Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Aberturas Inesquecíveis – A Gata Comeu (1985) x Ti Ti Ti (1985) x Roque Santeiro (1985)


        A partir deste mês de outubro, o Aberturas Inesquecíveis vai relembrar  aberturas e tramas tendo como base  trinca de novelas que fizeram história na tv.
        Houveram  anos que a teledramaturgia foi tão boa que a Globo, única emissora que desde meados de 1970 tem uma horário regular de suas tramas (das 6, das 7 e das 8, ou 9 ou 10), apresentou nesses três horários novelas que se transformaram em  ícones e nós passávamos lá a noite quase toda de frente a tv para não perder um capítulo sequer de nenhuma delas.
        Com base nisso, as primeiras estrelas dessas subseção tinham que ser A Gata Comeu , Ti Ti Ti e Roque Santeiro, uma trinca de sucessos apresentada simultaneamente durante o ano de  1985 e que no linguajar de hoje “bombou” sem precedentes.
A Gata Comeu (15 de Abril à 19 de Outubro de 1985)
Tema de Abertura: “Comeu” – Magazine




        A Gata Comeu era o remake escrito por Ivani Ribeiro com base no  seu grande sucesso A Barba Azul, apresentado  em 1974 na Rede Tupi. A novela se transformou em um dos grandes sucessos da década de 80, e hoje tem fãs que a cultuam como trama cult.
        A novela consagrou Crhistiane Torloni  que vivia sua primeira protagonista na tv. A Dobradinha com Nuno Leal Maia, o professor Fábio,  foi crucial para o sucesso da trama. Numa época em que os padrões não eram ainda tão rígidos ou radicais, a Jô, personagem da Christiane chegou a levar uns tapas do professor,  na relação de gato e rato entre eles. O Professor Fábio inclusive tinha um bordão: “Bateu, Levou”. Algo impensado para os dias de hoje.
        Um dos destaques da trama foi o elenco mirim do Clube dos Curumins formado, entre outros, por Danton Mello (com 10 anos na época), Juliana Martins (11 anos) e Oberdan Júnior (14 anos), que seguiram carreira na TV.
Era o primeiro trabalho de Danton Mello e Juliana Martins na televisão.  Dez anos depois de A Gata Comeu, a dupla agora adolescente, viveram o primeiro casal da novela Malhação (1995).
        Outros destaques: os divertidos casais vividos por Marilu Bueno e Cláudio Corrêa e Castro (Tetê e Gugu), e Dirce Migliaccio e Luís Carlos Arutin (Ceição e Oscar); a Babi da Mayara Magri; a Bia Seidl como a vilã Gláucia entre ouros.
        A Gata Comeu foi a primeira novela a ser reprisada mais de uma vez no Vale a Pena Ver de Novo. Foi reapresentada  em 1989 e 2001.

Ti Ti Ti (05 de Agosto de 1985 à 08 de Março de 1986)
Tema de Abertura: “Ti Ti Ti”Metrô



        Entre agulhas e tesouras  no ano de 1985, Cassiano Gabus Mendes apresentou a inesquecível Ti Ti Ti,  que marcou o horário das sete com Luiz Gustavo e Reginaldo Faria totalmente entregues ao Victor Valentim e Jacques L´clair.  O jeito afetado de Jacques e o estilo amante latino do Victor foi o grande trunfo dos personagens. O nome de Luiz Gustavo e Reginaldo Faria se alternavam  diariamente na ordem de apresentação na abertura da trama.
        Tendo a alta costura como pano de fundo,  a novela era uma trama leve e despretensiosa, mas o charme em namoro com o humor deu a essência  que seduziu o  grande público.
        No elenco vários destaques, com a revelação Betty Gofmann interpretando a Aloprada Eduarda; os casais jovens Luti e Valquíria (Cássio Gabus Mendes e Malu Mader) e Pedro e Gabriela (Paulo Castelli e Myrian Rios).      
        Várias modelos e atrizes/modelos participaram  nos desfiles produzidos pelos costureiros da trama: Ísis de Oliveira, Monique Evans, Veluma e Marcela Pólo (que é  a estrela de capa da trilha internacional da novela).
        Em 2010, Maria Adelaide Amaral escreveu o remake da trama,  que como a versão original foi sucesso absoluto. Atenção Viva e Globo já queremos  para ontem,  a reprise da primeira versão e da segunda no Vale a Pena Ver de Novo.

