Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Brega e Chique (1987)

     
        O Tema hoje é Brega e Chique! Isso mesmo a clássica novela do Cassiano Gabus Mendes que tinha ninguém menos ninguém mais que MaríliaPêra e Glória Menezes como protagonistas – A chique e a Brega da história,  respectivamente.
        A novela foi ao ar em 1987 é junto com Elas por Elas (1982) e Que Rei Sou Eu?(1989) é considerada uma das melhores do autor.  O sucesso da trama foi tamanho  que em poucos meses a novela já  dava mais audiência que a trama das oito da época, O Outro do autor Aguinaldo Silva, o que causou  mal-estar  entre ele e Cassiano Gabus Mendes.  Aguinaldo como de costume,  andou alfinetando Cassiano, que se fez de cego e mudo, focou os  olhos apenas para  o crescente sucesso de Brega e Chique.
        Marília Pêra voltava as novelas depois de um hiato de 13 anos (A última havia sido Supermanoela/1974) e sem dúvidas estava em estado de graças na pele da chiquérrima Rafaela Alvaray, o que acabou apagando a Rosemare, a outra protagonista vivida pela Glória Menezes
        Aliás,  a dobradinha  da Marília com o Marco Nanini, que viveu seu par romântico,  o Montenegro, foi o grande destaque de Brega e Chique. A interpretação de ambos foi impagável e nós telespectadores babávamos a cada sequência.
        Além de Marília Pêra e Glória Menezes, outros grandes nomes  integravam o elenco da trama  que apresentou uma equipe poucas vezes juntas na tv: Os saudosos Jorge Dória e RaulCortez , vivendo o mesmo papel, o Herbert Alvaray, em fase diferentes da história; e  Denis Carvalho, Marcos Paulo, Cássia Kiss, Nívea Maria, Tato Gabus, Cássio Gabus Mendes, Patrícia Travassos, Cristina Mullins, Célia Biar, Hélio Souto entre outros.

        A trilha nacional da trama assustava   pela capa horrorosa -  que dividida ao meio trazia uma foto da Glória Menezes e da Marília Pêra caracterizada como suas personagens. Glória com um saco de compras nos braços e a Marília com aquele modelito de ombreiras moda dos anos 80. Meu Deus, com certeza o cara que escolheu aquela capa deve ter sido banido do planeta.
        Em contra partida e como compensação pela capa, a seleção  das músicas fez a trilha valer a pena, que mesmo não sendo uma daquelas clássicas que entraram para o hall das grandes trilhas da teledramaturgia nacional dos anos 80,  cravou alguns hits  para sempre em nossa memória.

        Não tem como começar  falar da trilha sem relembrar o refrão “Uau que legal, nós dois pelados , aqui!” da música “Pelado” do Ultraje a Rigor. O hit foi o tema da polêmica abertura da trama. No primeiro capítulo tão logo  a abertura foi veiculada,  o Brasil inteiro ficou de boca aberta com o modelo Vinícius Manne completamente nu de costas,  com o bumbum para quem quisesse ver. A patrulha dos bons costumes da época protestaram e o bumbum do cara foi coberto com uma folha de parreira por dois ou três capítulos.  Porém depois de outros protestos contra a censura,  Vinícius Manne pode finalmente se apresentar como veio ao mundo durante toda a exibição da trama. Para provocar ainda mais , a Globo estampou o ator nu na capa da trilha internacional. Pura ousadia visto hoje, mas que era pratica normal na década de 80, onde  essa nudez na teledramaturgia era natural.

        O Lp  abria com uma  composição e interpretação da Rita Lee e Roberto de Carvalho – com um título sugestivo – “Pega Rapaz”, tida como uma das composições mais fracas do casal, eu particularmente gosto, principalmente da introdução instrumental que muitas vezes dava a deixa para o inesquecível casal formado na trama por Glória Menezes e Dennis Carvalho, que viviam o tumultuado caso de amor da  brega Rosemare e mecânico grosseirão Baltazar.

        Clássicas composições que se transformaram em ícones da MPB de grandes nomes do cenários música estão lá imortalizados na trilha de Brega e Chique – O Caso de “Cowboy Fora da Lei” do Raul Seixas  - Tema do analfabeto Bruno,  o hilário personagem do Cássio Gabus Mendes.  Outra música nesse mesmo patamar é “Bla, Blá, Blá . . . Eu Te Amo”  do Lobão, que na trama foi o tema da personagem Zilda, a alfa 3 – como eram enumeradas as mulheres e amantes de Herbert, vivida pela Nívea Maria.

