Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Mandala Internacional (1987)



        A trilha escolhida para  o post  de hoje é uma daquelas clássicas dos anos 80  e com uma das capas mais sexy e marcante da história   -Mandala Internacional , com a bela Lúcia Veríssimo como estrela.
        Dias Gomes adaptou  a clássica história de Édipo e Jocasta  para o século 20, mas ficou em Mandala apenas até o capítulo  35, deixando a trama sob a responsabilidade de Marcílio Moraes e Lauro César Muniz. A Primeira fase  da trama, com 16 capítulos, empolgou o público, e foi nesse momento que brilhou em cena Giulia Gamm, na pele da Jocasta  jovem, em sua estreia em novelas.
        A novela claro,   teve muitos problemas com a censura, que  quase a impediu de ir ao ar, mas depois liberou com os devidos cortes. Porém voltou a intervir novamente quando foi anunciado o primeiro beijo entre Jocasta (Vera Fischer) e Édipo (Felipe Camargo). Consideravam a cena agressiva aos telespectadores. Porém, como os personagens desconheciam sua condição de mãe e filho, a cena foi finalmente liberada. A novela tinha de início forte conotação política, que também teve que ser atenuada por interferência da censura.
        Mesmo com uma forte trama mística,  que acabou suplantando os temas políticos e a história de Édipo e Jocasta,  Mandala teve seus pontos positivos. Como resistir  a bela Vera Fischer, impecável como a deusa Jocasta;  o saudoso Carlos Augusto Strazzer como o paranormal Argemiro e Nuno Leal Maia em estado de graças na pele do Tony Carrado.
        O e10blog já dissecou aqui,  há alguns anos, a trilha nacional de Mandala, também marcada pelo sucesso, com nomes como Djavan, Zizi Possi, César Camargo Mariano, Wando , Milton Nascimento e Rosanna que fez seu nome depois do sucesso de “O Amor e o Poder”. 

        Agora é a vez da trilha internacional, que teve o repertório selecionado por Nelson Motta, e  trouxe nomes como o da banda Duran Duran, a diva Whitney Houston, U2, Bon Jovi entre outros.
        O LP de Mandala Internacional foi  produzida pela Som Livre e lançada em  janeiro de 1988. Marcou o retorno das trilhas internacionais das novelas da Globo à Som Livre, já   que a anterior – Brega e Chique Internacional – havia sido lançada pela Globo Discos.
        Curiosamente, Mandala Internacional teve um grande número de faixas mutiladas. Essa ação era recorrente na época para que todas as faixas do disco coubessem em 26 de cada lado do LP. Das 14 faixas do disco, 10 tiveram que ser cortadas para caber no “bolachão”. Apenas as músicas do Little Steven, Suzanne Veja, Wind e Tiffanny escaparam dos cortes!

        Então vamos o faixa a faixa desse clássico:  

A Matter Of Feeling”
Intérprete: Duran Duran
Compositores: Andy Taylor, Nick Rhodes, Simon Lebon e John Taylor

        A Trilha abre com um grande sucesso das rádios do grupo inglês Duran Duran. Curiosamente a faixa não foi lançada como single fora do Brasil, não sei se  por estratégia da EMI/Odeon, que divulgava direto para as rádios. “A Matter Of Feeling” antes de entrar na trilha de Mandala, já havia integrado outro compilado, o álbum “Mega Hits” lançado pela gravadora no final de 1987. Na trama, a música embalou o casal Toninho e Marlucy, vividos pelos atores Jandir Ferrari e Anna Galo.

“Didn´t We Almost Have It All”
Intérprete: Whitney Houston
Compositores: Michael Masser e Wil Jennings

        Depois de “O Amor e o Poder” na voz da Rosanna,  que personificou Jocasta, a personagem da Vera Fischer , com a Deusa de Mandala, o tema internacional tinha que seguir o mesmo estilo. Para isso foi escalada ninguém menos que  a diva Whitney Houston com “Didn´t We Almost Have It All”, um dos maiores hits da intérprete.

