Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Nívea Maria



        Nívea Maria está de volta a tv na novela        Além do Tempo, da autora Elizabeth Jhin, e a personagem já mostrou a que veio. Zilda é uma espécie de cópia da Condessa Vitória (Irene Ravache) sua patroa, e não poupa grosserias aos empregados subalternos da mansão.

        A Nívea Maria em cena é sempre um presente, com mais de 50 anos de carreira,  a atriz é uma das melhores da sua geração e é considerada um dos grandes nomes da teledramaturgia nacional. Vale lembrar que a atriz também está na novela Caminho da Índias, da autora Glória Perez, que voltou na semana passada no Vale a Pena Ver de Novo.
       
        Nívea começou como modelo, e estreou como atriz em 1964, na novela A Outra Face de Anita,  exibida pela Tv Excelsior de São Paulo. O Convite partiu do diretor de tv Walther Avancini. Da estreia até hoje a atriz já soma mais de 50 trabalhos entre novelas, minisséries e participações especiais.
       
        Sua beleza sempre chamou atenção junto com seu talento, e isso lhe rendeu em sua primeira fase a interpretar mocinhas cândidas e românticas na tv. Mas no decorrer do post veremos que a atriz não ficou presa a este tipo de personagem, e seu currículo também é recheado por vilãs e mulheres fortes.

Jeruza de Gabriela (1975)
gabriela75_logo


        Depois  de alguns trabalhos na tv, foi a Jeruza de Gabriela, novela do autor Walther George Durst, baseada no romance de Jorge Amado,  que deu a Nívea Maria projeção nacional. A personagem ficou marcada por lutar contra a família para viver um grande amor, e a atriz foi de uma delicadeza ao interpretar a personagem que encantou o público.


Carolina de A Moreninha (1975)
moreninha75_logo

com MÁRIO CARDOSO 

        O Destaque em Gabriela  rendeu para Nívea Maria a protagonista da novela A Moreninha, do autor Marcos Rey, baseada no romance homônimo de Joaquim Manuel de Macedo. Carolina foi a primeira protagonista de Nívea Maria e também sua primeira parceira com o diretor Herval Rossano, que viria a ser seu marido no ano seguinte até meados de 2003.


Maria Rosa de O Feijão e o Sonho (1976)
feijaoeosonho_logo

com Claudio Cavalcanti 

        Em O Feijão e o Sonho, novela do Benedito Ruy Barbosa, adaptada do romance homônimo de Orígenes Lessa, Nívea Maria deu vida a protagonista Maria Rosa, uma mulher apaixonada pelo marido sonhador,   e tinha que tomar as rédeas da família. Porém essa dura realidade acaba abalando a relação entre eles,  transformando um em feijão e outro no sonho.


Rosália de Dona Xepa (1977)
donaxepa77_logo


        Com a Rosália de Dona Xepa, novela do autor Gilberto Braga, baseada na peça de Pedro Bloch, Nívea começa a desvencilhar sua imagem das personagens cândidas e românticas. Rosália era exatamente o contrário disso. Uma moça muito interesseira e que sonha em casar com um homem rico, e para isso foi capaz de esconder a própria mãe, por vergonha da humildade e pobreza que Xepa (Yara Cortes) representava.


Maria Alves e Maria Dusá de Maria, Maria (1978)
mariamaria_logo


        Nívea Maria viveu em 1978 o grande desafio na carreira de um ator. Viver dois personagens em uma novela. Maria Alves e Maria Dusá, eram as protagonistas de Maria, Maria,  primeira novela do autor Manoel Carlos, adaptada do romance Maria Dusá de Lindolfo Rocha. Nívea costuma dizer em entrevistas que as Marias foram as personagens que ele mais gostou de fazer. E a atriz as fez muito bem feitas. Mesmo sem todo o equipamento ainda disponível na época,  segurou a personagem com unhas e dentes e brilhou dando vida as personagens idênticas e ao mesmo tempo tão diferentes.  Maria Alves, pobre, com olhar singelo e simplicidade;  Já Maria Dusá, a rica, era pura sofisticação e elegância, lembrando Vivien Leigh como Scarlet O´hara do filme ... E O Vento Levou.


Beatriz de Anos Dourados (1986)
anosdourados_logo

com JOSÉ DE ABREU  

        Em 1986, Nívea Maria interpretou a socialite Beatriz,  na minissérie Anos Dourados, do autor Gilberto Braga. Uma  mulher mimada, vivia um casamento de aparências com um homem que não a amava mais, só para não quebrar com as convenções sociais da época. No final da minissérie, Beatriz toma coragem e decide se separar e volta a estudar, se tornando uma mulher madura e sensata. Beatriz foi outro ótimo trabalho da Nívea, e a reviravolta da personagem foi a prova de que a atriz a fez tão bem que foi recompensada com maior destaque.


Zilda de Brega e Chique (1987)
bregaechique_logo

com Marília Pera 

        Alpha 3! Assim era conhecida Zilda, a personagem que Nívea Maria interpretou na novela Brega e Chique do autor Cassiano Gabus Mendes. Inesquecível a cena em que Rafaela, a personagem da Marília Pêra, ensaiava o que diria para a grande amiga, depois que descobriu que ela era a Alpha 3, ou seja a terceira amante do seu marido morto Herbert (Jorge Dória). Um show de humor e de talento de duas grandes atrizes em cena.     