        Rafaela Alvaray e Rosemere, claro que também ganharam respectivamente seus temas musicais que acompanharam a trajetória de cada uma. A ascensão de Rosemere foi embalada por um dueto de Luiz Caldas e Caetano Veloso na música “É Tão Bom”. A Derrocada da Rafaela, que de grande dama da alta sociedade   tinha que se adaptar a sua nova condição de pobre, tendo que adaptar seus casacos de vison a bairros menos nobres,   ganhou a clássica “Preciso Aprender a Só Ser”, composição do Gilberto Gil, interpretada pelo Caetano Veloso.

        LuluSantos, nosso hitmaker, continuava sua trajetória de lançador de ritmos com “Um do Outro”  um dos carros-chefes da trilha, que foi o tema da personagem Ana Cláudia, vivida pela Patrícia Pillar.

        Os temas românticos da trilha também marcaram o ano e emocionaram muita gente.  “Sem Peso e Sem Medida” do Fábio Jr,  tema dos personagens Vânia e Teddy, personagens da Paula Lavigne e Tarcísio Filho. “Até o Fim” da Verônica Sabino , embalou  a personagem Silvana, da Cássia Kiss e Erasmo Carlos, muito romântico, embalou o personagem João Pedro, do Paulo César Grande, com a música “Coração Jovem”.


        Três baladinhas interessantes integraram a trilha e deram uma boa chacoalhada no repertório das festinhas da época – “Caleidoscópio” da Dulce Quintal, tema da Tamyris, a personagem da Cristina Mullins; “Sinto Saudade” do Evandro Mesquita, tema da inesquecível Mercedes, personagem da estreante Patrícia Travassos e “Lágrimas de Amor” do Beto Guedes, tema do galante Luis Paulo, vivido pelo  saudoso ator e diretor Marcos Paulo.

        Fechando a trilha entra Léo Gandelman com o tema instrumental “A Ilha” , que embalou o romance do inesquecível casal Rafaela e Montenegro.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

E10blog - Melhores do Ano 2025 – Resultado

Melhor Novela 1ª. Lugar   - Três Graças   2º. Lugar   - Garota do Momento 3º. Lugar   - Vale Tudo   Resultado Geral   Melhor   Série   1º.   Lugar   - Os Outros   - 2ª. Temporada     2º. Lugar   - Encantado´s   - 2ª.   Temporada 3º. Lugar   - Henga Hits – 2ª. Temporada   Resultado Geral     Ator de   Série 1º.Lugar – Sérgio Guizé   com Paulo   de Os Outros   - Segunda Temporada     2º. Lugar   - Eduardo Sterblitch como Sérgio de   Os   Outros – Segunda temporada 3º. Lugar – Guilherme Berenger como Jó em A Vida de Jó   Resultado Geral:     Atriz de Série 1º.   Lugar   - Adriana Esteve s como Cibele de Os Outros   - Segunda Temporada   2º. Lugar   - Leticia Colin como Raquel de   Os Outros – Segunda Temporada 3o. Lugar ...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

Meus Personagens Favoritos da Elizabeth Savalla (Parte 2)

A Cunegundes de “ Êta Mundo Melhor ”         Em 2016   Elizabeth Savalla presenteou o público com uma de suas atuações mais divertidas: a impagável Cunegundes, a matriarca impulsiva e hilária de Êta Mundo Bom!. E para a alegria dos fãs,   a personagem esta   de volta em    Êta Mundo Melhor ! , continuação da trama do Walcyr Carrasco .    —   A personagem que virou meme, caiu no gosto popular e garantiu momentos de puro humor na faixa das seis, deu a Savalla   esse novo status em sua carreira, com uma personagem cheia     de energia, celebrando reencontros com veteranos, novas parcerias em cena e o prazer de fazer comédia, algo que ela domina com maestria. Esse retorno reafirma não apenas sua importância histórica na teledramaturgia, mas também seu brilho contínuo. Aos 71 anos, Elizabeth Savalla segue firme, amada e absolutamente indispensável na TV brasileira no auge dos seus 51 de carrei...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...