque a carreira das irmãs.

 

Despertar

Intérprete e Compositores: Paulo Henrique



        A  última faixa , a instrumental “Despertar”, do Paulo Henrique, foi o tema do protagonista Otávio, vivido pelo Marco Nanini.

Veja Também:

Andando nas Nuvens (1999)

Sinhá Moça


Cambalacho 



Direito de Amar 


Hipertensão Nacional 



A Lua me Disse (2005) 

Livre para Voar 

Corta pro Diretor 



Susana Vieira 



Uma Saudade Claudio Marzo



Vivian e Pasmanter 



Retrospectiva 2023 



Deborah Bloch Parte 2 

Renata Arruda


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

Vídeos: You Tube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...