Gema de Vida Nova (1988)
vidanova_logo

com Osmar Prado 

        Em Vida Nova, novela do autor Benedito Ruy BarbosaNívea Maria exercitou sua veia dramática vivendo a simplória Gema. Na trama a personagem acaba se casando novamente depois de achar que o marido que desaparecera estaria morto. Entre sofrimentos e desilusões da personagem, Nívea Maria brilhou com um trabalho  visceral numa entrega total.


Ximena de Pedra sobre Pedra (1992)
pedrasobrepedra_logotipo

com FÁBIO JR,  ANDREA BELTRÃO, ELIZANGELA, ARLETE SALLES e ISADORA RIBEIRO 

        Inesquecível a Nívea Maria arrasando na comédia na pele da portuguesa Ximena, a primeira dama de Resplendor, da novela Pedra sobre Pedra, do Aguinaldo Silva. A Ideia de fazer a personagem  de descendência portuguesa foi da atriz, e o sotaque da Ximena só ajudava nas hilárias cenas  protagonizada ao lado de Fábio Jr, que vivia o galã Jorge Tadeu.


Augusta de A Justiceira (1997)
justiceira_logo



        Em 1997, Nivea Maria integrou o elenco do seriado A Justiceira, criação do Antônio Calmon, Doc  Comparato, Aguinaldo Silva e Daniel Filho. Na trama a atriz deu vida a durona Augusta, chefe da organização que buscava solucionar casos de crime ou roubos que   nem a polícia conseguia. A personagem foi um dos ótimos personagens da atriz, uma pena que a série tenha durado tão pouco.


Edna de O Clone (2001)
clone_logo

com Juca de OLIVEIRA 

        Nívea Maria fez um sensível trabalho ao viver a Edna, sua personagem da novela O Clone, da autora Glória Perez. Edna era a compreensiva e incansável esposa de Albieri (Juca de Oliveira). A Personagem suportou várias situações em nome do grande amor que sentia pelo marido, desde a sua loucura na criação do clone, até o reencontro do criador com a sua criatura.


Dona Maria de A Casa das Sete  Mulheres (2003)
casadassete_logo

com a CAMILA MORGADO 

        A interpretação marcante da Nívea em A Casa das Sete Mulheres, minissérie da autora Maria Adelaide Amaral, foi um dos pontos autos da produção.   Dona Maria, a personagem, uma das mulheres do título, era amarga ao extremo, e tentava jogar na filha todas suas neuras e decepções. A interpretação forte fez da personagem um dos melhores momentos da Nívea Maria na Tv nos anos 2000.

Fonte :
Texto :Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com , memoriaglobo.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v

Meus Personagens Favoritos do Rodrigo Simas

O José Venâncio de “ Renascer ”         Ele vem roubando elogios como um dos filhos do   Sr. José Inocêncio ( Marcos Palmeira ) no remake de Renascer , do Bruno Luperi , e na pele do Josê   Venâncio, vem mostrando a maturidade do seu trabalho em cenas complexas, chegando   a um novo patamar em sua carreira.         Rodrigo Simas, é filho do famoso capoeirista e ator Beto Simas, que fez muito sucesso nas novelas nos anos 90, quem lembra dele na abertura de Quatro por Quatro (1994)?         Rodrigo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas   viveu durante nove anos aos na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, quando sua família se mudou.         Em 2007, de volta ao Brasil, entrou para o mundo do teatro aos 15 anos,   na peça Greasse . No teatro já participou de peças como Mamma   Mia e Os Melhores Anos de Nossas Vidas ,   e em 2009 interpretou o Beto Bala, na peça Capitães de Areia , adaptação da obra homônima de Jorge Amado .         Na tv a estreia foi no mesmo ano de 2

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“No Rancho Fundo” – Sua nova novela da seis

        Escrita por  Mário Teixeira , com colaboração de  Marcos Lazarini ,  Angélica Lopes , Dino Cantelli e Renata Sofia, estreia nesta segunda   (15.04) No Rancho Fundo , a nova novela das seis, a 100ª. apresentada no horário.   Tem direção de Bernardo Sá, Carla Bohler, Larissa Fernandes e Rodrigo Bitti ,   com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de  Allan Fiterman . A novela é livremente inspirada na peça  A Capital Federal , de autoria de  Artur Azevedo . Apesar de ser apontada como uma continuação direta de  Mar do Sertão , a novela é oficialmente apresentada como uma espécie de  epílogo  da trama citada, já que o texto principal se passa pouco tempo após a morte do personagem Tertulinho ( Renato Góes ) , além da ausência dos demais protagonistas da trama anterior. Contudo, diversos personagens serão reaproveitados por Teixeira. A   novela tem com astros   Larissa Bocchino, Túlio Starling,  Andréa Beltrão ,  Alexandre Nero ,  José Loreto ,   Luisa Arra