“Sugar Free”
Intérprete: Wa Wa Nee
Compositores: Paul Gray

        A terceira faixa do lado A é do extinto grupo australiano Wa Wa Nee, que existiu entre os anos de 1985 e 1989, quando gravou três álbuns pela CBS.

“With Or Without”
Intérprete: U2
Compositores: Adam Clayton, Bono Vox, The Edge e Larry Muller

        U2 entrou na trilha como uma balada bem representativa dentro do LP. “With Or Without  conseguiu no primeiro semestre de 1987, liderar a parada norte americana e obter posições de destaque.

“Nothing´s Gonna Chage My Love For You”
Intérprete: Gleen Medeiros
Compositores: Gerry Goffin e Michael Masser

        Lúcia Veríssimo era a terceira  ponta do triângulo amoroso entre Édigo e Jocasta na trama, ou seja disputou tudo com Vera Fischer  dentro de Mandala. A Vera ganhou a capa nacional da trilha e Lúcia Veríssimo, que deu a Letícia, ganhou a capa internacional. A atriz considerada uma das mais sexy´s da década com vários ensaios sensuais em publicações  como a Playboy,  fez uma das capas  trilhas mais cultuadas  da história,   esbanjando sensualidade.  Como tema sua personagem ganhou essa faixa  Nothing´s Gonna Chage My Love For You” , uma regravação de um dos grandes  sucessos do George Bernson, que marcou o estouro do havaiano Glenn Medeiros como estrela teen. Em 1987 ele tinha apenas 17 aninhos.   Em 2001, o trio brasileiro SNZ, aquele  formado por três filhas da Baby Consuelo com Pepeu Gomes,  regravou uma versão brasileira da canção  que foi muito veiculada nas rádios aqui no Brasil e entrou na trilha internacional  da  novela Um Anjo Caiu do Céu (2001), do autor Antônio Calmon,  a versão dueto que o grupo gravou com Richard Lugo.

“Bitter Fruit”
Intérprete: Little Stevens
Compositores: Steve Van Zandt

        Bitter Fruit” é do cantor, guitarrista, ator e compositor norte americano Steve Van Zandt, conhecido como Little Steven, que esteve por anos ligado à E Street Band, a banda de Bruce Springsteen. Essa faixa que entrou em Mandala Internacional é uma das aventuras solo do artista.

“No Conversation”
Intérprete: View From the Hill
Compositores: Patrick Patterson

        No Conversation” foi tema do casal Vera e Creonte, os personagens da Imara Reis e Gracindo Junior. A Música foi o primeiro hit do álbum do quarteto inglês View From The Hill, lançado em 1987.

Luka”
Intérprete e composição: Suzanne Vega

        Outro hit inesquecível daquela década que entrou no LP da trilha foi “Luka”,  grande sucesso da cantora  norte americana Suzanne Vega. A Cantora tinha inspiração de folk em suas composições  e o êxito em “Luka” deu uma grande projeção ao seu trabalho.

“Never Say Goodbye”
Intérprete: Bon Jovi
Compositores: Jon Bon Jovi e Ritchie Sambora

        Gerson e Mariana, os personagens do Osmar Prado e Bia Seidl, tiveram um relacionamento quando jovens e  terminam quando Gerson  resolve seguir a religião budista. Para ajudar a irmã Jocasta (Vera Fischer), decide abandonar seus dogmas, o que abre uma esperança para Mariana. O Casal ganha  direto  da voz e guitarra do Bon JoviNever Say Goodbaye como tema.

“Lost In Emotion”
Intérprete: Lisa Lisa e The Cult Jam
Compositor: Full Force

        Lost In Emotion”, a terceira faixa do lado B do disco, é o segundo sucesso do álbum “Spanish Fly” do grupo nova iorquino Lisa Lisa & The Cult Jam.

“I´ve Been In Love Before”
Intérprete: Cultting Crew
Compositor: Nick Van Eede

        Coube ao quinteto de rock inglês Cutting Crew, famoso pelo hit “(I Just) Died in Your Arms”,  embalar as loucuras que Tony Carrado, personagem do Nuno Leal Maia, fazia por sua deusa Jocasta, com a faixa “I´ve Been In Love Before”.