Roque Santeiro (24 de Junho de 1985 à 22 de Fevereiro de 1986)
Tema de Abertura: “Santa Fé” – Moraes Moreira



        “A Saga de Roque Santeiro e a Viúva que foi sem nunca ter sido”
        Isso era o resumo  da trama de Roque Santeiro, do autor Dias Gomes, escrita por ele e Aguinaldo Silva, que mostrava a pequena e fictícia cidade de Asa Branca como um microcosmo do Brasil com todos os seus defeitos e qualidades.
        A Novela censurada 10 anos antes, estreou em junho de 1985 com grande expectativa e não decepcionou em nenhum momento,  se transformando em um dos grandes sucesso da casa e que causou um grande burburinho pela autoria entre Dias Gomes e Aguinaldo Silva.
        Roque Santeiro ditou moda e a penetração nos hábitos brasileiros fez discutir religião, misticismo popular e política e em pouco tempo se transformou num catalisador de massas.
        Os personagens caricatos e interpretados com maestria por grandes nomes sem dúvidas foram responsáveis por 50% desse sucesso: Lima Duarte como Senhorzinho Malta;  José Wilker,  o Roque Santeiro; Eloisa Mafalda,  a Pombinha Abelha;  Lucinha Lins , a Mocinha; AryFontoura, o prefeito Florindo Abelha; Armando Bógus , seu Zé das Medalhas; LídiaBrondi, a bela Tânia; Paulo Gracindo, o padre Hipólito; Ruy Resende,  o professor Astromar; Yoná Magalhães , a Matilde; Cássia Kiss como a Lulu, entre outros,  marcaram a novela.
        Mas sem dúvidas a dona de Roque Santeiro foi ela. A Viúva que foi sem nunca ter sido,  Porcina, vivida com maestria pela ReginaDuarte, que com a personagem abandonava de vez o posto de namoradinha do Brasil e se transformava em amante nacional.
        A trilha nacional da trama fez tanto sucesso que pela primeira vez na história fonográfica das trilhas de novelas da emissora ao invés de lançar os temas internacionais a Globo resolveu lançar Roque Santeiro Nacional volume 2,   também com temas nacionais, o  que passou a ser prática  para todas as novelas ditas “regionais” produzidas depois.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Vídeos: You Tube 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v

Meus Personagens Favoritos do Rodrigo Simas

O José Venâncio de “ Renascer ”         Ele vem roubando elogios como um dos filhos do   Sr. José Inocêncio ( Marcos Palmeira ) no remake de Renascer , do Bruno Luperi , e na pele do Josê   Venâncio, vem mostrando a maturidade do seu trabalho em cenas complexas, chegando   a um novo patamar em sua carreira.         Rodrigo Simas, é filho do famoso capoeirista e ator Beto Simas, que fez muito sucesso nas novelas nos anos 90, quem lembra dele na abertura de Quatro por Quatro (1994)?         Rodrigo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas   viveu durante nove anos aos na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, quando sua família se mudou.         Em 2007, de volta ao Brasil, entrou para o mundo do teatro aos 15 anos,   na peça Greasse . No teatro já participou de peças como Mamma   Mia e Os Melhores Anos de Nossas Vidas ,   e em 2009 interpretou o Beto Bala, na peça Capitães de Areia , adaptação da obra homônima de Jorge Amado .         Na tv a estreia foi no mesmo ano de 2

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“No Rancho Fundo” – Sua nova novela da seis

        Escrita por  Mário Teixeira , com colaboração de  Marcos Lazarini ,  Angélica Lopes , Dino Cantelli e Renata Sofia, estreia nesta segunda   (15.04) No Rancho Fundo , a nova novela das seis, a 100ª. apresentada no horário.   Tem direção de Bernardo Sá, Carla Bohler, Larissa Fernandes e Rodrigo Bitti ,   com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de  Allan Fiterman . A novela é livremente inspirada na peça  A Capital Federal , de autoria de  Artur Azevedo . Apesar de ser apontada como uma continuação direta de  Mar do Sertão , a novela é oficialmente apresentada como uma espécie de  epílogo  da trama citada, já que o texto principal se passa pouco tempo após a morte do personagem Tertulinho ( Renato Góes ) , além da ausência dos demais protagonistas da trama anterior. Contudo, diversos personagens serão reaproveitados por Teixeira. A   novela tem com astros   Larissa Bocchino, Túlio Starling,  Andréa Beltrão ,  Alexandre Nero ,  José Loreto ,   Luisa Arra