“Let The Sun Shine In Your Heart”
Intérprete: Wind
Compositores: Bernd Meinunger, Ralph Siegel e Richard Palmer-James

        Édigo, o personagem vivido pelo Felipe Camargo , ganhou um tema internacional próprio, para embalar suas introspecções. “Let The Sun Shine In Your Heart” do grupo alemão Wind  é  a versão em inglês de “Lap die Sonne in Dein Herz”, faixa que foi sucesso na Europa, quando participou em meados de maio de 1987 do concurso Eurovision de Portugal.

“I Think We´re Alone Now”
Intérprete: Tiffany
Compositor: Ritchie Cordell

        Esta faixa do LP de Mandala Internacional foi a de menos sucesso aqui no Brasil, porém  a de maior sucesso mundo a fora. Tifanny com seus belos olhos negros e apenas 16 anos, conseguiu top 10 em uma dezena de países com a regravação de “I Think We´re Alone Now”, originalmente gravada pelo Tommy James e The Shondells em 1967.

“Songbird”
Intérprete e Compositor: Kenny G.

        O LP encerra seu lado B com o saxofone de Kenny G. em “Songbrid”, o instrumental tema do triângulo amoroso – Jocasta / Édipo / Letícia.  Songbird” alcançou várias posições no hot 100. Desde  Axel F” (Tema do Filme  Um Tira da Pesada”) do tecladista Harold Faltermayer,  uma  música instrumental chegava  em uma posição tão alta.

Veja Também: 
Trilha Sonora Eterna -Mandala (1987) 
Novelas Inesquecíveis - Mandala (1987) 
Meus Personagens Favoritos da Lucia Veríssimo 
Trilha Sonora Eterna - Fina Estampa (2011)
e10blog
Trilha Sonora Eterna  
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v

Meus Personagens Favoritos do Rodrigo Simas

O José Venâncio de “ Renascer ”         Ele vem roubando elogios como um dos filhos do   Sr. José Inocêncio ( Marcos Palmeira ) no remake de Renascer , do Bruno Luperi , e na pele do Josê   Venâncio, vem mostrando a maturidade do seu trabalho em cenas complexas, chegando   a um novo patamar em sua carreira.         Rodrigo Simas, é filho do famoso capoeirista e ator Beto Simas, que fez muito sucesso nas novelas nos anos 90, quem lembra dele na abertura de Quatro por Quatro (1994)?         Rodrigo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas   viveu durante nove anos aos na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, quando sua família se mudou.         Em 2007, de volta ao Brasil, entrou para o mundo do teatro aos 15 anos,   na peça Greasse . No teatro já participou de peças como Mamma   Mia e Os Melhores Anos de Nossas Vidas ,   e em 2009 interpretou o Beto Bala, na peça Capitães de Areia , adaptação da obra homônima de Jorge Amado .         Na tv a estreia foi no mesmo ano de 2

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“No Rancho Fundo” – Sua nova novela da seis

        Escrita por  Mário Teixeira , com colaboração de  Marcos Lazarini ,  Angélica Lopes , Dino Cantelli e Renata Sofia, estreia nesta segunda   (15.04) No Rancho Fundo , a nova novela das seis, a 100ª. apresentada no horário.   Tem direção de Bernardo Sá, Carla Bohler, Larissa Fernandes e Rodrigo Bitti ,   com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de  Allan Fiterman . A novela é livremente inspirada na peça  A Capital Federal , de autoria de  Artur Azevedo . Apesar de ser apontada como uma continuação direta de  Mar do Sertão , a novela é oficialmente apresentada como uma espécie de  epílogo  da trama citada, já que o texto principal se passa pouco tempo após a morte do personagem Tertulinho ( Renato Góes ) , além da ausência dos demais protagonistas da trama anterior. Contudo, diversos personagens serão reaproveitados por Teixeira. A   novela tem com astros   Larissa Bocchino, Túlio Starling,  Andréa Beltrão ,  Alexandre Nero ,  José Loreto ,   Luisa Arra